Com aumento dos preços consumidores preferem peixes mais baratos e caixas de bombons.
Pelo visto o mar não está pra peixe nesta Semana Santa e os ovos de chocolate estão pra lá de salgados. Por isso, na Páscoa de 2019 os consumidores estão migrando para os peixes mais populares e para a caixas de bombons.
Os itens que compõem a tradicional ceia de Páscoa ficaram mais caros. De acordo com um levantamento dos preços de produtos mais procurados para a data, feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor-10 (IPC-10), a inflação do cardápio da Semana Santa, calculada entre abril de 2018 e março de 2019, foi de 17,15%. A alta foi significativa, em comparação ao IPC-10 apurado no mesmo período, que registrou aumento de 4,37%.
Nos anos de 2017 e 2018, o conjunto de alimentos apresentou baixas de 0,36% e 2,61%, respectivamente. Neste ano, a batata-inglesa foi a grande responsável por encarecer o almoço de domingo, com aumento de 78,83% no custo. Outros destaques foram a couve (21,17%), o bacalhau (19,35%) e o atum (10,36%).
Segundo o pesquisador do FGV IBRE e responsável pelo levantamento, Igor Lino, os fatores responsáveis pela cesta mais cara foram o impacto do período chuvoso nas lavouras e a alta do dólar. E ainda pode piorar: os preços podem aumentar próximo à Semana Santa, com a maior demanda.
Já os ovos de chocolate estão cada vez mais perdendo espaço nas prateleiras dos supermercados e no carrinho de compras dos consumidores. De acordo com o empresário trespontano Denilson Lamaita Miranda, proprietário do Moacyr Supermercado, as vendas de ovos de chocolate vêm caindo a cada ano. “Para este ano nos já compramos menos ovos de chocolate do que no ano passado. Isso porque os clientes estão preferindo itens mais baratos como as caixas de bombons e também as barras de chocolate. A procura pelos ovos de chocolate tem caído anualmente e agora esperamos vender até 20% menos que em 2018. Da mesma forma ocorre com o bacalhau, que está em média 20% mais caro e com isso os clientes buscam outras alternativas, como os peixes mais baratos”, revelou.
Pesquisas mostram que os ovos de chocolate estão até 25% mais caros em 2019, mas a diferença de preço de um mesmo produto em Três Pontas e em Varginha (cidades pesquisadas) pode chegar a 40%. Por isso é necessário que se faça a tradicional consulta de preços por parte dos consumidores.
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Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
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