Conexão TP_a1

A Febre Amarela vem se alastrando em todo estado de Minas Gerais e na região sul não é diferente. Inclusive um macaco encontrado morto em Três Pontas está sendo estudado para definir a causa da morte, que pode ser justamente essa doença. A preocupação da população é grande e por isso os agentes de saúde, através da secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Três Pontas, seguindo determinação do médico e prefeito Dr. Luiz Roberto Dias resolveram fazer uma espécie de mutirão de vacinação contra a febre amarela.

mosquito-haemagogus
Mosquito transmissor da febre amarela.

A vacinação poderá ser feita em todos os postos de saúde do Município, sendo que os postos dos bairros já estão funcionando até às 18 horas e as vacinações na Policlínica Central até ás 20 horas. Lembrando que o agendamento e atendimento de consultas segue no horário tradicional.

Muitas pessoas se encontram com o cartão defasado e precisam atualizar. Por isso é fundamental e obrigatório que se leve o Cartão de Vacinação para tomar a dose contra a febre amarela. Havendo necessidade outras vacinas também poderão ser aplicadas.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA?

DSC_00441-860x450

Como o surto está concentrado fora das regiões urbanas, o Ministério da Saúde recomendou a imunização para todas as pessoas que residem em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e aqueles que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro estão fora da área de recomendação para a vacina.

Em situações de emergência, a vacina pode ser administrada já a partir dos 6 meses. O indicado, no entanto, é que bebês de 9 meses sejam vacinados pela primeira vez. Depois, recebam um segundo reforço aos 4 anos de idade. A vacina tem 95% de eficiência e demora cerca de 10 dias para garantir a imunização já após a primeira aplicação.

Pessoas com mais de 5 anos de idade devem se vacinar e receber a segunda dose após 10 anos. Idosos precisam ir ao médico para avaliar os riscos de receber a imunização.

Por causar reações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo.

De acordo com o infectologista Artur Timerman, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, é importante se vacinar duas vezes – a segunda dose deverá ser tomada depois de 10 anos. Depois disso, a pessoa ficará imune por toda a vida.

Para áreas epidêmicas da doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que é necessária apenas uma dose – a chance de o corpo entrar em contato com doença por uma segunda vez antes de perder a proteção é grande. Tal contato reforça a criação de anticorpos e funcionaria como uma segunda dose.

COMO SABER SE EU PEGUEI FEBRE AMARELA?

h1

A doença se torna aparente de três a seis dias após a infecção, de acordo com o Ministério da Saúde. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maior parte das pessoas apresenta uma melhora após tais sintomas.

Cerca de 20% a 40% das pessoas que desenvolvem a versão mais grave da doença (15% do total de infectados) podem morrer.

MACACOS

macacomorto

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou que as mortes de três macacos estão sendo investigadas oficialmente no Sul de Minas por conta da febre amarela. Conforme a informação divulgada no último boletim diário sobre a doença, estão sendo investigadas mortes em Lavras (MG), Três Pontas (MG) e Varginha. O relatório também confirmou que um macaco encontrado morto em Poços de Caldas (MG) realmente morreu por conta da doença.

Além desses casos, o relatório confirma que há rumores de primatas mortos em mais onze cidades do Sul de Minas, no entanto, os casos não evoluíram para investigação. Há rumores nos municípios de Campestre, Claraval, Andradas, Caldas, Ibitiúra de Minas, Ouro Fino, Campanha, Santa Rita de Caldas, Toledo, Cana Verde e Perdões.

No domingo (12), a Secretaria de Saúde de Caldas confirmou que mais um macaco foi encontrado morto na zona rural do município. O animal foi achado por moradores em uma mata próximo ao Distrito Laranjeiras. Segundo a secretária Mayra Santos de Souza, o corpo do animal estava em perfeitas condições, sem nenhuma lesão aparente, sendo possível fazer a análise das vísceras para identificar o vírus da febre amarela. Outros dois animais foram encontrados em Varginha: um no Parque Mariela e outro nas imediações no Unis-MG. No entanto, só foi possível recolher material para análise desse último animal que foi encontrado.

Com informações do G1 Sul de Minas

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *