Família de jovem de 22 anos, apesar do momento de dor, decidiu ajudar 6 outras vidas e fez um alerta: “Pedimos aos jovens que não deixem de usar o capacete. Talvez, se estivesse usando na hora do acidente, ele estaria aqui!”

Não dá pra dimensionar a dor da perda de um filho. Também não é possível mensurar a dor de pai e mãe que perdem o único filho e ainda jovem. Alessandro de Paula Vítor, de apenas 22 anos de idade, se acidentou no último sábado em Três Pontas. Ele, que gostava de praticar manobras arriscadas em uma motocicleta, não usava capacete e sofreu uma queda com gravíssimas lesões cerebrais. Apesar da dor após a confirmação da morte cerebral, a família do jovem “Sandrinho”, como era popularmente conhecido, decidiu num gesto de solidariedade e extremo amor, doar todos os seus órgãos. Assim, a Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, que já havia realizado em outros momentos duas captações simples de órgão, realizou, de forma inédita, uma múltipla extração de órgãos, que poderão ajudar 6 outras vidas.

A primeira doação múltipla de órgãos da Santa Casa de Três Pontas foi realizada na última quinta-feira, 13, no município. Com autorização da família foram doados e retirados o coração, fígado, rins e córneas do jovem Alessandro, pai de um bebê de apenas 1 ano e 8 meses.

O jovem, que era muito querido em Três Pontas, trabalhava como motoboy e sofreu um acidente na noite do último sábado, 8, quando caiu após uma manobra de motocicleta. Ele não usava o equipamento obrigatório de segurança e acabou sendo hospitalizado em estado grave, passando por cirurgia um dia depois.

Na segunda-feira, dia 10, Alessandro apresentou algumas melhoras, mas infelizmente o quadro sofreu uma reversão na última terça-feira quando os médicos chamaram a família para comunicar a sua morte cerebral.

___________________________continua depois da publicidade____________________________

Foi quando, num gesto ainda não tão comum e que demonstra extrema solidariedade e amor, a família decidiu doar todos os órgãos possíveis.

Todos os órgãos foram encaminhados para a capital Belo Horizonte com exceção do fígado que foi para Itajubá, aqui no Sul de Minas.

“Sem dúvida alguma que foi o momento mais difícil das nossas vidas, principalmente para a mãe do Alessandro, afinal de contas ele era seu único filho. A família foi procurada pela equipe multidisciplinar do hospital e de imediato a mãe pensou na vida das outras famílias, das mães que sofrem vendo os seus filhos enfermos e apesar de todo sofrimento com a perda do Alessandro, o coração dela jorrava alegria para as outras mães; Ela gostaria muito que as outras mães fossem felizes e com certeza estão sendo com essas doações” disse Danieley Helena Andrade, prima de Alessandro, que também é enfermeira.

Sobre a decisão da doação dos órgãos do jovem Alessandro, Danieley disse que normalmente é mais difícil para as pessoas mais velhas aceitarem, mais que no caso de Alessandro todos concordaram com muita tranquilidade, pois sabiam que se tratava de uma decisão muito sábia, pois ajudaria a salvar outras vidas.

___________________________continua depois da publicidade____________________________

De acordo com a coordenadora da UTI da Santa Casa de Três Pontas, Tatiane Vieira de Paula Meinberg o trabalho de orientação que é feito no hospital, no sentido de esclarecer os familiares sobre a importância da doação e o quanto esses órgãos podem ajudar outras pessoas da região e do estado são fundamentais. Assim foi realizada uma abordagem com a família do Alessandro de Paula Vítor, através de uma equipe multidisciplinar e, após um sim da família, foi iniciada a abertura do protocolo e um trabalho incansável de toda a comissão para que o desfecho tivesse êxito. E nesta quinta-feira ocorreu a captação dos órgãos que poderão ajudar até 6 pessoas. Os receptores já estavam a postos para receber esses órgãos, seguindo o ranking de perspectiva dos receptores, conforme informação da coordenadora.

Os nossos sentimentos aos familiares e amigos pela perda do jovem Alessandro e ao mesmo tempo os nossos parabéns por uma decisão extremamente sabia, importante e que deveria ser copiada por um número cada vez maior de pessoas, para que muitas vidas possam ser salvas.

Com informações da EPTV

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *