O Conexão Três Pontas recebeu a informação de que uma grande operação policial estaria acontecendo na tarde desta quarta-feira (5) em diversos pontos da cidade. O objetivo foi desmantelar a ação dos bicheiros e demais pessoas envolvidas com o jogo do bicho.
De acordo com as informações obtidas na Rua Dona Isabel, no centro de Três Pontas, onde dois pontos de suposta jogatina foram averiguados, a operação contou com o trabalho em parceria das polícias civil e militar que, depois uma vasta investigação, tentaram estourar cerca de 20 pontos de jogo do bicho, espalhados por toda cidade.
A movimentação atraiu a atenção dos populares. Nós chegamos a conversar com o delegado da Polícia Civil de Três Pontas que estava na operação, Dr. Andrey Michel Alves Leite, em busca de outras informações, assim que uma prisão foi feita na Rua Dona Isabel. Ele nos disse que dará mais informações nesta quinta-feira, já que a operação, iniciada por volta das 14 horas, se estendeu por toda tarde até que todos os pontos fossem examinados pelas equipes das duas polícias.
Contravenção Penal
O Jogo do Bicho não é um crime, mas uma Contravenção Penal, que é basicamente um “crime anão”, como definem alguns especialistas. A única diferença entre os dois é a dimensão do delito e a consequente pena, que na Contravenção Penal é menor. Se o Jogo do Bicho fosse considerado um crime, quem lucra com ele poderia ser penalizado com reclusão ou detenção (ir pra cadeia por bastante tempo), poderia inclusive ser penalizado pela simples tentativa de envolvimento. Entretanto, a punição pelo envolvimento no Jogo do Bicho, como é uma Contravenção Penal, é de apenas 3 meses a 1 ano de prisão, e a simples tentativa não é punível.
Contravenção Penal ou não, o Jogo do Bicho continua sendo ilegal.
Como surgiu o Jogo do Bicho
Muito diferente de sua configuração atual, o Jogo do Bicho surgiu de uma maneira quase inocente há mais de um século. Em 4 de julho de 1892, o Barão João Batista Vianna Drummond, conhecido personagem carioca daquela época, idealizou o jogo como uma forma de atrair mais pessoas para o seu zoológico, que passava por dificuldades financeiras e estava prestes a ser fechado.
Para criar a dinâmica do jogo ele resolveu utilizar os 25 tipos de animais que existiam em sua propriedade na Vila Isabel e assimilou 4 números para cada animal, resultando em 100 dezenas contadas de 00 a 99. Estes números e animais são usados até hoje, mas o jogo tinha algumas diferenças.
A cada ingresso vendido para entrar no zoológico era associado um animal, dependendo dos dois últimos números do bilhete, e este ingresso dava direito à participação no sorteio, onde uma parte do valor arrecadado com as entradas era sorteado. O animal vencedor, que era escolhido previamente pelo Barão, era representado por uma figura que ficava escondida por um pano e só era revelada no final do dia, o que incentivava as pessoas a passarem o dia no Jardim Zoológico, consumindo os seus diversos serviços como cafés, hotel e restaurante.