Começou no dia 23 de março em quase todo Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com Ministério da Saúde, na primeira etapa os públicos prioritários foram idosos e trabalhadores da saúde. A segunda etapa, para doentes crônicos, já está sendo dada nos postos de saúde de Três Pontas mediante agendamento.
A primeira fase da Campanha de Vacinação no município aconteceu em locais abertos, em frente aos postos, quadras, praças, para que nenhum idoso ficasse confinado, mesmo que por alguns minutos, em um ambiente fechado e mais propenso à contaminação. Também houve agendamentos por telefone e um dia em que a vacinação se deu na Avenida Oswaldo Cruz, início da Av. Nilson Vilela, quando uma imensa fila de carros se formou. Os idosos não precisaram descer dos veículos e assim se mantiveram mais protegidos.
Seguindo cronograma do Ministério da Saúde, os doentes crônicos também serão vacinados. E para eles a data prevista era o dia 16 de abril. A nova etapa também abrange motoristas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. Idosos ainda podem se imunizar.
Os integrantes do público-alvo desta fase da campanha são: portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; além de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
De acordo com a Assessoria da Imprensa da Prefeitura Municipal de Três Pontas, mesmo a segunda fase tendo oficialmente começado no Brasil no dia 16, aqui em Três Pontas, para os doentes crônicos, deverá haver agendamento via telefone ou mesmo pessoalmente nos postos, o que não é recomendado por conta da necessidade de isolamento social provocado pelo coronavírus.
Os doentes crônicos que quiserem tomar a vacina precisarão apresentar medicação, atestado ou laudo médico que comprove a existência da doença.
Vacinados em Três Pontas nesta fase:
– Membros das forças de segurança e salvamento;
– Doentes crônicos;
– Caminhoneiros;
– Motoristas e cobradores de transporte coletivo;
– Portuários;
– População Indígena
“Ligue ou vá no posto mais perto de sua casa para AGENDAR a sua vacina”, informou a PMTP.
Contatos dos Postos de Saúde:
CS CATUMBI – 3266-1056
CS VILA MARILENA – 3265-5621
CS PADRE VICTOR – 3265-4185
CS SANTA EDWIRGES (EM REFORMA e será agendado no SALÃO PAROQUIAL DO BAIRRO)
ESF DR. ODILON TEODORO LEITE – 3266-5231
ESF DR. OSCAR DE OLIVEIRA BRITO – 3266-6798
ESF DR. CARLOS – 3266-5407
POLICLÍNICA – 3265-5524
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras