A Câmara Municipal de Três Pontas por meio da Escola do Legislativo de Três Pontas-MG “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, realizou na noite desta quinta-feira (25) a Entrega dos Certificados de Participação/Encerramento do Parlamento Jovem-Minas de Três Pontas–Edição 2018 – Tema: Violência contra a Mulher. O evento que contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia e a vereadora Marlene Lima, teve início às 18h30 no Plenário da Câmara Municipal de Três Pontas.

O Parlamento Jovem de Minas é um Projeto realizado pela ALMG-Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pela PUC-Minas e pelas Câmaras Municipais em parceria com as Escolas dos Legislativos e Instituições de Ensino; que tem como objetivo a formação política e cidadã de jovens estudantes dos ensinos médio, contribuindo para o interesse e participação democrática no Município e no Estado.

Os trabalhos foram comandados pelo coordenador do PJ em Três Pontas, vereador Maycon Machado. Além de discursos enfatizando a importância do Parlamento Jovem, houve a entrega de certificados aos estudantes trespontanos que brilharam em 2018 como jovens legisladores, tanto na etapa municipal quanto nas demais, até a final realizada em Belo Horizonte. Também receberam certificados veículos de comunicação, dentre eles o Conexão Três Pontas e o Sintonize Aqui, a Polícia Militar de Três Pontas, órgãos da Prefeitura Municipal, entre outros, como colaboradores, incentivadores do Parlamento Jovem.

Representando os demais estudantes, as jovens Laura e Alanis falaram sobre o sonho de fazer parte desse projeto, o quanto ele é importante. Elas foram muito aplaudidas, principalmente diante da emoção, do choro da jovem Alanis Campos. “Quando penso em algo que realmente amo fazer eu penso no PJ. É um sonho que estou vivendo. Ter sido escolhida por vocês (demais membros do Parlamento Jovem) para representar vocês ao lado da Laura é algo que nunca vou esquecer e todos devem ter essa experiência maravilhosa”, destacou a jovem, escolhida agora delegada da Conferência da Criança e do Adolescente, ligada ao PJ.

Outra personalidade muito aplaudida foi a ex-vereadora Valéria Evangelista, precursora, idealizadora do Parlamento Jovem em Três Pontas. Chamada pelos jovens de “Fadinha” ela disse estar muito orgulhosa de como os trabalhos têm sido realizados e coordenados e vê com bons olhos o futuro dessa juventude, engajada, politizada, interessada nas coisas que poderão mudar para melhor a história delas próprias, da cidade, do país.

Veja outras fotos do evento:

PARLAMENTO JOVEM DISCUTIU VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM TRÊS PONTAS

A Câmara Municipal de Três Pontas, através da Escola do Legislativo de Três Pontas-MG “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, realizou recentemente a Plenária Municipal do Parlamento Jovem-Minas de Três Pontas – Edição 2018, com o tema: Violência contra a Mulher. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Três Pontas.

Jovens participantes do parlamento, pais, autoridades municipais e convidados acompanharam os trabalhos. A ex-vereadora Valéria Evangelista, responsável pela vinda do Parlamento Jovem para Três Pontas na legislatura anterior, participou como convidada de honra. Ela acompanhou os trabalhos ao lado do atual presidente do PJ local, o vereador Maycon Machado.

Satisfeito com o andamento dos trabalhos, os temas apresentados pelos jovens trespontanos, cada vez mais antenados com as questões que envolvem a política e também sobre toda triste realidade dos números da violência contra a mulher, Maycon Machado falou, naquela ocasião, sobre o evento:

Tivemos a plenária municipal do Parlamento Jovem de Três Pontas do qual sou presidente. Foi um sucesso! Orgulhoso dos jovens parlamentares de Três Pontas. Obrigado a todos os apoiadores e aqueles que realmente se importam com o futuro por meio da educação e dos jovens! Obrigado a todos pela presença e a imprensa que lá esteve”, escreveu em suas redes sociais.

Posteriormente, no Campus Varginha da Universidade Federal de Alfenas, aconteceu o encontro do grupo GTs do polo sul III, do Parlamento Jovem de Minas Gerais. Um ônibus saiu de Três Pontas levando, além dos coordenadores, trinta e cinco jovens que tem aprendido e debatido questões políticas, fundamentais não apenas para o crescimento pessoal, mas da Nação como um todo.

O encontro em Varginha, como não poderia ser diferente, foi um grande sucesso e os trespontanos, mais uma vez, se destacaram. Eles são presididos pelo vereador Maycon Douglas Machado, que em entrevista ao Conexão destacou o quanto esse projeto é importante e o quão satisfeito está com os resultados apresentados pelos jovens de Três Pontas.

O primeiro sub-tema apresentado foi Violência Doméstica e Familiar, o segundo foi Violência contra a Mulher nos Espaços Institucionais de Poder. Já o terceiro apresentou a Violência e Abuso Sexual. Cada sub-tema incluiu quatorze projetos de lei, sendo que no final dos trabalhos três foram priorizados.

Três Pontas contou com duas representantes na etapa estadual do Parlamento Jovem que aconteceu no mês de setembro. As adolescentes Laura Helena Pessi e Alanis Sacho Campos embarcaram para Belo Horizonte onde foi realizada a fase final do PJ. Elas estiveram acompanhadas do vereador trespontano Maycon Douglas Machado, presidente do Parlamento Jovem em Três Pontas, e de uma comissão que representa a Câmara Municipal.

O QUE É PARLAMENTO JOVEM?

O Parlamento Jovem de Minas é um Projeto realizado pela ALMG-Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pela PUC-Minas e pelas Câmaras Municipais em parceria com as Escolas dos Legislativos e Instituições de Ensino; que tem como objetivo a formação política e cidadã de jovens estudantes dos ensinos médio, contribuindo para o interesse e participação democrática no Município e no Estado.

Em Três Pontas o Parlamento Jovem foi introduzido pela ex-vereadora Valéria Evangelista e já há dois anos é presidido pelo vereador Maycon Machado. O Parlamento Jovem tem feito enorme sucesso, tanto que o número de jovens envolvido dobrou nesta edição. Eles ressaltam a liderança e o carinho que o legislador trespontano tem para com cada jovem e destacam ainda a competência na condução dos trabalhos, desenvolvendo neles a vontade de ajudar o Brasil através da consciência cidadã.

Ao longo de todo o ano, os estudantes que participaram da edição 2018 do projeto foram a palestras, participaram de mesas redondas, estudaram o tema da violência contra a mulher e buscaram formas de atuação do poder público que poderiam ajudar a resolver o problema. As mobilizações aconteceram inicialmente nos municípios, depois foram levadas ao âmbito regional e, por fim, à sua etapa final, na plenária estadual.

Essa organização permitiu a ampliação do projeto, que nasceu em 2004 apenas em Belo Horizonte. Desde 2010, o PJ Minas começou a ser levado a outros municípios e a organização em polos regionais teve início em 2014. Em 2018, esses polos ganharam mais autonomia e, assim, foi possível abarcar mais cidades no trabalho.

Participam do Parlamento Jovem em Três Pontas estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas Presidente Tancredo Neves, Deputado Teodósio Bandeira, Jacy Junqueira Gazola, Professora Marieta Castro, Monsenhor João Batista da Silveiras Coração de Jesus, Travessia, Fateps (Unis), Cootec e Prósperi.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *