Santa Casa e Executivo respondem e afirmam que questionamentos não procedem.
A reportagem do Conexão Três Pontas entrou em contato na manhã desta quinta-feira (7) com a direção da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis e também com a Prefeitura em busca de respostas para alguns questionamentos feitos por leitores intimidados com o avanço do coronavírus na cidade. O Provedor do HSFA, Michel Renan Simão Castro e a Assessoria de Imprensa do Executivo Municipal contestaram as afirmações. “Esses questionamentos não procedem, são inverídicos!”
Logo pela manhã, a Prefeitura de Três Pontas encaminhou ao Conexão o mais recente boletim epidemiológico com informações sobre o coronavírus no município. Mais um caso de Covid-19 foi confirmado, totalizando 11, dentre eles 10 pessoas em quarentena (tratamento encerrado ou em andamento) e 1 óbito. Logo em seguida alguns leitores enviaram posts em texto e em áudios para nossa reportagem cobrando explicações por parte dos envolvidos com o combate da pandemia.
O primeiro questionamento feito por uma leitora trata dos testes de detecção da Covid-19:
_ É muita sacanagem o que estão fazendo. Só fazem o teste pra confirmar o coronavírus se a pessoa for até o Centro Pediátrico, se estiver com febre e tossindo até vomitar, com dor no peito e falta de ar. Meu pai conseguiu passar em consulta um mês atrás na Policlínica. Ele fez um raio X e o médico pediu uma tomografia alegando que ele estava com enfisema pulmonar. Fui marcar a tomografia pelo SUS e não estão marcando. Meu pai guardou um dinheiro e foi com os 200 reais fazer a tomografia. Mas chegou lá e viu que era 400. Corri pra todos os lados, disse que se não fizerem a tomografia nele vou “rodar a baiana”. Ele não sai de casa, nem minha mãe. Eu escutei e estou sabendo que no hospital não estão fazendo o teste. A pessoa tem que ir para o Centro Pediátrico. Eles estão priorizando os profissionais de Saúde para fazer os testes e com isso não sabem quantos infectados estão andando pela cidade.
Sobre isso, o Provedor da Santa Casa, Michel Renan declarou: “Eu vejo que um dos maiores problemas que existem hoje em Três Pontas e que eu sempre tentei combater, é o individualismo. Como nós vivemos numa comunidade, deveríamos ver as necessidades do coletivo e não individualmente. Sobre o procedimento dos testes eu não tenho como responder os procedimentos que estão sendo tomados. A Prefeitura poderá responder melhor. Mas reafirmo o quanto a Secretária de Saúde, Teresa Cristina, tem trabalhado, tem se dedicado incansavelmente. As pessoas acham que ela faz pouco. Faz um belo trabalho sem dúvida! Fico triste quando vejo que as pessoas querem denegrir o trabalho dela. Ainda sobre os testes, dizer que só estão sendo feitos no Centro Pediátrico é mentira! Quando chega um paciente com suspeitas de coronavírus, apresentando sintomas, o médico faz o pedido de testagem. Isso é definido por critério médico e não cabe a própria pessoa querer ter mais conhecimento que o médico. Infelizmente, no Brasil inteiro, não há testes para todo mundo. Quem define quem precisará do teste ou não é o médico. A afirmação da leitora do Conexão de que os testes são encaminhados e feitos apenas para os profissionais da Saúde também é outra mentira. Repito, quem está definindo isso é o médico. Sobre a questão da tomografia quero informar que o procedimento não é da Santa Casa, é terceirizado. Quando a pessoa está internada no Hospital a tomografia é feita gratuitamente, no “0800”. Se a pessoa quiser fazer particular eu não tenho como colocar preço no serviço dos outros. Seria o mesmo que eu colocar preço no trabalho do Conexão.” , revelou.
Já a Prefeitura Municipal disse que “sobre os testes, todos sabem que não tem pra todo mundo infelizmente. A mídia tem mostrado isso diariamente. As pessoas já estão sabendo repetitivamente que não tem mesmo em todo Brasil. A pandemia é mundial, é nova, e não tiveram tempo de repor os testes ainda para todo mundo. Nós mesmos conseguimos comprar, apenas testes rápidos, mas ele não é 100% eficiente. Logo estaremos recebendo os testes. O Centro Pediátrico estava funcionando como centro do Covid-19, pra justamente ninguém se contaminar. Por isso separamos os casos suspeitos dos demais, de outras enfermidades. Há algumas mudanças que estamos estudando”.
O segundo item que chama a atenção na reclamação da leitora fala do número de vagas na UTI no Hospital:
_ Na UTI não tem mais nenhuma vaga. Está lotada! Tem um senhor que enfartou e que está há 15 dias no Pronto Atendimento Municipal. Isso porque não tem vaga na UTI. Há pessoas com suspeita de coronavírus e não querem coloca-lo junto. A situação é essa e a Secretaria de Saúde não está falando nada para a população. Aqui em Três Pontas até bares estão abrindo e com as mesas todas cheias.
O Provedor atualizou a situação da Unidade de Terapia Intensiva: “Sobre a questão da UTI, de que não há leitos disponíveis, esta é parte mais grave de todas as inverdades que nos atiraram. Disse que há uma pessoa há 15 dias no PAM… Isso é mentira! Nós temos 4 vagas no momento, sendo duas para Covid-19 e duas pra outros casos. Uma mentira muito grande que essa leitora levantou e que só traz problema.”. A Prefeitura complementou: “Sobre os casos, em nenhum momento foi informado que tem alguém internado com Covid-19. Pode haver suspeitas, porque as vezes a pessoa está com falta de ar entre outros sintomas. Aí isolam a pessoa e faz o teste para saber. Mas isso segue todo um protocolo. É feito com critério e responsabilidade.”
Outro questionamento da leitora foi a falta de uso de máscara por parte de muitas pessoas:
_ A gente acaba tendo que sair de casa para fazer algumas coisas e se depara com muitas pessoas sem máscara. Os adolescentes não estão nem aí. Tem famílias de enfermeiros saindo pra rua toda hora e sem máscara, porque se eles precisarem fazer o teste conseguem rapidinho, um atrás do outro. E um que está necessitando mesmo morre à míngua. Tinha que ter mais explicação das coisas e essas pessoas darem exemplo. Eles deveriam jogar a verdade na cara de todo mundo. A Saúde do município deveria ser mais clara. Fazer uma live e explicar a real situação.
Michel Renan falou sobre o questionamento do uso de máscara: “Sobre as pessoas usarem máscara ou não, eu não vou entrar nisso porque cabe a cada pessoa ter consciência ou não. Vai de cada um!”. A Assessoria de Imprensa também se posicionou: “É lei ESTADUAL o uso de máscara, a Prefeitura não tem força de para obrigar a pessoa a usar máscara. Como é lei, quem faz cumprir lei estadual é a POLÍCIA MILITAR. O que estamos fazendo é campanhas orientando as pessoas.”.
Outra leitora, residente na zona rural de Três Pontas fez a seguinte reclamação:
_ Meu marido trabalha na zona rural. Somos aposentados, mas continuamos trabalhando. Ele fala que o ônibus está indo muito cheio, embora as pessoas estejam usando máscara. Tem muitos passageiros que estão indo em pé. Eu não acho isso certo. Pelo menos eles estão higienizando o ônibus de manhã e de tarde. Mas está lotado. Gostaria de saber o que pode ser feito a esse respeito, fico preocupada. Será que a Vigilância Sanitária poderia fazer alguma coisa, uma averiguação?
A Prefeitura respondeu informando que “a reclamante deve fazer uma denúncia no canal da Ouvidoria, para que eles encaminhem para as autoridades competentes.”.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras