Começou nesta segunda-feira (23) em quase todo Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com Ministério da Saúde, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes. Aqui em Três Pontas a campanha começa amanhã, dia 24. Saiba tudo:

Locais: Postos de Saúde, exceto a Policlínica Central. A vacinação será nesta terça-feira em todos os postos dos bairros. Na Policlínica não haverá vacinação.

Horário: Das 13 às 17 horas.

Público Alvo: Idosos e trabalhadores da saúde.

De acordo com a Assessoria da Imprensa da Prefeitura Municipal de Três Pontas, a Campanha de Vacinação no município acontecerá em locais abertos, em frente aos postos, numa quadra, numa praça, para que nenhum idoso fique confinado, mesmo que por alguns minutos, em um ambiente fechado e mais propenso à contaminação.

Esses idosos que chegarem de carro tomarão a vacina sem precisar que desçam de seus veículos.

Em Três Pontas não haverá escalonamento alfabético, ou seja, todos os idosos serão vacinados nesta terça-feira. “A aplicação da vacina será organizada e serão separados de 3 em 3 metros para evitar riscos maiores.”, informou a PMTP.

Em um segundo momento, seguindo cronograma do Ministério da Saúde, os doentes crônicos também serão vacinados. A data em Três Pontas ainda não foi informada.

Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). Nessa data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o COVID-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Próximas etapas

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança. A última fase, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Até o momento, o Ministério da Saúde enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o fim de março.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Com informações da Agência Brasil.

(Fotos: Arquivo Conexão)

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *