AÇÃO QUE DARÁ OPORTUNIDADE À CENTENAS DE JOVENS TRESPONTANOS FOI CONSEGUIDA PELOS VEREADORES MAYCON MACHADO E MARLENE LIMA.

Os vereadores de Três Pontas Maycon Douglas Machado (atual Presidente da Casa Legislativa) e Marlene Lima estão comemorando a vinda da Rede Cidadã para Três Pontas, um projeto importante e especial que busca a transformação da sociedade, fortalecendo questões vitais como o trabalho, a integração e as amplas oportunidades. Também não é pra menos, afinal eles se esforçaram substancialmente para que isso se tornasse realidade.

O assunto começou a ser divulgado no dia 07 de outubro de 2017, quando os dois vereadores, acompanhados de diversos adolescentes que compõem o Parlamento Jovem de Três Pontas, anunciaram a vinda da Rede Cidadã no Conexão Três Pontas. Além de abrir postos de trabalho, a Rede Cidadã também cuidará com atenção dos jovens em busca do seu primeiro emprego, com destaque para aqueles em estado de vulnerabilidade.

“Iniciaremos uma turma já no dia 13 de maio, com 25 jovens. Mas deixo claro que temos um banco de talentos com 200 jovens. Precisamos unir forças, que os empresários nos apoiem, para que possamos abrir mais vagas e assim colocar mais jovens no mercado de trabalho.”

“A ideia de trazer a Rede Cidadã para Três Pontas se deu em 2017, quando eu e a Vereadora Marlene participamos de um evento na Fateps, exercendo a função de jurados. Nós escolhemos como destaque justamente o trabalho que falava sobre a Rede Cidadã. Com muita motivação e incentivo da Telma, que foi a aluna encarregada de apresentar aquele trabalho, nós começamos a correr atrás. Vale lembrar que esse trabalho não tem cunho político. Foram quase dois anos de muita luta e agora estamos celebrando a oficialização da vinda da Rede Cidadã para nossa cidade, o que vai beneficiar muitos jovens”, declarou o Presidente da Câmara, Vereador Maycon Machado.

vereadores Maycon Machado e Marlene Lima.

Ainda segundo o legislador, foram muitas idas à Belo Horizonte, onde foram muito bem recebidos pelos envolvidos com a Rede Cidadã. Agora a previsão é de que 25 jovens já possam ingressar no mercado de trabalho em Três Pontas.

Conforme Cristiane Loureiro, Coordenadora Regional da Área de Relacionamento e Parceria, a rede Cidadã já começa de fato a atuar em Três Pontas. “Nós atuamos hoje em 7 estados brasileiros, sendo 63 cidades, incluindo Três Pontas. Não medimos esforços, junto com os vereadores Maycon e Marlene, para trazer esse programa de aprendizagem para o trabalho para a cidade de Três Pontas. Iniciaremos uma turma já no dia 13 de maio, com 25 jovens. Mas deixo claro que temos um banco de talentos com 200 jovens. Precisamos unir forças, que os empresários nos apoiem, para que possamos abrir mais vagas e assim colocar mais jovens no mercado de trabalho. A Rede Cidadã oportuniza o primeiro emprego para o jovem“, destacou.

Maycon Cristiane e Laís, envolvidos com a rede Cidadã que beneficiará os jovens trespontanos.

Lais Ribeiro tem a função de Educadora Social em na Rede Cidadã em Três Pontas, selecionando os jovens, cadastrando-os e preparando-os para o mercado de trabalho. Ela afirma que o funcionamento da Rede Cidadã na cidade será das 11 às 17 horas. “Os jovens que tiverem interesse em participar devem nos procurar munidos da Carteira de Trabalho, CPF, RG (Identidade) e um currículo (mesmo que nunca tenha trabalhado). Vamos analisar e encaixar nas vagas que surgirem, de acordo com o perfil de cada jovem. E nós vamos atender aos jovens de 14 aos 24 anos”, revelou.

Rede Cidadã

A Rede Cidadã é uma organização não governamental sem fins lucrativos que busca a transformação social por meio da integração entre vida e trabalho como um só valor. Aposta no trabalho como fonte de vida e condição básica para as pessoas se tornarem sujeitos de sua história e alcançarem sua autonomia, direitos e cidadania.

Uma das primeiras organizações a investir no trabalho social em rede, desde 2002 a Rede Cidadã reúne sociedade civil, empresas, órgãos públicos e outras organizações sociais para trazer soluções em geração de trabalho e renda.

Em 2004, a Rede Cidadã criou a metodologia de Rede de Geração de Trabalho e Renda para jovens oriundos de famílias de baixa renda, tendo em vista que 2/3 da população economicamente ativa desempregada era constituída de jovens de 18 a 24 anos, impactando aproximadamente 18 milhões de jovens em todo o território nacional. A RGTR foi tão efetiva em seus resultados ao longo dos anos, que em 2011 foi reconhecida como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil e vem sendo replicada em dezenas de municípios onde a Rede Cidadã está presente.

Em 2014, como reconhecimento por seu trabalho, Fernando Alves, fundador da Rede Cidadã, recebeu o Prêmio Visionaris de empreendedor social.

A Transição da Escola para o Trabalho

O Programa de Aprendizagem Profissional da Rede Cidadã prepara o jovem para fazer uma transição saudável do mundo escolar para o mundo do trabalho. Além de aliar o conhecimento teórico da sala de aula à prática nas empresas, utilizamos o a ferramenta Profiler para mapear as competências do jovem e identificar o perfil de cada aprendiz, a fim de encaminhá-lo para a vaga mais adequada. Promovemos também uma reflexão sobre o valor do trabalho para a vida e para a realização dos sonhos. Para nós, vida e trabalho são um só valor.

Compromissos pedagógicos

Educar para o desenvolvimento sustentável.

Promover a consciência:

  • de sujeito de si;
  • da existência com o outro;
  • da responsabilidade com a sociedade e o planeta;
  • da busca de sua espiritualidade.

Restaurar o valor da vida e do trabalho.

Criação

A Rede Cidadã foi criada em 2002 para formar uma rede social real que integrasse ações complementares, gerando sinergia entre três setores da economia e integrando o trabalho voluntário. O objetivo da organização sempre foi criar soluções de geração de trabalho e renda para pessoas da base da pirâmide e desde a sua fundação, a Rede Cidadã já inseriu mais de 50.000 pessoas no mercado de trabalho.

A Rede Cidadã se destaca por investir não apenas na formação técnica de quem participa de seus cursos. Entendemos que tão importante quanto isso, é o resgate da vocação e dos sonhos das pessoas e sua formação emocional. Para nós, vida e trabalho são um só valor e devem andar juntos para promover a realização profissional e pessoal do ser humano.

Serviço

Mais informações sobre a Rede Cidadã podem ser obtidas na sede da Câmara Municipal de Três Pontas pelo telefone (35) 3265-2477 ou diretamente com os vereadores Maycon Machado e Marlene Lima.

OFERECIMENTO

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *