A reportagem do Conexão Três Pontas acompanhou nos últimos dias o andamento das obras de construção da terceira pista na MG 167, entre Três Pontas e Varginha e constatou que boa parte do trecho que recebe melhorias já conta com a colocação do asfalto.

As obras seguem em ritmo bastante acelerado, já que desde que houve a paralisação e a troca da empreiteira, da empresa que realiza a construção, o prazo estipulado como término dessas obras é o mês de outubro de 2024.

Portanto estamos há pouco mais, pouco menos de dois meses da conclusão.

É bem verdade que ainda há uma parte significativa na terra, na base, ou seja, um pouco distante ainda do recebimento da massa asfáltica.

Enquanto isso, diversas máquinas e profissionais seguem correndo contra o tempo.

Quem não pode correr são os motoristas que trafegam pela MG 167, entre Três Pontas de Varginha, já que o trecho está bastante perigoso, com bloqueios, desvios, buracos desníveis e paralisações nos dois sentidos, retardando o percurso.

Mas não adianta pressa, todo cuidado é pouco!

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SONHO ANTIGO X CABIDE ELEITORAL

A construção da terceira pista entre Três Pontas de Varginha é um sonho antigo, foi usado como cabide eleitoral por muitas administrações e nunca havia saído do papel. As obras chegaram a ser interrompidas, e os velhos fantasmas voltaram a assombrar. Mas agora, finalmente, mesmo sendo ano eleitoral, parece que as obras serão concluídas em breve.

A reportagem do Conexão Três Pontas percorreu todo trecho das obras e verificou que os trabalhos estão em ritmo acelerado para que a entrega desse grande investimento se dê no mês de outubro deste ano.

A obra está avaliada em mais de R$ 38 milhões. Ao todo, estão sendo recuperados 10 quilômetros de rodovia na MG 167.

A retomada das obras se deu em fevereiro de 2024, através do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Uma nova empresa foi contratada para realizar o trabalho, já que a empresa anterior havia entregue apenas 6% do total da obra.

Segundo Anderson Tavares, diretor de Execução de Obras do DER-MG, a empresa antiga não estava dando conta de realizar a obra, estava atrasando e comprometendo todo o trabalho e desta forma o DER cancelou o contrato e uma nova licitação precisou ser feita. Houve o empenho de muitas pessoas para que finalmente a MG 167 se transformasse num canteiro de obras. Começando pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, passando pelos prefeitos de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia, e de Varginha, Verdi Lúcio Melo. Também houve um grande apoio por parte do deputado estadual Mário Henrique Caixa. Mas o maior responsável pelo início das obras, por uma alteração na lei, permitindo a aplicação de recursos federais, e ainda pela retomada dos trabalhos é o deputado federal Diego Andrade, assim como Caixa, majoritário e benfeitor em Três Pontas.

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Inegavelmente, sem essa somatória de forças, incluindo também o apoio da Câmara Municipal de Três Pontas, nada disso estaria acontecendo.

A MG 167, principalmente no trecho entre Três Pontas e Varginha, tem um papel fundamental na economia do nosso município, já que é a principal via de escoamento de toda a produção agrícola, bem como o asfalto por onde, diariamente, vão e voltam estudantes e trabalhadores. Mas, infelizmente, também é palco, cenário de incontáveis acidentes e inúmeras mortes tragicamente consumadas. E as melhorias dessa via buscam justamente otimizar o trânsito no local, acelerando o transporte dos grãos ao mesmo tempo em que oferecerá mais segurança para todos os usuários da via.

Importante destacar que por melhor que seja uma rodovia, uma via terrestre de qualquer espécie, se não houver conscientização, respeito às leis de trânsito, prudência e bom senso por parte dos motoristas, dificilmente as estatísticas melhorarão.

O DER, que faz um acompanhamento mensal dos cronogramas da obra, revelou que a estimativa é que as obras sejam concluídas em oito meses, portanto a reinauguração da ‘nova MG 167’ deve mesmo acontecer no mês de outubro.

Ainda conforme o diretor do DER-MG, é esperado que a obra possa gerar uma economia anual de R$ 3,8 milhões com custos gerados por acidentes. Três Pontas, Varginha e Santana da Vargem são os municípios mais beneficiados com a obra.

Seguiremos acompanhando o passo a passo o andamento dessas obras. Acompanhe sempre no Conexão Três Pontas!

 

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Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

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