unis-nova-oferecimento

O atual Prefeito de Três Pontas, Paulo Luís Rabello (PPS), que vive os últimos meses de seu segundo mandato, após ser derrotado nas urnas no pleito do último dia 02 de outubro para o opositor Dr. Luiz Roberto Dias, por uma margem de mais de 8 mil votos, recebeu o Conexão Três Pontas para uma entrevista polêmica, direta e sem papas na língua. Pela primeira vez o experiente político – que pode assumir ou disputar um importante cargo na esfera estadual – respondeu perguntas espinhosas, feitas por um órgão de imprensa, frente a frente. Temas quentes, que merecem atenção:

EQUIPE DE TRANSIÇÃO

1

“Tudo que foi pedido por eles, foi cedido. Estão chorando demais. Era necessária uma sala para três pessoas. A equipe de transição é formada por apenas três pessoas e não 11. Tenho certeza de que a sala cedida cabe os integrantes de forma tranquila e a foto que o Conexão Três Pontas publicou mostra isso muito bem. A lei não determina mais de três pessoas. Agora se eles quiserem assessoria jurídica e contábil nós teremos que evacuar a Prefeitura pra que eles tenham espaço. Hoje existe o Portal da Transparência onde qualquer pessoa de qualquer computador entra e acompanha toda a situação de qualquer órgão público, de qualquer cidade. As pessoas sabem que lá tem todos os dados necessários sobre Três Pontas. Existe quem é contratado, quem está sendo nomeado, quem tem hora extra e quem não tem, etc. Tem a receita que entra, a despesa líquida corrente, todos os convênios, etc. Na Câmara também tem. Me estranha muito isso que estão ainda falando de que não fornecemos documentos. Eles podem requerer o que quiser que nós iremos repassar, dentro do prazo legal que são 10 dias. Mas por telefone não passaremos nenhuma informação. A equipe de transição tem o direito de visitar todas as secretárias, desde que isso seja marcado com antecedência. Não vejo motivo pra esse desentendimento, picuinha e dor de cotovelo. Eles (equipe de transição) criam e inventam muita coisa (picuinha).”

NÃO DEVOLVEU NA MESMA MOEDA

dsc_0024

A equipe de transição atual, através do membro Deivis Victor, disse ao Conexão que quando o Prefeito Paulo Luís venceu as eleições (2012) sua equipe de transição teria recebido da então Prefeita Luciana Mendonça toda estrutura e a Sala de Reuniões, até com ar condicionado. E agora eles alegam estar sendo tratados com descaso, tanto que no primeiro dia de trabalho registraram Boletim de Ocorrência junto a Polícia Militar.

“Eu não me lembro. Isso você terá que perguntar pra quem fez parte da minha equipe de transição. Eu não fui naquela sala e nunca estive presente naqueles trabalhos. Não tínhamos equipe de contabilidade e nem de advogados. Já estava registrado o que era necessário. Uma equipe de transição não precisa querer fazer uma auditoria nas contas públicas. Isso é impossível. Existe o Portal da Transparência, o Tribunal de Contas e a Câmara Municipal também para esse fim. Nós não recebemos nenhuma regalia não. Talvez esse rapaz, esse “rapazola” (Deivis Victor) nem saiba o que está falando. Ele não fez parte daquele trabalho. Ele não pode falar o que não sabe, pois não fez parte da minha transição.”

A ENTREGA DA PREFEITURA

16

“Nós faremos o que sempre fizemos. Somos transparentes e todos sabem disso. Já estamos nos preparando para entregar a Prefeitura no dia 31 de dezembro com as contas em dia! A Lei determina isso. Nós não temos dívida, não que eu saiba. Não temos dividas vencidas, mas temos compromissos que são e devem ser honrados mensalmente pelo Município, como por exemplo junto ao IPREV e ao INSS. Há dívidas que foram feitas junto ao Tribunal de Justiça no passado que nós estamos sanando. Não devemos nada até a presente data e o Portal da Transparência mostra isso. As contas estão em dia e estão de ‘mimimi’, ranhetando por causa de uma salinha, que os cabe muito bem. O computador que foi cedido para a transição é uma máquina que um dos membros (Adriano Mesquita) já vinha utilizando há muito tempo sem qualquer problema.” 

“COMO EU PEGUEI A PREFEITURA”

dsc_0026

“O que eu também quero dizer ao Conexão Três Pontas é que eu não entregarei a Prefeitura da forma como a peguei. Não pegarão uma Prefeitura destruída como eles fizeram e eu herdei isso. Garanto isso para cada cidadão. Eles pegarão uma cidade sem dívidas, ao contrário daquela que eu peguei que estava tão sucateada que foi preciso reconstruí-la. Nós reconstruímos Três Pontas. As pessoas podem passar por todas as ruas e a cidade está muito bem conservada. As praças, os bustos, tudo revitalizado. Todas as ruas receberam alguma atenção. Nós não somos prefeito de apenas pintar meio fio. Nós trabalhamos com seriedade.”

GILENO MARINHO E ALMOXARIFADO

10685519_368455443331597_7741752391295929532_n

Tudo indica que o secretário municipal de Transportes e Obras da Prefeitura na próxima gestão seja o Senhor José Gileno Marinho. Ele sucederá o atual secretário José Romão de Oliveira Filho. Perguntamos ao atual Prefeito Paulo Luís Rabello se o próximo secretário encontrará o Almoxarifado como o atual encontrou:

“Não, definitivamente não! Esse senhor encontrará o Almoxarifado em dia, com toda frota de veículos renovada e não sucateada. Os motoristas sentarão em bancos com revestimento e não numa tábua e num travesseiro. As portas dos veículos todas fecham normalmente, sem que seja necessário passar arame como nós pegamos em janeiro de 2013. Os carros estão todos rodando, mas é claro que pode haver percalços, algum problema e de repente algum veículo estragar ou ter que ficar parado.

SHOWS E EVENTOS

6

Durante os quatro anos da atual Administração Municipal muitos trespontanos reclamaram da falta de shows de grande porte, festas e eventos importantes, como Festa do Peão, Exposição, etc. Agora, no fim da atual gestão, shows gratuitos serão apresentados em Três Pontas. E, de novo, há uma certa insatisfação, pela escolha dos artistas. Paulo Luís falou sobre o tema:

“Realmente lidar e satisfazer os anseios do ser humano é muito difícil. Gostaria de lembrar que esse tema foi abordado por mim naquele importante Debate da Associação Comercial. Nós temos ICMS Cultural pra realizar esses shows. Temos dinheiro pra esse fim. Não faremos com o ICMS Cultural o que foi feito no passado. Não vamos apenas colocar placas na cidade, vamos dar entretenimento ao povo até no fim do meu mandato. Nós também ajudamos muito o Hospital, ajudamos a Apae e a Vila Vicentina. Fizemos grandes trabalhos sociais. Remodelamos a Biblioteca, as praças, etc. Nós restauramos a Fonte Luminosa, uma obra centenária de Três Pontas.”

CORONEL

dsc_0023

“Coronel é quem possui um condado ou uma honraria pra isso e eu não possuo. Eu não tenho subordinados. Eu tenho colegas de trabalho. E tudo que eu fiz no primeiro e agora nesse segundo mandato se deve muito a cada servidor, que suou a camisa junto comigo pra reerguermos Três Pontas. Se eu consegui chegar onde cheguei eu devo aos servidores. Nem Jesus Cristo agradou a todos e a maioria dos servidores entendeu nosso trabalho. Nossos vereadores sempre formaram uma base sólida e nunca foram uma oposição sistemática como essa que enfrento hoje. Isso atrapalhou muito o Município. Em 2005 eu peguei uma Prefeitura que eu chamo de outro tempo porque eram terras férteis. Agora em 2012 eu peguei a Prefeitura numa verdadeira terra arrasada, uma areia movediça, onde qualquer movimento nosso poderia nos afogar, nos tragar. Isso sem contar o atual quadro de crise nacional.”

INDÚSTRIAS E EMPREGOS

“Eu fiquei muito satisfeito na verdade foi por constatar que Três Pontas é uma cidade extremamente industrializada. Ao final do meu mandato tenho a certeza da industrialização do Município. As pessoas precisam fazer um turismo e ver a quantidade de empresas e o quanto estamos adiantados tecnologicamente, a frente de muitas cidades.”

 PERSEGUIDOR

“Eu não me vejo como um perseguidor e sim como um cumpridor de leis. Ser cumpridor de leis e ser cumpridor é muito diferente, mas as pessoas podem confundir. Quem gosta de ser punido? Quem quer ser punido? Ninguém!!! Quem quer que se tire horas extras que são recebidas graciosamente? Quem gosta daquele que põe fim nas suas vantagens pessoais? Todos acham ruim isso. E com essa obrigação que tenho e faço com muito rigor que é cumprir a lei eu sou tachado de perseguidor. Mas nunca fui perseguidor. Se a lei determina, eu cumpro.”

TRAÍDO NAS URNAS

dsc_0109

“Não me sinto traído nas urnas, apesar de ter reconstruído Três Pontas. Logicamente sabemos desse movimento de mudança no Brasil. As pessoas estão insatisfeitas com tudo e nós sabemos disso. Por isso entendemos que foi feita a vontade do povo e eu não questiono isso. Eu sempre soube dessa vontade de mudança. Nós também queríamos mudar e mudamos até o nosso vice na eleição. Não que o Erik seja ruim, muito pelo contrário, é que algumas pessoas estavam indicando outro nome. Nós respeitamos a vontade do povo e a soberania das urnas. A vontade do povo é a vontade de Deus.”

CARREIRA POLÍTICA

dsc_0005

“Eu não serei, em absoluto, candidato a deputado estadual. Eu devo finezas ao deputado Mário Henrique Caixa e não farei sombra a sua candidatura. Muitos políticos me procuraram para sair candidato a outro cargo e eu posso até pensar nisso. O futuro pertence a Deus. Temos que esperar o que vai acontecer. Em Prefeitura eu não penso no momento. Penso sim em entregar meu cargo com a sensação do dever cumprido. E estou fazendo isso muito bem. Talvez por isso me chamem de coronel ou de perseguidor.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *