O Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente na face, podendo surgir também no colo e braços.

Não há uma causa específica definida, mas muitas vezes está relacionado ao uso de anticoncepcionais, gravidez e principalmente exposição solar! Além disso a predisposição genética pode influenciar no surgimento do melasma.
É um quadro crônico, com períodos de melhora e piora.

Acomete principalmente as mulheres, mas os homens também podem apresentar esse quadro.

O tratamento adequado e regular é capaz de promover grande melhora, e o mais importante é o comprometimento do paciente em seguir as recomendações médicas!

O ponto de partida para um tratamento efetivo é a proteção contra os raios solares e luz visível, por isso é fundamental o uso regular de filtro solar de boa qualidade!

Além do filtro solar, em alguns casos, podemos lançar mão de substâncias orais, como o Polypodium Leucotomus e o picnogenol que tem ação antioxidante e aumentam a proteção da pele ao sol!

Para ajudar no clareamento das manchas, alguns cremes devem ser utilizados! Dentre os principais agentes despigmentantes estão a hidroquinona, ácido glicólico e ácido azeláico.

Os resultados demoram cerca de dois meses para começar a aparecer, e a partir daí podem ser mantidos ou alterados os produtos de uso domiciliar de acordo com a resposta de cada paciente!

Opções de tratamento que podem ser aliadas aos cremes despigmentantes são o peeling químico, intradermoterapia com ácido tranexâmico e o microagulhamento!

Terapias a laser e luz intensa pulsada podem ser indicados em alguns casos, porém tem um risco um pouco maior de efeitos adversos!!

Dra. Carolina Reis Carvalho.

É importante ressaltar que cada paciente tem indicação para um tipo de tratamento, de acordo com a avaliação do dermatologista!!

Melasma tem tratamento!!! Com rotina e dedicação podemos atingir ótimo resultados e manter uma pele linda e saudável!!!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *