Operação Minas em Segurança vai até 8/2 em diversas frentes para reduzir a criminalidade já no período que antecede o feriado prolongado
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realiza até 8/2 a Operação Minas em Segurança, que tem objetivo aumentar a sensação de segurança, reduzir a criminalidade e a violência em todo estado por meio de ações preventivas e operações qualificadas.
A referida operação coincide com o período que antecede as festividades do Carnaval 2024.
Nesse período, serão desencadeadas operações específicas. Na quinta-feira (1/2) e nesta sexta (2/2), foi realizada a segunda fase da operação para cumprimento de mandados de prisão, que retirou das ruas 126 foragidos da Justiça.
Ao longo do período, serão implementadas as operações Balneários, para abordagens a pessoas, veículos e embarcações suspeitas, Segurança no Campo”, com objetivo enfrentamento sistemático as aos crimes em zonas rurais do estado e a operação Rolezinho com o objetivo de reduzir a prática de infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Dentro do planejamento, está previsto o emprego de efetivo do policiamento ostensivo geral, policiamento de trânsito urbano e rodoviário, policiamento de Meio Ambiente, além de ações de inteligência e emprego de unidades especializadas: Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), Batalhão de Choque, Rondas Ostensivas Com Cães (ROOCA), e do Comando de Aviação do Estado (Comave).
Minas Gerais contará com todo o efetivo das forças de segurança durante os dias de Carnaval no estado. A segurança foi um dos principais focos de preocupação do estado para os dias de folia.
“A nossa Polícia Militar terá reforço de efetivo. Não teremos ninguém de folga ou de férias durante o carnaval. A Polícia Civil montou toda uma estrutura para dar atendimento, princialmente às mulheres, porque infelizmente é uma época em que o assédio e violência sexual aumenta. Vou deixar claro: Carnaval é para brincar e divertir, não para assediar”, disse o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nesta sexta-feira (02).
_____continua depois da publicidade________
Segundo o governo, a festa é uma grande oportunidade para Minas Gerais mostrar que é capaz de promover um Carnaval seguro e organizado. A previsão é que o estado tenha o maior Carnaval da história, com mais de 12 milhões de foliões e expectativa de mais de 50 mil postos de trabalhos temporários criados durante este período.
Polícia militar vai usar drones para controlar comportamento de foliões no carnaval de Minas Gerais
O Ministério Público estadual recomendou que blocos e escolas de samba devem manter uma distância de segurança dos prédios e bens protegidos das cidades históricas de Minas e precisam ter autorização para a instalação de equipamentos de som, por exemplo.
Prefeituras, companhia de energia e bombeiros devem fiscalizar as instalações elétricas e de materiais inflamáveis, como botijões de gás. A polícia militar vai usar drones e acompanhar na sala de controle o comportamento dos foliões.
“Cometeu qualquer tipo de dano ao patrimônio, pichações, quebrar qualquer tipo de patrimônio, as vezes até mesmo urinar, a gente tem aí estátuas e monumentos o que já houve, serão conduzidas a delegacia e responderão por esse dano”, diz Major Layla Brunnela, porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais.
_____continua depois da publicidade________
DICAS DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL
Saindo de casa, na estrada ou na avenida para se divertir, a responsabilidade faz parte de todos nós e, nada mais justo, do que aproveitar o Carnaval com segurança e sem exageros. Por isso, a Polícia Militar preparou algumas dicas para quem vai sair de casa e viajar durante o feriado prolongado.
• Digite *#06# no seu celular, que o número de série aparecerá no visor. De posse deste número a PMMG poderá, no ato de apreensões e/ou abordagens a pessoas suspeitas, identificar a origem dos aparelhos e, constatando-se irregularidades, fazer a prisão de autores pelo crime de receptação.
• Evite a exposição do aparelho em locais de grande movimento. Se precisar atender uma chamada ou acessar às mídias sociais, procure um local que seja mais protegido.
• Apalpar, encoxar ou apertar é crime e se chama Importunação Sexual! É a prática de ato libidinoso contra alguém e sem sua anuência, com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. Não se cale! Denuncie!
• Doleiras e pochetes são ótimas medidas contra roubos. Leve apenas o necessário.
• Ao utilizar aplicativos de transporte, cheque antes as informações do motorista e do carro, compartilhe a corrida com os seus contatos de confiança e ao fim verifique se a viagem foi finalizada.
• Evite brigas e confusões e, em caso de algum problema do tipo, busque um local seguro e distante. Procure não sair com itens de valor e com cartões de limites muito altos. Carregue seus pertences de forma firme, de preferência próximo ao corpo.
• RESIDÊNCIA – Durante o feriado de Carnaval as pessoas aproveitam para viajar a lazer, mas para que o passeio seja tranquilo e sem surpresas desagradáveis no retorno é necessário tomar algumas medidas de segurança. Neste período, a Polícia Militar está com policiamento reforçado em várias regiões do Estado, além do trabalho rotineiro já feito diariamente nos municípios, mas alerta a população que algumas atitudes podem fazer a diferença na segurança da família e da residência. As orientações visam reduzir as possibilidades de ações criminosas.
• Antes de viajar, é importante verificar se a residência está devidamente trancada, como as portas e janelas, se não tem objetos de valor do lado externo do imóvel e, mais importante, conversar com vizinhos e parentes para que possam também auxiliar na segurança, deixando um telefone de contato caso necessário.
• NA ESTRADA – Ao pegar a estrada, o motorista deve estar atento ao fluxo de veículos que fica maior nesta época e ter paciência no percurso, fazendo uma viajem tranquila. Além disso, é importante ter a manutenção do carro em dia.
• As condições do veículo são fundamentais para que o condutor não tenha surpresas no caminho. Além disso, é sempre importante reforçar que álcool e direção não combinam, assim como o excesso de velocidade. O motorista é responsável pela própria segurança nas rodovias e também pelos demais usuários.
• NA FOLIA – E para quem vai curtir o Carnaval na avenida, seguindo o fluxo ou aproveitando os shows nos locais de evento, as principais dicas são: não exagerar e respeitar o próximo, assim como respeitar as forças de segurança que estarão presentes.
• A PM lembra ainda do cuidado que pais ou responsáveis devem ter com as crianças que vão participar das festas do Carnaval.
• Em situações de perigo Disque 190, e Disque denuncias 181
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
O Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas
Roger Campos