Segundo últimos números divulgados pela SES-MG, região tem 93 cidades com suspeitas; caso confirmado em Boa Esperança ainda não entrou na lista.

O Sul de Minas segue com um caso confirmado de coronavírus pela Secretaria Estadual de Saúde. No entanto, o número de suspeitas subiu para 631 em 93 cidades, conforme os últimos números divulgados pela SES-MG nesta quarta-feira (25). Até o último boletim, eram 505 suspeitas em 90 cidades. Ao todo, entraram na lista oficial mais 126 casos suspeitos em um dia. Três Pontas tem 19 casos suspeitos.

Na terça-feira (24), a Prefeitura de Boa Esperança (MG) confirmou o caso suspeito de uma mulher de 60 anos que esteve em um aeroporto em São Paulo e está internada em Varginha. No entanto, esse caso ainda não foi confirmado pela lista oficial da Secretaria de Saúde do Estado.

Conforme os novos números divulgados, Passos continua liderando a lista de suspeitas no Sul de Minas com 101 casos em investigação. Poços de Caldas ultrapassou Varginha e agora aparece em segundo com 47 suspeitas. Varginha tem 37. São Sebastião do Paraíso tem 35 suspeitas e Alfenas, 30.

No estado de Minas Gerais, até o momento foram confirmados 133 casosOutros 14.227 seguem em investigação. Nenhuma morte pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, está confirmada.

Os números divulgados pelas secretarias municipais, secretaria estadual e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Casos suspeitos de coronavírus no Sul de Minas conforme a lista oficial:

  • Passos: 101 casos
  • Poços de Caldas: 47 casos
  • Varginha 37 casos
  • S. S. Paraíso: 35 casos
  • Alfenas: 30 casos
  • Guaxupé: 21 casos
  • Camanducaia 19 casos
  • Três Pontas: 19 casos

  • Itajubá: 17 casos
  • Campo Belo: 15 casos
  • Cambuí: 13 casos
  • Perdões e Ibiraci: 12 casos
  • Carmo do Rio Claro: 11 casos
  • Botelhos: 10 casos
  • São Lourenço: 8 casos
  • Caxambu, Cristais, Baependi, Boa Esperança, Pouso Alegre, Cássia, Itanhandu, Lavras, Santana da Vargem e Monte Belo: 6 casos
  • Extrema, Campos Gerais, Cabo Verde, Munhoz, Liberdade, Itaú de Minas, São Tomás Aquino, Campanha e Pedralva: 5 casos

Fonte G1 Sul de Minas

ATUALIZAÇÃO

Embora a informação dos 19 casos suspeitos em Três Pontas tenha sido divulgada inicialmente por um portal de notícias confiável, que é o G1 Sul de Minas, conforme o link https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2020/03/25/sul-de-mg-segue-com-um-caso-confirmado-do-novo-coronavirus-suspeitas-sobem-para-631.ghtml, e, principalmente PUBLICADA NUMA PÁGINA OFICIAL DA SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE, conforme o link https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMDgwOGI4YjItNGFjNC00ZThkLWIyNzctMmNjZTQxMmU1ZjRhIiwidCI6Ijg3ZTRkYTJiLTgyZGYtNDhmNi05MTU3LTY5YzNjYTYwMGRmMiIsImMiOjR9. a responsável pela coleta das amostras e que faz o controle dos exames no sistema de gerenciamento, que pediu para que seu nome não fosse divulgado, negou as informações contidas tanto no G1 quanto na Secretaria Estadual de Saúde.

“Esses números não são oficiais. O que temos realmente é: Casos suspeitos com coleta são 10 até agora. com dois negativos. Estamos, portanto, aguardando resultado de 8”, disse a responsável.

Questionada pelo Conexão se os dados contidos em duas fontes sérias, G1 e página da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, estariam errados ela emendou: Provável, pois quem coleta as amostras e faz controle dos exames no Sistema Gerenciamento Vida Funed sou eu. Eu não sei explicar, só trabalho com os dados oficiais da SES”.

O Provedor da Santa Casa, Michel Renan Simão Castro, também questionou os números divulgados nas páginas em questão.

NOTA

O Conexão Três Pontas lembra que o principal intuito dos órgãos de imprensa é informar com isenção e corretamente. E quando os dados que estão na página oficial da Secretaria de Estado de Saúde, usados pela maior empresa de mídia do país (G1 – Grupo Globo) e pela imprensa de uma forma geral, estão, possivelmente erradas, realmente se instaura o caos, a desordem, a insegurança na população e dificulta ao máximo o trabalho jornalístico sério.

Também não concordamos, embora respeitamos, o fato de não ser autorizada a veiculação do nome da profissional RESPONSÁVEL PELA COLETA DOS EXAMES e que vem solicitar alterações nos dados divulgados.

EXIGIMOS INFORMAÇÕES SÉRIAS, CLARAS E EM TEMPO REAL. A população merece!

 

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *