Uma grande fila se formou na sede da Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira por conta da boa notícia dada ontem pelo Conexão Três Pontas de que a Prefeitura Municipal de Três Pontas irá realizar um Mutirão de Cirurgias de Catarata, de forma gratuita para a população.

A enorme fila se formou logo nas primeiras horas da manhã na Rua Beralda Gomes, número 14, onde funciona a SMS.

De acordo com informações repassadas agora de manhã pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, aqueles que estão indo em busca da cirurgia estão conseguindo a marcação. Nesta quarta-feira (11) todos que estão sendo cadastrados hoje farão exames no laboratório municipal.

As cirurgias já irão acontecer, segundo a PMTP, no próximo sábado e no domingo. Essas cirurgias serão realizadas por uma equipe especializada de Belo Horizonte.

A Prefeitura informou ainda que essa ação na saúde se deve ao apoio do deputado Diego Andrade, através de emenda parlamentar.

Quem ainda estiver precisando da cirurgia de catarata e não dispõe de recursos para a realização do procedimento, deve, ainda hoje, procurar a Secretaria Municipal de Saúde, munido do cartão do SUS e dos documentos pessoais.

CATARATA

A catarata ocular carateriza-se pela perda progressiva da transparência do cristalino (lente natural do olho). Os sintomas iniciais como a visão turva, diminuição da visão noturna e fotofobia (sensibilidade à luz) podem ser muito ténues numa primeira fase, agravando-se a sintomatologia com o decorrer do tempo (veja mais informação em sintomas). Ou seja, o cristalino torna-se opaco (turvo) com a idade, instalando-se de uma forma lenta e progressiva, afetando, desta forma, a visão. Esta causa (o envelhecimento) é a mais comum no surgimento da catarata no olho, contudo podem existir outras para além do envelhecimento, como veremos adiante.

Mas para melhor perceber o que é catarata nos olhos, deve entender antes de mais o que é o cristalino. O cristalino possui um papel importante na formação da imagem na retina. O cristalino é a lente natural do olho, transparente que permite a focagem dos objetos de longe e de perto, denominada de acomodação. Qualquer alteração na constituição do cristalino altera a formação das imagens na retina e consequentemente na visão.

No olho com catarata, a visão estará dependente do grau de opacificação do cristalino. Quanto maior for a opacificação do cristalino maiores serão as perturbações na visão. Em situações extremas os doentes podem perder a visão (cegueira).

Os sintomas de catarata são, habitualmente, os seguintes:

_ Visão turva ou “embaçada”;

_ Diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste;

_ Visão dupla num olho (diplopia monocular);

_ Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);

_ Alteração frequente dos erros refrativos, com mudança frequente de óculos;

_ Diminuição da visão noturna.

A catarata no início pode ser assintomática (sem sintomas). Os sintomas de cataratas nos olhos fazem-se sentir de uma forma mais ou menos intensa, dependendo do grau de opacificação do cristalino. Os sintomas da catarata ocular são, geralmente, mais acentuados quanto maior for o nível de opacificação do cristalino.

O único tratamento da catarata existente é a cirurgia. Não existe qualquer outro tratamento médico ou natural para catarata. Veja, de seguida, em que consiste o tratamento cirúrgico (cirurgia de catarata).

A cirurgia de catarata é realizada através da emulsificação do cristalino por ultra-sons, isto é, o núcleo é microfragmentado e aspirado por uma ponteira ultrassónica (facoemulsificação). Após retirado o cortex e o núcleo cristaliniano, é implantada uma lente intra-ocular no lugar que anteriormente era ocupado pelo cristalino, mais propriamente dentro do saco capsular.

Como em qualquer cirurgia, o tratamento cirúrgico da catarata apesar de bastante seguro, hoje em dia, apresenta alguns riscos e complicações potenciais que devem ser consideradas.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *