UNIS NOVA OFERECIMENTO

DSC00891

Várias mudanças estão sendo realizadas no trânsito em Três Pontas. E desta vez, de forma inédita, por um profissional especializado em mobilidade urbana. O Conexão apurou que outras alterações ainda serão realizadas. Em entrevista ao nosso portal, o engenheiro de mobilidade urbana, Danilo Alves da Silva, explicou todo esse contexto:

PRINCIPAIS MUDANÇAS

“Inicialmente nós voltamos algumas mãos de direção ao que eram antes, devido as reclamações por parte de muitos usuários e também pra estarmos mais enquadrados nessa necessidade de mobilidade urbana. Nosso objetivo nesse primeiro momento é cuidar principalmente das regiões mais complicadas, que possuem problemas crônicos, como na região do bairro Perete e também na Travessa das Flores. Vamos fazer modificações visando o bem comum. Tudo mediante estudos técnicos e aprofundados.”

2

SEMÁFOROS

“De fato nós estamos elaborando um grande estudo sobre a sinalização semafórica da cidade de Três Pontas e já detectamos que algumas mudanças serão necessárias. Os locais considerados emergenciais sofrerão alterações de forma mais rápida. Importante sempre frisarmos que temos um grande projeto de mobilidade urbana e vamos implementar isso de forma gradativa. Um dos pilares desse projeto, que inclui inclusive algumas alterações nos semáforos, trata do respeito e melhor circulação que devem ser dados aos pedestres e aos condutores de veículos não motorizados, como as bicicletas.

O primeiro desafio é arrumar toda a parte legal, a parte que necessita ser reparada em forma emergencial. Nós vamos valorizar muito o pedestre e o ciclista, assim como faremos um grande trabalho para defender os interesses dos idos e também dos deficientes físicos.”

1212121211
Danilo Alves da Silva, engenheiro de mobilidade.

FAIXAS ELEVADAS DE PEDESTRES FORA DO PADRÃO

“Você Roger está me trazendo o questionamento de que em alguns pontos da cidade, como na Rua Senador Josino de Brito (em frente ao Supermercado do Cláudio), existem faixas elevadas de pedestres absolutamente altas, desproporcionais. Pois bem. É preciso lembrar que essas faixas devem sim ser padronizadas e o limite de altura é de 15 cm. Nós vamos absorver essa sua observação e vamos fazer um estudo, fazer os cálculos em cada uma das que tiver reclamações, para que elas passem a estar dentro do padrão.”

RADAR E CÂMERAS

“Ao invés de ficar colocando faixas elevadas de pedestres em toda a cidade, nós estamos estudando a possibilidade de colocação de radares e câmeras em alguns pontos, com o intuito de evitar acidentes e fazem com que a lei seja cumprida.”

MÃO DE DIREÇÃO

“Sobre outras mudanças em relação a mão de direção de algumas vias, situações que ainda não foram realizadas, nós não temos estudo no mento, ou seja, não está planejado para esse primeiro momento novas alterações em mãos de direção na cidade de Três Pontas.

Nós faremos alterações pequenas. No trânsito não se pode fazer o modificar as coisas por achismo. Tem que ser mediante estudo e só faremos dessa forma.”

20150220_144152

NOSSA SENHORA D’AJUDA (TRÂNSITO BINÁRIO)

“Você é instrutor de trânsito Roger e observou bem essa situação da Rua Nossa Senhora d’Ajuda que, junto com a Rua Bento de Brito, formam o que chamamos de trânsito binário, ou seja, apenas uma sobre enquanto a outra apenas desce. Sobre a possibilidade de voltarmos a Rua Nossa Senhora d’Ajuda a ser mão dupla te adianto que isso já está em estudo.

A Rua Coronel João dos Reis também está sendo estudada e muito provavelmente passará por mudanças, ou mudando a mão de direção ou tornando mão dupla.”

CADEIRAS E CONES RESERVANDO VAGAS DE ESTACIONAMENTO

“Isso é sim um problema sério que temos que tentar resolver. Muitas pessoas colocam cadeiras, cones e outros materiais na rua para reservar vagas de estacionamento e isso é ilegal. Nós estamos fazendo com toda pressa o processo de Municipalização do Trânsito, ou seja, passará ao Município o poder de aplicação de multas.

Essa necessidade foi iniciada mas não terminada na gestão passada. Então estamos estudando isso e já de forma avançada. Assim treinaremos a Guarda Civil Municipal, que é de responsabilidade do Município, para que eles também possam aplicar as multas necessárias, como nesse caso levantado de reservas indevidas de vagas de estacionamento.”

DSC05099

MUNICIPALIZAÇÃO

“Quero lembrar que a Polícia Militar continuará, claro, autuando. Há um convênio com a Polícia Militar para que ela atue e autue no Município. Mas também será celebrado um convênio paralelo para que a GCM, após rigoroso treinamento, também ajude a cuidar do nosso trânsito”.

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *