Classe Médica também estuda interrupção do trabalho por falta de pagamento.
Na semana passada o Conexão recebeu a informação em primeira mão de que a Maternidade de Três Pontas seria fechada temporariamente por conta da falta de recursos para sua manutenção, devido, principalmente ao não repasse de verbas da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis por arte do governo do estado de Minas Gerais. Infelizmente essa informação se confirma agora, com a notícia de que não somente a maternidade, mas também o setor de pediatria terão os atendimentos suspensos.
Somente no que se refere aos salários atrasados, a direção a Santa Casa precisa levantar pouco mais de 2,5 milhões de reais. Por isso, segundo alguns médicos com quem conversamos, não está descartada também uma paralisação da categoria.
Nesta última segunda-feira diversos órgãos foram comunicados sobre a paralisação dos trabalhos na maternidade e no setor de pediatria do Hospital em Três Pontas. A Prefeitura Municipal, a Câmara de vereadores, a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público – q ue sempre acompanha de perto todas as decisões sobre a Santa Casa – foram avisados da decisão.
Segundo a direção a Santa Casa, o Governo do Estado, embora negue, deve mais de 5 milhões de reais ao HSFA e apesar toda gestão eficiente que já reduziu em um ano a dívida de 19 para 14 milhões de reais, também de toda ajuda de alguns políticos e, principalmente, da população trespontana, está cada dia mais difícil manter os serviços, principalmente as escalas de plantões, o que explica a decisão drástica de paralisação.
Os plantonistas se encontram há seis meses sem receber seus vencimentos e a falta de alguns profissionais nas escalas coloca em risco a saúde dos pacientes aumentando visivelmente a insegurança.
Ainda conforme a direção da Santa Casa de Três Pontas a volta do atendimento na maternidade e na pediatria só deverá se restabelecer após a quitação dessa dívida, ou pelo menos de algum percentual.
SANTA CASA VAI SE PRONUNCIAR
A direção da Santa Casa comunicou nossa reportagem sobre uma reunião que acontecerá na tarde desta terça-feira, a partir das 15h30 para esclarecer melhor o assunto.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras