Médico ‘trespontano’, referência em cirurgia, é um exemplo de de amor pela profissão e de dedicação aos seus pacientes.

Dr. Eduardo Vasconcelos Camargo, médico cirurgião, que atuou como diretor nos momentos mais desafiadores que o Hospital São Francisco de Assis viveu durante o auge da pandemia de coronavírus, deixando um legado de ótimos serviços prestados à comunidade, está comemorando o fato de ter sido ‘promovido’, subido de posto junto ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões, agora se tornando membro titular.

Na premiação, que ocorreu na sede da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no último dia 12 de março, o médico, que atua em Três Pontas na Santa Casa, no Hospital Unimed e em seu consultório, esteve acompanhado de sua esposa, Josilene Cascardo Camargo.

Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Um grupo de 28 cirurgiões liderados por Antônio Benevides Barboza Viana se reuniu no prédio do antigo Sylogeau Brasileiro, no centro do Rio e fundaram, em 30m de julho de 1929, uma entidade médica nos mesmos moldes do American College of Surgeons. Nasce, nesse momento, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O primeiro Estatuto foi aprovado no mês seguinte por 58 cirurgiões reunidos na sede do Hospital da Cruz Vermelha.

___________________________continua depois da publicidade____________________________

No dia 11 de setembro, na Academia Nacional de Medicina, aconteceu o I Congresso Brasileiro de Cirurgia. Já em 1941, durante a II Gerra Mundial, o CBC atendeu o convite do Corpo de Saúde do Exército para um Curso de Emergência destinado a preparar médicos que seriam convocados. Em 1956 o cirurgião urológico, Juscelino Kubitschek, na época presidente da república, abriu o V Congresso Brasileiro de Cirurgia, onde foi empossado como Membro Honorário do CBC. O certificado está exposto no Museu JK em Brasília.

Ao comemorar 30 anos, o CBC já era uma das maiores entidades médicas do Brasil, com mais de 600 membros. No ano de 1970 foi criado o prêmio CBC, concedido anualmente aos cirurgiões brasileiros que tenham contribuído para o ensino e desenvolvimento da cirurgia. Já em 1986 foram criados os congressos regionais em todo o país. Pulando para 1991, o Colégio Brasileiro de Cirurgia passa a integrar a Associação Médica Brasileira (AMB), como Departamento de Cirurgia Geral.

Uma grande conquista veio em 2013: a inclusão de procedimentos por videocirurgia no novo rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS) e na Tabela SUS foi uma conquista do CBC em ação conjunta com outras entidades cirúrgicas. No ano de 2017 aconteceu a criação do Programa de Capacitação em Cirurgia Geral.

Dr. Eduardo de Vasconcelos Camargo

Eduardo de Vasconcelos Camargo nasceu em Itajubá no dia 20 de março de 1977. É filho de José Eduardo Camargo e Rosane Maria Vasconcelos Camargo. Tem como irmãos Flávio de Vasconcellos Camargo, Danielle de Vasconcelos Camargo e Gabriel de Andrade Vasconcelos Camargo.

É casado com Josilene Cascado Camargo desde 27 de junho de 2003 e desta feliz união nasceram os filhos Maria Eduarda Cascardo Camargo, Túlio Cascardo Camargo e Vitor Cascardo Camargo.

Doutor Eduardo, ou simplesmente Edu, como é carinhosamente chamado pelos amigos, é uma pessoa extremamente querida, dedicada a sua profissão demonstrando diariamente profundo amor à Medicina, ao dom de salvar vidas.

É formado em Medicina. Atua com grande capacidade em Cirurgia Geral e ainda é pós-graduado em Medicina Intensiva. Tem uma grande atuação no Hospital de Três Pontas. Sábio, fala mansa, poucas palavras as vezes, é uma pessoa centrada e de capacidade incontestável. É muito querido por seus pacientes e colegas de trabalho.

___________________________continua depois da publicidade____________________________

Eduardo também se destaca por sua grande preocupação e atuação nas questões sociais.

Iniciou os estudos na Faculdade de Medicina de Teresópolis, no Rio de Janeiro, no ano de 1997. Depois se transferiu para Faculdade de Itajubá, onde se formou no ano de 2003. Já no ano seguinte iniciou a sua especialização em Cirurgia Geral na Santa Casa de Itajubá. Esses estudos foram concluídos em dezembro de 2006 e logo em seguida iniciou as suas atividades como Cirurgião Geral na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis.

Dentre os seus hobbys preferidos estão a pesquisa e o contato com assuntos filosóficos, mas ressalta que é difícil encontrar pessoas com o mesmo gosto para que possam refletir juntamente. É um apaixonado pelo judô mas se diz decepcionado pela modalidade não ser tão difundida atualmente em Três Pontas mesmo se tratando de uma modalidade olímpica. Atualmente tem procurado a natação nos poucos horários vagos que lhe restam.

Dr. Eduardo Vasconcelos Camargo, trespontano de coração e de ofício, de suor e dedicação, de carisma e competência, hoje integra o CBC como membro titular, o que enche Três Pontas de orgulho e seus pacientes de confiança e tranquilidade, afinal de contas sabem eles que, se porventura, precisarem, contarão com um médico altamente capacitado, que estarão em boas mãos.

Parabéns!

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *