Água com limão, uma bebida que nos últimos anos tornou-se um hábito matinal saudável para muitas pessoas. Mas o que acontece com o corpo tomando todos os dias durante um certo período de tempo?
Uma proposta saudável para quando você acorda é tomar uma bebida quente preparada com dois ingredientes simples: água e suco de limão fresco. Essa mistura promete ser uma cura para a nossa saúde, desde que a bebamos consistentemente por um certo período e nos distanciemos do verdadeiro café da manhã por algum tempo. Veja aqui os verdadeiros benefícios:
- Pele mais jovem e brilhante: graças à presença de uma boa dose de vitamina C e outras substâncias úteis, pode-se notar um rejuvenescimento da pele e um maior brilho do rosto.
- Maior facilidade na perda de peso: existem aqueles que tomam água e limão como uma ajuda durante uma dieta de perda de peso, uma vez que a mistura promove perda de peso mais rápida (naturalmente se tomada como parte de uma dieta equilibrada, apoiada na quantidade certa de atividade física e acompanhamento médico-nutricional).
- Melhor digestão e regularidade intestinal: a água e o limão ajudam o sistema digestivo e facilitam o processo de eliminação de resíduos do corpo. Previne o problema da constipação, mas também previne a diarreia, assegurando funções intestinais regulares.
- Sistema imunológico mais forte: o limão ajuda a manter as defesas imunológicas do nosso corpo em dia, e água potável e limão todos os dias, portanto, ajuda a nos proteger melhor de várias influências e infecções.
- Equilibra o pH do corpo: para quem acredita na teoria que um corpo saudável requer um determinado pH, a água e o limão é uma excelente solução para manter esse valor em equilíbrio.
- Desintoxicante e energizante: a água e o limão ajudam a desintoxicar o corpo em benefício da pele, mas em geral de todas as funções do corpo e, portanto, a longo prazo, podemos nos encontrar com um grau de energia mais elevado.
- Remineralizar: o limão é uma boa fonte de potássio, cálcio, fósforo e magnésio e, portanto, tem um efeito remineralizante em nosso corpo, pois pode ajudar a repor os sais do corpo mesmo depois de uma intensa sessão de treinamento.
- Diurético: o suco de limão diluído em água age como um diurético, aumentando a produção de urina e favorecendo a eliminação do excesso de água do corpo (portanto, também pode melhorar a retenção de água).
- Reduz inflamação e dor: esta bebida é capaz de dissolver o ácido úrico e assim aliviar a inflamação das articulações e dor devido aos depósitos desta substância no corpo.
- Melhora a respiração: aqueles que sofrem de halitose podem achar benéfico tomar água e limão. De fato, o limão refresca a respiração.
Por quanto tempo tomar água e limão?
É recomendado para beber uma xícara de água com limão todos os dias ao acordar. A bebida pode ser tomada diariamente, mesmo por longos períodos de tempo, a menos que ocorram efeitos colaterais (veja abaixo) ou caso você sinta qualquer tipo de desconforto.
Para ver os primeiros benefícios, no entanto, é necessário esperar pelo menos duas semanas ou, em alguns casos, um mês.
Dina Gachman, blogueira e escritora americana, experimentou beber diariamente e testar os benefícios da água potável e do limão, decidindo por tomar duas xícaras da bebida durante duas semanas.
Especificamente, o que ela percebeu foi:
- Melhora ligeira na aparência da pele
- Alguns pontos foram iluminados e a pele era menos opaca
- Ela se sentiu menos inchada
- Ela não ficou doente durante o experimento (deve-se dizer, no entanto, que a probabilidade em duas semanas não foi alta)
- Ela se sentiu mais inclinada a se exercitar e comer alimentos saudáveis
Contraindicações e efeitos colaterais
Apesar dos muitos benefícios dessa bebida, a água e o limão também têm algumas contra-indicações e efeitos colaterais para se ter em mente:
- Esmalte dentário: é muito importante notar que quando o suco de limão entra em contato direto com os dentes, pode estragar o esmalte, pois é rico em substâncias ácidas. Portanto, é aconselhável lavar a boca completamente imediatamente após ter consumido a bebida.
- Afta ou lesões na boca: mesmo no caso de aftas ou lesões profundas dentro da boca ou nas gengivas, o ácido cítrico presente nos limões pode causar problemas e causar mais danos do que qualquer outra coisa. Portanto, antes de tomar a bebida, espere que esses distúrbios sejam completamente resolvidos.
- Azia ou úlceras: contraindicação muito mais grave para a ingestão de água e limão é no caso de azia e úlceras. O limão, na verdade, agravaria a situação ativando a pepsina, uma enzima do estômago que decompõe as proteínas e vai piorar a acidez e o desconforto.
- Náusea, vômito ou enxaqueca: em alguns casos, a água e o limão podem dar a impressão de náusea e vômito ou enxaqueca como efeito colateral.
- Deficiência de potássio: o uso excessivo de suco de limão também tem sido associado a uma possível falta de potássio, entre outras coisas, para aumentar a diurese.
É importante que todos saibam lidar com o seu organismo. Deve ser enfatizado que, como outros remédios naturais, nem sempre é adequado para todos. Aprendamos a entender as mensagens que nosso corpo nos envia para avaliar se a água com limão é uma solução natural que realmente nos convém!
Fonte Green Me
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #distanciamentosocial #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas #vacinacontracovid19