A Câmara Municipal de Três Pontas, através de sua recém criada Comissão Especial de Investigação, informou que estariam faltando R$ 48,5 mil reais do cofre da Prefeitura Municipal de Três Pontas.
O Ministério Público deflagrou recentemente a Operação Trem Fantasma que, além de tudo que já foi apurado, continua mantendo presos preventivamente três ex-servidores “de confiança” do Poder Executivo local. E dentro dos levantamentos que também buscam encontrar outros supostos desvios de recursos públicos, a Comissão Especial de Investigação da Câmara Municipal revelou que estariam faltando 48,5 mil reais do cofre da Prefeitura de Três Pontas.
O Secretário Municipal de Fazenda, Aguinaldo Corrêa, que está no cargo a pouco tempo, informou aos vereadores dessa comissão que conferiu as contas bancárias da Prefeitura e que esse valor não foi encontrado. O órgão foi oficiado para que tome providências no sentido de que seja explicado o que de fato aconteceu.
No balancete enviado mensalmente pela Prefeitura à Câmara Municipal constatou-se que de janeiro de 2017 a abril de 2018 um volume cada vez maior de dinheiro em espécie foi encontrado no cofre. Esse dinheiro era utilizado para adiantamentos de pagamentos aos servidores e gastos com as chamadas pequenas despesas.
Assim que assumiu o cargo, logo após a prisão do então Secretário de Fazenda, Roberto Andrade, Aguinaldo informou que não encontrou o valor esperado no cofre e que, ao todo, deveria conter 50 mil reais. Só que desse valor, quase a totalidade, 48,5 mil reais “sumiram”. Apenas R$1.500,00 foram localizados no cofre. Nenhum recibo ou comprovante de adiantamento ou utilização do valor faltante foi encontrado em seu interior.
A Comissão agora solicitará documentos contábeis para ajudar nos levantamentos. O atual Secretário de Fazenda disse também que os adiantamentos de salário foram extintos e que outras informações só poderiam ser passadas ou esclarecidas pelo seu antecessor ou por Nicésio Campos, que era tesoureiro e que continua preso, assim como o ex-Secretário de Transportes e Obras Gileno Marinho.