unis-nova-oferecimento

“Se o Paulo Luís deixou 6 milhões em caixa e não repassou ao Hospital ele fez uma grande birra não só com a Santa Casa, mas com a cidade de Três Pontas”, disse o novo chefe do Executivo.

Em seu primeiro dia como administrados público municipal o prefeito de Três Pontas Dr. Luiz Roberto Dias já mostrou muito trabalho. Visitou o Hospital e o pronto Atendimento, fez reuniões, conversou com a população nas ruas e recebeu muitos trespontanos em seu gabinete. Ele recebeu o Conexão Três Pontas nesta segunda (02) para conceder sua primeira entrevista como mandatário máximo do Município. Não poupou críticas ao antecessor Paulo Luís e anunciou muitas novidades.

Conexão – Quais as suas primeiras impressões ao se sentar na cadeira de prefeito? Quais as primeiras medidas que você vem tomando e como será essa primeira semana de trabalho?

Prefeito Luiz Roberto – Boa tarde a todos do Conexão Três Pontas. A primeira medida já foi colocar na rua trabalhando para cuidar das praças de nossa cidade que estavam feias. Está sendo feito todo um trabalho de poda. Também contratamos um profissional especializado em trânsito, chamado Danilo, que está revitalizando esse setor, porque muitas mudanças foram feitas e a cidade estava sem mobilidade. É tanta contramão e tanta mão única que foram colocadas que a cidade está parada sem mobilidade. Outra importante medida é no Pronto Atendimento Municipal. Dr. Lucas Erbst e Dr. Antônio Carlos Cassiano estão fazendo o protocolo das doenças. Por exemplo: chega um paciente politraumatizado e cada um faz uma coisa. Não é bem assim que deve funcionar. Deve ser feito um protocolo e seguir aquilo. Todos os médicos irão trabalhar em conformidade com esse protocolo, todos falando a mesma língua. Com isso dá mais rapidez no tratamento e mais qualidade. Também faremos algumas alterações com relação aos horários do pronto Atendimento, já que isso nos preocupa.

Conexão – Você tem nesse primeiro momento, principalmente, uma grande preocupação com a Saúde e com a economia na Prefeitura. E estou sabendo que novos médicos serão contratados. Isso é verdade?

Prefeito Luiz Roberto – Mais a longo prazo tomaremos outras medidas. Eu hoje já fiz uma reunião com todos os secretários. E cada Secretaria vai se comprometer a ter uma redução de 10% nos seus gastos. É claro que não iremos comprometer nenhum atendimento, principalmente o médico. No final do ano agora as médicas cubanas saíram. E nós vamos colocar outros médicos no lugar e ainda contratar mais dois profissionais. Teremos mais dois especialistas para dar um melhor atendimento à população. Nisso não se pode fazer economia.

Outros setores terão economias sim, mas nada que afete a qualidade dos serviços prestados. O que não podemos é jogar dinheiro do povo fora. Nos primeiros cem dias de governo trabalharemos forte nesse sentido.

15878731_1248800115168259_699824549_n

Conexão – Você disse que teve hoje uma reunião com todos os secretários. Isso significa que, apesar de não ter sido feito o anúncio oficial de todos eles, todas as pastas já estão completas?

Prefeito Luiz Roberto – Os secretários não foram todos anunciados ainda porque existe uma lei que a gente tem que respeitar. Mas estamos estudando essa questão. Por enquanto alguns estão tomando posse de suas pastas como chefes de divisão, embora exerçam as funções como secretários. O Conexão já divulgou os nomes. Também há o acúmulo de mais de uma secretaria para algumas pessoas para que nesse primeiro momento consigamos uma importante economia.

O principal é a execução dos trabalhos. Queremos secretários que executem os trabalhos.  Eu não preciso que tragam tudo para mim, não sou centralizador. Se eu coloquei pessoas especialistas em cada pasta é para que eles resolvam e em último caso tragam até o Prefeito. Todos sabem o que eu desejo para a cidade e como quero que trabalhem. Se eu for exigir que traguam tudo para mim eu não preciso de secretários e não preciso gastar com seus salários. Eles têm que honrar o que recebem. Se existe uma Secretaria de Administração, porque é que tem que trazer tudo pra mim? Aquilo que eles não resolverem, claro, trarão pra mim. Se eu centralizar tudo, ficarei louco e não farei nada. Eu já fui no PAM, já vi o que está sendo feito, Vi algumas obras, fui na Praça Centenário, na Perete, nas secretarias de Saúde, Educação, Transportes e Obras, recebi a visita do Delegado para tratarmos da questão da segurança em Três Pontas. Nós estamos cedendo três estagiários de Direito para a Delegacia. A cidade precisa andar e temos que ajudar.

Conexão – O ex-prefeito Paulo Luís deu uma entrevista a outro órgão de imprensa onde disse que estava deixando cerca de 6 milhões de reais em caixa. Você já encontrou esse dinheiro, comprovou a veracidade dessa informação?

Prefeito Luiz Roberto – Se isso realmente estiver nos bancos nós estamos com nossos problemas resolvidos até o final deste ano que começa agora. Eu não acredito nisso, porque o ex-prefeito estava esperando o dinheiro da repatriação e não havia pago o Hospital. Se o Paulo Luís realmente deixou 6 milhões, se tinha esse dinheiro em caixa, comprova que ele estava fazendo birra com a Santa Casa. Eu não acredito nessa informação divulgada por outro veículo. Mas temos que dar uma volta nessa semana pelos bancos pra ver se realmente tem esse dinheiro. Garanto pra você Roger, que se esse dinheiro realmente existe o ex-Prefeito fez birra com a Santa Casa e com o povo.

Conexão – O Conexão entrevistou o Deputado Diego Andrade, grande aliado da sua gestão. Ele disse que acredita muito na sua Administração e que a apoiará fortemente, mas que, devido a crise nacional e a situação do estado, que decretou calamidade financeira, não acredita em muitos sorrisos para esse seu primeiro ano de governo. Você concorda com ele?

Prefeito Luiz Roberto – Ele realmente está certo. Tem a PEC 241 aí que dificulta muita coisa e a gente que mudar a mentalidade. Quero lembrar que nós temos 250 mil reais para pedir ao Deputado Odair Cunha do PT e vamos buscar dinheiro sim. Eles prometeram isso. Vamos chegar de pires na mão e vamos torcer pelo sim. Nós não vamos comprar caviar, não vamos fazer loucuras.

O que nós vamos fazer, por exemplo em relação a festas e eventos, são parcerias. Se você quiser fazer uma festa Roger, é só pedir no nosso departamento específico e nós vamos ajudar. Como o Carnaval por exemplo. Qualquer um que tiver uma boa ideia e quiser fazer uma grande festa, nós (Prefeitura) cederemos o espaço e a pessoa investe. A população de Três Pontas terá as festas que anseia e a Prefeitura não gastará nada. Nós não podemos gastar nada.

No primeiro ano a Prefeitura que sair “canetando” vai quebrar. É a mesma coisa o Plano de Cargos e Salários. Nós vamos ter que conversar e reformular o Plano de Carreira, teremos que conversar com o Ministério Público, com associações, sindicatos e os próprios trabalhadores. Isso está trazendo um impacto muito grande para a Folha de Pagamento. O resultante disso no final do ano estará com 5% acima do permitido. Aí vem o Tribunal de Contas e cassa o Prefeito e todos os envolvidos. Isso está acontecendo em várias cidades do país. Temos que mudar isso.

Conexão – Por falar em Plano de Carreira, uma questão que sempre é perguntada ao Conexão é sobre o Concurso Público. Os aprovados irão assumir quando as suas vagas?

Prefeito Luiz Roberto – Nós teremos que estudar esses casos.  O Ministério Público no Rio de Janeiro, por exemplo, mostrou que os concursados que tomaram posse 60 dias antes da tomada do próximo Prefeito, onde não houve reeleição, ou que através de medidas judiciais chamou essas pessoas para trabalhar, isso tudo está sendo revisto e anulado pelo MP. Isso por causa do impacto na Folha de Pagamento. Funcionários e a Folha de Pagamento são patrimônios dos municípios. Nós vamos fazer de tudo para que ninguém seja prejudicado, inclusive aqueles que foram chamados 60 dias antes do prefeito anterior sair.

Conexão – É verdade que existe um plano de mudança para o Estádio Ítalo Tomagnini, o Campo do TAC, assim como houve com o Almoxarifado?

Prefeito Luiz Roberto – Peço para que as pessoas não acreditem em boatos e sim no nosso trabalho. Nós não vamos vender o Campo do TAC. Nós vamos avaliar o Ítalo Tomagnini, ver a parte legal e construir um estádio moderno, menor, num terreno do Município fora da cidade. Que seja mais afastado, mas que seja de fácil acesso.

No local pretendemos fazer coisas importantes, como um Parque Multiuso. Queremos fazer um novo Pronto Atendimento, muito maior e com mais qualidade. Por isso precisamos ajustar essa questão do pagamento de aluguéis e usar o que é da Prefeitura. No Almoxarifado está sendo assim, por isso vamos tirá-lo dali. Os moradores do bairro Botafogo sofrem com aqueles maquinários trafegando por ali. As casas tremem. Moradores não dormem. Vamos tirar de dentro da cidade e levar para o Centro Wagner Tiso. E ali vamos centralizar várias secretarias, como Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, além do Procon, Farmácia, Ouvidoria, entre outras. Deixaremos de pagar alugueis e assim economizaremos. Não é loucura, é um processo lento, mas que se faz necessário. Chega de prefeito entrar e sair e a cidade continuar na mesmice.

15870704_1248800745168196_305002435_n

Conexão – É verdade que nesta semana você estará trabalhando na Prefeitura em horário integral, embora saibamos que Prefeito é Prefeito 24 horas por dia? O intuito é conhecer a situação mais rapidamente e mais a fundo? E como ficará o atendimento de seus pacientes em seu consultório?

Prefeito Luiz Roberto – Sim, essa semana estamos em horário integral e acelerando todo o processo para que as pessoas entendam aquilo que nós queremos. O importante é delegar poderes e decentralizar. Quero que o secretário me dê a resposta que eu espero dele. Cada secretário terá que responder e resolver a sua área. Se não for assim, o Prefeito só engavetará papel no gabinete e perderá convênios. E a população acaba prejudicada. Não se pode mais perder convênio nessa cidade. Não existe mais uma administração centralizadora.

Na semana que vem, eu tenho que trabalhar na minha empresa, e estarei agendando tudo da melhor forma possível. Eu e o Deivinho, Chefe de Gabinete, já estamos tratando disso.

A população pode ir nas secretarias, falar de seus problemas, trazer sugestões e isso nos interessa muito. Não é necessário se formar grandes filas e a pessoa esperar muito tempo pra falar com o Prefeito. Cada secretário está responsável por sua área e também para ouvir a população.

Vamos juntos, fazer uma cidade muito melhor para cada trespontano. Deus abençoe e Feliz 2017 para todos!

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *