Uma das importantes secretarias de qualquer governo é a da Saúde. Mas essa pasta ganha ainda mais responsabilidade quando a demanda é enorme e quando o prefeito é médico, ou seja, conhecedor por profissão desse universo. E é o caso de Três Pontas. A pressão é muito grande para se conseguir implementar melhorias do setor. Essa semana o secretário de Saúde Heleno Carlos dos Santos pediu exoneração, mesmo diante de algumas importantes realizações.
Heleno Carlos dos Santos, um dos enfermeiros e profissionais da saúde com maior experiência no setor, aceitou assumir a Secretaria Municipal de Saúde, no início da atual administração pública municipal. Campanhas de imunização importantes aconteceram nesse tempo, mudanças no Pronto Atendimento Municipal, entre outras ações. Mas a principal delas foi o fim das filas durante as madrugadas em busca de agendamento de consultas nos postos de saúde.
A alteração foi importante e aprovada por grande parte da população, um anseio de muitos anos. Porém o encaixe ainda não foi perfeito, já que o agendamento, agora durante as tardes, devido a grande demanda, está sendo feito com 15 ou até 30 dias de espera. O prefeito Luiz Roberto disse ao Conexão que o ajustamento desses agendamentos é uma das grandes necessidades no momento e que a Secretaria de Saúde tem buscado sanar esse problema.
Heleno Carlos dos Santos não atendeu nossas ligações para falar sobre sua saída. Em contato com o prefeito Luiz Roberto Dias nos foi passado que ainda não há um nome fechado, definido para assumir a pasta. Uma reunião acontecerá na próxima segunda-feira (12) para concretizar a escolha.
O Conexão Três Pontas recebeu a informação de que o médico Gilberto Ximenes, que já havia negado assumir a pasta recentemente devido a questões pessoais e de agenda, agora teria aceitado assumir. Vários contatos foram feitos em busca dessa informação, mas ainda nada definido, ou constata-se que o assunto tem sido mantido em sigilo pela atual Administração.
Outro nome que também agrada muito e que tem realizado um trabalho reconhecidamente muito bom por parte da população trespontana é o médico e atual diretor clínico do pronto Atendimento Municipal, Dr. Lucas Erbst. “Até segunda-feira o nome do Dr. Gilberto será anunciado. Se houver algum contratempo o nome do Dr. Lucas (Lucão) continua forte e como opção”, revelou uma fonte próxima ao prefeito.
A Secretaria Municipal de Saúde conta, além do secretário Heleno, com o respaldo e dedicação do médico Dr. Antônio Carlos Cassiano, um dos médicos mais queridos e capacitados de Três Pontas. Soma-se aos dois a dedicação do médico Dr. Lucas Erbst, notadamente um profissional de grande aceitação e respeito por parte da população.
No próximo dia 19 de junho acontecerá a inauguração do Pediátrico Dr. Glimaldo Paiva, outra grande conquista do Governo Luiz Roberto Dias. Ele funcionará das 8 horas da manhã às 8 horas da noite, como Pronto Atendimento, com atendimentos às crianças de 0 a 14 anos através da triagem do Protocolo de Manchester.
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)