Tag: Política

  • Governo Bolsonaro propõe que escolas adotem modelo “cívico-militar”

    Governo Bolsonaro propõe que escolas adotem modelo “cívico-militar”

    O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta quarta-feira (2) que organiza a estrutura do novo MEC (Ministério da Educação). O texto diz que um dos objetivos da pasta é promover e propor a adesão das escolas municipais e estaduais ao modelo “cívico-militar” de ensino.

    Sem entrar em detalhes nem dar prazos, o decreto diz que o objetivo é promover uma adesão progressiva ao novo modelo de ensino de forma voluntária por parte dos estados e municípios. Ou seja, a adesão ao novo modelo não seria obrigatória.

    Durante a cerimônia de posse nesta terça-feira (1), no Palácio do Planalto em Brasília, o novo ministro da Educação, Vélez Rodríguez, afirmou que o MEC teria uma secretaria para cuidar do desenvolvimento deste tipo de modelo de gestão e ensino. Ele enfatizou que não se trata de “militarização” e que o custo de expansão do modelo “não sairia muito caro”.

    “Por que não apoiar isso, se está dando certo? Não é coisa que saia muito cara não. Os modelos em desenvolvimento partem de colégios já estabelecidos que pedem ajuda à gestão cívico-militar. [Haverá uma] subsecretaria que cuidará disso”, afirmou o ministro na ocasião. Nesta quarta-feira (2), uma edição extra do Diário Oficial da União trouxe a publicação do decreto número 9.465, que apresenta a criação da Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares. Segundo o decreto, a subsecretaria deve “criar, gerenciar e coordenar programas nos campos didático-pedagógicos e de gestão educacional que considerem valores cívicos, de cidadania e capacitação profissional necessários aos jovens.”

    Dentre suas funções, de acordo com o item III do artigo 16 do decreto presidencial, a subsecretaria deve “promover, progressivamente, a adesão ao modelo de escola de alto nível [definida em item anterior como “um modelo de escola (…) com base nos padrões de ensino e modelos pedagógicos empregados nos colégios militares do Exército, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, para os ensinos fundamental e médio”] às escolas estaduais e municipais, mediante adesão voluntária dos entes federados, atendendo, preferencialmente, escolas em situação de vulnerabilidade social.”

    *Uol

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • Governo de Minas anuncia escala de pagamento de servidores referente a dezembro de 2018

    Governo de Minas anuncia escala de pagamento de servidores referente a dezembro de 2018

    O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta terça-feira (8), a escala de pagamento de servidores de Minas Gerais referente a dezembro de 2018.

    Veja a escala

    • 14/01 –até R$ 2 mil, para ativos e aposentados/pensionistas
    • 21/01 – R$ 1 mil para servidores da Saúde e Segurança Pública que recebam acima de R$ 2 mil
    • 28/01 – quitado restante do salário para todas as carreiras

    O anúncio foi feito pelo oficial do governador nas redes sociais. No vídeo, gravado ao lado do secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, Zema falou um pouco sobre as finanças do estado.

    “Ainda estamos tomando pé da situação financeira do estado, mas já temos condição de passar o cronograma do pagamento do salário de dezembro”, disse.

    Os salários do funcionalismo vêm sendo pago de forma escalonada desde fevereiro de 2016 e, ainda assim, ocorreram atrasos. Em dezembro do mesmo ano foi decretada situação de calamidade financeira. Ela permite ao estado manter os serviços públicos essenciais à população.

    O governador, que assumiu o Poder Executivo do estado no dia 1º de janeiro, disse ao Bom Dia Minas, no dia seguinte à posse, que o 13º salário dos servidores de 2018 não será pago “tão cedo”.

    *G1 Sul de Minas

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • CONEXÃO REGISTRA POSSE DA NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS PONTAS

    CONEXÃO REGISTRA POSSE DA NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS PONTAS

    Transcorreu no início da noite desta sexta-feira (04) a posse dos membros da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Três Pontas. O evento aconteceu na sede própria do Poder Legislativo, recém reinaugurada após amplas reformas. Foram empossados o novo presidente Maycon Douglas Machado, o vice-presidente Antônio Carlos de Lima (Tonho do Lazo) e a secretária Marlene Lima.

    O Plenário da Câmara contou com as presenças de diversas autoridades, políticos, representantes de classe e familiares dos vereadores.

    O evento foi aberto com a composição das mesas, a execução do Hino Nacional Brasileiro, através dos músicos Beto Maciel e Wander Scalioni. Aconteceu também a leitura das biografias dos membros da Nova Mesa Diretora. Os três vereadores que comandarão a Casa Legislativa pelos próximos dois anos discursaram.

    Marlene Lima se emocionou ao falar do amigo Maycon Machado que, por sua vez, não conteve as lágrimas.

    Antônio Carlos de Lima destacou o trabalho do ex-presidente Luís Carlos da Silva, que foi homenageado, assim como Benício Baldansi. Também falou de seu trabalho como vereador há 3 legislaturas.

    Maycon Machado falou dos desafios que assume a partir de agora, destacou o trabalho importante da Escola do Legislativo conhecida como Parlamento Jovem. Agradeceu o trabalho de vereador Luizinho, aos demais colegas de vereança e se emocionou ao falar de seus pais e familiares, embargando ainda mais a voz ao relembrar de uma grande amiga, confidente, parceira e incentivadora, a ex-secretária de Administração da Prefeitura Municipal de Três Pontas, Evânia Rocha Moreno, falecida recentemente.

    “Hoje ela é a estrela mais bela no céu. Ela queria muito que eu chegasse até aqui e deve estar muito feliz com tudo que vem acontecendo na minha vida”, destacou.

    O prefeito Marcelo Chaves Garcia também compôs a Mesa Diretora durante a solenidade e fez uso da palavra, destacando seu trabalho a frente do Poder Executivo, falou dos desafios e dos compromissos com a cidade e desejou sorte aos empossados.

    Frei Emerson foi outro que fez uso da palavra e abençoou o novo recinto e os seus ocupantes.

    Boa sorte aos novos representantes da Mesa Diretora da Câmara. Parabéns aos vereadores Luís Carlos da Silva, Benício Baldansi e Maycon Machado que exerceram suas funções com competência nos últimos dois anos.

    Que os 11 vereadores continuem, acima de qualquer coisa, representando a vontade e os interesses da comunidade trespontana.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • Jair Bolsonaro é empossado como novo presidente do Brasil

    Jair Bolsonaro é empossado como novo presidente do Brasil

    Jair Bolsonaro (PSL) foi empossado presidente da República às 15h10 (de Brasília) desta terça-feira (1), pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, logo após fazer um juramento em que prometeu cumprir a Constituição. Apesar da orientação da segurança do governo, o presidente manteve a tradição e desfilou em carro aberto da Catedral de Brasília até o Congresso.

    Em seu discurso de posse, no Congresso Nacional, Bolsonaro prometeu “construir uma sociedade sem discriminação ou divisão”. Ele também disse que irá “respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã”.

    O presidente ainda afirmou que irá “libertar definitivamente” o Brasil “da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica”.

    O presidente Jair Bolsonaro subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de gritos de “mito” e “o capitão chegou”. Ele, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o vice-presidente, general Hamilton Mourão e sua esposa, Paula Mourão, foram recepcionados pelo ex-presidente Michel Temer e ex-primeira-dama Marcela Temer.

    As pessoas que estavam na Alameda dos Estados, em frente ao Congresso, para acompanhar a salva de tiros de canhão desceram para a Praça dos Três Poderes, que está com quase toda a área reservada ao público tomada.

    Acompanhando tudo por um telão, os presentes aguardavam a chegada do novo presidente para a troca da faixa.

    A CERIMÔNIA DE POSSE DE JAIR BOLSONARO

    Até as 14h desta terça-feira, um total de dez chefes de estado haviam confirmado presença na posse. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, também participam 12 chanceleres, três vice-presidentes, três representantes de organismos internacionais e 18 “autoridades diversas”.

    Está confirmada a participação dos presidentes de Portugal (Marcelo Rebelo de Sousa), Paraguai (Mario Abdo Benítez), Uruguai (Tabaré Vasquez), Chile (Sebastián Piñera), Bolívia (Evo Morales), Cabo Verde (Jorge Carlos Fonseca) e Honduras (Juan Orlando Alvarado) , além dos primeiros-ministros da Hungria (Viktor Orbán), Israel (Benjamin Netanyahu) e Marrocos (Saadeddine Othmani).

    *Correio do Estado / O Município
    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • Zema toma posse em Minas Gerais e prevê ‘tempos difíceis’

    Zema toma posse em Minas Gerais e prevê ‘tempos difíceis’

    Romeu Zema (Novo) tomou posse como governador de Minas Gerais na manhã desta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. Em seu discurso, ele pediu união de todos, falou em sacrifícios, e enfatizou que medidas devem ser tomadas para que o estado se recupere da crise financeira.

    “Passaremos por tempos difíceis, em que reformas administrativas e fiscais terão de ser levadas adiante, para que os servidores possam receber seus salários conforme determina a lei. O mais tardar até o quinto dia útil. Para que as prefeituras possam voltar a receber os valores que têm por direito. E para que possamos ter condições de investir no que deve ser as prioridades do estado, que são: segurança, saúde, educação e infraestrutura”,

    disse no plenário da Casa.

    Pela primeira vez, a transmissão do cargo, que antes era realizada no Palácio da Liberdade, ocorreu na sede do Legistivo. O Grande Colar da Inconfidência foi entregue a Zema por Fernando Pimentel (PT), que foi vaiado por algumas pessoas que assistiam à solenidade. “Vai com Deus, Pimentel”, gritou um dos presentes. Logo em seguida, o petista deixou o plenário.

    A posse, prevista para as 9h, começou com cerca de 45 minutos de atraso. Este atraso, segundo a Assembleia, ocorreu por causa da chuva forte que caiu sobre Belo Horizonte, causando atraso na chegada dos convidados.

    Antes de seguir para o plenário, Zema fez um pronunciamento aos jornalistas no Hall das Bandeiras, foi saudado pelos Dragões da Inconfidência e recebido por uma comitiva de deputados. “Agora temos que abrir a caixa-preta das finanças do estado. Arrumar a casa, renegociar a dívida com o governo federal para colocarmos as contas em dia”, afirmou logo na chegada.

    Em seu discurso, Zema reafirmou que expectativa de déficit no estado é de R$ 30 bilhões em 2019 e diz que, se nada for feito, passará de R$ 100 bilhões no próximos anos. Ele também pediu união de todos e foi aplaudido ao dizer que é preciso voltar a pagar funcionalismo em dia.

    Da Assembleia, Zema seguiu para a Cidade Administrativa, sede do Executivo mineiro, onde foi recebido com honras militares e passou a tropa em revista. Com a cerimônia, foi iniciada oficialmente a gestão de Romeu Zema à frente do governo mineiro.

    *G1

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • Jair Bolsonaro toma posse como presidente hoje

    Jair Bolsonaro toma posse como presidente hoje

    Jair Bolsonaro (PSL) toma posse como presidente da República hoje à tarde, 1º de janeiro de 2019, em Brasília.

    A cerimônia de posse presidencial começa às 14h com o desfile do cortejo da Granja do Torto até a Catedral Metropolitana de Brasília, de onde ele e a esposa, Michelle Bolsonaro, seguem para o Congresso Nacional.

    Na Câmara dos Deputados, Bolsonaro faz o juramento constitucional ao lado do vice-presidente eleito, o general Hamilton Mourão. Bolsonaro fará dois pronunciamentos: um no Congresso, e outro à nação, depois de receber a faixa presidencial de Michel Temer, no Palácio do Planalto.

    As solenidades terminam às 19h, no Palácio do Itamaraty. Além da posse do presidente, os 27 governadores eleitos também são empossados em seus Estados.

    *El País Brasil

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • AO VIVO: Presidente eleito da Câmara Municipal fala ao Conexão.

    AO VIVO: Presidente eleito da Câmara Municipal fala ao Conexão.

    VEREADOR MAYCON MACHADO CONFIRMA CHEGADA DE CAMINHONETE PARA SAÚDE E ABORDA OUTROS TEMAS IMPORTANTES.

    No fim da manhã deste sábado (29) o vereador Maycon Machado, eleito presidente da Câmara Municipal de Três Pontas e que toma posse no próximo dia 04 de janeiro, concedeu entrevista ao vivo ao Conexão Três Pontas onde confirmou a vinda de um veículo para a Saúde, além de responder questionamentos sobre temas importantes, de interesse da coletividade trespontana.

    Veja o vídeo:

    https://www.facebook.com/conexaotrespontas/videos/626930421078258/?__xts__%5B0%5D=68.ARADk9lX68t4ayVvHxFoHP8eK5gUMayReL5cZpIik3gly2zeVU3SZT7uhlwAvcVvNToN0m6wyvGj0SGaE0JHDn1q62nJQr7S_X0VU6wE0iRgKQkXzjWXuocGxamCFLySBBEd9aTvLWJFxDaMnw3qnL0csBT4N7iSQb0TJpUKFNM2RY_9I5AR8PttOwSa4L4gFh5EfMVutwck0mf3LJ0s-iVy9-LT3ZvT3p3_D7-U1oam6JESzmsnWCrAwnL-UFdcg3-kWm3s7XthjPVguHoCXoSMW0Ndhdx_gJgBL0a6DbXAzIMTV9yLrE3goVmaK5CAYbvWHK32M-O7FF2eyq0GbbnSRF1cXLuYo84W7w&__tn__=-R

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • Propostas do PJ Minas viram emendas ao Orçamento e ao PPAG.

    Propostas do PJ Minas viram emendas ao Orçamento e ao PPAG.

    Ações sugeridas buscam fortalecer o combate à violência contra as mulheres, tema debatido pelos estudantes em 2018.

    Sugestões recebidas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante o Parlamento Jovem de Minas de 2018 foram transformadas em emendas aos Projetos de Lei 5.405/18, do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e 5.406/18, da Lei Orçamentária Anual (LOA), válidos para 2019.

    Três Propostas de Ação Legislativa (PLEs), todas relativas ao tema Violência contra a Mulher, debatido pelos estudantes neste ano, foram acatadas pela Comissão de Participação Popular e geraram uma emenda ao PPAG, três emendas à LOA e mais 13 requerimentos. O relator foi o presidente da comissão, deputado Doutor Jean Freire (PT).

    Três Pontas se destacou no Parlamento Jovem 2018 em Belo Horizonte.

    O PJ Minas é um projeto de educação política direcionado a estudantes do ensino médio, realizado em parceria com as câmaras municipais. Por meio de diferentes atividades, os jovens são estimulados a entender a dinâmica do Parlamento e a importância da participação popular nesse espaço de poder.

    Em 2018, a 15ª edição do projeto reuniu 81 municípios mineiros, distribuídos em 16 polos, e teve a participação de mais de dois mil estudantes. O documento final, aprovado na ALMG em setembro, trouxe 12 propostas em três subtemas.

    No lar – A PLE 222/18 trata do 1º subtema, “Violência Doméstica e Familiar”, e trouxe duas propostas. A primeira, que visa implementar e expandir a Casa da Mulher Brasileira, gerou emenda ao Orçamento no valor R$ 200 mil para uso em Belo Horizonte.

    A Casa da Mulher Brasileira, projeto do governo federal, é um espaço de acolhimento, assistência e apoio às vítimas de violência e seus filhos, caso também necessitem. A iniciativa busca, ainda, promover a autonomia econômica dessas mulheres.

    A segunda proposta, de implantação do “Código Lilás” no protocolo de atendimento às mulheres agredidas, gerou requerimento. Com esse símbolo, a vítima relataria seu caso apenas uma vez e ele seria replicado pela rede de saúde e segurança, sem que ela precisasse repeti-lo e reviver o trauma.

    Câmara Municipal de Três Pontas incentiva o conhecimento político para os jovens trespontanos através do PJ.

    O relator, Doutor Jean Freire, solicitou ao Executivo prioridade na regulamentação da Lei 22.256, de 2016. Ela institui a Política de Atendimento à Mulher Vítima de Violência e contempla as propostas da PLE 222/18.

    A norma prevê, por exemplo, o estabelecimento de critérios para o preenchimento de registros e boletins policiais a fim de caracterizar a violência contra a mulher. E também garante a criação de casas para abrigo emergencial para as vítimas de violência.

    Fonte ALMG
    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • Conselho de Defesa Agropecuária passa em 1º turno.

    Conselho de Defesa Agropecuária passa em 1º turno.

    Plenário da ALMG aprova Projeto de Lei 4.876/17, do governador, que reforça cuidados com rebanhos e lavouras em Minas.

    Projeto de Lei (PL) 4.876/17, do governador Fernando Pimentel, que dispõe sobre a Política Estadual de Defesa Agropecuária e cria o Conselho Estadual de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (Cedagro), foi aprovado em 1º turno nesta terça-feira (4/12/18), na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A proposição foi aprovada na forma do substitutivo 3, da Comissão de Administração Pública, e seguirá agora para a Comissão de Agropecuária e Agroindústria para receber parecer de 2º turno.

    O projeto define os princípios, os objetivos, as ações e os instrumentos dessa política e estabelece competências institucionais para o desenvolvimento da atividade no Estado. A proposição conceitua defesa agropecuária como o conjunto de atividades sistematicamente desenvolvidas pelo poder público estadual com o objetivo de preservar, por meio da expansão e do aprimoramento da inspeção e fiscalização de produtos agropecuários e agroindustriais, a sanidade dos rebanhos e a fitossanidade das lavouras, as condições higiênico-sanitárias da produção de origem animal e vegetal e a garantia dos direitos da comunidade.

    Cedagro – Em seu artigo 10º, o projeto de lei institui o Cedagro, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com vistas a assegurar a participação dos agentes de produção e de comercialização, bem como dos consumidores, na formulação do planejamento e no acompanhamento da execução da política de defesa agropecuária.

    Entre as atribuições do Cedagro, destacam-se a definição da política estadual, o estímulo à criação de conselhos regionais de defesa agropecuária e a articulação com esses conselhos regionais com vistas à implementação de programas destinados a estimular o aprimoramento da defesa agropecuária mineira.

    Mudanças – O substitutivo da Comissão de Administração Pública consolidou as mudanças dos substitutivos anteriores, apresentados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de Agropecuária e, ainda, atendeu a solicitação do próprio Poder Executivo, alterando o parágrafo único do artigo 8º, que dispõe sobre as atribuições da Cedagro.

    Passou, portanto, a determinar que “em casos excepcionais, de emergência sanitária ou de normas preestabelecidas federais e internacionais de defesa agropecuária, o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) poderá editar norma referente ao controle sanitário”.

    Supermercados podem ter local próprio para produtos da agricultura familiar

    Os deputados também aprovaram em 1° turno o PL 3.854/16, do deputado Gil Pereira (PP), que trata da obrigatoriedade de disponibilização de produtos provenientes de agricultura familiar nas gôndolas dos supermercados, hipermercados, atacadistas e estabelecimentos varejistas congêneres.

    O projeto foi aprovado na forma do substitutivo n° 1, da CCJ, e com as emendas n° 1 e 2 da Comissão de Desenvolvimento Econômico. O texto aprovado passa a prever que os supermercados deverão dispor de local específico para a venda de produtos da agricultura familiar. O descumprimento desse comando implicará sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, observa, os estabelecimentos comerciais terão prazo de 90 dias para se adaptarem a essa nova exigência.

    A emenda n° 1 acrescenta artigo ao projeto, estabelecendo que a futura lei somente produzirá seus efeitos a partir da implementação, por parte do Estado, de programa de certificação de produtos agropecuários provenientes da agricultura familiar. Já a emenda n° 2 prevê que a norma entrará em vigor na data de sua publicação, e não 90 dias após a publicação, como previa o substitutivo.

    O projeto segue para a Comissão de Agropecuária e Agroindústria, para análise de 2° turno.

    Fonte ALMG

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • REUNIÃO IMPORTANTE HOJE NA CÂMARA EM FAVOR DO NOSSO HOSPITAL

    REUNIÃO IMPORTANTE HOJE NA CÂMARA EM FAVOR DO NOSSO HOSPITAL

    Acontecerá hoje mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Três Pontas, momentaneamente sendo utilizado o Auditório da Cocatrel. E haverá a votação de um tema fundamental para a Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis .
     
    Na segunda-feira passada, dia 26/11 seria incluída na Ordem do Dia a dação em pagamento do imóvel para quitação da sentença proferida, de uma dívida da Prefeitura Municipal para coim a entidade.
     
    Mas este projeto não foi incluído. Assim sendo a diretoria do HSFA convoca todos a estarem presentes na próxima reunião, que ocorrerá hoje, dia 03/12, a partir das 18h30.
     
    O Auditório da Cocatrel fica ao lado do Bradesco e da sede oficial da Câmara Municipal.
    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • Milhões de internautas assinam petição contra aumento para o STF

    Milhões de internautas assinam petição contra aumento para o STF

    A aprovação de um aumento de 16,38% para os salários de ministros do Supremo Tribunal Federal e do procurador-geral da República — com efeito cascata que poderá gerar gastos superiores a R$ 5 bilhões — revoltou milhões de brasileiros.

    A votação do texto no Senado foi contrária à austeridade fiscal defendida pelas equipes econômicas do governo de Michel Temer (MDB) e do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

    Um abaixo-assinado online, criado pelo partido Novo logo após a aprovação pelo Senado, no dia 7, pede que o presidente Temer vete o aumento. A petição teve uma média de 223 mil subscrições por dia, atingindo 2,663 milhões neste domingo (18).

    Se sancionado por Temer, o salário dos magistrados irá dos atuais R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil mensais. O valor é o mesmo pago a deputados e senadores.

    “O plano dos parlamentares é aumentar o salário dos ministros do STF para ampliar o teto constitucional, assim conseguem aumentar os próprios salários e os de outras funções públicas. Isso causa um efeito cascata e retroativo que o Brasil não suporta mais, com graves consequências posteriores para estados e municípios, muitos já em situação de calamidade financeira”, escreveu o partido Novo na petição, que tem efeito legal ou prático.

    Nenhum representante do Novo foi localizado para comentar o abaixo-assinado.

    Temer aguarda um parecer técnico do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que deverá servir de embasamento para a decisão sobre o aumento. Mesmo que derrubado pelo presidente, o veto volta para o Congresso, onde os parlamentares poderão votar por manter o reajuste.

    Uma sondagem feita pelo Paraná Pesquisas na semana passada mostrou que nove em cada dez brasileiros acham o aumento injusto.

    A “moeda de troca” do Judiciário, proposta pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, foi abrir mão do auxílio-moradia pago aos magistrados: R$ 4.377,73 mensais (o custo total desse benefício pode chegar a R$ 900 milhões neste ano).

    Para o fundador e secretário-geral da Associação Contas Abertas, Francisco Gil Castello Branco Neto, “é lamentável essa ideia de uma barganha”.

    “Trocar um absurdo antigo por um absurdo novo. Absurdo antigo é o auxílio-moradia da forma como foi concedido, beneficiando juízes e procuradores mesmo quando eles têm imóveis próprios nas cidades onde residem e trabalham. O segundo absurdo é o aumento é irresponsável sob o ponto de vista fiscal, quando o país tem um déficit previsto para o ano que vem de R$ 139 bilhões”, diz.

    O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), defendeu a aprovação do texto, no dia da votação.

    “Essa matéria não aumenta despesa. O próprio presidente da Suprema Corte [ministro Dias Toffoli], assim como a procuradora-geral [Raquel Dodge], ligou para mim dizendo que eu ficasse despreocupado ao votar essa matéria porque há um teto de gastos e que não ultrapassariam em um centavo sequer o teto de gastos das suas instituições.”

    O fundador da Contas Abertas discorda. “Talvez no STF, por serem 11 ministros, e no Ministério Público Federal eles consigam respeitar o teto de gastos. Mas não há como desconsiderar o efeito brutal que isso pode ter nos Estados. Inclusive, 14 Estados já extrapolaram o limite de 60% da receita corrente líquida em gastos com pessoal.”

    A Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado estima que só a União gastaria R$ 1,7 bilhão por ano com o reajuste.

    Nos Estados, o órgão parlamentar estima um custo adicional de R$ 3,6 bilhões, ressalvando, no entanto, que o impacto pode “ser significativamente mais elevado” do que este cálculo.

    Folha de pagamento é a maior despesa

    A principal despesa do Judiciário é com pessoal (ativos e inativos): R$ 18,5 bilhões em 2017 (44% do total), no caso dos tribunais ligados à União. Somente o Supremo desembolsou R$ 417,7 milhões no ano passado para pagar salário de servidores.

    Para efeito de comparação, a Suprema Corte dos Estados Unidos gastou o equivalente a R$ 299,6 milhões (US$ 79,2 milhões) com salários no ano fiscal de 2017 (out/2016 a set/2017).

    O salário dos ministros da Suprema Corte americana aumentou 19,3% em oito anos: de US$ 213,9 mil para US$ 255,3 mil por ano.

    A inflação acumulada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) entre dezembro de 2009 e outubro de 2018 é de 69,75%. Com base nisso, o salário de um ministro do Supremo teria que ser de R$ 46.165,75 se fosse reposta toda a perda monetária do período.

    Gil Castello Branco acrescenta que o argumento da correção salarial é incoerente do ponto de vista social.

    “Isso teria algum sentido se todas as categorias profissionais do Brasil tivessem conseguido uma reposição de perda salarial decorrente da corrosão inflacionária. Estamos elevando os maiores salários do país com 13 milhões de desempregados.”

    Entre os 16 senadores que votaram contra o texto — foram 41 votos favoráveis —, está Cristovam Buarque (PPS-DF). O parlamentar afirmou que “não é hora de dar aumento no teto”.

    “Alguns dizem, eles [ministros do STF] são tão pouquinhos que no conjunto da dívida pública brasileira isso não vai pesar. É simbólico, além do que custa quando se espalhar para todos. É uma vergonha, é uma desmoralização das contas públicas que alguns de nós sempre lutamos para que fossem zeladas.”

    Outro voto contrário foi do senador Reguffe (sem partido-DF). Ele disse que o Executivo, o Legislativo e também o Judiciário já têm “privilégios e mordomias inaceitáveis”.

    “Esse aumento é, na minha opinião, uma verdadeira excrescência, um desrespeito ao contribuinte deste país”, acrescentou.

    Fonte R7

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • ENTREVISTA: Presidente eleito da Câmara de Três Pontas, Vereador Maycon Machado, fala ao Conexão

    ENTREVISTA: Presidente eleito da Câmara de Três Pontas, Vereador Maycon Machado, fala ao Conexão

    Na última segunda-feira o vereador Maycon Douglas Machado foi eleito presidente da Câmara Municipal de Três Pontas para o biênio 2019/2020. Apesar de jovem, o professor se mostrou antenado, dinâmico e assim teve seu trabalho destacado, reconhecido por todos. Presidir o Parlamento Jovem em Três Pontas foi um termômetro dos bons resultados colhidos nos primeiros dois anos como político municipal.

    Biografia

    Vereador Maycon Machado e sua mãe Rosilane Machado.

    Maycon Douglas Vitor Machado, nasceu em 28/08/1988 em Três Pontas, filho de Waldivino Machado (Vino do Saae) e Rosilane Maia Machado (Fia da Catequese), possui 2 irmãos, Max Miller Machado e Karolaine Ester Machado. Desde criança se mostrava muito amável, organizado e preocupado com o próximo e com todos em sua volta.

    Ainda nos anos iniciais do ensino fundamental, já se destacava por seu espírito de liderança e trabalho em equipe. Iniciou sua vida estudantil na E.E. Solange Mendonça Reis, passando depois para E.E Maria Augusta Vieira Correa e CAIC, onde recebeu o prêmio de aluno destaque em sua formatura de 4º série. Estudou o nível fundamental na E.E Prof. Marieta Castro onde implantou o Grêmio Estudantil e realizou muitas benfeitorias em prol da escola. Estudou o ensino médio na E.E Dep. Teodósio Bandeira.

    Por muitos anos representou a cidade de Três Pontas através do vôlei em campeonatos regionais. Sempre envolvido em projetos sociais e religiosos da cidade. Graduou-se em Administração de Empresas em 2011 e licenciou-se em Matemática em 2013. Concluiu a Pós-graduação em Gestão Pública pela UFJF em 2015 e Educação Inclusiva pela UNIFRAN em 2016.

    Trabalhou no setor Bolsa Família de Três Pontas (2007), na Empresa Rápido Três Pontas (2008) e por cinco anos se dedicou à carreira financeira na Instituição Mercantil do Brasil (2009 – 2014) chegando à gerência.

    Atualmente é professor na rede estadual de ensino, tendo passado pelas seguintes escolas como professor: E.E Coração de Jesus, E.E. Aracy Miranda, E.E Prof. Marieta Castro, E. E Dep. Teodósio Bandeira, E.E Prof. Maria Augusta Vieira Correa e E.E Pref. Jacy Junqueira Gazola. Hoje atua na Apae / Fuvae em Varginha por intermédio da E.E Afonso Pena (Varginha).

    Vereador Maycon Machado e seu pai Waldivino Machado.

    Na política, em 2016, filiou-se ao PDT para então concorrer ao cargo de vereador, fez uma campanha forte com sua família, amigos e alunos e obteve 1.666 votos, sendo o vereador mais votado. Atualmente ocupa na mesa diretora da Câmara Municipal de Três Pontas o cargo de secretário e também é o Presidente da Escola do Legislativo de Três Pontas. Recentemente assumiu a presidência do PDT Três Pontas.

    Em 2017 ganhou uma sobrinha: Maria Júlia Machado Silva, o xodó da casa e a quem se referem como princesinha.

    Ele conversou com nossa reportagem e abordou questões importantes. Acompanhe:

    Entrada na Política

    “Muitos amigos e pessoas próximas de mim pediam e sentiam essa necessidade. Assim, resolvi em 2016 pleitear uma vaga no Legislativo em nossa cidade. Trabalhei em alguns setores públicos e sempre gostei desse meio, o que me motivou ainda mais a estar concorrendo a esse cargo de vereador.”

    Projetos e Trabalhos Realizados

    “Criação do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial), elaboração da lei que cria a semana municipal do autismo, coautor do projeto de lei que aumentou de 4 para 6 meses a licença maternidade de servidoras municipais, participei do Projeto de lei que proíbe o corte do fornecimento de água em finais de semana e feriados, trabalhei no projeto de lei que institui a obrigatoriedade da emissão de contas no sistema em braile e em sistema acessível para usuários previamente cadastrados.

    Participação efetiva enquanto Presidente da Escola do Legislativo, do Parlamento Jovem. Esse é um resumo das minhas ações e quero fazer muito mais.”

    Continuar a frente do PJ

    “Ainda iremos estudar em relação ao Parlamento Jovem e comissões. Afirmo apenas que não deixarei o Projeto acabar. Se necessário continuarei sim como presidente da Escola do Legislativo.”

    Disputa pela presidência da Câmara Municipal

    “Desde eleito eu tinha essa vontade, porém não me via preparado ainda para tamanho desafio e missão. Após dois anos de Parlamento, me vejo mais preparado e pronto para representar bem a Casa Legislativa, Estar na mesa ao lado de um vereador tão experiente (Luisinho) me deu condições para agora sim pleitear esse cargo.”

    Grande Objetivo

    “Meu grande objetivo será aproximar mais a comunidade do Poder Legislativo, fortalecer ainda mais a Escola do Legislativo e buscar sempre a harmonia entre vereadores e poderes.”

    Poder nas Mãos

     

    “Acredito que as figuras mais importantes no Município  sejam as pessoas, a população, o bem estar da coletividade. Esse desafio me soa como missão, missão esta que quero desempenhar com parcimônia, responsabilidade, zelo e acima de tudo com muito afinco para, ao final, sair de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido.”

    Lados da Moeda

    “Hoje pretendo continuar caminhando na busca constante para a melhoria da nossa cidade. Fui eleito por um partido de oposição ao atual prefeito, mas continuarei trabalhando em prol do bem comum, de uma política séria e justa. Acredito não existir oposição e situação quando se quer o bem, buscarei sempre pautar pela harmonia entre Legislativo e Executivo.”

    Ser Prefeito

    “Deus sempre me abençoa com coisas boas e pessoas maravilhosas por perto. Ainda acho cedo para galgar voos mais altos, porem não descarto as possibilidades futuras. Estou vereador e enquanto estiver, serei o melhor possível, não almejando cargos mais altos, não deixando de sonhar, mas sim, realizando sempre um trabalho digno e justo.”

    Compromisso com a População

    “Uma gestão democrática, participativa e com foco na união e harmonia. Buscarei ser líder (liderar com razão e coração), e em tempos de crise, demonstrar todo meu conhecimento administrativo e de resolução de problemas. Não será fácil eu sei, mas, acredito que Deus tem seus propósitos e preparou essa missão para mim.”

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808