Nenhuma área da medicina foi tão beneficiada pelo aperfeiçoamento do laser quanto a dermatologia. Ele é a principal indicação a maioria das terapias antienvelhecimento – da remoção de manchas ao aumento da produção de colágeno, a fibra responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Na década de 80, o laser era utilizado em apenas alguns casos, sobretudo nas peles profundamente marcadas pelo tempo, e os efeitos colaterais dos tratamentos, como vermelhidão e queimaduras, eram tão profundos que obrigavam os pacientes a ficar em casa por até um mês. Atualmente, com a evolução dos equipamentos, alguns tipos de tratamento proporcionam ao paciente, a possibilidade de se submeter a uma sessão de laser e sair do consultório do dermatologista diretamente para o trabalho.

Existem a disposição do dermatologista diversos tipos de laser usados para as mais diferentes indicações, inclusive as chamadas plataformas, que unem em uma única máquina diversas tecnologias.

As indicações para o tratamento a laser são:

REMOÇÃO DE TATUAGEM

Para aquelas pessoas que fizeram tatuagem e se arrependeram existe a possibilidade de retirada a laser.

O tratamento é feito com sessões de intervalos mensais e a quantidade de sessões é variável de acordo com as cores que compõe essa tatuagem, do tempo que foi feita, da profundidade que a tinta se encontra, do tipo de tinta utilizado.

O laser produz pequenos pulsos de luz que passam, sem causar nenhum dano, pelas camadas superiores da pele para serem seletivamente absorvidos pelo pigmento da tatuagem. Essa energia faz com que o pigmento da tatuagem se fragmente em partículas menores, que são então removidas pelo sistema imunológico do nosso corpo.

O laser se tornou o tratamento de escolha para a retirada de tatuagens, pois proporciona uma alternativa eficaz, de baixo risco e com menores chances de cicatrizes inestéticas na pele.

A aplicação é rápida, deve ser utilizado creme anestésicos antes, e após usamos regeneradores específicos. Há formação de crosta no local que deve sair naturalmente.

TRATAMENTO DE MELANOSES SOLARES E SARDAS

Melanose solar, também chamada de mancha senil, é causada pela ação do sol na pele ao longo dos anos, ocorre um aumento dos melanócitos e da sua atividade, produzindo mais melanina e escurecendo a pele em alguns pontos. Surgem em áreas expostas ao sol, como face, colo, dorso das mãos e braços.

As sardas ou efélides surgem em pessoas de pele clara, sendo que têm maior incidência em ruivos e de olhos claros. Elas surgem, principalmente, na face, mas podem aparecer nos braços e nas costas. As sardas costumam aparecer na infância por volta dos cinco anos de idade, como manchas acastanhadas na pele exposta à luz. A tendência é que as sardas aumentem em número, tamanho e profundidade de pigmentação na estação mais quente do ano.

O tratamento com Luz Intensa Pulsada pode clarear essas manchas. As sessões são mensais e quantidade de sessões é variável de acordo com tipo de pele, quantidade de manchas e sensibilidade individual.

A Luz Intensa Pulsada é gerada por um aparelho que emite uma luz que atinge alvos específicos, como a melanina nesses casos.

O tratamento é indicado para pacientes com tons de pele claros e até o fototipo IV, desde que não estejam bronzeados.

A aplicação não é dolorosa, causando apenas um leve desconforto, dura cerca de 20 minutos na face. Logo após a aplicação a pele fica avermelhada e com ardência local, que dura cerca de 1hora. Nos dias seguintes a pele pode ficar sensível e ter leve descamação. É recomendado uso de produtos específicos, proteção solar e não se expor ao sol por no mínimo 30 dias após o tratamento.

TRATAMENTO DE MELASMA

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de visto nos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição. É uma condição crônica que requer tratamento contínuo, com uso de protetor solar e produtos específicos.

O único laser liberado para tratamento de melasma é o NdYag Q-switched, pois causa destruição do pigmento sem gerar trauma na pele ou aquecimento intenso. A quantidade de sessões varia, mas em média de 6 a 10 sessões para obter bons resultados. A aplicação é indolor e deixa apenas um avermelhado transitório na pele, que desparece em poucas horas.

Vale lembrar que o laser para melasma é uma opção entra muitas outras, e que o portador de melasma deve manter tratamento com dermatologista por toda a vida, pois quando há abandono do tratamento as machas costumam voltar.

CLAREAMENTO DE OLHEIRAS

Algumas pessoas apresentam as pálpebras escurecidas, o que gera aspecto de cansaço e “olhos fundos”.

O laser Nd Yag Q- Switched tens bons resultados para melhora dessas manchas. As sessões são mensais, em geral de 2 a 6, indolores e que não tem período de recuperação, após poucos minutos a pele já está normal, sem dor, vermelhidão ou descamação.

TRATAMENTO DE VASINHOS

Com uso do laser Nd Yag 1064 podemos tratar vasinho na face e corpo. Esse laser é indicado para telangiectasias, ou seja, os vasinhos avermelhados e bem finos. Os resultados são bons principalmente na face. Para vasinhos nas pernas é importante avaliar se não há comprometimento da circulação, pois se houver insuficiência vascular é necessário tratamento vascular.

A aplicação é rápida, com leve desconforto. Os resultados são visíveis desde a primeira sessão, e quantidade de sessões depende de cada caso.

TRATAMENTO DE CICATRIZES DE ACNE

Muitas pessoas que sofreram com acne apresentam cicatrizes, principalmente na face, que são caracterizadas por pequenas áreas de atrofia da pele, muitas vezes associada a manchas, o que pode causar desconforto estético.

Para o tratamento das cicatrizes de acne podemos usar a Radiofrequência Microagulhada: consiste na associação de microagulhas que causam um trauma na pele associada a radiofrequência que estimula a produção de colágeno.

Usamos um creme anestésico antes da sessão, que dura cerca de 30 minutos. Logo após a pele fica avermelhada e com leve ardência que podem durar por cerca de 3 dias. O paciente deve evitar sol por pelo menos 30 dias após a sessão. O tratamento é feito com 3 a 5 sessões em média.

FLACIDEZ DE FACE E PESCOÇO

Com o avançar da idade há diminuição da produção de colágeno, além da perda de gordura no tecido subcutâneo que faz a sustentação da face, causando o aspecto da flacidez, que atinge a face e também o pescoço.

Para isso existem vários tipos de tratamento, sendo um dos mais atuais e promissores, o uso do Ultrassom Microfocado.  A aplicação deste aparelho tem por finalidade atingir o sistema aponeurótico muscular (SMAS) e a derme, gerando pequenos pontos de coagulação para estimular a produção de colágeno. O resultado é uma melhora importante da flacidez no local aplicado!

É indicado para pessoas com flacidez leve a moderada, ou para quem não quer ou não pode se submeter a um lifiting cirúrgico.

A aplicação é praticamente indolor, causando leve desconforto em alguns pontos. Logo após a pessoa pode retornar às atividades diárias, sem período de recuperação!

O resultado é percebido logo após, porém a melhora ocorre por até 4 meses! São indicadas sessões a cada 6 meses ou 1 ano dependendo do caso!

REJUVENESCIMENTO

As marcas do tempo na pele se traduzem em rugas, manchas e flacidez, em maior ou menor grau. Os fatores que definem nosso envelhecimento são muitos e incluem: genética, exposição solar, alimentação, tabagismo e prevenção!

Quando os sinais do envelhecimento se tornam evidentes podemos lançar mão da tecnologia a favor da beleza.

Com uso do Laser Ablativo Fracionado podemos reverter alguns danos e proporcionar melhora das rugas, manchas e textura da pele.

Um tratamento que une as melhoras tecnologias para rejuvenescimento é o chamado Total Lift Solon : em uma única sessão tratamento todas as camadas da pele, desde a derme mais profunda até a epiderme ( a camada mais superficial), tratando flacidez, rugas, manchas e textura da pele de uma vez!! Para isso associamos: Ultrassom Microfocado, Laser Intra Oral, Radiofrequência Microagulhada e Laser Ablativo.

A sessão dura cerca de 1 hora e meia e feita sob anestesia tópica. Logo após a aplicação a pele fica avermelhada e sensível, nos dias seguintes há leve ardência e descamação, sendo necessário uso de produtos específicos e é proibida a exposição solar por 30 dias após o procedimento.

O resultado é visto cerca de 10 dias após e continua em processo de melhora por até 4 meses!

A área médica avança a passos largos em várias especialidades incluindo a dermatologia, devemos usar os produtos e tecnologias de forma consciente e responsável. Cada pessoa tem necessidade e indicação de tratamentos individualizados, não existe “receita de bolo” na medicina! Por isso a avaliação com dermatologista é extrema importância para definir sempre o melhor tratamento dentro das necessidades e possibilidades de cada paciente!

 

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *