Ninguém faz nada sozinho, claro, isso é fato! Porém toda embarcação é sempre capitaneada por alguém com muitas habilidades, dons e senso de liderança. Hoje, Dia do Médico, o Conexão Três Pontas traz ao merecido destaque o trabalho do Dr. Dilson Lamaita Miranda, presidente da Unimed Três Pontas.

Líder nato, incansável no trabalho e na busca pelo crescimento da entidade, Dr. Dilson, médico de formação, um dos ortopedistas mais conhecidos e renomados da região, consegue algo difícil de se concretizar: manter um tripé firme, imponente e que se revigora de tempos em tempos.

Me refiro à busca incansável pelo desenvolvimento da cooperativa médica em Três Pontas, a qualidade na prestação do serviço médico em favor dos seus usuários e ainda a eminente luta pelas questões sociais.

Seu Presidente

Dr. Dilson é o Diretor-Presidente da Unimed local. É médico ortopedista, diretor da Unimed Três Pontas há 28 anos. A Unimed Três Pontas (cooperativa de primeiro grau) tem 31 anos e o seu primeiro mandato foi como diretor financeiro. Durante esse período, a medida em que foi adquirindo experiência, foi assumindo outros cargos dentro da Unimed e dentro do cooperativismo. Hoje artua também com destaque na Unimed do Brasil, sediada em São Paulo. Também o presidente da Unicred, que é uma cooperativa de crédito que nasceu das Unimeds, que é independente e ligada ao Banco Central aqui no Sul de Minas.

Antes do cargo de liderança em São Paulo, Dr. Dilson assumiu também um cargo na Unimed de Minas Gerais, como diretor de Controle do Estado de Minas Gerais, cuja função é controlar as finanças, as operações das Unimeds de Minas Gerais, tendo sede em Belo Horizonte. No casoestamos falando de uma federação, uma cooperativa de segundo grau, que congrega as 62 Unimeds do estado de Minas Gerais.

Dr, Dilson Lamaita Miranda, Presidente da Unimed Três Pontas

“Eu deixei esse cargo porque assumi uma nova função na Unimed do Brasil cuja sede é São Paulo. Estou falando agora da Unimed do Brasil e para assumir um cargo na Unimed nacional, que já é uma cooperativa de terceiro grau, eu tinha que deixar a função estadual. Importante dizer que eu não preciso renunciar ao cargo de presidente da Unimed Três Pontas. Paralelo a tudo isso, eu ainda dirijo o sindicato das cooperativas médicas do Brasil, chamado Sincoomed, que agrega diversas cooperativas médicas, além das próprias Unimed.”

Sua diretoria conta ainda com outros grandes profissionais, sendo o Diretor Administrativo-Financeiro o Dr. Cezar Augusto de Miranda e o Diretor de Atividades Médicas o Dr. João Carlos Nogueira Mesquita.

Como conselheiros a Unimed Três Pontas tem nomes de peso: Dr. Cláudio Márcio de Carvalho Silva, Dr. Norberto Gobbato, Dra Lúcia de Oliveira Piedade, Dr. Gilberto Ximenes Abreu, Dr. Eduardo de Vasconcelos Camargo e o Dr. Paulo Sérgio Diniz, além de membros do conselho técnico e do conselho fiscal.

A Unimed Três Pontas trouxe avanços, melhorias, uma grande revolução na saúde em Três Pontas, não apenas para sua gama de clientes, mas para a cidade como um todo, afinal de contas a Unimed local é parceira de mão cheia da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Três Pontas em muitas ações, bem como da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Sim, a ajuda que a Unimed Três Pontas oferta para a população vai além de se ter um plano ou não. É a medicina a favor da vida, como manda o juramento médico, como pedem os tempos atuais, com olhar altamente profissional para trazer o que é referência, o que é de primeiro mundo para seus clientes e cooperados médicos além de um olhar solidário, a pratica da empatia e a ajuda em favor de todos os trespontanos nas ações sociais (que são muitas e constantes) orquestradas pela Unimed local, sob a batuta do Dr. Dilson Miranda.

Início

A Unimed Três Pontas é uma Cooperativa de Trabalho Médico que foi fundada em 18 de setembro de 1990, como uma pequena e simples repassadora de honorários médicos, visando valorizar a classe médica e aumentar a demanda dos consultórios, oferecendo um serviço de qualidade a um preço mais acessível para seus usuários.

Hoje a Unimed Três Pontas cresceu e segue em franco desenvolvimento, onde as novidades, as notícias boas não param de eclodir. Conta com uma rede credenciada que abrange os municípios de Três Pontas, Campos Gerais, Coqueiral, Guapé e Santana da Vargem.

Crescimento

A Unimed Três Pontas conta hoje com sua Sede Administrativa, Centro de Diagnósticos Unimed (Laboratório de Análises Clínicas, Ultrassom, Mamografia, Tomografia e Raio-x), Casa Unimed (Serviços de Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Laboratório), além do fantástico Hospital Unimed. Além do pronto-socorro e outras dependências a grande novidade do Hospital Unimed, adiantada pelo seu presidente, Dr. Dilson Lamaita Miranda é a construção de sua Unidade de Terapia Intensiva. Sim! A Unimed Três Pontas terá em breve sua UTI!

Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresarias compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Essa é a responsabilidade social da Unimed Três Pontas.

Em entrevista exclusiva, em novembro de 2015, o então e atual presidente da Unimed Três Pontas, Dr. Dilson Miranda, afirmou que três Pontas ganharia seu tão necessário Hospital Unimed.

_____continua depois da publicidade________


Parcerias em Três Pontas

“O grande problema de saúde hoje em Três Pontas é a resolutividade da medicina. Temos bons profissionais, mas faltam recursos. Com uma grande frequência muitas pessoas precisam sair de Três Pontas para buscar atendimento fora.  Faltam alguns recursos aqui. Temos uma parceria muito grande com Santa Casa e sempre tivemos, com exceção de uma época longínqua em que a politicagem atrapalhou muito. Temos um ótimo relacionamento e queremos cada vez mais melhorar e ajudar a Santa Casa. E ajudamos muito, embora poucas pessoas saibam disso. Mais do que qualquer pessoa, nós ajudamos diariamente a Santa casa sem fazer alarde. Ajudamos de forma financeira, com antecipação e recebíveis, etc. Por isso, para melhorar essa condição e dar mais tecnologia em saúde dentro de Três Pontas estamos fazendo o Hospital da Unimed”, disse Dr. Dilson à época.

A Unimed Três Pontas inaugurou, no dia 6 de abril de 2018, o primeiro hospital próprio da cooperativa na cidade. O Hospital Unimed Três Pontas está inserido numa área de 43 mil m² e disponibilizou aos beneficiários, já no início de suas atividades, 16 leitos e completo setor cirúrgico.

“O hospital é fundamental na nossa estratégia de atendimento. Essencial pelo aumento de qualidade e também para que possamos oferecer aos nossos clientes cirurgias pela nossa rede própria”, declarou o presidente da Unimed Três Pontas, Dr. Dilson Lamaita Miranda.

A unidade é focada na realização de cirurgias e terá pronto-atendimento 24 horas. Segundo Lamaita, o hospital compunha, em 2018, a rede de 14 hospitais próprios do Sistema Unimed mineiro. A unidade conta também com moderno centro de diagnóstico, laboratório, farmácia, raio X, tomografia, ultrassonografia, mamografia, entre outros. Vale repetir que vem aí a UTI da Unimed, mais um serviço de excelência para trazer mais saúde e tranquilidade aos usuários Unimed em Três Pontas.

Para usufruir da Unimed Três Pontas, bem como do Hospital da Unimed o trespontano tem opções variadas em planos locais, regionais e empresarias, planos corporativos usados pelas empresas.

Ação no Social

A Unimed Três Pontas participa de praticamente tudo que acontece na nossa comunidade. Se tem um evento social na cidade ela está presente, patrocínios de diversas formas (sempre ligados à saúde), eventos esportivos, tudo que realmente favoreça à saúde e que não fuja do seu perfil.

“Nós participamos, seja com a Apae, a Santa Casa, a Paróquia, a Vila Vicentina, etc. A nossa maior relação é com a saúde. Temos uma gama de ações sociais que fazem parte do nosso pensamento e preocupação enquanto cooperativa, visando sempre o bem estar e a saúde de todos.”

UNIMED E SANTA CASA: PARCEIRAS NO COMBATE À COVID-19 EM TRÊS PONTAS

Dr. Dilson Lamaita Miranda, presidente da Unimed Três Pontas conversou com o Conexão Três Pontas em julho de 2021, durante o auge da pandemia de coronavítus no Brasil e em Três Pontas. Ele falou sobre o apoio que a prestadora de serviço de saúde particular deu para a Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis diante da maior pandemia que a humanidade já vivenciou, a covid-19. Ele destacou a união das entidades e a ajuda mútua, elevando a qualidade da saúde prestada no município:

“Nós não temos ainda UTI no Hospital da Unimed porque nós somos servidos e muito bem servidos pela UTI da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Não tinha lógica, naquele momento, montarmos uma UTI também no Hospital da Unimed. Afinal de contas não somos excludentes em relação à Santa Casa, somos parceiros. A ideia era complementar, o que é muito diferente de um pensamento empresarial, onde o pensamento seria concorrer, tirar o máximo da Santa Casa para ganhar dinheiro”, comentou à época.

Ainda conforme o presidente da Unimed Três Pontas, na questão da covid-19, foi combinado com a Santa Casa que a Unimed iria centralizar os atendimentos e as internações no HSFA e assim foi feito, já que ela é muito bem estruturada.

“Eu ando por hospitais de toda Minas Gerais e também de outros estados brasileiros e posso afirmar que a Santa Casa de Três Pontas merece elogios por conta de sua estrutura. Somos sempre muito bem atendidos e tudo está fluindo muito bem. Sempre que precisamos de internações de UTI e outras internações nós buscamos a Santa Casa de Três Pontas ou outros hospitais que fazem parte da Rede Unimed. No sul de Minas a Unimed tem hospitais em Três Pontas, Varginha, Três Corações, Poços de Caldas e Passos. Fora as outras cidades que possuem pronto atendimento. A rede de hospitais da Unimed é a maior, ficando atrás apenas da rede que congrega as santas casas. O sistema Unimed tem cerca de 180 unidades Brasil afora”, revelou.

A Unimed Três Pontas cuida de mais de 21 mil clientes de toda região. Conta hoje com cerca de 100 médicos, sendo 80 cooperados e outros que são credenciados, também médicos que prestam serviços à Unimed mas que ainda não são cooperados.

“Oferecemos tudo que uma operadora de saúde deve oferecer. Contamos hoje com cerca de 100 médicos, sendo 80 cooperados e outros que são credenciados, também médicos que prestam serviços à Unimed mas que ainda não são cooperados. Há outros profissionais que também são credenciados, mas que não podem ser cooperados por não serem médicos, como psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, etc. Profissionais que são necessários, que fazem parte da saúde mas que, pela lei vigente no país, não podem se tornar cooperados de uma cooperativa médica. Ressalto que eles trabalham normalmente com as meninas Unimed através de contratos. Tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, como hospitais, laboratórios, podem trabalhar com a Unimed como contratados,” explicou Dr. Dilson.

Dr. Dilson também falou sobre a proximidade da Unimed Três Pontas com a comunidade:

“A GRANDE VANTAGEM DA UNIMED TRÊS PONTAS É SER UMA COOPERATIVA, DIRIGIDA E ADMINISTRADA PELOS MÉDICOS DA NOSSA REGIÃO. PORTANTO NÓS ESTAMOS INSERIDOS NA COMUNIDADE, VIVEMOS AQUI, MORAMOS AQUI, SABEMOS E PARTILHAMOS DO DIA A DIA DE TRÊS PONTAS.”

Se é pra falar de crescimento, Dr. Dilson apresentou mais uma novidade recentemente:

“E PARA ATENDER AINDA MELHOR TODOS OS NOSSOS CLIENTES NÓS ABRIMOS RECENTEMENTE UM TERCEIRO LABORATÓRIO, AGORA NA CASA UNIMED. AS PESSOAS QUE ÀS VEZES ACHAREM O NOSSO HOSPITAL UM POUCO LONGE OU QUE NÃO TENHAM CONDUÇÃO, TÊM MAIS UMA OPÇÃO NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE.”

_____continua depois da publicidade________

Indo além do ‘obrigatório’

Cuidar dos idosos também é uma grande preocupação da Unimed Três Pontas. E ela vai além do que é ‘obrigação’ de uma prestadora de serviço de saúde particular.

“Nós temos um núcleo de atendimento de pacientes crônicos (Núcleo de Atenção à Saúde). A gente não precisava montar isso, os planos de saúde não cobrem, mas nós fizemos questão de fazer. Nós nos preocupamos com aquele paciente mais velho, que tem uma doença crônica e que demandam sempre de atendimento médico. Nós nos antecipamos a isso. Geralmente são idosos que recebem periodicamente a visita de médicos, de fisioterapeuta, de fonoaudiólogos, etc. Nós temos uma equipe interna muito competente. Não esperamos a pessoa ser internada, verificamos de forma correta e antecipada para evitar que elas fiquem mais doentes e precisem internar. São pacientes muito sofridos que nós fazemos o acompanhamento para evitar maiores problemas, fazendo um controle sobre a situação de cada um”, destacou Dr. Dilson Lamaita Miranda.

Oncologia em Três Pontas

“Outra iniciativa é que estamos conjuntamente fazendo os estudos para termos em Três Pontas o setor de Oncologia, que é outro grande sofrimento que os pacientes  atravessam. Tudo isso é fruto de muita conversa e parceria, chancelado pela Secretaria Municipal de Saúde e prefeitura. Também reforço que teremos nossa UTI e também o ambulatório.”

Unimed Atende

“Nós estamos criando agora a ferramenta Unimed Atende. Hoje em dia nós já temos uma central de atendimento. O paciente precisa saber de um médico por exemplo em Belo Horizonte ou de um hospital na capital e através dessa central ele recebe todas as informações, inclusive à noite, final de semana. Mas nós queríamos uma ferramenta ainda mais completa. Por isso nós criamos no meu departamento em Belo Horizonte o Unimed Atende, onde o atendimento é feito por diversas plataformas digitais, como o WhatsApp, mas sem excluir o atendimento humano quando necessário. O nosso usuário tem uma gama de serviços, inclusive agendamento de consultas, resultado de exames, boletos, relatórios, etc, através desta ferramenta de uma forma prática, simples, completa, 24 horas por dia. Os médicos também terão todas as informações que eles precisam ali. Esse serviço já foi iniciado, revelou Dr. Dilson.”

Particular na Unimed não é ‘caro’!

“Realmente há muita desinformação em relação a isso. Quando se fala em particular as pessoas assustam e sempre acham que tudo será cobrado muito caro. O nosso objetivo com os nossos atendimentos não é ganhar dinheiro. O nosso negócio é um bom atendimento ao cliente Unimed. Mas, se prestamos um bom atendimento ao nosso cliente, porque não estender ao atendimento particular cobrando um preço justo? Claro que podemos atender dignamente e com preço justo aqueles que não são clientes Unimed. O mesmo acontece em relação ao Hospital Unimed”. concluiu.

Parabéns ao médico renomado e competente ao gestor brilhante, que junto de seus pares, transformou a Unimed Três Pontas numa cooperativa, uma prestadora de saúde, de excelência, altamente profissional e humana! Parabéns a todos os cerca de 150 trabalhadores da Unimed Três Pontas! Vocês também são parte dessa linda história da qual os trespontanos são os maiores beneficiados!

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *