Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos.

Nesse mês todo dedicado a saúde do homem e à campanha Novembro Azul, o urologista Dr. Fernando Gouvêa, especialista que está atendendo em Três Pontas, de explica a importância da prevenção e todos os mitos que circulam sobre o câncer de próstata:

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto (seguimento final do intestino). O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

O que é câncer de próstata?

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se aproximada 68.000 novos casos diagnosticados da doença para 2019 segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Hoje morre 46 homens por dia de câncer de próstata.

Sintomas

A doença é silenciosa e pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Quando procurar o médico?

A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).

Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer).

 Como posso prevenir?

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Recomendamos:

Manter uma alimentação saudável e equilibrada;

Manter um peso saudável;

Praticar regularmente atividades físicas.

No entanto a melhor forma de prevenção e prevenir a doença avançada com o diagnóstico precoce do câncer de próstata através do check-up anual com o médico Urologista.

Em suma todo homem a partir de 50 anos de idade ou aqueles com fatores de riscos (raça negra, parentes de primeiro grau com câncer de próstata e obesos) aos 45 anos devem fazer o exame de rastreio (check up) anual com seu médico Urologista, pois o diagnóstico precoce da doença permite a chance de 90% de cura da doença.

Dr. Fernando Gouveia

Médico Urologista

Contato: Clínica GastroProct – 3266-1386

 

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *