O ex-Vice-Prefeito de Três Pontas tomará posse nesta segunda-feira (28) como novo Chefe do Executivo Municipal, após a renuncia do gestor Dr. Luiz Roberto Dias, ocorrida na tarde da terça-feira (22) sob a alegação de que “oposicionistas estariam partindo para agressões pessoais e também com intuito de preservar sua família”. O momento é conturbado diante das denúncias levadas ao Ministério Público na operação denominada Trem Fantasma que investiga possíveis desvios de recursos públicos na Prefeitura Municipal de Três Pontas. Por conta disso, enquanto alguns trespontanos têm opinado nas redes sociais, desejando boa sorte ao novo Prefeito, um grupo denominado Direita Minas fez uma convocação nas redes sociais para que haja um protesto na Câmara Municipal contra o ato de posse, defendendo novas eleições no Município.

Muita expectativa na sede do Poder Legislativo a partir das 18 horas. A sessão ordinária começará mais cedo e na sequência se dará a posse oficial do Prefeito em Exercício Marcelo Chaves Garcia. A informação é de que, diante de possíveis manifestos, haverá reforço policial para que a ordem e a segurança não sejam comprometidas. Marcelo exonerou todos os cargos de confiança e vem nomeando outras pessoas, principalmente profissionais de carreira, servidores concursados para os principais escalões de seu governo.

O movimento Direita Minas publicou que “repudia veementemente à posse de Marcelo Chaves (MDB) como prefeito de Três Pontas”.

“Não podemos aceitar o que consideramos uma jogada política e que põe em risco nossa querida cidade, pois em menos de um ano e meio de mandato tendo Marcelo Chaves como vice nossa cidade se viu diante de um grupo que trouxe grandes prejuízos financeiros e morais” diz um trecho da nota postada nas redes sociais.

O Novo Prefeito

Marcelo Chaves Garcia, trespontano, tem 62 anos de idade, é engenheiro de formação. Casado com Aparecida Maria Chaves Garcia, pai de dois filhos: Melissa e Breno Chaves Garcia, já foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, secretário municipal de Indústria e Comércio, secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, trabalhando com diversos prefeitos. Foi ainda coordenador estadual CREA – MG. Estudou Administração Pública Municipal na instituição de ensino Faculdade FEAD. Estudou Engenharia civil na instituição de ensino Unifenas.

Operação Trem Fantasma

Operação “Trem Fantasma” foi iniciada há quatro meses a partir da representação feita ao Ministério Público pelo vereador Roberto Donizetti Cardoso (PP). Foram instalados procedimentos cíveis e criminais para dar início à apuração de eventuais fraudes na execução de contratos firmados para fornecimento de peças e combustíveis à Prefeitura local. A hipótese é que 12 veículos e máquinas pertencentes à frota do município “receberam peças e combustíveis”, mesmo estando em desuso. O suposto golpe teria sido aplicado em 2017 e também neste ano.

Na terça-feira (15), a Operação apreendeu computadores, documentos, celulares, quatro armas de fogo e munições e decretou a prisão temporária dos cinco investigados. Participaram da ação 37 policiais militares, oito promotores de Justiça, sete servidores do Ministério Público, 12 fiscais da Receita Estadual e um policial civil. A ação do MPMG aconteceu através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo Varginha, em conjunto com a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Três Pontas.

Foram presos os ex-secretários José Gileno Marinho (Transportes e Obras) e Roberto Barros de Andrade (Fazenda), os servidores públicos municipais Francisco Henrique de Araújo (chefe da Divisão Mat.Pat.Serv.Gerais) e Nicésio Campos Silva (chefe da Divisão de Tesouraria), além de Ralph Duarte Funchal que ocupavc o cargo comissionado de chefe da Divisão de Apoio Administrativo. Iquye teve sua prisão revogada e foi solto.

Dias depois a ex-chefe da GCM (Guarda Civil Municipal) Leonara Naves foi presa acusada de dificultar as investigações e de ter participação num incêndio criminoso (queima de arquivos) na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Todos estão cumprindo prisão preventiva. Seus advogados estraram com pedidos de Habeas Corpus.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *