A situação da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis continua preocupando tanto a população quanto a direção da entidade. Recentemente, em meio a toda dificuldade financeira, os médicos, que estavam com até cinco meses de atraso salarial, decidiram, segundo o sindicato que os representa, paralisar os atendimentos convencionais, restringindo apenas para os casos de urgência e emergência. Felizmente após algumas semanas de caos, eles acabaram aceitando uma nova proposta da Provedoria da Santa Casa e voltaram a atender. Porém a ortopedia continua sem atividade. Uma leitora do Conexão nos remeteu uma reclamação e diante disso fomos atrás de mais informações.

Suely Silva nos remeteu o seguinte questionamento:

“Segundo uma reportagem que foi feita recentemente, o Hospital estaria funcionando normalmente. Meu filho quebrou o braço no dia 17/07  e eu tive que pagar, sem poder, para engessa-lo. Agora ele precisa trocar o gesso e eu não tenho mais como pagar. Preciso saber o que faço. Vou a outra cidade pra conseguir atendimento ou vou ter que me virar pra pagar novamente?”, pontuou a reclamante.

Em contato com o provedor Michel Renan Simão Castro, na noite desta quinta-feira (10), ele falou sobre o atendimento na Ortopedia:

“Ainda não há, infelizmente, nenhuma novidade sobre a volta do atendimento da ortopedia. Estamos em debate com a Prefeitura para buscar uma solução. O que ocorre é que havia um contrato pactuado com a gestão do ex-prefeito Paulo Luís Rabello. E no nosso entendimento esse era um contrato verbal e não era formal. E desta forma não houve a sua renovação, o que explica a paralisação no atendimento da ortopedia.

Hoje é repassado para o Hospital, via ambulatório de ortopedia, apenas 14 mil reais. Sendo que desse total 60% é livre para a ortopedia e apenas 40% ficam para as despesas do Hospital. Então, na verdade, isso acaba gerando mais um prejuízo para o Hospital”, explicou o Provedor.

Michel Renan tem feito reuniões e discutido com todas as partes envolvidas no intuito de que o atendimento da ortopedia volte ao normal. Nos próximos dias uma solução deverá ser apresentada.

Mas infelizmente, por enquanto, a situação nesse setor continua caótica e pacientes, como o filho dessa reclamante, acabarão tendo que procurar outros centros ou tirar do bolso, optando pelo atendimento particular.

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *