A Quarta-Feira de Cinzas começou com um pouco de cor, de alegria e esperança para a Saúde em Três Pontas. Isso porque a diretoria do Hospital São Francisco de Assis e a Universidade Federal de Lavras anunciaram o propósito conjunto de criação de um Hospital Escola em Três Pontas.
A boa notícia foi confirmada pela diretoria da Santa Casa, que tem como vice-provedor o empresário Wilson Ferreira Júnior e como provedor o, também empresário e ex-presidente da Associação Comercial, Michel Renan Simão Castro. Incansáveis, desde que assumiram eles têm tido o apoio maciço da população trespontana e a cooperação de alguns políticos, principalmente deputados que têm destinado emendas para a entidade – na contramão, o Governo do Estado de Minas Gerais que, amis uma vez, não fez os repasses para a Santa Casa, agravando a sua situação financeira.
Representantes do Curso de Medicina da UFLA estiveram reunidos na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas com a nova direção do Hospital de Três Pontas. O provedor Michel Renan comemorou o avanço nas negociações e postou em suas redes sociais: “Hoje, mais um importante passo foi dado para que seja implantado o Hospital Escola na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis em Três Pontas. Sigamos juntos, torcendo por mais essa conquista”, declarou.
Os representantes da Universidade Federal de Lavras fizeram uma primeira vistoria nas instalações da entidade e ficaram satisfeitos. Toda a parte de montagem, de elaboração do projeto do Hospital Escola está pronto, basta agora que essas visitas de inspeção da UFLA confirmem, concretizem a parceria e essa grande vitória para a Saúde do Município.
Segundo informações da diretoria da Santa Casa, passadas ao Conexão pela Assessoria de Comunicação, os representantes da Universidade Federal de Lavras sinalizaram de forma positiva e até rápida para a montagem desse Hospital Escola. “Eles estão levando vários dados para a formatação final, para a viabilidade dessa parceria. Algumas adaptações precisarão ser feitas, mas tudo simples, de fácil realização”, disse o setor.
Por telefone o provedor Michel Renan disse que a iniciativa surgiu há cerca de três meses, embora os contatos com a Universidade Federal de Lavras tenha se estreitado com a diretoria do HSFA desde que assumiram a gestão da entidade aqui em Três Pontas.
“A nossa diretoria foi fazer uma visita na UFLA, assim que assumimos, para viabilizarmos projetos em parceria. Surgiu há três meses a possibilidade do Hospital Escola e estamos muito animados com essa conquista. O Hospital Escola oferece muitos benefícios através do SUS, uma série de incentivos. Os alunos da UFLA farão residência em Três Pontas, no nosso Hospital. Para o ano que vem a UFLA já precisará de um local para residência nas áreas de clinica médica, cirúrgica e psicossocial para seus alunos do quarto ano (oitavo período)”, emendou.
Ainda segundo o Provedor, a atual diretoria da Santa Casa procurará a prefeito de Três Pontas, Dr. Luiz Roberto Laurindo Dias, para oferecer ao Município a utilização desses médicos residentes nos diversos programas da Prefeitura, como por exemplo o PSF (Programa de Saúde da Família), entre outros.
A construção dos alojamentos será por conta da Universidade Federal de Lavras. Michel Renan afirmou que ‘tudo já deu certo’, que em poucos dias a parceria será sacramentada com a assinatura do Contrato de Intenções.
O funcionamento do Hospital Escola em Três Pontas está previsto, caso se confirme, para o início do próximo ano.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras