O quadro Histórias de Vida, criado pelo portal Conexão Três Pontas, tem o objetivo de homenagear, em vida, pessoas de todas as classes sociais, profissões, funções ou perfis, que tenham se destacado por trabalhos relevantes ou simples, por exemplos deixados ao longo dos anos, por um legado de amizades e respeito. E hoje estamos, merecidamente, homenageando, contando um pouco da história do pároco da Matriz d’Ajuda, Padre Ednaldo Barbosa, muito querido.

Pe. Ednaldo Barbosa nasceu em 02 de dezembro de 1971. Foi ordenado padre em 07 de julho de 2001. Ele está em Três Pontas desde 2011.

Desde que chegou em Três Pontas para comandar a Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, provocou uma verdadeira revolução na cidade. Reorganizou as finanças da Igreja, reformou diversas igrejas, como a do Pontalete, a do Hospital e também a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. Reformou ainda todo o Escritório Paroquial. Foi com a sua supervisão que o processo de Beatificação do agora Beato Padre Victor andou e se tornou realidade. Padre Ednaldo é considerado um sacerdote de pulso firme, gênio forte, um teólogo de mão cheia, uma exímio administrador, alguém que já entrou para a história de Três Pontas pelos feitos que transformaram para melhor todo o contexto da paróquia.

Foi com Padre Ednaldo a frente da Matriz, que no dia 06 de junho de 2015, um sábado, Vossa Santidade o Papa Francisco, autorizou, logo pela manhã, (Horário de Brasília), a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o Decreto de Beatificação do Padre Francisco de Paula Victor. O Conexão foi o primeiro veículo a divulgar a grande notícia, que teve uma repercussão gigantesca, a maior da ainda breve historia do portal. A emoção tomou conta de toda cidade.

Foi graças ao grande trabalho de Padre Ednaldo, Diocese da Campanha, paróquias locais, devotos e a Associação Padre Victor, que no dia 14 de novembro de 2015 que o sonho virou realidade. Padre Victor se tornava Beato. Três Pontas, com cerca de 57 mil habitantes, se preparou para receber milhares de romeiros e devotos de Padre Victor, muito venerado na região. A cerimônia foi realizada no aeroporto municipal, às 16 horas de um sábado inesquecível. A cidade está localizada a 291 quilômetros de Belo Horizonte e a 344 quilômetros de São Paulo, com acesso pela Rodovia Fernão Dias no trevo de Varginha.

Uma grande reforma aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda, novamente com a supervisão do Padre Ednaldo Barbosa. O local de visitação dos fiéis saiu dos fundos do templo católico e ganhou enorme destaque do lado direito do Altar.

Padre Ednaldo, incansável, fortaleceu os movimentos e pastorais, incentivou a oração e a caridade, lutou pelas famílias, pela “coisa certa”. E normalmente quem tem a coragem de “mexer” em alguns “vespeiros”, nem sempre é compreendido e tolerado. Mas o fato é que a grande maioria dos trespontanos, principalmente os católicos, reconhecem e aplaudem o trabalho formidável desempenhado por esse sacerdote, um homem reto, coerente, verdadeiro e competente.

Surgiram rumores recentes que preocuparam os paroquianos: Padre Ednaldo Barbosa, atendendo determinação da Diocese da Campanha, poderia deixar Três Pontas. Felizmente, para os fiéis católicos da Matriz, isso não ocorreu.  O atual Bispo Dom Pedro Cunha Cruz, renovou sua permanência na Terra de Padre Victor e de Nossa Mãe por tempo indeterminado.

Outro grande trabalho de Ednaldo Barbosa foi a instalação do novo sino. A Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda ganhava no final do mês de março de 2017 seu terceiro sino. Feito em homenagem ao Beato Padre Victor, quem instalou, enquanto pároco, os outros dois. Para isso o atual pároco, Padre Ednaldo Barbosa, criou uma campanha de doação de recursos e contou com a ajuda dos fiéis católicos.

No sábado, 25 de março de 2017, durante a Santa Missa das 19 horas, a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda esteve lotada. O Bispo Dom Pedro Cruz presidiu a cerimonia especial. Muitos fiéis fizeram questão de fotografar o novo sino, todo dedicado ao Beato Padre Victor. Já no dia seguinte o sino foi erguido até a torre da Igreja através de um guindaste. Agora o som vindo da Matriz Nossa Senhora d’Ajuda, local onde estão os restos mortais de Francisco de Paula Victor, ecoa ainda mais forte.

Ampliando sua gama de trabalhos, na noite do dia 31 de Janeiro de 2018, a cidade de Nepomuceno se alegrou com a apresentação e acolhida do seu novo administrador paroquial. Pe. Ednaldo Barbosa foi recebido por uma numerosa quantidade de fiéis nepomucenenses na Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano e celebrada por 15 sacerdotes. Autoridades civis se fizeram presentes, como a Prefeita Municipal e Vereadores. Também o Pastor Saulo, que representou as demais denominações religiosas presentes em Nepomuceno. Esse trabalho em nepomuceno não atrapalha em nada sua coordenação paroquial em Três Pontas, segundo o próprio sacerdote.

Padre Ednaldo Barbosa recebeu uma Moções de Aplauso da Câmara Municipal de Três Pontas pelo destaque na evangelização e trabalhos importantes a frente de sua paróquia. Um verdadeiro discípulo de Cristo que cumpre com afinco e absoluta abnegação suas funções sacerdotais. Compartilha uma sinceridade que as vezes assusta, mas que é necessária nos dias de hoje e, principalmente, diante do tanto que há para se fazer pela Paróquia e pelos fiéis.

Um religioso convicto, cumpridor dos ensinamentos de Jesus e das leis dos homens. Como um bom brasileiro, nunca foge à luta. Se precisar, “compra briga” para defender as coisas de Deus e do povo de Deus. É avesso ao errado, a mentira, a fofoca e tudo aquilo que não provém do reino dos Céus. Culto, politizado e de opiniões claras, Ednaldo está sempre em busca do melhor para todos. Por tudo isso é tão invejado, tão querido e tão amado.

Por tudo isso, Padre Ednaldo Barbosa recebe as homenagens do Conexão Três Pontas, por sua bela História de Vida!

INDIQUE PERSONAGENS PARA CONTARMOS HISTÓRIAS DE VIDA

Se você conhece alguém, não importa idade, credo ou profissão, que tenha uma vida pautada pela ética, pelo trabalho, pela honestidade e acima de tudo pela amizade, por fazer o bem sem olhar a quem, entre em contato com nossa reportagem pelo tel/whats (35) 9 9975-4248 ou pelo e-mail conexaotrespontas@hotmail.com e nos ajude a homenagear, em vida, quem merece.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *