Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o câncer de cabeça e pescoço e a importância de se fazer a prevenção e ficar atento aos sinais de alerta da doença, o Hospital Dilson Godinho promove, durante este mês de julho, o Projeto conhecido como “Julho Verde”. O mês de atenção à doença surgiu em 2014 no congresso mundial da especialidade. No dia 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca e laringe é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireóide, sendo o quinto mais comum entre elas. Os tumores de cabeça e pescoço são localizados na pele, cavidade oral e lábios, orofaringe, hipofaringe, nasofaringe, esôfago cervical, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, glândulas salivares e tireóide.

Para o médico Lucas Ferreira Bicalho, que é um dos responsáveis pelo Projeto Julho Verde, “os principais fatores de risco são o cigarro e o álcool. Cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com carcinoma escamoso fumam ou fumaram em alguma fase da vida”.

“Além disso, nas últimas décadas tem aumentado a incidência da doença na faringe, amídalas e base da língua, principalmente em pacientes jovens, menores que 40 anos, que não fumam ou bebem. Esses novos casos estão ligados ao Papilomavírus Humano (HPV), transmitido através do ato sexual sem proteção” alertou o médico.

Um caroço no pescoço, feridas na boca ou garganta, dor para engolir ou rouquidão que durem mais de 3 semanas são sinais de alerta, principalmente em pacientes com mais de 40 anos e/ou fumantes. O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço.

As chances de cura nos casos iniciais podem superar os 90%. Infelizmente, cerca de 2/3 dos pacientes se apresentam à primeira consulta com doença avançada, diminuindo muito as perspectivas de cura e aumentando as sequelas do tratamento.

Mutirão

Dentre as atividades que estão sendo preparadas na programação do “Julho Verde” está o 2º Mutirão de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que terá ações gratuitas e beneficentes, oferecidas por serviços médicos públicos e privados, que prestam informações e orientações e realizam avaliações e triagem de pessoas com risco, queixas ou sintomas sugestivos de câncer de boca, garganta, cordas vocais, tireóide, pele e outros tumores de cabeça e pescoço.

O mutirão, que acontecerá na Praça Dr. Carlos, centro de Montes Claros, em dia a ser definido, tem a expectativa de atender gratuitamente 300 pessoas.

 

FOTO: O médico Lucas Ferreira Bicalho é um dos responsáveis pelo projeto

Fonte: Hospital Dilson Godinho

OFERECIMENTO

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *