Blog

  • CP AGRÍCOLA – Notícias no Campo: PRAGAS DE INVERNO DO CAFEEIRO

    CP AGRÍCOLA – Notícias no Campo: PRAGAS DE INVERNO DO CAFEEIRO

    A cafeicultura atual de nossa região o momento pela qual estamos passando, temos observados a necessidade de analisar melhor alguns fatores de manejo, para esse período do ano agrícola do cafeeiro. Problema que podem influenciar decisivamente na produtividade de nossas lavouras. Em especial podemos citar os problemas climáticos que estamos enfrentando que está proporcionando um desequilíbrio as lavouras cafeeiras. Com um grau de importância muita grande  as Pragas de Inverno do Cafeeiro que podem causar a queda das folhas, ataque dos frutos comprometendo assim a produtividade e qualidade do nosso café. Sendo assim devemos conhecer muito bem essas pragas principalmente o Bicho Mineiro, Broca Cafeeiro, Ácaros Vermelho, Branco e da Leprose e as Lagartas desfolhadoras para que possamos através de monitoramento tomar a decisão correta e eficaz.

    O monitoramento das pragas do cafeeiro é uma etapa importante no planejamento fitossanitário de uma propriedade, pois se evita os gastos desnecessários com mão-de-obra, desgaste de máquinas e a perda dos produtos químicos empregados numa aplicação. Além disso, ajuda na redução dos problemas relacionados ao uso indiscriminado dos produtos fitossanitários, ajudando na preservação ambiental, na redução dos custos de produção, no aumento indireto da produtividade e no aumento dos lucros com a atividade agrícola. Assim, o monitoramento constitui-se na base de todo e qualquer programa de manejo integrado, devendo ser uma prática rotineira na cafeicultura moderna, independentemente do tamanho da área e da região onde se desenvolve.

    Uma vez identificada a praga na lavoura cafeeira e feita amostragem o próximo passo seria a tomada de decisão. Caso o nível de infestação esteja causando prejuízo devemos adotar as técnicas manejo necessárias para conter e paralisar os danos e os prejuízos. O Controle químico com produtos eficientes e seletivos ao meio ambiente se torna uma grande ferramenta para auxiliar o produtor nesta tomada de decisão.

    Por isso o Grupo CP através da CP Agrícola possui Agrônomos altamente qualificados para orientar e recomendar o melhor tratamento ao produtor. Em destaque estão os produtos como Benevia a mais nova inovação no controle de Broca, Bicho Mineiro e Lagartas desfolhadoras, altamente eficazes e seletivo aos inimigos naturais e ao meio ambiente. Produtos ainda consagrados como Altacor no controle do Bicho Mineiro e Talento no controle dos Ácaros além de vários outros produtos para o combate dessas principais pragas.

    Sendo assim, fica um alerta ao produtor de Café da nossa região  para que procure um acompanhamento técnico regularmente em sua propriedade e faça um planejamento de inverno eficaz com amostragem e utilização de produtos eficientes para combater essas pragas. A CP Agrícola juntamente com seus Agrônomos de campo estão à disposição de vocês produtores para melhor cuidar de suas lavouras.

    Até a próxima!

  • SUCESSO: Conexão Três Pontas ultrapassa 5.000 curtidas e se consolida como a marca do jornalismo e do marketing em Três Pontas

    SUCESSO: Conexão Três Pontas ultrapassa 5.000 curtidas e se consolida como a marca do jornalismo e do marketing em Três Pontas

    Fundado no dia 20 de março de 2014, o portal de notícias Conexão Três Pontas trouxe para a mídia trespontana uma nova cara, uma nova proposta na divulgação de notícias e publicidades on line. O resultado disso é visível: dezenas de clientes anunciando, uma quantidade surpreendente de artigos postados a cada dia, a mais ampla cobertura dos fatos de Três Pontas, região e mundo, o maior time de colunistas, já que atualmente são 23 profissionais que escrevem colunas (artigos semanais ou quinzenais), ampliando as opiniões, trazendo novos fatos, novas ideias, compartilhando pensamentos distintos.

    Na quarta-feira (20), o Conexão Três Pontas chegou a impressionantes 5.000 curtidas em sua página no Facebook (www.facebook.com/conexaotrespontas) em pouco mais de 1 ano de existência, um número que só reforça a qualidade e aceitação do trabalho, que envolve mais de 30 profissionais, entre jornalistas, publicitários, designers, colunistas, etc.

    O sucesso fez com que, recentemente, o portal tivesse que transferir sua hospedagem na internet para Varginha, já que o número de acessos estava muito alto e não sendo suportado pela empresa anterior. Na IPHosting, uma das mais respeitadas empresas de hospedagens de sites do sul de Minas, o Conexão continuou sua escalada de crescimento. Logo nos primeiros dias foi informado de que o Conexão Três Pontas está tendo, em média, cerca de 15 mil acessos ao site oficial por dia (www.conexaotrespontas.com.br), conforme o gráfico abaixo:

    A proposta jornalística do Conexão Três Pontas é abordar temas variados, atingindo diversos setores da economia e leitores de todas as idades e perfis. O Conexão não se atém apenas a um estilo de reportagem, como policiais, políticas, etc. Fala-se de tudo e para todos, de forma clara, imparcial e absolutamente independente, sem rabo preso ou vínculo com quem quer que seja. No marketing, foram elaboradas diversas plataformas de divulgação, minuciosamente planejadas por publicitários e designers para oferecer às empresas e profissionais liberais e melhor divulgação por um preço justo, garantindo o melhor custo/benefício. Já são mais de 60 anunciantes. Apesar da crise que o país atravessa, o mercado está “quente” para o Conexão Três Pontas. Clientes que chegam toda semana e que se fidelizam ao Conexão mediante a satisfação do resultado alcançado.

    3

    Os projetos que envolvem a marca Conexão Três Pontas  também crescem a cada dia. Para celebrar o primeiro aniversário, o Conexão realizou um Festival de Prêmios, sorteando muitos produtos para seus leitores. Dentre eles estão as concorridas camisetas do portal de notícias. Desenvolvidas no estilo “Surfer Wear” acabaram caindo no gosto das pessoas. Mais de 300 camisetas do Conexão já foram vendidas, além de outras tantas que se tornaram objeto de sorteio e promoções.

    Um outdoor foi colocado na Avenida Oswaldo Cruz, principal via de acesso à Três Pontas. E muitas novidades ainda estão por vir.

    Enfim, o Conexão Três Pontas alça novos vôos já almejando uma grande ampliação de seus horizontes, inclusive fora do sul de Minas. 2015 é o ano da consolidação da marca. Jornalismo e marketing levados à sério, conectando as pessoas ao mundo. Que venha 2016, 2017, 2018…

    Ex-deputado e atual Secretário de Estado do Turismo em Minas Gerais, Mário Henrique Caixa, leitor assíduo do Conexão.
  • EXCLUSIVO: Bispo diz que Beatificação do Venerável Padre Victor deverá acontecer em novembro deste ano

    EXCLUSIVO: Bispo diz que Beatificação do Venerável Padre Victor deverá acontecer em novembro deste ano

    Três Pontas é uma cidade que tenta, mesmo diante das modernidades e das transformações que ela carrega, manter algumas de suas mais tradicionais e históricas características, como a imponência na produção do café, o riquíssimo berço musical e a grande fé católica.

    E quando o assunto em Três Pontas é fé, principalmente entre os católicos, Padre Victor é sempre tema central. A cada ano, a cidade recebe um número maior de romeiros e as expectativas só aumentam em torno de um grande sonho: a beatificação deste Venerável e Anjo Tutelar de Três Pontas.

    O processo de beatificação é sempre demorado, criterioso, minucioso e segue todos os requisitos da Santa Sé. Mas a cada dia reforçam-se os boatos de que a Beatificação de Padre Victor saia ainda este ano. O Conexão Três Pontas conversou com exclusividade com Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho. Ele disse acreditar que realmente isso ocorra este ano e muito possivelmente no mês de novembro, data que se comemora a Consciência Negra, fazendo uma alusão ao fato de Padre Victor ser negro.

     

    “Padre Victor conquistou o coração dos trespontanos. Nós temos a esperança de que a Beatificação de Padre Victor aconteça de fato este ano. A equipe médica composta por sete médicos avaliou positivamente a cura atribuída a intercessão de Padre Victor. Os teólogos também já deram a sua aprovação. Foram nove pessoas envolvidas. Aguardamos os próximos e decisivos passos neste segundo semestre. Esperamos que o Papa Francisco assine o quanto antes o decreto. É necessário que ocorra a chamada Plenária de Cardeais e Bispos, para confirmar aquilo que os outros já aprovaram. Depois disso, o Papa assinará”, explicou o Bispo de Campanha.

    Ainda conforme Dom Diamantino, sua experiência religiosa lhe faz ir além e até revelar uma possível data para a Beatificação: “Eu tenho muita fé de que aconteça este ano. Padre Victor era negro e tudo indica que ele será beatificado em novembro deste ano, em razão do mês da Consciência Negra. Nós todos somos filhos e filhas de Deus, independente de qualquer coisa e Padre Victor nos mostrou isso”, concluiu.

     

    Nossa reportagem também conversou com o pároco da Matriz, Padre Ednaldo Barbosa, que disse acreditar na Beatificação em novembro de 2015: “É muito possível que a Beatificação saia este ano. Falou-se na Beatificação para a Festa do Padre Victor. Isso não irá acontecer. Tudo se encaminha para que ela ocorra em novembro, como já foi falado pelo Bispo. Estamos ansiosos e aguardando essa confirmação, que será de muita alegria para os trespontanos”.

    PRIMEIROS RUMORES SOBRE A DATA DE BEATIFICAÇÃO

    Os rumores da possível beatificação em 2015 começaram mais fortemente na Santa Missa dos Romeiros, celebrada no domingo (22 de fevereiro) quando o celebrante, Monsenhor Guiseppe Ronchi, natural de Milão na Itália e residente em Campanha, durante a Bênção dos Romeiros, revelou que havia informações de que realmente a beatificação do Venerável Padre Victor deva sair no segundo semestre deste ano.

    No domingo (01 de março) o pároco da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, Padre Ednaldo Barbosa, durante a Santa Missa realizada no Quilombo Nossa Senhora do Rosário, afirmou publicamente que só está dependendo do Santo Padre, o Papa Francisco, para a beatificação acontecer.

    Três Pontas aguarda ansiosamente essa confirmação, assim como todos os devotos espalhados pelo Brasil e até por fiéis que sempre vêm à Três Pontas oriundos de outros países, principalmente do Mercosul.

    O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

     

    Francisco de Paula Victor nasceu em Campanha (MG), no dia 12 de abril de 1827 e foi batizado, em 20 de abril do mesmo ano, pelo padre Antônio Manoel Teixeira. Era filho da escrava Lourença Maria de Jesus.

    Dom Antônio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana (MG), visitou Campanha em 1848. Victor, então alfaiate, procurou dom Viçoso e disse que tinha o desejo de ser padre. Com isso, ele entrou para o seminário de Mariana, onde foi aceito em 05 de junho de 1849.

    Ordenado em 14 de junho de 1851, Victor permaneceu em Campanha como coadjutor de 17 de agosto de 1851 até 13 de junho de 1852. Mudou-se para Três Pontas em 14 de junho do mesmo ano, como vigário encomendado e paroquiou na cidade por 53 anos. Era conhecido por sempre visitar doentes, amparar os inválidos e atender a população em suas necessidades. Além disso, fundou a escola “Sagrada Família”.

    Padre Victor faleceu no dia 23 de setembro de 1905. A notícia abalou a cidade e toda a região, que já o venerava. Após sua morte, ele ficou insepulto por três dias e o corpo do padre exalava perfume, segundo relatam. Ele foi enterrado na Igreja Matriz da cidade, que também foi construída por Padre Victor.

    Desde então, muitas pessoas declaram que o padre intercedeu para que alcançassem seus pedidos e graças. O Papa Emérito Bento XVI declarou Padre Victor Venerável. A organização da beatificação do religioso reuniu inúmeras graças que estão sendo avaliadas em Roma pelo postulador da causa, Paollo Vilota. Em seguida, as escolhidas serão submetidas à avaliação da Congregação para a Causa dos Santos. Padre Victor precisa ter um milagre comprovado para se tornar beato, o que está muito próximo de acontecer.

  • CULTURA: Diretoria da ARPLAST tomará posse no próximo dia 03

    CULTURA: Diretoria da ARPLAST tomará posse no próximo dia 03

    A cerimônia de posse da nova diretoria da ARPLAST (Associação dos Artistas Plásticos de Três Pontas (artesãos) acontecerá no próximo dia 03 de junho, as 17 horas, na loja que comercializa os produtos dos associados, espaço cedido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Três Pontas, que fica à rua Barão da Boa Esperança, 45.

    A nova presidente da ARPLAST é Adriana Silva Santiago jornalista e bacharel em História. Nasceu em Carangola-MG, morou 30 anos em Belo Horizonte e há 7 anos reside em Três Pontas. Faz garrafas e latas decoradas.

    A ARPLAST comercializa a preços populares todas as criações desses artistas plásticos que reforçam o talento multifacetado dos filhos desta terra e daqueles que também aportam e se fixam em Três Pontas. Vale a pena visitar e conhecer os trabalhos, feitos nos mais variados materiais e técnicas.

  • CONHECIMENTO: Crianças participam de projeto de educação patrimonial em Três Pontas

    CONHECIMENTO: Crianças participam de projeto de educação patrimonial em Três Pontas

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, colocou em prática o projeto “Educação Patrimonial”. A intenção é levar aos alunos de diversas escolas informações sobre os bens tombados pelo patrimônio, sua história e sua importância para a cidade.

    Recentemente, cerca de cem (100) crianças da Escola Municipal Antonieta Ferracioli Duarte, fizeram um passeio diferente pela cidade, visitando os bens imóveis que compõem o patrimônio municipal. A visita começou pelo Pretorinho, passando pela Casa da Cultura, Praça Cônego Víctor , Praça da Travessia e no fim eles participaram de um grande piquenique na Praça do Centenário.

    Na Casa da Cultura eles conheceram a construção em estilo colonial, e também visitaram o Memorial Antônio Aureliano Chaves. O regente da Banda Municipal – Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro, Wander Scalioni, também conversou com as crianças sobre música, tipos de instrumentos, e fez uma bela apresentação do Hino Nacional e do Hino do Centenário de Três Pontas.

  • DE OUTRO MUNDO: Memorial do ET deve ser entregue até outubro, diz Prefeitura de Varginha

    DE OUTRO MUNDO: Memorial do ET deve ser entregue até outubro, diz Prefeitura de Varginha

    Obras deveriam ser concluídas no 1º semestre, mas prazo foi revisto. Inclusão de novas benfeitorias é justificativa para prorrogação dos trabalhos.

    O Memorial do ET, em Varginha (MG), deve ser entregue até outubro. O novo prazo foi anunciado pela prefeitura para que a atual construtora possa executar benfeitorias que foram incluídas no projeto. Retomada em agosto de 2014, a obra deveria estar pronta ainda neste primeiro semestre.

    “Faltam alguns serviços que não foram contemplados junto com o contrato da empresa, que são a parte de paisagismo, a parte externa e a limpeza. Por isso nós já estamos projetando pra outubro”, explica o secretário de Obras de Varginha, Édson Gabriel Pereira.

    Orçado inicialmente em R$ 1,2 milhão, o projeto do memorial já havia passado por revisões anteriores, que modificaram seus custos.  Recentemente, dois termos aditivos, um de R$ 70 mil e outro de R$ 68 mil, tiveram que ser feitos para garantir o término da construção.

    Interrupção e retomada das obras

    O projeto para a construção do Memorial foi elaborado em 2008 e a construção começou em 2010. No entanto, no ano seguinte, a construção foi interrompida depois que a construtora contratada para a obra faliu. Na época, cerca de R$ 400 mil já haviam sido gastos no empreendimento.

    Em agosto de 2013, uma declaração da presidente Dilma Rouseff chamou à atenção para a obra inacabada. “Eu tenho muito respeito pelo ET de Varginha. Eu nunca o vi, mas as pessoas que eu conheço daqui, ou já o viram, ou conhecem alguém que o viu”, disse Dilma.

    Devido a essa declaração e sob o risco de perder uma verba do governo federal destinada à obra, a prefeitura decidiu desenvolver um novo projeto para a retomada dos trabalhos. A nova licitação saiu em 2014.

     

    Informações: G1 Sul de Minas

  • FLAGRAMOS: Cantor Eduardo Costa vem a Três Pontas, mas não para fazer show

    FLAGRAMOS: Cantor Eduardo Costa vem a Três Pontas, mas não para fazer show

    Na tarde desta quarta-feira (27) o cantor sertanejo Eduardo Costa, um dos maiores sucessos do gênero na atualidade esteve em Três Pontas. Mas não foi para fazer show.

    De acordo com as informações apuradas, Eduardo Costa veio comprar alguns cavalos da raça Mangalarga Marchador de um criador trespontano. Ele pousou seu jatinho no aeroporto municipal e foi conhecer as animais.

    Alguns fás, cerca de 100 pessoas, acabaram sendo informados da presença do artista e se aglomeraram ao lado da pista d e pouso e decolagem. Um dos fás, Paulinho, nos enviou algumas fotos.

    Segundo ele, o artista foi muito simpático. Antes de deixar a cidade, deu autógrafos e fez fotos com todos que ali estavam a sua espera.

  • IMPROBIDADE: Prefeito Paulo Luís fala ao Conexão sobre condenação judicial

    IMPROBIDADE: Prefeito Paulo Luís fala ao Conexão sobre condenação judicial

    O atual Paulo Luís Rabello e a ex-prefeita Luciana Mendonça foram condenados pela Justiça por improbidade administrativa por terem contratado advogados sem licitação pública. Na cargo pelo segundo mandato, Paulo Luís recebeu com serenidade a notícia da condenação referente ao primeiro mandato, entre 2005 e 2008. Em seu gabinete, o Chefe do Executivo falou sobre o tema e se teme uma cassação que lhe forçaria a deixar o cargo pelas portas dos fundos:

    Conexão – Prefeito, o Sr. se diz um legalista. Há agora uma condenação judicial por improbidade administrativa. O Sr. Deixou de ser um cumpridor de leis?

    Prefeito – Em hipótese alguma. Nós cumprimos fielmente a Lei de Licitações 8.666, no seu artigo 25, que fala sobre o que é que tem que ser feito para se contratar. Tanto cumprimos, que um dos contratados hoje é desembargador do tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Nós escolhemos muito bem a pessoa, o advogado é de alto conhecimento jurídico. Todas as licitações sempre contam com parecer jurídico, inclusive durante a gestão da ex-prefeita Luciana. O gestor sempre se baseia no parecer jurídico. Se o nosso advogado dá um parecer, quem somos nós, prefeito ou prefeita, para rebater a isso?

    Conexão – Essa condenação pode, ao ser ver, ter algum cunho político, mesmo estando há mais de 1 ano das eleições?

    Prefeito – Eu não acredito nisso. As pessoas não podem estar preocupadas com isso agora, e com o progresso e o desenvolvimento de Três Pontas. Quem pensa em política agora está passando o carro na frente dos bois. Nem eu sei se serei candidato. Não sabemos o que vem pela frente. Vamos esperar as decisões políticas do Congresso Nacional. Eu acredito na Justiça, que não se mistura em questões políticas. As pessoas que trabalham na Justiça analisam friamente a lei.

    Conexão – O que sua assessoria jurídica, seu Procurador Geral tem feito diante dessa condenação judicial?

    Prefeito – Essa situação já recebeu nosso recurso. Nós já apelamos e estamos aguardando transitar o prazo para que o juiz receba da forma como ele entender e determinar.

    Conexão – O Sr. teme em ser cassado, ser afastado do cargo de Prefeito?

    Prefeito – Eu não acredito que tenha que ser afastado do cargo. Nem eu e nem o desembargador que hoje exerce suas funções no Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais. Nem outras pessoas que têm funções públicas. Acredito que essa condenação será suspensa, até a decisão final do processo.

    ENTENDA – IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

    A improbidade administrativa é a ocorrência de atos ilícitos praticados por agentes públicos que passam a agir sem a observância da lei, da moral e dos costumes. Corrução é o termo que passou a ser adotado para especificar a conduta do administrador desonesto.

    A lei n. 8.429, sancionada em 02 de junho de 1992, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício do mandato, cargo, emprego ou função na administração pública, como também por atos que causam prejuízo ao Erário e a transgressão dos princípios que fundamentam a administração pública.

    O nepotismo – favorecimento de parentes e amigos para cargos públicos, é uma improbidade administrativa que fere a Constituição Federal e os envolvidos ficam sujeitos a ressarcir os cofres públicos.

  • CORREIO TRESPONTANO: Justiça condena Luciana Mendonça e Paulo Luís por improbidade administrativa

    CORREIO TRESPONTANO: Justiça condena Luciana Mendonça e Paulo Luís por improbidade administrativa

    Luciana Mendonça e Paulo Luís Rabello, que durante as gestões 2005/2008 e 2009/2012 contrataram advogados sem licitação pública, vão recorrer da sentença com base na Constituição Federal

    O Jornal Correio Trespontano, em sua capa e página 06, na edição nº 1.878, de 23 de maio de 2015, trouxe uma reportagem sobre a condenação da ex-prefeita e do prefeito atual de Três Pontas. O Conexão Três Pontas repercute essa reportagem, mostrando o conteúdo da publicação na íntegra, assinada por Cleuza Figueiredo. Acompanhe:

    “A contratação de escritórios de advocacia por prefeituras tornou-se prática nos últimos anos com elevado número de ocorrências. Desde então, muito se discute sobre a possibilidade ou não dessas licitações excepcionais e a forma subjetiva de entendimento do disposto em lei.

    O artigo 37 da Constituição Federal de 1988 impõe, como regra geral no processo licitatório, a primazia da competição, mas prevê ressalvas em casos específicos na legislação, hipóteses em que a licitação pública seria dispensada ou inexigida, a fim de cumprir as especialidades dos objetivos requeridos, o que levanta a polêmica acerca das licitações ou dispensa delas nas contratações de escritórios de advocacia por prefeituras. A ressalva em referência está regulada pela Lei n. 8.669/1993, nos artigos 24 e 25, à contratação direta, ou seja, aquela que não exige licitação. As dispensas ao processo licitatório ocorrem sob a alegação da hipótese de incidência do artigo 25 da Lei n. 8.669/1993. Mas, na realidade, tais contratos representam serviços que dizem respeito a simples consultorias jurídicas costumeiras, cujos procuradores do município seriam plenamente capazes de responder ou cuja realização prescindiria de processo de licitação regular. Contudo, não é isso que se observa nas contratações ao redor do País, sendo tais licitações objeto de censura pelo Ministério Público.

    As Ações Civis Públicas promovidas pelo Ministério Público contêm invariavelmente pedidos subsidiários de devolução dos valores recebidos, o ressarcimento pelos danos causados ao patrimônio público, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por até 8 anos, proibição de contratar com o Poder Público por até 5 anos. A condenação dos réus ainda implica em devolução ao município do valor do contrato de prestação de serviço.

    De acordo com o blog ebeji – Conhecimento Jurídico, o Superior Tribunal de Justiça considerou válida a contratação de escritório de advocacia sem licitação ante a natureza intelectual e singular dos serviços, a moderação nos honorários e a relação de confiança entre o contratante e o contratado, elementos que legitimaram a dispensa de licitação para a contratação de profissionais de Direito. A Primeira Turma do STJ decidiu que, por motivo de interesse público, pode o ente municipal fazer uso das opções que lhe foram conferidas pela Lei n. 8.669/1993 para escolher o melhor profissional. A justificativa é que o advogado deva se enquadrar nas hipóteses excepcionais de inexigibilidade do processo licitatório pela experiência profissional, conhecimentos individuais e moderação na quantia contratada.

    Recentemente, a ex-prefeita Luciana Mendonça e o prefeito municipal Paulo Luís Rabello foram condenados em primeira instância pelo juiz da Comarca, Dr. Cristiano Araújo Simões Nunes – após análise de processo de iniciativa do Ministério Público – por improbidade administrativa, ao contratarem advogados/sociedades de advogados – que também foram enquadrados na condenação – com dispensa de licitação durante os exercícios de 2005/2008 e 2009/2012, respectivamente. Em seu parecer, Dr. Cristiano considerou ilegal a contratação, devendo os réus serem responsabilizados com a perda da função pública por 3 anos. O magistrado apurou ainda que não houve prejuízo ao erário público.

    Paulo Luís e Luciana Mendonça balizaram sua defesa justamente no artigo 25 da Lei 8669, de 1993, dizendo que não violaram o princípio da licitação pública, não agiram de má fé e nem causaram qualquer agravo financeiro ao Município. “Acato a decisão da Justiça mas não vejo procedência na iniciativa do Ministério Público. Quando da contratação de advogados estudamos bastante a Lei 8669 para não haver erros, e há muitas prefeituras e câmaras na mesma situação e que também estão recorrendo ou vão recorrer, para aguardar a decisão do Judiciário. Já existem decisões favoráveis em ações como a que sofremos agora. Claro que há correntes contrárias, mas a maioria delas é a favor da contratação de advogados pelo princípio da inexigibilidade, ou seja, contratar profissionais que dominem de maneira especial os assuntos do município e que sejam merecedores de nossa confiança”, disse o prefeito Paulo Luís Rabello.

    A ex-prefeita Luciana Mendonça explicou que todos os dispositivos da lei foram atendidos e que os contratados possuem especialização na área. Ainda, que o próprio Ministério Público reconhece o princípio da singularidade – o serviço é singular em virtude de suas próprias características, que o diferenciam de outros, ou que ele o é porque depende de qualificações especiais da pessoa que irá executá-lo – que está para ser julgado pelo Superior Tribunal Federal. A jurisprudência hoje entende que a questão está ligada também à confiança. Ademais, trata-se de uma decisão que não tem aplicação imediata por força do artigo 20 da Lei de Improbidade Administrativa, segundo o qual “a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória”.

    Todos os envolvidos vão recorrer da decisão judiciária.”

    Fonte: Correio Trespontano

  • JUSTIÇA ELEITORAL: Mais de 148 mil títulos de eleitor são cancelados em Minas. Em Três Pontas, 337 eleitores estão na mira

    JUSTIÇA ELEITORAL: Mais de 148 mil títulos de eleitor são cancelados em Minas. Em Três Pontas, 337 eleitores estão na mira

    Exatos 148.235 eleitores do total de 15.248.681 mineiros tiveram o título cancelado por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições. Esses eleitores não regularizaram sua situação dentro do prazo legal, que terminou no último dia 4 de maio.

    O total de eleitores passíveis de cancelamento em Minas era de 155.316, mas 6.516 compareceram aos cartórios e regularizaram a situação, representando 4,19% do total de títulos que poderiam ser cancelados. Dos 22.600 eleitores de Belo Horizonte passíveis de cancelamento, 982 regularizaram a situação (4,34%), enquanto 21.530 tiveram o título cancelado na Capital.

    Em 2013, a Justiça Eleitoral em Minas cancelou 109.353 títulos de eleitores que não votaram e não justificaram ausência nas três últimas eleições. O número representou 89,46% do total de 122.235 títulos que poderiam ser cancelados no período. Em todo o Brasil foram cancelados 1.711.267 títulos de um total de 142.822.083 eleitores.

    Importante

    Para saber se o documento foi cancelado, basta acessar o link “situação eleitoral”, no espaço “serviços ao eleitor”, disponível nos sítios eletrônicos da Justiça Eleitoral. Já a relação por região, estado e município pode ser acessada na aba “eleitor”, “estatísticas de eleitorado”, “eleitores faltosos”. Quem estiver com dúvidas sobre a situação no cadastro eleitoral, pode ligar para o 148 (Disque-Eleitor), de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas.

    Complicações

    O cancelamento do título eleitoral provoca uma série de consequências, como impedimento para a obtenção de passaporte e restrições ao recebimento de salário de função ou emprego público. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público.

    Na tabela abaixo, veja como ficou a regularização de inscrições eleitorais nesta Zona Eleitoral de Três Pontas:

    Veja a lista dos eleitores faltosos/cancelados na Zona Eleitoral de Três Pontas, que inclui também o município de Santana da Vargem. Clique nos links abaixo:

    eleitores faltosos cancelados SV

    eleitores faltosos cancelados3P

    Enviado por Carlos Frederico Gandra (TRE-MG)

  • INVESTIMENTOS: Governo libera recursos de emenda do então Deputado Caixa para Ginásio Coberto de Três Pontas

    INVESTIMENTOS: Governo libera recursos de emenda do então Deputado Caixa para Ginásio Coberto de Três Pontas

    Três Pontas recebeu mais uma boa notícia nos últimos dias. É a liberação de mais recursos que resultarão em investimentos para Três Pontas. Além da confirmação na área do esporte, também está “engatilhada” outras liberações para a saúde de Três Pontas, através de emendas parlamentares do então Deputado Mário Henrique Caixa, hoje Secretário de Estado do Turismo.

    O convênio da obra do Ginásio Coberto, pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) tem o número 125/2013, Plano de Trabalho 696013 e valor total de R$300.000,00.

    Foram liberados pelo Governo R$210.000,00 no dia 14 de abril de 2014, seguindo critérios técnicos da SETOP de creditar 70% do total inicialmente e o restante após vistoria das obras. Esses R$90.000,00 referentes aos 30% restantes, segundo informações confirmadas agora pelo Setor de Convênios da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), foram creditados na sexta-feira (22/05) com confirmação de depósito nesta segunda-feira (25/05). A Segov informou que até o final desta semana deve liberar boletim constando todos os créditos referentes aos convênios de deputados nos biênios 2013-2014, e que estes estão, como de praxe, sendo comunicados diretamente ao convenente.

    A primeira reforma completa em 36 anos de história do Ginásio Poliesportivo Governador Aureliano Chaves de Mendonça, o “Ginásio Coberto”, um dos principais palcos do esporte em Três Pontas, vai se aproximando de sua conclusão após seis meses de intensas obras. O espaço, que já era considerado multiuso por abrigar eventos de cunho artístico, religioso e celebrações estudantis, está recebendo melhorias em todos os seus setores. De acordo com projeto desenvolvido na Prefeitura Municipal, os vestiários ficarão totalmente remodelados, incluso encanamento, piso, chuveiros, portas e vasos sanitários. E o piso da quadra, emborrachado, atende às exigências da FIFA, possibilitando a realização, além das importantes competições regionais, de eventos esportivos de nível nacional e internacional.

    O convênio n° 125/2013, que possibilita a reforma, é uma indicação do então deputado Mário Henrique Caixa no valor total de R$300 mil através de suas emendas parlamentares via Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (SETOP) à Prefeitura do município. Esta, segundo a Secretaria Municipal de Esportes, está arcando com gastos na ordem de R$80 mil, utilizados no contrapiso da quadra e do vestiário. “É a realização de um sonho. Ali comecei minha carreira no rádio. Prezo muito pelos atletas da cidade, que são de ótimo nível e os resultados comprovam isso, como o desempenho recente do TAC no Futsal. Todo esportista, seja profissional ou amador, sonha em atuar numa arena padronizada, de primeiro nível, e Três Pontas terá o melhor poliesportivo do sul de Minas e o mais novo do estado”, comenta Mário Henrique Caixa.

  • DICA DE VIAGEM – Silveiratur: NATAL LUZ GRAMADO

    DICA DE VIAGEM – Silveiratur: NATAL LUZ GRAMADO

    Vinho e belas paisagens estão na Serra Gaúcha

    Um Brasil com cara de Europa te espera no sul do país, com paisagens de tirar o fôlego, gastronomia rica, muito vinho e – claro – o friozinho característico das montanhas, com direito a neve de vez em quando. Formada por dezenas municípios do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha possui dois núcleos turísticos principais: na Região das Hortênsias estão Gramado, Canela e Nova Petrópolis. No Vale dos Vinhedos, ficam Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Próximas uma da outra, separadas por cerca de uma hora e meia de carro, é possível conhecer estas duas regiões em poucos dias de viagem. A 130 quilômetros da capital Porto Alegre, a cidade de Bento Gonçalves é o paraíso dos amantes do vinho, com parreiras carregadas de outubro a dezembro. As famosas Gramado e Canela possuem maior infraestrutura para o turismo, com muitos hotéis, restaurantes, museus e festivais. Visite estes cenários lindos e encante-se!

    QUANDO IR

    Em dezembro, emocione-se com o Natal Luz, em Gramado.

    CURIOSIDADES

    A herança alemã está na arquitetura da Serra Gaúcha, folclore, gastronomia, expressões e até mesmo na vegetação que circunda o Lago Negro, referência à Floresta Negra da Alemanha.

    O que é Natal Luz de Gramado?

    Natal Luz de Gramado é um dos maiores eventos natalinos do mundo que encanta com shows de fogos, som e luzes espalhados na cidade inteira, encantando assim todos os turistas.

    Em 1986 surgiu a necessidade de revitalizar a Festa das Hortênsias, uma festa tradicional em Gramado que deu origem a Fearte e Festival do Cinema. Precisava existir algum atrativo além das flores e de escolha e coroação de rainha. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado e foi preciso encontrar uma forma de fazer com que as pessoas viessem para Gramado, não só no inverno.  Por que não utilizar o NATAL? Seria difícil, já que a comunidade é de tradição ítalo-germânica, com o costume de passar o Natal com a família e na igreja.

    A administração pública estudou diversas formas de aprimorar o turismo em Gramado nesta época do ano. E então surge a pergunta: enfeitamos o pinheirinho de natal todos os anos. Então, porque não enfeitar a cidade? Uma das principais inspirações foi a Disney, então pensaram fazer isso em Gramado, criando um embelezamento para a cidade no Natal e assim, atraindo turistas.

    Só com as luzes não teriam a conotação de evento, então também surgiu a idéia de sonorizar a avenida e fazer algum espetáculo. Começaram a desenhar o Natal Luz de Gramado com músicas na cidade através de alto-falantes vendidos para as lojas, lâmpadas decorando as fachadas da Av. Borges de Medeiros, postes enfeitados como pirulitos e pinheirinhos naturais dispostos na avenida com topinhos vermelhos.

    ATRAÇÕES: NATIVITATEN                                                                                    

    UMA ÓPERA A CÉU ABERTO!

    Belíssima apresentação, única e sofisticada, às margens do Lago Joaquina Rita Bier apresenta de maneira emocionante o nascimento de Jesus Cristo. Ao longo do tradicional espetáculo, um magnífico show de luzes, sons, fogos de artifício e muita emoção.

    NOVIDADES

    Elementos cênicos, pirotécnicos e hidráulicos totalmente inovadores são conduzidos por um magnífico coral de 100 vozes, cantores líricos e uma seleção musical que inclui Magnificat de Bach, Messiah de Handel, entre outros, transformando esta atração em uma linda viagem temporal pela história do Natal. Corais, atores e orquestra em plena harmonia transformam o Nativitaten em uma surpreendente ópera a céu aberto. A superestrutura montada especialmente para este show está preparada para abrigar 5.000 pessoas.

    ATRAÇOES: GRANDE DESFILE DE NATAL

    O GRANDE DESFILE DE NATAL, COMPOSTO POR UM SHOW DE SOM, LUZ, ALEGORIAS, BAILARINOS, PATINADORES, ATORES E ACROBATAS É UM ESPETÁCULO LAICO, DIVERTIDO E ANCORADO EM CENAS MÚLTIPLAS MEDIEVAIS. O GRANDE CORTEJO É COMPOSTO DE 400 INTEGRANTES E DIVIDIDO EM TRÊS PARTES E SE ORGANIZA DA SEGUINTE MANEIRA: PRÓLOGO, QUE APRESENTADA O NASCIMENTO DE JESUS; DESENVOLVIMENTO, ONDE ACONTECE UM PASSEIO POR DIVERSAS CULTURAS E APRESENTA AS MAIS DIVERSAS FORMAS DE FESTAS DE NATAL. E EPÍLOGO, QUE É QUANDO ACONTECE A CHEGADA DO PAPAI NOEL EM SEU TRENÓ, CONDUZIDO POR SUAS RENAS PROTAGONIZANDO UM MOMENTO DE FRATERNIDADE E ALEGRIA.

    NOVIDADES

    O tradicional Desfile de Natal acontece junto aos pavilhões do ExpoGramado. Um local com grande capacidade de público, estacionamento privilegiado e dotado de todos os equipamentos tecnológicos necessários para a sua realização. Para tal, será construída uma cobertura em estrutura metálica e lona, com comprimento de 200 metros e 12 metros de altura. As arquibancadas, dispostas nos dois lados da estrutura, abrigam mais de 4.200 pessoas.

    FANTÁSTICA FÁBRICA DE NATAL

    MUSICAL ESTILO BRODWAY: UMA SUPERPRODUÇÃO ENTRE O SONHO E A INCREDULIDADE (REALIDADE). O ESPETÁCULO CONTA A HISTÓRIA DE DUAS CRIANÇAS QUE PEGAM NO SONO E PASSAM A CONHECER O INCRÍVEL MUNDO DA IMAGINAÇÃO, ONDE NO LOCAL SÃO FABRICADOS TODOS OS BRINQUEDOS QUE O PAPAI NOEL DISTRIBUI. NESTE MUNDO, TUDO PASSA O SONHO VIRA REALIDADE E TUDO PASSA A TER VIDA: BRINQUEDOS, BONECOS DE MADEIRA, BENGALAS, A BAILARINA DA CAIXINHA DE MÚSICA, O SOLDADINHO DE CHUMBO E MUITOS OUTROS PERSONAGENS. UM ESPETÁCULO MÁGICO DE DANÇA-TEATRO, QUE ENCANTA ADULTOS E CRIANÇAS.

    NOVIDADES

    Neste ano, o local do show será totalmente reformulado. O palco se transforma em Elisabetano, com proscênio avançado em direção à plateia, que estará disposta em três lados do proscênio, trazendo para bem mais próxima à relação palco-público-plateia

    NATALIS

    Um show inédito no Brasil que contaa história da celebração do nascimento de Jesus Cristo, através da voz cativante de Cid Moreira e gigantescas telas de água com dimensões de até 200mts² de área de projeção, reunindo extraordinários efeitos sonoros, luminosos, com águas dançantes e fogos sincronizados. Natalis leva você a uma viagem emocionante pela visão mitológica da criação do mundo, a anunciação ao Nascimento de Jesus, seus maiores feitos que transformaram a história da humanidade, e a magia do Natal que percorre todo o mundo.

    ÁRVORE CANTANTE

    Um dos espetáculos mais tradicionais da programação, que em 2014 ganha nova roupagem. A atração conta com um coro de 40 vozes, formado por alunos do Programa de Artes das Artes, que se apresenta com o acompanhamento de bailarinas de sapateado e jazz.

    FEIRA DE NATAL

    A tradicional Feira de Natal traz diversas novidades. Com uma intensa programação gratuita, a F conta também com 25 expositores, a maioria artesãos gramadenses, que expõem produtos de Natal. Na programação cultural estão seis modalidades de espetáculos. Atores, clowns, músicos, cantores, corais e a presença do próprio Papai Noel vão encantar os visitantes da feira. Ao longo da temporada, a feira concentra 204 atividades. Para completar a diversão e a alegria, o Cinema 3D e o Parquinho de Diversões também são atrativos do local. Além, claro, da Casa do Papai Noel.

    SNOWLAND

    Neste passeio você irá conhecer o Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas. Ao ingressar no parque, você transportará sua imaginação para um charmoso vilarejo alpino no sopé de uma montanha de neve. Um lugar incrível, onde pessoas de todas as idades tem a oportunidade de experimentar a sensação única de ver a neve. Ao todo o parque oferece mais de 30 atividades para todas as idades, incluído esportes de neve, diversão na neve, glacial com animais mecatrônicos, vilarejo alpino, lojas e muito mais. Seja inverno ou verão, faça chuva ou faça sol, Snowland é diversão garantida. Viva a neve!!!

    MINIMUNDO

    Inaugurado em 2003, o parque temático Mundo Encantado foi idealizado para resgatar a história de Gramado por meio de miniaturas que encantam crianças e adultos de todas as idades, disposto em 7 cenários diferentes. Entre eles, as vinícolas, moinhos, marcenarias e casas típicas italianas e alemãs, que protagonizam grande importância para os capítulos da história da região, bem como 2 réplicas do trem maria-fumaça que ligava os arredores com a capital Porto Alegre

    Maria Fumaça

    Faça passeio de duas horas a bordo de umalocomotiva do século 20 até a cidade de Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi. A recepção é feita com degustação de vinhos e durante a viagem (de 23 quilômetros) assistirá apresentações de músicas italianas e gaúchas.

    Parque do Caracol

    A Cascata do Caracol tem queda livre de 131 metros de altura. Fica dentro do Parque do Caracol, um complexo turístico localizado a sete quilômetros do centro de Canela. Entre as atrações do parque estão a escadaria de 927 degraus que leva até a base da cascata, mirantes e trilhas ecológicas.

    Catedral de Pedra

    A catedral revestida de lajes de basalto é um dos cartões-postais da Serra Gaúcha e seus contornos pontudos lembram igrejas góticas europeias. O interior é colorido por vitrais que destacam Nossa Senhora de Lourdes. A torre tem 65 metros e no carrilhão estão 12 sinos italianos em bronze.

    Mundo a Vapor

    O parque temático lembra a época em que as indústrias utilizavam a energia térmica e traz réplicas em miniatura de siderúrgicas, olarias, moinhos de vento e usinas, além da “menor fábrica de papel do mundo”. Na chegada, você já se depara com a reconstituição de um acidente ferroviário ocorrido em Paris em 1895, com uma locomotiva dependurada na fachada.

    Igreja Matriz São Pedro

    Localizada no centro de Gramado, a Igreja Matriz São Pedro tem arquitetura em estilo romano, vitrais projetados pelo pintor alemão Max Dommeyer e paredes erguidas com aproximadamente 70 mil pedras de basalto.

    Lago Negro

    Com vegetação trazida da Floresta Negra, da Alemanha, o lago é circundado por uma extensa pista de caminhada. Você poderá andar de pedalinho e fazer compras nas lojas que ficam próximas ao local.