TRÊS PONTAS TEM 5 CASOS NOTIFICADOS DE DENGUE EM 2019.

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou um novo boletim epidemiológico da dengue em Minas Gerais. Os dados apontam que cidades do Sul de Minas registram 449 casos prováveis da doença. Os casos prováveis incluem os já confirmados e os suspeitos de dengue.

Ao todo, 33 municípios aparecem na lista do estado com casos. Passos segue como a primeira cidade do Sul de Minas – são 265, e como o quinto município no estado. Em seguida, na região, aparece São Sebastião do Paraíso, com 109.

A Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Vigilância Epidemiológica começaram 2019 preocupados com a situação da dengue em todo estado de Minas Gerais e realizando ações para evitar a proliferação aqui em Três Pontas. Em 2018 a cidade contabilizou 31 casos da doença. E nos primeiros 15 dias deste ano já são 5 casos notificados.

Nossa reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal e encaminhou alguns questionamentos sobre a situação da dengue hoje no Município. O que nos foi passado são os seguintes dados referentes ao ano de 2018:

_ Notificações de Casos – 74 (quando se suspeita que a pessoa está com dengue)

_ Casos Descartados – 42 (casos em que não se confirmou a dengue)

_ Casos Confirmados – 31 (presença da dengue)

_ Ainda em Investigação – 1 (caso que ainda está sendo analisado) 

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, nas primeiras duas semanas de 2019 já foram notificados 5 casos, aqueles em que há a suspeita de dengue, mas ainda sem confirmação.

Ainda se observa na cidade de Três Pontas muitas casas velhas e praticamente abandonadas cheias de entulhos, moradores com o hábito de acumular objetos, além de vasos de plantas e flores, pneus e garrafas cheias de água parada, criadouro ideal do mosquito.

“Nós estamos fazendo fumacê na região dos casos notificados e intensificamos as visitas dos agentes de endemias nas casas e empresas. A Secretaria Estadual de Saúde nos alertou que existe um novo tipo de vírus da dengue esse ano, o tipo 2 e isso exige ainda mais cuidado. Como em todos os casos, a Secretaria Estadual de Saúde nos orienta sobre como deve ser feita a prevenção na cidade e estamos seguindo criteriosamente isso. Pedimos que a população coopere, colabore no sentido de evitar acúmulo de água parada”, disse a Prefeitura.

*G1 

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *