GOVERNO HAVIA DECIDIDO ADIÁ-LO PARA 18 DE NOVEMBRO, MAS VOLTOU ATRÁS.
O Horário Brasileiro de Verão 2018-2019 começa às 00h do dia 04 de novembro de 2018. Desde que foi implantado pela primeira vez no Brasil, o Horário de Verão vem gerando certa polêmica. Existem os favoráveis, os contrários a esse sistema e aquelas pessoas que são simplesmente indiferentes à mudança nos relógios, que são programados para funcionar adiantado uma hora.
A partir da meia-noite do dia 04 de novembro, os relógios brasileiros serão ADIANTADOS em 1 hora nos estados em que o Horário de Verão é válido.
Este ano o Horário de Verão começa mais tarde por conta das Eleições 2018. Embora tenha sido cogitado um segundo adiamento do início do horário de verão para o dia 18 de novembro (com o objetivo de não interferir com o Exame Nacional do Ensino Médio), este não se concretizou.
Origens
As origens do Horário de Verão datam do ano de 1907, quando William Willettb, um construtor britânico e membro da Sociedade Astronômica, deu início a uma campanha para adoção do Horário de Verão naquele país.
Naqueles dias, o argumento utilizado era que haveria mais tempo para o lazer, menor criminalidade e redução no consumo de luz artificial. No entanto, devido à oposição, a ideia não foi implantada na Inglaterra.
Somente em 1916, a Alemanha, adota o Horário de Verão, tornando-se a primeira nação a adotar o sistema, no que foi seguida por diversos países da Europa, em função da Primeira Guerra Mundial.
NO BRASIL – Ele foi adotado pela primeira vez em 1931, visando também a economia de energia elétrica.
Mas, e pra você? O Horário de Verão é bom ou ruim?
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras