Novamente a Santa Casa passa dificuldade por conta de atrasos nos repasses do Governo do Estado.

A nova direção da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis anunciou uma celebração que acontecerá no próximo dia 22, no Jardim do HSFA para marcar mais um aniversário da entidade, a partir das 16 horas. Mas, apesar de um trabalho considerado excelente por praticamente toda a população trespontana, a direção do Hospital voltou a demonstrar enorme preocupação em virtude dos atrasos nos repasses por parte dos governos Estadual e Federal. O provedor Michel Renan concedeu entrevista ao Conexão e elencou fatores positivos e negativos nessa caminhada que, em janeiro de 2018, completa 9 meses:

Conexão – Vocês assumiram a Santa Casa com uma dívida de 21 milhões de reais. Nove meses depois qual é a realidade financeira da entidade?

Michel Renan – De fato assumimos a Santa Casa com essa dívida de 21 milhões de reais, sendo 19 milhões de passivos e outros 1,8 milhão referente a débitos de exercícios anteriores. Felizmente, diante de um trabalho sério e árduo, a união de forças, essa dívida já caiu em torno de 5 milhões de reais, de acordo com auditoria interna. Portanto deve estar na casa dos 16 milhões.

Conexão – Havia, quando vocês assumiram, um grande temor e risco eminente de fechamento do Hospital. Isso felizmente não ocorreu. Na sua visão se deve a quais fatores?

Michel Renan – A uma somatória de fatores, e agradeço a todos que de alguma maneira colaboraram. Nossa diretoria tem trabalhado de forma abnegada até tarde da noite para alcançarmos nossos objetivos; agradeço também o encaminhamento das emendas parlamentares dos deputados Diego Andrade, Mário Henrique Caixa, Dimas Fabiano, entre outros, que ainda virão e cuja ajuda será externada através do nosso agradecimento. Pra se ter uma ideia, nos últimos 10 anos o Hospital recebeu algo em torno de R$2.700.00,00 em emendas. Somente nesses nove meses que estamos à frente do HSFA os números já são maiores. Também destaca-se a grande ajuda da população trespontana que comprou nossa ideia, abraçou a causa e realmente tem sido fundamental para manter a Santa Casa aberta.

Conexão – Vocês anunciaram a celebração e mais um aniversário, que ocorrerá no dia 22. Mas a entidade passa por novas dificuldades. O motivo seria um novo atraso nos repasses do governo?

Michel Renan – Sim. Infelizmente o Estado já nos deve novamente quase 2 milhões de reais. Temos também 800 mil reais em emendas parlamentares do estado que não foram repassadas e isso tem nos trazido enormes problemas.

São R$1.850.000,00 de atrasos referente ao Pro-Hosp e também a Rede Resposta. É muito difícil, uma situação complicada tentar equilibrar as contas, colocar a casa em dia com essa realidade de atrasos por parte do governo do Estado. E pra piorar ainda temos agora atraso em repasse do Governo Federal.

Conexão – E quais os reflexos desses atrasos?

Michel Renan – Quando assumimos os médicos estavam com 5 meses de atraso salarial, agora estão com 4 meses. Ou seja, conseguimos pagar os salários atuais a cada mês e ainda quitar um mês referente a gestão anterior. Nós conseguimos colocar os salários dos colaboradores (funcionários) em dia, inclusive o décimo terceiro. Estávamos conseguindo pagar os vencimentos até o quinto dia útil, coisa que não acontecia há 15 anos. Mas com esses novos atrasos nos repasses, novamente estamos com sérias dificuldades. A situação é realmente grave mais uma vez.

Esse mês, por exemplo, ainda não conseguimos pagar os salários, que já estão atrasados. Se esses repasses não forem feitos a situação vai piorar cada vez mais e não dá para prever o que pode ocorrer.

Já está faltando medicamentos no Hospital, inclusive na UTI. E isso é muito grave. Não temos condições (recursos) de comprar. Estamos lutando para, mais uma vez, reverter esse quadro. Esperamos a boa vontade do governo de Minas.

Conexão – Você está esperançoso quanto a situação da Santa Casa?

Michel Renan – Não cessarei nos esforços em busca de recursos e meios para que nossa Santa Casa permaneça sempre aberta. Continuo contando com apoio da população e todos que de braços abertos aderiram a essa causa. A permanência da nossa Santa Casa é de suma importância para nossa região.

 

 

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *