“O UNIS jamais poderia ficar de fora. Por tudo que a cidade fez por nós, jamais poderíamos virar as costas nesta hora. Por isso criamos o projeto Mãos Dadas e estamos abraçando literalmente a Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira e a Educação como um todo em Três Pontas”. Com essas palavras o Reitor do Grupo UNIS, Stefano Barra Gazzola sintetizou e simbolizou a importância que se deve dar à Educação, durante a Caminhada pela Paz realizada nesta segunda-feira (13) em Três Pontas.
Depois do incêndio criminoso, irresponsável e sem precedentes que destruiu paredes, salas, objetos, arquivos e muito da história da escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira, praticado por quatro delinquentes, menores de idade – sempre protegidos em demasia por nossa leis arcaicas – uma grande comoção misturada a mobilização tomou conta da cidade. Alunos, pais de alunos, diretores, ex-estudantes, população de uma forma geral protestaram, saíram às ruas e também nas redes sociais, mostrando indignação e perplexidade diante do incêndio. Porém, devido ao tamanho dos estragos e com as aulas suspensas, sem condição de retornar nos três turnos, começou uma corrida contra o tempo, diante do calendário letivo apertado, para se conseguir outros locais, de forma provisória, para abrigar os quase 1.800 alunos.
Foi aí que entraram em cena a Escola Jacy Junqueira Gazola, que está recebendo os alunos da noite do Estadual, e também o Grupo UNIS que, além de ceder suas salas para a turma da tarde (cujas aulas foram reiniciadas nesta última segunda-feira), através de seu Reitor Stefano Barra Gazola e diretores, resolveu fazer ainda mais. Vestiu a camisa do Estadual, da Educação de Três Pontas, colocou engenheiros à disposição, criou um grupo de apoio chamado Mãos Dadas para ajudar no que for preciso à escola incendiada e ainda promoveu uma Caminhada pela Paz, saindo da própria sede da FATEPS (Faculdade de Três Pontas), passando pela Câmara Municipal e chegando finalmente ao portão principal do Estadual Teodósio Bandeira.
Centenas de alunos participaram da Caminhada pela Paz e munidos de cartazes reivindicaram mais apoio à Educação. Esses mesmos alunos do UNIS recepcionaram os estudantes do Estadual com muito afeto, carinho e, literalmente, de braços abertos.
Na Câmara Municipal, que ficou com o Plenário lotado, o Presidente Luís Carlos da Silva suspendeu a reunião ordinária para que o Reitor Gazzola pudesse proferir algumas palavras de cobrança de providências por parte das autoridades e como um pedido de união em favor da Educação de Três Pontas.
“Quero dizer a vocês que o Grupo UNIS se sensibilizou muito com a causa do Estadual. Quando se fecha uma sala de aula se mata sonhos de uma geração. Também venho falar que os pais de alunos do Colégio Travessia, que faz parte do Grupo UNIS me deram uma grande lição de solidariedade, concordando e apoiando integralmente a abertura de nossas salas para esses estudantes que tiveram suas aulas interrompidas por um crime praticado. Também parabenizo a todos os diretores e profissionais do Estadual, verdadeiros guerreiros. Hoje apoiar o UNIS é fácil, mas nos piores momentos foi a cidade de Três Pontas que nos deu carinho e acolhimento, por isso estamos aqui e faremos muito mais”, disse Stefano, aplaudido por todos.
Já Bruno, Diretor do Estadual, fez questão de agradecer ao UNIS de forma emocionada: “Isso que vocês (UNIS) estão fazendo por nossa escola é algo sem tamanho, sem preço, jamais visto e ainda mais nos dias de hoje. Não há como agradecer tamanha generosidade. Por isso, humildemente, peço que todos aplaudam o UNIS. Muito obrigado de coração!”, pontuou.
Após as falas, a Caminhada pela Paz seguiu até o portão principal do Estadual, onde um grande abraço simbólico foi dado.
Realmente uma grande lição! Um exemplo raro porém mais forte e ardente que aquelas chamas que consumiram paredes, objetos e sonhos. Gestos assim, nos fazem pensar de forma otimista que o mundo tem solução e que a sociedade tem futuro.
Veja mais fotos:
Opinião
O Brasil já teve e tem grandes educadores, como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Mário Sérgio Cortella e o mestre Darcy Ribeiro. Aliás é de Darcy a seguinte frase: “O Livro, como bem sabemos é o tijolo com que se constrói o espírito”. Também é dele esse grande ensinamento: “Só há duas opções nessa vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca!”
A Escola Jacy Gazola que está recebendo os estudantes do Teodósio do período noturno está também dando um exemplo de cidadania e amor pela educação. Pilares que foram edificados pelo seu saudoso e incomparável diretor Celso Macário Mariano.
O Reitor Stefano Barra Gazzola ( em nome de todo Grupo UNIS), é um visionário, um sonhador em favor da Educação. Alguém que usa seu conhecimento e poder, a Inteligência e o coração, para fazer o bem, para que o sonho de uma nação bem educada nunca morra. Um grande sucessor de Darcy Ribeiro…
Parabéns a todos que estão dando esse grande exemplo para nossa gente!