De forma imparcial, isenta e procurando mostrar para a população trespontana muitas opções para o comando da cidade nas próximas eleições que, apesar de acontecerem apenas em 2016, já batem à nossa porta o Conexão Três Pontas saiu na frente, mais uma vez, e criou uma série de reportagens especiais. Serão diversas, com os nomes mais ventilados nos diversos setores da política e economia trespontana. Pessoas que já militam na política há tempos e que podem se lançar candidatas a prefeito ou novatos, sangue novo, pessoas com ideias novas com disposição para somar ou mudar esse cenário. É uma série imperdível para você ler, conhecer e arquivar os pensamentos e afirmações de cada um dos entrevistados que, querendo ou não, têm seus nomes especulados e que em breve poderão ser os legítimos representantes na política trespontana.

O Conexão Três Pontas não tem qualquer vínculo político partidário com quem quer que seja. Perguntas duras serão feitas, questionamentos semelhantes a cada entrevistado. Dando-lhes o livre direito da expressão.

Hoje, o entrevistado é o empresário Allan Piva Oliveira, proprietário da Tresmacol Materiais de Construção.

Allan é natural de Coqueiral, tem 45 anos, está em Três Pontas há 42 anos. É filho de Ailton Oliveira e Luzia Araújo Piva Oliveira. É casado com Élita Regina de Oliveira, tem dois filhos: Giulia e Allan Filho. É empresário, possui lojas em Três Pontas, Lavras e Varginha e faz parte da Rede Construai. Gera cerca de 85 empregos.

Entrevista

Xtp – Em primeiro lugar, como você analisa o atual momento da política brasileira e trespontana?

Allan – O cenário politico é complicado, O país vinha num crescimento, numa ascensão. Estamos vendo os políticos se mexendo para aprovar uma nova Reforma Política, enfim. Mas acredito que estamos nesse patamar agora porque tudo que foi feito, recentemente, foi apenas para a presidente Dilma se reeleger. Ganhar mais 4 anos de poder e estamos agora nesse apuro. Não vejo muita novidade no quadro político, o pessoal que está lá é das antigas, sem motivação, sem novas ideias, etc. Precisamos de cabeças novas e boas, preocupados em resolver o problema dos brasileiros, verdadeiramente. Esse momento tem influenciado e muito o nosso mercado do setor de construção. Houve um corte de verbas, cortes nos financiamentos das casas próprias envolvendo os projetos da Caixa Economica Federal e a queda tem sido muito grande. Participamos de um encontro recente, do nosso setor em Goiânia, e as reclamações são de queda de mais de 30% nas vendas. Nós não estamos conseguindo crescer mais. Temos que remar muito e ser criativo para conseguir se manter. O momento da economia é muito dificil. Mas eu tenho fé e esperança, porque o Brasil já enfrentou crises maiores e sempre sai fortalecido, porque nossa gente é trabalhadora e criativa.

Xtp – Que analise você faz do cenário político em Três Pontas?

Allan – Como membro da Construai, por ter lojas em outras cidades e também pelo trabalho junto a Associação Comercial eu ando muito pelas cidades vizinhas e a realidade é até pior. Três Pontas, economicamente, comparando com outros municípios, posso até dizer que está bem. Tem um povo trabalhador e isso conta muito. Nossa economia gira em torno do café, mas o comércio e a indústria também têm sua força. Quanto a política, há grupos que se revezam no poder e os trespontanos estão cansados. Converso com muita gente e é preciso uma mudança urgente, com gente nova, caras novas. Estamos precisando formar líderes, pessoas boas pra tomar as dianteiras. Um prefeito pra ser bom tem que ter a mentalidade voltada para questões administrativas. Três Pontas é uma espécie de “empresa grande”. Fatura muito, tem muitas despesas e precisa de uma gestão eficaz. Tem que haver uma vocação empresarial, administrativa, para tocar a cidade. Nada contra ninguém, falam de panelas políticas, enfim. Acho que ninguém entra no poder pensamento em prejudicar a cidade. Mas é preciso melhorar. É preciso mudança. Em épocas de crise, as entidades de classe, como a Associação Comercial, que tem um presidente atuante, Michel Renan, que levantou a entidade, ajudam muito. Mas é preciso trocar ideias. O administrador da cidade precisa aprender a ouvir essas pessoas, essas entidades que querem o bem para Três Pontas. Tem que ser uma pessoa que saiba ouvir e entender. Falam que política é suja e que todos são ladrões. Mas não vejo assim. Todos somos políticos, em qualquer área de atuação. A política faz parte da cidadania, apesar dos problemas de escândalos e corrupções. Temos que participar da política mais ativamente.

Xtp – Você é filho de Ailton Oliveira, empresário e que sempre prestou relevantes serviços para a cidade. Ele tem uma forte veia política. Você também tem? Pensa em ser candidato?

Allan – Eu fico até lisonjeado em saber que estou nessa lista que o Conexão tem feito. O futuro a Deus pertence. Hoje eu não penso em ser candidato a nada, nem sou filiado a nenhum partido político. Mas nunca falo que “dessa água não bebo”. Se num futuro ocorrer a oportunidade de mostrar meu trabalho, poder prestar um bom trabalho para a minha cidade, aceitarei sim, farei com muito afinco. Mas, agora, isso não passa pela minha cabeça. Mas pode ser que amanhã mude de ideia. Estou aqui para ajudar. Damos ideias e queremos que a cidade cresça. Eu participo de um projeto em varginha chamado Encontro de Líderes e fomos chamados para ajudar a compor o Plano Diretor da cidade de Varginha. Ou seja, lá eles estão sabendo ouvir. Três Pontas precisa disso. E eu estou aqui para ajudar. A exemplo do que meu pai fez, ajudando a cidade, ao longo dos anos, também quero fazer.

Xtp – Caso você não venha a lançar seu nome como candidato, há outros nomes que você acha interessante numa disputa para prefeito?

Allan – Eu achei essa série de entrevistas do Conexão fantástica. É um bate papo, uma oportunidade para que as pessoas conheçam novas lideranças, novas vozes, enfim. Eu tenho certeza que essa moçada nova, empresários novos, sangue novo, mesmo que não seja no próximo pleito, estarão aí para ajudar a cidade a crescer. Mas há pessoas que têm boa história política, como Tadeu Mendonça. O próprio Paulo Luís, enfim. Precisamos ouvir propostas. E fico mais satisfeito com as novas lideranças.

Xtp – Suas considerações finais.

Allan – Quero agradecer ao Conexão Três Pontas e parabenizar vocês por essa grande iniciativa. É fundamental esclarecer a população, esse conhecimento é necessário. O próximo prefeito precisa ser muito mais dedicado. Precisamos de projetos mais audaciosos para que Três Pontas cresça realmente. 

* Fique atento! A qualquer momento uma nova entrevista dentro do Especial Eleições para Prefeito – 2016. A melhor arma contra a incompetência e a estagnação é o conhecimento e a mobilização popular.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *