O início das aulas é sempre um tempo de expectativas e agitação. Materiais escolares para comprar e etiquetar, rever os colegas, conhecer a nova sala e os novos professores.
Tantas coisas a fazer e tantas novidades a absorver e adaptar, que é comum descuidarmos de certas atitudes e procedimentos que devemos observar e obedecer.
Por exemplo: a coisa mais comum neste ambiente de embarque e desembarque escolar é a permanência dos carros em fila dupla. Entretanto, esta prática revela diversos perigos que vão do abalroamento ao atropelamento. Além de ser um mau exemplo de descumprimento da lei 9.503 de 1997.
Diversas cidades estarão fazendo campanhas educativas durante todo este mês, visando, em especial, a volta às aulas e, trabalhando preventivamente.
Mas é sempre bom registrarmos alguns pontos principais.
A intenção destas campanhas é chamar a atenção dos pais e responsáveis para o cumprimento de regras básicas de educação trânsito. Alertar pais e responsáveis para a condução segura de seus veículos priorizando a velocidade máxima de 50 k/h, usar cinto de segurança em todos do veículo, segurar o punho da criança ao circular a pé, verificar se mesmo com mais de 7 anos a criança tem condições de cuidar da sua própria segurança na garupa da motocicleta.
Os órgãos de trânsito recomendam que os pais busquem um local seguro para estacionar o veículo, para desembarcar ou embarcar os alunos de forma segura e evitar fila dupla. O uso de equipamentos como cadeirinha, capacete e cinto de segurança não só no banco do carona, mas também no banco traseiro.
Os pais também são orientados a reduzir a velocidade do veículo na área escolar. Também é ressaltado que o uso de celular enquanto o veículo está em movimento é proibido, infração que tem causado acidentes.
No caso das filas duplas, geralmente, a desculpa é a pressa. Neste caso, o ideal é sair um pouco antes do horário de casa, fazendo deste momento um tempo seguro e prazeroso, de responsabilidade e civilidade, coisas que todos devemos aprender e não só na escola.
Fica a dica
QUEM AMA CUIDA!!!
Fred Ribeiro é Voluntário nas obras sociais e culturais para uma sociedade melhor, Instrutor de trânsito, Socorrista/Resgatista, Guarda Civil Metropolitano
https://www.facebook.com/fred.ribeiro.566