Criminosos praticaram mais um ato de vandalismo em Três Pontas. Desta vez foi na unidade do PSF (Programa de Saúde da Família) Odilon Teodoro Leite, do bairro Padre Victor, localizado na rua Carvalho de Mendonça, 381. A ação acabou prejudicando a população trespontana, já que por conta da espera da perícia, o atendimento foi cancelado nesta segunda-feira (8).
De acordo com o Cabo Batista da Polícia Militar de Três Pontas os criminosos praticaram um arrombamento que acabou em grande prejuízo. “Esses marginais pularam o muro e arrombaram a porta da frente de blindex. O local está sendo mantido preservado, ninguém pode entrar, até que seja feita a perícia da Polícia Civil. Nós fomos chamados fizemos o Boletim de Ocorrência e constatamos que na fuga eles certamente deixaram cair a TV de 50 polegadas que acabou tendo a tela quebrada. Não sabemos ainda o que de fato foi levado. Mas quero dizer que esse tipo de ato não ocorre com frequência e certamente foi praticado por pessoas daqui dos bairros próximos e usuários de drogas, que praticam esses atos para manter o vício”, explicou.
Ainda segundo o militar, no local não há segurança e nem câmeras de vídeo o que dificulta a identificação dos meliantes.
Já o secretário municipal de Saúde, Hermógenes Vanelli deu outros detalhes e lamentou o ocorrido, principalmente por prejudicar toda a população assistida naquela unidade de saúde:
“É lamentável. Nossa funcionária quando chegou aqui cedo para trabalhar se deparou com o local arrombado. De imediato nós queremos informar à população que por conta disso e da necessidade de se preservar o local até a chegada da perícia, que será feita a tarde, por conta de outras ações que estão sendo feitas agora, não haverá atendimento nesta segunda-feira (8). Nós entramos em contato com a polícia e todas as medidas estão sendo tomadas. Nós percebemos que foi levado o CPU do nosso computador principal e com isso nós perdemos todo histórico dos pacientes que estavam cadastrados. Ainda é cedo para fazer um diagnóstico, mas após a perícia teremos noção do tamanho do prejuízo para a população, já que todo trabalho estava naquele computador e teremos agora que começar do zero, sem contar a TV de 50 polegadas que foi destruída. A Unidade Padre Victor está drasticamente prejudicada”, pontuou.
De acordo com o Secretário de Saúde, cerca de 3.000 pessoas estão cadastradas no PSF Padre Victor, recebendo diversos tipos de atendimento. O número de atendimentos mensais oscila muito, dependendo da demanda. Hermógenes afirma que esse tipo de crime contra unidades de saúde em Três Pontas já aconteceu em outras oportunidades. “Infelizmente isso não é a primeira vez. Já tivemos vários registros feitos pela Polícia Militar. As duas unidades de saúde, que foram inauguradas recentemente, durante o período de construção, foram vandalizadas, até janelas foram roubadas. Uma academia de ginástica também sofreu a ação de delinquentes. Eu não entendo isso e a população precisa ajudar a manter essas unidades, pois elas são as maiores prejudicadas. Tudo isso é reflexo da impunidade. Agora precisaremos trabalhar dobrado para recuperar o que foi perdido”, concluiu.
O caso está sendo investigado pelas autoridades policias.