No último Sábado (14) aconteceu um grande evento cultural em Três Pontas: o 47º Encontro das Folias de Reis. Desta vez com algumas novidades que muito agradaram as companhias de reis, dentre elas o fato do palco ter sido a Praça Cônego Vítor, de frente para a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda.
A Praça Cônego Vítor esteve lotada. devidamente acomodado em cadeiras, o público prestigiou e adorou o evento cultural ligado à Igreja Católica.
O prefeito Luiz Roberto Dias fez uso da palavra e enfatizou que sempre Três Pontas foi conhecida como “cidade sorriso” e que fará de tudo para que isso volte a acontecer. lembrou ainda que as parcerias serão necessárias para a realização de grandes eventos. Por fim, agradeceu a confiança e a votação esmagadora nas urnas, saindo do palco ovacionado.
Secretários de governo, dentre eles a primeira dama Iara Dias, acompanharam, ao lado de vereadores da situação, o evento.
A apresentação ficou a cargo do ícone do rádio Rui Quintão, precursor das folias de reis em tr~es Pontas e do radialista João Batista. A população que compareceu e os foliões elogiaram a realização e organização do evento.
E a programação do sábado festivo se iniciará justamente na Igreja Matriz. A partir das 18h30 acontecerá uma missa especial com a presenças de todas as companhias de reis e ainda as outras atrações que fazem parte da programação. Logo após a Santa Missa acontecerá o grande encontro, que agregará as companhias de reis, além de apresentações de congada, entre outras.
Será o primeiro evento promovido pela nova Administração Municipal, que tem o médico Luiz Roberto Dias como prefeito e Dilma Messina como a responsável pela pasta da Cultura. Além do Prefeito, outras autoridades já confirmaram presença.
ENTENDA AS FOLIAS DE REIS
Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.
Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.
Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)