unis-nova-oferecimento

Um, caso que ganhou a mídia nacional e caiu como uma bomba em Três Pontas, causou indignação, incredulidade e perplexidade em todas as rodas de conversa e principalmente pelas redes sociais. Um jovem trespontano que mora na Irlanda foi condenado há 13 anos de prisão acusado de estuprar uma mulher naquele país. Apesar de toda mídia brasileira ter dado destaque ao caso, em Três Pontas nenhum órgão de imprensa quis divulgar a notícia sem que houvesse uma apuração mais completa, mais detalhada, o que mostra o nível de seriedade da imprensa local. O Conexão Três Pontas, desde a manhã desta quinta-feira (03) vem tentando contato com os familiares do rapaz condenado.

ENTENDA O CASO (Fonte Uol)

2
Caso repercutiu em vários países e foi destaque na mídia brasileira.

O brasileiro Rafael Tiso, 31, foi condenado nesta terça-feira (1º) pela Corte Criminal Central de Dublin, na Irlanda, a 13 anos de prisão. O mineiro, de Três Pontas (MG), foi considerado culpado de ter estuprado uma jovem irlandesa de 23 anos em meados de janeiro, deixando-a com ferimentos graves. O caso não cabe recurso, já que Tiso admitiu ter cometido o crime. No país, estupro é o segundo delito mais grave depois de homicídio, podendo levar à prisão perpetua.

Câmeras de segurança capturaram Tiso, que trabalhava como rickshaw (transporte de pessoas com bicicleta), saindo com a vítima de um clube noturno em Dublin, na capital irlandesa. Segundo a justiça, o rapaz abusou da jovem, que estava sob efeito de álcool e drogas, e a deixou jogada na rua, totalmente inconsciente. Logo depois, retornou ao bar onde estava para beber com os amigos.

“Foi um crime cruel perpetrado contra uma jovem em estado vulnerável. A vítima foi descartada em uma situação chocante e sofreu não só danos físicos, mas também psicológicos”, disse a juíza Isobel Kennedy na Corte Criminal Central da capital irlandesa.

Cerca de uma hora após o crime, a moça foi encontrada na rua por um transeunte, que logo acionou o socorro médico. No hospital, segundo a justiça irlandesa, a moça teve de passar por procedimentos cirúrgicos, pois havia sofrido diversas lacerações. Segundo relatório médico, ela não lembrava de nada do que havia acontecido.

Defesa

A defesa de Tiso, feita pela promotora Caroline Biggs SC, alegou que ele estava tomando medicamentos para ansiedade, pois tinha uma carga horária sobrecarregada no trabalho. ”Por causa disso, ele estava fora de si na noite do crime”, disse Biggs na Corte Criminal.

Tiso, que é formado em Administração de empresas e tem MBA em Mercado Financeiro, chegou na Irlanda em 2015. Em uma entrevista dada a um blog de viagem na época, ele disse que “intercâmbio sempre foi um sonho desde a faculdade”.

Casos

De acordo com a polícia irlandesa, 536 casos de estupros aconteceram no país neste ano, número 13% superior ao mesmo registrado em 2015. São quase dois crimes por dia. Cerca de 10% das 750 mil mulheres irlandesas, segundo o SAVI Report (relatório de abuso sexual e violência na Irlanda), foram estupradas ao longo de suas vidas.

Nas escolas, segundo pesquisa divulgada em fevereiro deste ano pela Union of Students in Ireland (União dos Estudantes da Irlanda, em tradução livre), uma em cada doze meninas foram vítimas de estupro. Cerca de 35% disseram, ainda, que os casos aconteceram diversas vezes.

CONEXÃO PROCUROU A FAMÍLIA

rickshaw

Nossa equipe de reportagem tentou por várias vezes contato com familiares de Rafael Tiso. Nesta quinta-feira (03) conversamos com uma funcionária da empresa dos pais de Rafael. Ela disse que a família estava muito abalada e que possivelmente não se manifestaria, mas que passaria o nosso contato, caso resolvessem falar em defesa do filho.

Um amigo de Rafael Tiso, de nome Bruno, falou ao Conexão: “O Rafael era uma pessoa muito na dele. Muito reservado, não era muito de abrir a cara não. O irmão dele já era mais agitado, mais brincalhão. O Rafael já era mais quieto. Um parente dele acaba de me informar que ele tem uma ligação por dia e que ele alega ser inocente, que ele fez sexo com a moça mas não foi a força e que os dois estavam bêbados”, comentou.

Uma amiga da família do trespontano, que preferiu não se identificar, conversou com uma tia de Rafael Tiso. Segundo essa tia ele realmente já foi condenado e a família não está querendo comentar nada por enquanto, pois estão sofrendo muito diante de tudo que está acontecendo.

No início da tarde desta sexta-feira (04), o Conexão Três Pontas, procurou novamente pelos pais de Rafael Tiso. Entramos em contato mais uma vez na empresa da família e de acordo com um funcionário “os pais de Rafael Tiso viajaram para uma roça, foram se afastar um pouco diante de toda essa polêmica e os comentários maldosos. Muito possivelmente eles estarão de volta na segunda-feira e a tendência é de que eles se pronunciem, que procurem a imprensa para dar a versão deles ou repassar informações vindas dos advogados que estão na Irlanda”, explicou.

Nota

O Conexão Três Pontas não compactua com qualquer crime ou ilegalidade. Não abafamos nenhum caso, seja envolvendo ricos ou pobres. Mas procuramos sempre a ética, a transparência, a seriedade e a verdade dos fatos. Não somos guiados por ondas de justiça pelas próprias mãos, ondas de achismo, revanchismo ou sensacionalismo.

Fazemos um trabalho sério, imparcial, de absoluta coragem e independência. Aqui, todos os fatos são narrados, mostrados. Mas consultamos nossas fontes, nos aprofundamos nos fatos e não saímos postando nada apenas em busca de ibope, cliques ou mais repercussão.

Lidamos com pessoas, com famílias, muitas vezes com fatos gravíssimos. Não nos curvamos diante de pressões, críticas, acusações, achismo e falácias, seja de gente importante ou de gente que finge ser importante, seja de críticos pessoais ou de leitores que respeitam nosso trabalho. Aqui o que manda é a ética jornalística, sem distinção de credo, cor, opção sexual, condição financeira ou classe social. Aqui a verdade sempre prevalece, doa a quem doer.

Roger Campos

Jornalista Conexão Três Pontas (MTB 09816)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *