unis-nova-oferecimento

MICOSE

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São mais frequentes em locais mais quentes e úmidos. São exemplos de micoses superficiais, a pitriase versicolor, as tineas e a candidíase.

Pitiríase Versicolor

1

Conhecida popularmente como pano branco, é uma doença comum, de evolução crônica e recorrente. Mais comum em adolescentes e adultos jovens, e em pessoas de pele oleosa. É causada pelo fungo Malassezia furfur, que habita normalmente a pele e os folículos pilosos à partir da puberdade, e em condições de clima quente, umidade, pele oleosa, transpiração excessiva ou baixa imunidade pode se proliferar excessivamente causando os sintomas clínicos.

A doença se manifesta por manchas brancas descamativas, principalmente no tronco, pescoço e braços. Em alguns casos podem se apresentar como manchas escuras ou avermelhadas, daí o nome versicolor. Não é contagiosa.

O tratamento é feito com antifúngicos tópicos (creme, shampoo ou spray) e em alguns casos medicamentos orais.

Tineas

2

São doenças causadas por um grupo de fungos que vive às custas da queratina da pele, pelos e unhas. Esses fungos podem ser encontrados em animais (zoofilicos), no solo (geofílicos) e nos humanos (antropofílicos) e infectam as camadas queratinizadas da pele, pelos e unhas.

Quando os fungos se alojam na pele, surgem manchas avermelhadas de superfície escamosa, com bordas bem delimitadas que podem apresentar pequenas bolhas e crostas. A coceira é o principal sintoma. O tratamento é feito com antifúngicos tópicos (creme ou spray) e em alguns casos medicamentos orais.

No couro cabeludo, a tinea se manifesta principalmente em crianças de 6 a 10 anos, podendo ocorrer em adolescentes e adultos. Ocorrem lesões com descamação e prurido, podendo apresentar alopécia (áreas de pelada no couro cabeludo) e inflamação. O tratamento é feito com shampoos, soluções e medicamentos orais.

As tineas são transmissíveis, através de contato entre pessoas, ou com animais, plantas e terra que enteja contaminados com fungos.

Onicomicose

3

A chamada micose de unha também é causada por fungos que se alimentam de queratina, que causam descoloração, descolamento do leito ungueal e espessamento das unhas. Podem ocorrer nas unhas das mãos e dos pés. São raras na infância e predominam nos adultos acima de 55 anos. A origem da infeção pode ser o solo, animais, sapatos compartilhados, alicates, tesouras e lixas se estiverem contaminados. O tratamento é prolongado e requer bastante disciplina; é feito com soluções ou esmaltes antifúngicos, e em casos mais graves pode ser necessário tratamento via oral. 

Candidíase

4

A infecção pelo fungo Candida pode comprometer pele, mucosas e unhas. É um fungo oportunista, e dessa forma, exitem situações que favorecem seu desenvolvimento, como baixa imunidade, uso prolongado de antibióticos, diabetes e situação de umidade e calor.

Pode se manifestar de diferentes formas, como placas esbranquiçadas na mucosa oral (sapinho), fissuras do canto da boca, manchas vermelhas em regiões de dobra e genitais, com coceira intensa.

No tratamento da candidíase devemos sempre considerar os fatores de risco e procurar corrigi-los. Antifúngicos tópicos e orais são usados de acordo com cada caso.

Prevenção

Hábitos higiênicos são importante na prevenção das micoses:

-Use somente seu material de manicure

– Seque-se muito bem após o banho, principalmente as áreas de dobras, como axilas, virilhas e dedos dos pés

– Evite contato prolongado com água e sabão

– Evite andar descalço em locais que estão sempre úmidos, como vestiários e saunas

– Evite ficar de roupa molhada por muito tempo

– Não compartilhe toalhas, roupas, escovas de cabelo e bonés, pois podem ser fontes de transmissão

– Evite usar calçados fechados por longos períodos, e sempre limpar e deixar em local arejado antes de guardar

– Não usar o mesmo par de meias por mais de 1 dia

– Evite usar sempre roupas muito quentes e justas, pois absorvem o calor e o suor.

As micoses devem ser diagnosticadas e tratadas por um médico dermatologista, que de acordo com cada paciente, irá definir o melhor tratamento.

dsc09021

Dra. Carolina Reis Carvalho – Dermatologista

Clínica São José

(35) 3265-3536

dra-carolina-2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *