O Carnaval do Rio de Janeiro é considerado um dos maiores carnavais do mundo, homologado pelo Livro dos Recordes. Constitui-se de uma manifestação cultural e festa popular mundialmente famosa e uma celebração constituída por diferentes tipos de manifestações, como desfiles de escola de samba, bailes de carnaval e os blocos e bandas de rua.

Como não se encantar com o carnaval carioca? Muita cor e sensualidade das rainhas de bateria, muito samba e alegria que contagia. Nos blocos de rua que ocupam diversas ruas do Rio de Janeiro, o que importa de verdade é festejar e aproveitar muitos esta folia que domina a cidade durante alguns dias.

O que tem de bom no carnaval do Rio? 

 

A atriz, Adriana Esteves, no bloco de rua Cordão do Bola Preta

A atriz, Adriana Esteves, no bloco de rua Cordão do Bola Preta

Blocos de rua do Rio de Janeiro

Famosos ou quase pouco conhecidos os blocos de rua chama atenção para a folia dia e noite no Rio de Janeiro. São vários blocos de rua e todos com alguma característica diferente.

Um dos mais conhecidos e mais antigos é o bloco Cordão da Bola Preta, onde até famosos frequentam e agitam o público no carnaval. Tradicionalmente o Cordão do Bola Preta sai no carnaval na Avenida Rio Branco no centro da cidade do Rio de Janeiro.

A programação dos blocos de rua é atualizada todo o ano, novos blocos aparecem sempre.

O desfile das escolas de samba no Sambódromo do Rio só ocorre à noite. E durante o dia que tal curtir os melhores blocos de rua do Rio de Janeiro?  escolha um para cair na folia!

Aproveite o Carnaval com os blocos de rua do Rio de Janeiro. Selecionamos os melhores blocos para você escolher não apenas um para curtir. 

Os blocos de rua do Rio de Janeiro tem como marca a alegria e diversão

Os blocos de rua do Rio de Janeiro tem como marca a alegria

Além do desfile na Sapucaí, o Rio de Janeiro é mundialmente famoso por seu Carnaval de rua. Em todos os dias de Carnaval temos vários blocos de rua do Rio de Janeiro para todas as idades e todos os gostos, agradando gregos e troianos. Antes, durante e depois da folia de Momo, milhares de foliões se divertem em blocos de rua do Rio de Janeiro e cordões carnavalescos.Existem vários blocos de rua do Rio de Janeiro na Zona Norte, Zona Sul, Centro, Zona Oeste, veja o melhor. Você quem vem conhecer o maior show da Terra não precisa ficar apenas limitado ao Sambódromo RJ, conheça tudo o que o Carnaval carioca tem para lhe proporcionar e torne a festa inesquecível para ficar com aquela imensa vontade de voltar todos os anos. Não conhece nenhum bloco? Veja a lista que preparamos para você e não escolha apenas um, mas sim vários para aproveitar da melhor maneira o que o Carnaval do Rio tem para te oferecer.

Escolha alguns blocos de rua do Rio de Janeiro que tem a sua cara!

Bloco das Carmelitas

Local de saída: Rua Dias de Barros x Ladeira de Santa Teresa, Santa Teresa

Bloco Céu na Terra

Local de saída: Praça Odilo Costa Neto, Santa Teresa

Bloco Cordão da Bola Preta

Local de saída: Cinelândia, Centro

Bloco Empolga às 9

Local de saída: Avenida Atlântica x Rua Rainha Elizabeth, Copacabana

Bloco Barbas

Local de saída: Rua Arnaldo Quintela x Rua Assis Bueno, Botafogo

Banda de Ipanema

Local de saída: Rua Gomes Carneiro (entre Prudente de Morais e Vieira Souto), Ipanema

Bloco Toca Rauuul

Local de saída: Praça Tiradentes, Centro

Bloco Simpatia É Quase Amor

Local de saída: Rua Teixeira de Mello (ao lado da Praça General Osório), Ipanema

Bloco Cordão do Boitatá

Local de saída: Rua do Mercado x Rua do Ouvidor, Centro

Bloco Vagalume o Verde

Local de saída: Rua Jardim Botânico X Rua Pacheco Leão, Jardim Botânico

Bloco Empurra Que Pega

Local de saída: Posto 12 (Leblon)

Bangalafumenga

Local de saída: Av. Infante Dom Henrique (em frente ao Coreto Modernista), Flamengo

Bloco Bagunça Meu Coreto

Local de saída: Praça São Salvador, Laranjeiras

Bloco Trio Ternura

Local de saída: Av. do Pepê, Barra da Tijuca

Bloco Exalta Rei

Local de saída: Av. Araújo Porto Alegre x Av. Graça Aranha, Centro

Bloco de Segunda

Local de saída: Rua Marques (atrás da Cobal Humaitá), Botafogo

Bloco Volta Alice

Local de saída: Rua Alice, Laranjeiras

Bloco Orquestra Voadora

Local de saída: Av. Infante Dom Henrique (em frente ao Coreto Modernista), Flamengo

Bloco Visita Fofoqueira

Local de saída: Arcos da Lapa, Lapa

Bloco Planta na Mente

Local de saída: Mem de Sá, Lapa

Bloco Cardosão de Laranjeiras

Local de saída: Rua Cardoso Junior x Rua das Laranjeiras, Laranjeiras

Bloco Mulheres de Chico

Local de saída: Praia da Zona Sul (a definir)

Monobloco

Local de saída: Av. Rio Branco x Av. Presidente Vargas, Centro

Bailes de Carnaval

Bailes de carnaval acontecem no período do carnaval ou o ano inteiro no Rio de Janeiro e conta com repertória de famosas marchinhas antigas até os sambas enredo do ano das escolas de samba.

Baile de Gala no Carnaval muito conhecido, chique e que reúne muitos famosos com fantasias inusitadas,  acontece  todo ano no famoso Hotel Copacabana Palace.

Feijoada é uma comida tradicional nas quadras das escolas de samba no carnaval carioca

Feijoada é uma comida tradicional nas quadras das escolas de samba no carnaval carioca

Feijoadas no Carnaval
Cada escola de samba programa um dia na semana para ter a grande feijoada para festejar o início do carnaval.

Na feijoada não pode faltar é muito feijão, samba, além da couve, da farofa e a laranja, um cardápio bem completo.

Além das escolas de samba, alguns restaurantes, bares e hotéis oferecem feijoadas neste período de comemoração da Carnaval no Rio de Janeiro.

Desfile na Sapucaí

No Sambódromo ou em casa é possível curtir esta grande dia para a festa que é o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí no Carnaval Carioca pois todo o desfile passa na televisão ao vivo.

Cores, samba e muita beleza fazem parte da grande folia que contagia no Carnaval o Rio de Janeiro

Cores, samba e muita beleza fazem parte da grande folia que contagia no Carnaval o Rio de Janeiro

Esperar para que? vamos já garantir seu lugar no melhor carnaval do mundo!!!

Programação das escolas de samba para 2016

Sexta-feira 5 de Fevereiro – Acontece o primeiro dia desfile do Grupo de Acesso
Sábado, 6 de Fevereiro – Acontece o segundo dia de desfile do Grupo de Acesso
Domingo, 7 de Fevereiro –  Acontece o primeiro dia de desfile do Grupo Especial
Segunda-feira, 8 de Fevereiro – Acontece o segundo dia de desfile do Grupo Especial
Terça-Feira, 9 de Fevereiro – Acontece o desfile das Crianças
Sábado, 13 de Fevereiro – Acontece o desfile das escolas de samba Campeãs

Começe a planejar a sua viagem!!!

Durante o Carnaval do Rio de 2016, você pode esperar viver ótimos momentos nos blocos, nos diversos bailes de Carnaval e desfiles no Sambódromo para experimentar o verdadeiro espírito carioca de folia.

Carnaval – o festival em constante evolução

No início, os carnavais eram considerados eventos espetaculares, embora sem o aspecto tecnológico a que assistiremos no Carnaval do Rio de 2016. O primeiro Carnaval, onde bailes de máscaras eram promovidos, data de 1641, embora os portugueses tenham mudado o jeito de ele ser celebrado durante os anos de 1700. O público se reunia para jogar lama e água uns nos outros. No entanto, com o passar dos anos, o Carnaval aos poucos se tornou um evento elaborado com festas de rua sendo realizadas. A elite começou a participar do Carnaval durante os anos de 1800, com o primeiro Carnaval do Rio sendo feito pela esposa de um embaixador italiano e com os foliões dançando polca e valsa. As bandas militares formaram uma parte integrante dos desfiles durante os anos de 1890. Logo, os bairros formaram seus próprios cordões, conhecidos como blocos, nos quais fantasias elaboradas e carros alegóricos bem sincronizados, seguidos de foliões, eram a principal característica do Carnaval. Você pode esperar por diversas festas de rua realizadas pelos blocos durante o Carnaval do Rio de 2016.

O samba africano toma conta do Carnaval

O Carnaval do Rio tem uma forte influência africana, evidente nas fantasias exóticas feitas com ossos, penas e lantejoulas, e claro, no samba, que é hoje a raiz das festividades de Carnaval. Os escravos africanos trazidos pelos portugueses desenvolveram o samba que, com seu ritmo contagiante, logo tomou conta da cena do Carnaval pelo país. Muitos escravos se estabeleceram pelo Rio após a abolição da escravatura, motivo pelo qual o Rio é o coração da cultura do samba, hoje.

Escolas de samba –trazendo à vida o Carnaval do Rio

Enquanto os desfiles de rua continuaram a se tornar mais populares no Rio durante o início dos anos de 1900, o espírito de competição ficou ainda mais forte, levando à formação das escolas de samba, que são grupos de pessoas dos bairros do Rio que preparam um show espetacular para apresentar no Sambódromo nas noites de Carnaval. Um dos primeiros grupos a formar uma escola de samba foi a Mangueira, que retrata o verdadeiro espírito comunitário das pessoas do Rio. Originada nas favelas, a Mangueira é uma das escolas mais populares, com muitos seguidores no Sambódromo. Algumas das outras escolas populares que fazem parte do Grupo Especial, que é formado pelas doze melhores escolas do Rio, são Grande Rio, Beija-Flor e Mocidade, para citar algumas. Uma visita à Cidade do Samba é o melhor meio de conhecer mais sobre o espírito de Carnaval e de ter a chance de ver as melhores passistas e cantores em ação. O esforço de milhares de integrantes para colher o sucesso no Sambódromo continua ao longo do ano. É maravilhoso ver todo o trabalho duro, criatividade, arte meticulosa e trabalho artesanal envolvidos na criação das fantasias e carros alegóricos mais espetaculares que fazem justiça aos passistas, que são conhecidos por manter o público encantado em cada noite de Carnaval.

Desfiles no Sambódromo

Nenhuma esquina, hotel ou casa noturna poderia ser grande o suficiente para abrigar o maior desfile de samba, que agora é feito no Sambódromo reformado, localizado na Avenida Marquês de Sapucaí. O estádio, construído pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, serve de palco para a maior competição, onde a passarela do samba é cercada por arquibancadas e lugares privados nos dois lados. O Carnaval do Rio de 2016 no Sambódromo abrigará mais de 80.000 espectadores. Cada escola de samba tem um grupo de arquitetos, engenheiros, designers de moda, músicos, coreógrafos, artesãos, costureiras e outros, que se juntam para dar vida ao enredo escolhido durante o seu desfile no Sambódromo. Cada escola tem a sua torcida e o patrocínio de algumas empresas, fazendo deles tão profissionais quanto os clubes de futebol hoje em dia. As fantasias feitas de seda, cetim, paetês e, praticamente, de qualquer coisa são o que fazem o desfile ainda mais colorido e espetacular. As passistas de cada escola abrem caminho seduzindo o público, e os 40 jurados dão notas em diversos quesitos que, no final, decidem quem é a campeã.

A empolgação começa com o Rei Momo

Toda a atenção estará no Rei Momo, a quem é entregue a Chave da Cidade no Carnaval do Rio de 2016. O Rei Momo dá o sinal para o início das celebrações de Carnaval por toda a cidade.

Desfiles de samba – onde o espírito de competição comanda

A competição e a empolgação esquentam na sexta e sábado de Carnaval com o Grupo de Acesso ou Grupo de Ouro desfilando na tentativa de um garantir lugar entre as melhores escolas no próximo ano. O alto nível da competição expõe o melhor entre as escolas do Grupo de Acesso, que vale a pena ser visto durante a sua visita ao Rio. O Sambódromo é palco do grupo de elite das escolas de samba, conhecido como Grupo Especial, no domingo e na segunda de Carnaval, onde a competição esquenta ainda mais durante a noite. Na terça de Carnaval, as escolas de samba mirins realizam o seu show no Sambódromo. Os pequenos desenvolvem seu próprio enredo e realizam um grande desfile, que fornece diversão para toda a família. Muitos dos adultos integrantes das escolas de samba, hoje, começaram sua experiência no Carnaval quando ainda eram crianças em suas respectivas escolas. Na quarta-feira,  é anunciado o resultado do campeonato, depois que os 40 jurados dão o seu veredicto. Você pode assistir às seis melhores escolas no sábado após o Carnaval no Sambódromo, mais uma vez.

Bailes de Carnaval – onde a extravagância não tem limites

Não há limites para os festejos durante o Carnaval do Rio de 2016. Há centenas de bailes de Carnaval que são realizados durante a semana, sendo a festa mais prestigiada e luxuosa  a do Baile Mágico no Copacabana Palace Hotel. Aqui está sua chance de se misturar aos famosos do mundo todo. A terça-feira de Carnaval é uma dentre as noites mais agitadas e empolgantes na casa noturna Scala Rio, que serve de palco para o Baile Scala Gay. A festa é popular entre todos, heterossexuais ou gays, então se quer experimentar o lado mais divertido da folia com “drag queens” e travestis em fantasias que hão de espantá-lo, reserve seus ingressos para este evento ainda hoje.

Blocos – a magia do samba se espalha pelas ruas

Fiel à tradição carioca, há uma festa destinada a todos durante o Carnaval. Enquanto os ricos e famosos podem aproveitar sua própria forma de entretenimento, o Rio tem blocos por toda a cidade. Eles são grátis e atraem aos locais muitos turistas. Para experimentar o verdadeiro espírito de Carnaval, você deve ir a um desses blocos que começam a festejar quase um mês antes. Assim, como os desfiles no Sambódromo, as pessoas se juntam a esses blocos, que são animadíssimos  tocando marchinhas tradicionais e sambas próprios. Prepare-se para fazer parte de alguns dos blocos mais quentes no Carnaval do Rio de 2016.

Planejando para o Carnaval

O Carnaval do Rio de 2016 está cheio de eventos e um número cada vez maior de turistas que desejam experimentar o verdadeiro espírito de festa do carioca. Seria importante fazer suas reservas de Carnaval o quanto antes. Hotéis, Sambódromo, ingressos para os bailes de Carnaval são muito procurados e, muitas vezes, esgotam-se rapidamente, a não ser que você providencie tudo agora. Você pode reservar o seu lugar na passarela do samba, também juntando-se a uma escola. Essas escolas recebem os participantes e os turistas, contanto que você reserve um lugar com antecedência. Venha participar do Carnaval do Rio de 2016 e tenha os seus cinco minutos de fama no evento, que é televisionado para todo o mundo.

Viaje conosco para Carnaval Rio de Janeiro!
Conheça o pacote de viagens:
– 06 dias
– Transporte rodoviário ida e volta
– 04 diárias com café da manhã ( Hotel em Copacabana de frente para o mar!!! )
OPCIONAIS:
– Passeios opcionais ao Corcovado e Pão de Açúcar
– Desfile na Marques de Sapucaí

Mais detalhes, fale conosco.

(35) 3265-7730 / (35) 3265-7744
(35) 9900-7707 / (35) 8849-7730
Skype: [email protected]

Silveiratur 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *