Gestor, atual presidente da Cocatrel, assumiu recentemente a presidência da Coccamig.
Uma cabeça pensante. Uma novidade atrás da outra. É assim que Marco Valério Araújo Brito comanda uma das maiores cooperativas de café do Brasil, a Cocatrel, sediada em Três Pontas. Ao lado de sua diretoria e com o apoio dos cooperados, os resultados vêm aparecendo dia após dia e a Cocatrel se solidifica e se ramifica, expandindo seus negócios, atingindo novas áreas e agregando valor ao produto café. Além disso, Marco Valério também assumiu a presidência da Coccamig (Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais), associada ao Conselho Nacional do Café. Ele falou (à distância) ao Conexão, acompanhado pela jornalista Ana Luisa Leite, sobre as novidades e perspectivas para o setor.
Marco Valério foi eleito presidente da Coccamig em Assembleia Geral Ordinária no mês de março, juntamente com sua nova diretoria. Ele explicou que segue como presidente da Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas (Cocatrel), já que uma função não atrapalha a outra, muito pelo contrário, abre novas portas e prospecta ainda mais crescimento e visibilidade para a Cocatrel.
Na Coccamig, ele tem como vice-presidente Leonardo de Mello Brandão, membro do Conselho de Administração da Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí (Coopervass). Ambos também são membros do conselho diretor do CNC (Conselho Nacional do Café).
A Coccamig
Fundada em 1985 com o objetivo de integrar e fortalecer as cooperativas de Minas Gerais, a Coccamig agrega 15 instituições de três importantes regiões agrícolas do estado: Cerrado, Matas e Sul de Minas. O conglomerado possui mais de 40 mil produtores, que respondem pela comercialização de 5 milhões de sacas de café.
“A Coccamig esteve em excelentes mãos até aqui e na nossa gestão continuaremos a trilhar rumo ao desenvolvimento e a reestruturação desta tão importante central cooperativa. O cooperativismo está muito fortalecido dentro do modelo capitalista de negócios e, através da intercooperação, poderemos nos tornar ainda mais fortes e representativos. Nosso objetivo é investir no capital humano, contratando especialistas em compras, desenvolvendo os sistemas de aquisições já existentes, tornando-os ainda mais robustos e empoderando e dando voz às pequenas cooperativas”, comenta o novo presidente.
Boas Vindas
O presidente do CNC, Silas Brasileiro, manifesta satisfação pelo resultado da Assembleia e deseja uma gestão eficiente e exitosa a Brito. “A formação em Administração e Comércio Exterior, com diversas qualificações em liderança e gestão certamente qualificam o Marco para realizar uma presidência virtuosa e de conquistas à frente da Coccamig. Sua experiência como presidente da Cocatrel também nos gera a certeza de que nossa associada se desenvolverá com viés profissional e tecnológico, contando com lideranças transformadoras”, conclui.
Números
A Coccamig conta com cerca de 40 mil cooperados e tem um faturamento em torno dos 5,5 bilhões de reais. Conta com 100 lojas e tem um peso político bastante forte em Brasília.
Como primeira grande medida a frente da Coccamig, Marco Valério e sua diretoria criaram uma Central de Compras e já tem conseguido vender produtos com preços melhores.
“Nós já conseguimos 22% de desconto na compra de adubos e outros benefícios desde que iniciamos nossa gestão. Nós implantamos o chamado ‘Consórcio C’ onde conseguimos compras melhores. Ser presidente da Coccamig ajuda muito. Nossa diretoria é formada por presidentes de cooperativas. Também contratamos um executivo para nos ajudar na gestão e temos planos bem elaborados e audaciosos”, revelou Marco Valério.
Feiras
Como não haverá Expocafé neste ano, a Coccamig está realizando de 22 a 26 de junho a sua 1ª Feira Virtual. A feira, 100% on-line, está disponível entre os dias 22 e 26 de junho com acesso gratuito pelo site cafecomtv.uai.com.br e permite que o produtor rural tenha muito mais possibilidade de qualificação e acesso aos produtos e lançamentos do agronegócio.
O projeto traz a credibilidade do programa Café com TV, exibido pela TV Alterosa há mais de dez anos, conta com a parceria da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig) e o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig e do Portal Uai.
Na terceira semana do mês de agosto acontecerá mais uma edição da feira de Negócios da Cocatrel.
Sobre a Cocatrel, Marco Valério falou do orgulho e do amor que sente pela cooperativa e que ela sempre estará a frente de suas ações. Destacou que a cooperativa é a primeira autossustentável com energia limpa. A Cocatrel conta com uma fazenda de reflorestamento.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras