Prefeituras de Gonçalves, Cambuí e Paraisópolis já soltaram notas oficiais informando sobre o cancelamento das festas por prevenção a contaminações pela Covid-19. E em Três Pontas? O Conexão responde!

Pelo menos três cidades do Sul de Minas já decidiram cancelar as festividades de réveillon e do carnaval de 2022 devido à pandemia de Covid-19. As prefeituras de Gonçalves, Cambuí e Paraisópolis já soltaram notas oficiais informando sobre o cancelamento das festas. Conexão apurou sobre a situação de momento em Três Pontas.

Veja abaixo a situação de cada uma:

Paraisópolis

A Prefeitura de Paraisópolis informou no fim da semana passada que não vai realizar as festas de réveillon, aniversário do município e do carnaval de 2022.

Segundo a prefeitura, a decisão foi discutida e aderida pelas prefeituras dos municípios vizinhos, em razão da grande quantidade e circulação de pessoas nessas datas e, consequentemente, a dificuldade de manutenção das ações sanitárias necessárias para evitar a Covid-19.

“Entendemos que o momento é de cuidado e cautela. Ainda é necessário zelar pela saúde dos nossos munícipes. Esperamos que, muito em breve, possamos voltar a realizar as comemorações que tanto alegrem a nossa população”, diz a nota da prefeitura.

Gonçalves

A Prefeitura de Gonçalves também informou que não promoverá as comemorações de réveillon e carnaval 2002 por conta da pandemia.

A prefeitura também cita que a decisão foi tomada em conjunto com outros municípios da região e que irá evitar grandes fluxos e aglomerações que poderiam causar uma nova onda de contaminação pela Covid-19.

Cambuí

A Prefeitura de Cambuí também confirmou nesta segunda-feira (22) que a cidade não realizará o carnaval em 2002.

“Priorizando a saúde da população, visto que a pandemia do coronavírus ainda não acabou e levando em consideração as grandes aglomerações que se formam nesta data, ficam suspensas as festividades do carnaval em 2022”, diz a nota divulgada pela prefeitura.

SITUAÇÃO DE MOMENTO EM TRÊS PONTAS

(Foto Arquivo – Antes da Pandemia)

A reportagem do Conexão Três Pontas conversou há poucos instantes, no final da tarde desta terça-feira, dia 23, com o Prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia. Perguntado sobre a realização do carnaval no município, o gestor público municipal, que para boa parte da população trespontana vem realizando um excelente trabalho, mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela maior pandemia de nossa história, disse que o assunto ainda está em estudo.

“Nós ainda vamos nos reunir com todas as lideranças, com as pessoas e setores envolvidos, como por exemplo o Comitê Municipal de Saúde que trata da questão covid-19 em Três Pontas, a Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa, a Unimed, Associação Médica, Associação Comercial, enfim, todos aqueles que estão conosco nesta luta de enfrentamento ao coronavirus. Vamos debater muito o tema e analisar os prós e os contras sobre uma possível realização ou não do carnaval”, comentou ele.

Ainda segundo Marcelo Chaves Garcia, o réveillon em Três Pontas está confirmado, embora a Prefeitura se envolva em menor grau nessa celebração, partindo muito da iniciativa privada.

“Não será um réveillon grandioso, com muitos eventos ou celebrações. Será menor, dentro de todos os critérios de segurança e ao mesmo tempo não deixando passar esse momento. O povo está muito sofrido e de alguma forma também precisa de um pouco de lazer, de alegria”, pontuou.

Ainda sobre o carnaval, que vem sendo cancelado em muitas cidades do Brasil, inclusive aqui no Sul de Minas, o Prefeito de Três Pontas acrescentou que os estudos serão feitos e deve ser levado em conta o fato de se tratar de uma festa em local aberto, o que traria menos riscos.

“Como te falei, ainda não temos uma definição. Faremos o que for melhor para nossa gente e para nossa cidade. As pessoas precisam de alegria, o comércio precisa sobreviver, os trabalhadores precisam ter o seu ganho, mas também não podemos abrir mão da Saúde. Então vamos analisar todos os fatores e chegar a uma definição mediante estudos, critérios e também sobre como estará a realidade da pandemia mais perto do carnaval”, acrescentou.

A Europa está vivendo no momento o que alguns presidentes chamam de terceira, quarta ou até quinta onda, já considerando-a a pior desde o início da pandemia. Alguns países já estão com hospitais lotados e uma velocidade de contaminação absolutamente assustadora. É fato que nesses países há uma grande restrição diante da vacina por parte dos seus cidadãos. Muitos europeus não querem tomar a vacina! O Brasil já ultrapassou a marca de 300 milhões de doses aplicadas.

Três Pontas, conforme revelou o prefeito Marcelo Chaves Garcia, já ultrapassou hoje a marca de 80% de toda a sua população vacinada contra o coronavirus.

“Caso o carnaval aconteça, se tudo caminhar para a realização da folia de forma segura na questão da saúde e dos critérios sanitários, chegaremos lá com mais de 90% de toda nossa população vacinada. É isso deve ser destacado e comemorado”, concluiu.

Vacinação contra a covid-19 em Três Pontas / Carnaval no sambódromo de Três Pontas em 2015

Com informações do G1 Sul de Minas

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *