A Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da secretaria Municipal de Saúde, estará recebendo a Carreta da Mamografia. De acordo com as informações divulgadas pelo executivo Municipal, a idade contemplada será de mulheres de 50 a 69 anos, que não realizaram mamografia no ano de 2017.

Inicialmente os postos de saúde estão coletando os nomes das mulheres interessadas em realizar de graça a mamografia. Para se inscrever no programa basta que a mulher enquadrada na campanha procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência munida do Cartão SUS.

Ainda conforme da secretaria Municipal de Saúde em breve serão divulgados a data e o local onde a carreta estará estacionada para a realização dos exames.

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.

O exame de mamografia é realizado com um mamógrafo (aparelho de raio X), onde a mama é comprimida de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico. A compressão das mamas é necessária para que o exame seja efetivo, e o eventual  desconforto que pode gerar é totalmente suportável.

DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA PELA MAMOGRAFIA

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo mais recorrente e o que mais causa a morte de mulheres no país. A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico.

O AUTOEXAME NÃO É SUFICIENTE PARA DETECÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Embora o autoexame seja importante, ele não ajuda no diagnóstico precoce da doença. Isso porque um tumor na mama só é detectável no autoexame quando não está mais em estágio inicial.

Além disso, alterações nas mamas também podem ser causadas por outros fatores, como envelhecimento, menopausa, mudanças hormonais durante ciclos menstruais ou por conta da ingestão de pílulas anticoncepcionais, o que pode confundir as mulheres.

Então, caso uma mulher encontre alguma anormalidade nos seus seios, ela deve consultar o médico o mais rápido possível e realizar a mamografia.

A IDADE PARA COMEÇAR A FAZER A MAMOGRAFIA

Entre 35 e 40 anos as mulheres devem realizar o primeiro exame, que servirá de base para avaliar as condições da mama em comparação à exames futuros;

Dos 40 aos 50 anos a frequência da mamografia deve ser determinada pelo médico, de acordo com as condições da mama da paciente;

Após os 50 anos é recomendado que a paciente realize o exame anualmente.

QUANDO A MAMOGRAFIA NÃO É RECOMENDADA?

Caso a paciente estiver amamentando ou grávida;

Caso a paciente tenha realizado o exame que teve resultado normal em um prazo menor que 12 meses

Caso a paciente tenha menos que 35 anos e não fizer parte do grupo de risco para câncer de mama.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *