O que leva uma pessoa a, por brincadeira, prazer, loucura ou irresponsabilidade, atear fogo em matas e florestas, terrenos e matos? Será o prazer de ver tudo se destruindo? Será a sensação de estar espalhando aquela fumaça tóxica por casas, ruas e bairros afetando diretamente a saúde das pessoas e a vida animal?

Em Três Pontas o caso já passou dos limites. Todos os dias a Guarda Municipal, a PM e até o SAMU recebem denúncias. Nesta semana um incêndio de grandes proporções foi deflagrado no bairro Jardim  das Acácias, na região da famosa ‘Curva do Santinho’ e precisou de intervenção urgente. Poderia ter atingido várias casas. Mais e aí?

Não se sabe ainda se esse incêndio, que assustou moradores das imediações foi causado por causas naturais, acidentais ou colocado de propósito, de forma criminosa por algum leviano, desocupado. E não é de hoje que esse quadro é pintado em Três Pontas. Todos os anos o Conexão Três Pontas registra diversos casos, vários focos de incêndio, focos da desocupação de algumas pessoas, que cada vez menos podem ser chamadas de humanas.

No ano passado, por exemplo, um outro incêndio de grandes proporções foi causado por um adolescente (para muitos apenas uma criança inocente). Nossa reportagem registrou o caso e escrevemos o seguinte à época:

“Testemunhas relataram que foi um delinquente de 13 anos quem ateou fogo no local. Se pra um adulto esse tipo de crime praticamente não dá nada, imaginem pra uma “criança” (coitadinha né)? É a impunidade que impera. E falta de educação que reina, a decência que agoniza, a vagabundagem que assombra. Até quando???

Pais não conseguem mais educar seus filhos e transferem isso para professores. Professores, coitados, ferrados e mal pagos, literalmente, são agredidos por alunos e até por pais de alunos que deveriam dar exemplo e impor limites aos seus rebentos. Tudo errado!

Ah, mas pra que iremos nos preocupar com quem está colocando fogo nas matas não é mesmo? Isso é bobagem! Afinal de contas já colocaram fogo até numa escola em Três Pontas e os delinquentes não foram responsabilizados, claro. Seguiram rindo da nossa cara e certamente armando mais alguma “brincadeirinha inflamável”.

FLAGRANTE

Aumento de focos de queimadas no primeiro semestre de 2024

Os dados recentes sobre focos de queimadas no Brasil mostram um aumento alarmante nos primeiros 7 meses de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Segundo dados do programa de monitoramento de queimadas no Brasil BDqueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais o Mato Grosso do Sul lidera o ranking com um crescimento impressionante, passando de 1.138 focos em 2023 para 5.354 em 2024, o que representa uma diferença absoluta de 4.216 focos e um aumento percentual de 370,47%. Mato Grosso também apresentou um aumento significativo, com os focos subindo de 7.541 em 2023 para 11.242 em 2024, resultando em um aumento absoluto de 3.701 focos e uma diferença percentual de 49,08%.

_____continua depois da publicidade________

Entre os maiores aumentos percentuais, Mato Grosso do Sul e Roraima estão no topo, seguidos por Rondônia com um aumento percentual de 175,95% e Acre com 161,92%, enquanto São Paulo teve um crescimento percentual de 135,61%. Roraima Amazonas  e Mato Grosso do Sul já registram o maior números de focos de queimadas em 26 anos desde 1998.

A análise regional revela que a Região Norte, com estados como Amazonas, Roraima e Pará, apresentou aumentos acentuados, indicando uma possível intensificação das queimadas nessa área. Na Região Centro-Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam a mostrar números alarmantes, especialmente Mato Grosso do Sul, com um aumento impressionante. Na Região Sudeste, Minas Gerais e São Paulo também apresentaram aumentos significativos.

Parte do Sudeste com focos em alta

São Paulo teve um aumento absoluto de 1.032 focos, subindo de 761 em 2023 para 1.793 em 2024, o que representa um crescimento percentual de 135,61%. Minas Gerais, por sua vez, registrou um aumento absoluto de 927 focos, passando de 1.744 em 2023 para 2.671 em 2024, resultando em um aumento percentual de 53,15%. Esses dados refletem uma escalada preocupante dos focos de queimadas em ambos os estados, com São Paulo destacando-se pelo crescimento percentual mais acentuado.

_____continua depois da publicidade________

Fatores para explosão dos casos

Os primeiros sete meses de 2024 foram notavelmente mais quentes do que 2023. A atuação de massas de ar quente na região central do Brasil foram as principais causadoras da irregularidade das chuvas e do aumento das temperaturas, o que contribuiu para o aumento no número de focos de queimadas. Desde o começo do ano, ocorreram cinco períodos de temperatura extrema no Brasil: três ondas de calor e dois veranicos.

Destaca-se a onda de calor que durou de 22 de abril até 10 de maio, uma das mais longas registradas nos últimos anos, com cerca de 18 dias de temperaturas acima da normalidade, variando entre 3ºC e 7ºC acima da média. É importante considerar que a atuação do fenômeno El Niño desde o segundo semestre de 2023 até junho, somada com o aquecimento do Atlântico, favoreceu a intensificação dessas massas de ar quente e a irregularidade das chuvas. Em contraste, os primeiros sete meses de 2023 foram caracterizados por uma transição, sem efeitos climáticos mais notáveis no Brasil.

Com informações do Clima Tempo

GOSTOU DESTA REPORTAGEM?

Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.

Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.

Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.

Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.

Venha para a Família Conexão Três Pontas.

Conexão é jornalismo que faz diferença!

#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO