Tag: Saúde

  • BOA NOTÍCIA: NÚMERO DE RECUPERADOS SEGUE EM MAIOR VELOCIDADE DO QUE O DE NOVOS CONTAMINADOS PELO CORONAVÍRUS EM TRÊS PONTAS

    BOA NOTÍCIA: NÚMERO DE RECUPERADOS SEGUE EM MAIOR VELOCIDADE DO QUE O DE NOVOS CONTAMINADOS PELO CORONAVÍRUS EM TRÊS PONTAS

    EM UMA SEMANA O TOTAL DE INTERNADOS COM COVID NA SANTA CASA CAIU DE 3 PARA 1.

    A segunda semana do mês de setembro chegou com mais uma edição do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Três Pontas. E depois de semanas seguidas de mais más notícias do que boas, os números, se não podem ainda ser considerados satisfatórios, pelo menos geram uma esperança de desaceleração da curva de contaminação. O total de casos positivos chegou a 318 e o curados saltou para 285. Mas a melhor notícia é o número de internações na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, que no dia 01º de setembro registrava 3 confirmações e outras 3 suspeitas, totalizando 6. Agora tem 1 caso confirmado e 2 suspeitos, totalizando 3.

    Em comparação com o Boletim do dia 01º, o número de casos suniu de 298 para 318, confirmando mais 20 casos de covid-19 em uma semana. No mesmo período o número de recuperados subiu de 252 para 285. O número de novos curados contabiliza assim mais 33 pessoas em 7 dias.

    Os óbitos seguem somando 6 casos (as 5 primeiras mulheres com comorbidades e a última sem doenças pré-existentes).

    Números do Dia 01º de Setembro

    Números do Dia 08 de Setembro

    Houve ainda mais 141 registros de síndrome gripal nos últimos 7 dias, totalizando 2.585 casos.

    Outra boa notícia retrata o número de pessoas em isolamento que, em uma semana, caiu de 37 para 26.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • TRÊS PONTAS JÁ TEM 252 PESSOAS CURADAS DO CORONAVÍRUS

    TRÊS PONTAS JÁ TEM 252 PESSOAS CURADAS DO CORONAVÍRUS

    TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS CHEGOU A 298 NESTA SEGUNDA-FEIRA

    O mês de setembro chegou com mais uma edição do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Três Pontas confirmando mais 11 casos de covid-19 em relação ao último boletim, divulgado na última segunda-feira, 31 de agosto. O total chega a 298 confirmados, sendo que desse número 252 se recuperaram.

    O número de recuperados voltou a subir, contabilizando mais 17 pessoas curadas da covid-19. Os óbitos seguem somando 6 casos (as 5 primeiras mulheres com comorbidades e a última sem doenças pré-existentes). Já o número de internados confirmados com coronavírus tem 3 registros. O número de internados com suspeita do vírus, que havia diminuido de 4 para 3 se mantém sem alteração.

    Houve ainda mais 65 registros de síndrome gripal nas últimas 24 horas, totalizando 2.444 casos.

    Há, no momento, 37 pessoas em isolamento.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • BOA NOTÍCIA: Cientistas descobrem vitamina que pode deter reprodução do coronavírus

    BOA NOTÍCIA: Cientistas descobrem vitamina que pode deter reprodução do coronavírus

    Cientistas da Índia descobriram que a vitamina B12 é capaz de bloquear a reprodução do coronavírus. Não é a cura da doença, mas eles acreditam que a descoberta pode frear a multiplicação do vírus nas pessoas.

    A descoberta foi feita por pesquisadores da Academia de Educação Superior de Manipal e do Centro Regional de Biotecnologia da Índia. Os resultados da pesquisa foram divulgados este mês na revista científica IUBMB Life.

    Os cientistas fizeram um estudo para descobrir quais moléculas, entre produtos naturais e medicamentos, podem eliminar a poliproteína nsp12, presente no genoma do SARS-CoV-2 e responsável pela reprodução do vírus.

    Eles descobriram que uma forma especial de vitamina B12 – a meticobalamina – foi capaz de inibir a reprodução das células do coronavírus.

    “Esta substância pode ser utilizada como meio profilático em equipes médicas, pessoas idosas e pessoas com doenças concomitantes para diminuir a probabilidade de infecção e prover auxílio de emergência no hospital”, descreve a pesquisa.

    O estudo publicado no último dia 18 ainda não é definitivo

    Apesar de terem ficado animados com os primeiros resultados, os cientistas dizem que eles são parciais e que querem agora se aprofundar mais pesquisas no assunto.

    Alimentos ricos em B12

    A B12 é uma vitamina de origem animal. Ela é rica em alimentos como:

    • bife magro (fígado é uma excelente opção)
    • salmão
    • leite desnatado
    • coração de galinha cozido
    • queijo muçarela
    • atum
    • iogurte sem gordura
    • ovos
    • frango e
    • queijo suíço

    Atenção

    Não vá se entupir de vitamina B-12. O ideal é procurar um médico ou nutricionista.

    Para pessoas vegetarianas e veganas, que não comem produtos de origem animal, existe a possibilidade de usar suplementos alimentares, mas é preciso ter acompanhamento médico ou nutricional.

    A ingestão excessiva da vitamina B12 pode causar problemas à saúde, como alteração dos linfócitos.

    Com informações da Sputnik IUBMB Life  (Apud Só Notícia Boa) 

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • LUTO: TRÊS PONTAS REGISTRA A SEXTA MORTE POR COVID-19 E MAIS 16 CASOS EM 24 HORAS

    LUTO: TRÊS PONTAS REGISTRA A SEXTA MORTE POR COVID-19 E MAIS 16 CASOS EM 24 HORAS

    Novamente a vítima é uma mulher. Professora de 41 anos não tinha comorbidades.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (28) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados e de curados, mas, infelizmente, também mais uma morte. Com o óbito de hoje o total é de seix vítimas fatais do coronavírus na cidade.

    Todas as seis mortes confirmadas são de mulheres. A diferença do caso de hoje em comparação com os anteriores é que todas aquelas vítimas tinham comorbidades (outras doenças), sendo que a professora, de 41 anos, que estava internada no Hospital São Francisco de Assis, havia 14 dias, não apresentava outras doenças pré-existentes.

    A primeira morte em Três Pontas, por conta da covid-19, se confirmou no dia 12 de abril, vitimando uma idosa de 72 anos. Já o segundo registro se deu no dia 23 de julho, tirando a vida de uma mulher de 43 anos. No final daquele mês de julho outras duas mulheres (73 e 48 anos de idade) morreram. A quinta morte havia sido confirmada no início deste mês de agosto (dia 03). Uma idosa de 66 anos foi a vítima.

     

    Números de Hoje – Recorde em 24 horas

    A sexta-feira (28) registrou o maior número de casos confirmados de coronavírus em apenas 24 horas em Três Pontas. Foram mais 16, saltando de 268 para 284. Ainda conforme o Boletim Epidemiológico da Prefeitura Municipal de Três Pontas, Três Pontas obteve, de ontem para hoje, mais 10 pessoas curadas do coronavírus, pulando de 224 para 234.

    Já o número de internados confirmados com o vírus foi zerado. O de pessoas internadas com suspeita de covid-19 é de 3.

    Há, no momento, 44 pessoas em isolamento. Nas últimas 24 horas o número de casos de síndrome gripal saiu de 2.260 e chegou em 2.305, ou seja, 45 novos registros.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Vacinação contra o Sarampo se encerra no próximo dia 31

    Vacinação contra o Sarampo se encerra no próximo dia 31

    DEVEM TOMAR A VACINA PESSOAS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 20 E 49 ANOS.

    sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. É importante lembrar que a única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

    A fim de proteger a população e controlar possíveis surtos da enfermidade, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sob recomendação do Ministério da Saúde, promove até o dia 31 de agosto, a 4ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Essa tem como público-prioritário pessoas de 20 a 49 anos de idade em todo o país. A vacinação contra o sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária preconizada. A meta é imunizar certa de 8.964.626 pessoas em Minas Gerais.

    Vacine-se!

    O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Atualmente a vacina que protege contra o sarampo está indicada:

    • Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
    • 1ª dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
    • 2ª dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

    Pessoas entre 1 e 29 anos de idade, com 1 (uma) dose comprovada da vacina no cartão de vacina, deverá completar o esquema vacinal com a 2ª dose da vacina.

    Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra:
    De 1 a 29 anos: são necessárias 2 (duas) doses;
    De 30 a 59 anos: apenas 1 (uma) dose.

    OBSERVAÇÃO: Neste ano de 2020, sob recomendação do Ministério da Saúde na 4ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, pessoas de 20 a 49 anos em todo o país devem receber uma dose da vacina contra o sarmpo independente da situação vacinal anterior, e mesmo que ela esteja regular com o determinado acima.

    Os tipos de vacinas que protegem contra o sarampo são:

    Dupla viral: protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
    Tríplice viral: protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
    Tetra viral: protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

    Entenda o Sarampo

    O vírus ainda circula em grande quantidade em várias regiões da Europa e da América. Devido as migrações e as viagens internacionais, o vírus foi importado e voltou a circular. Além disso, a baixa imunização da população brasileira, que vem decaindo nos últimos anos, também contribuiu para a volta da circulação do vírus.

    A transmissão da doença ocorre diretamente de pessoa a pessoa, através de gotículas do nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas pelo vírus. Os acometidos pela doença podem evoluir com complicações graves, incluindo encefalite, pneumonia e morte, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.Também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.

    Pessoas acometidas pela doença apresentam febre, manchas avermelhadas pelo corpo (exantemas), tosse, coriza, conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca (manchas de Koplik).

    A vacina é feita a partir do vírus atenuado e, por isso, o risco do vacinado ser infectado pela vacinação é inferior a 2%. O risco da pessoa não se imunizar e contrair a doença é muito maior do que deixar de se vacinar, uma vez que a vacina é altamente eficaz na prevenção da doença.

    A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado, e a gestação tende a diminuir a imunidade da mulher. O Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), recomenda que mulheres em idade fértil devem evitar gravidez até 1 (mês) após a vacinação.

    Cada pessoa contrai a doença apenas 1 (uma) vez na vida. Logo, se há confirmação do diagnóstico para a doença, a pessoa já estará imunizada para toda a vida.

    Fonte SES-MG

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • BOA NOTÍCIA: Pela 1ª vez desde abril, Brasil tem desaceleração no contágio da covid-19

    BOA NOTÍCIA: Pela 1ª vez desde abril, Brasil tem desaceleração no contágio da covid-19

    Pela primeira vez desde abril, o ritmo de transmissão da covid-19 está em desaceleração no Brasil. De acordo com dados do centro de controle de epidemias do Imperial College, a taxa de contágio (Rt) no País foi de 0,98, número que indica quantas pessoas são infectadas, em média, por cada paciente do novo coronavírus. Os dados foram verificados na semana que começou no domingo, 16.

    Isso significa que 100 pessoas contaminadas contagiam outras 98 que, por sua vez, passam a doença para outras 96. Essas contaminam 94 e assim sucessivamente, o que comprova a desaceleração do contágio.

    Em julho, o País apresentou taxas de 1,01, situação definida como “fora de controle”. O Brasil deixou a zona vermelha pela primeira vez depois de 16 semanas consecutivas de taxa de transmissão acima de 1.

    A nova configuração não significa controle estabilizado da transmissão. Nos últimos sete dias, a média móvel de novos óbitos foi de 989 a cada 24 horas pelo novo coronavírus.

    Fonte Extra

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Três Pontas já tem mais de 200 pessoas curadas da Covid-19

    Três Pontas já tem mais de 200 pessoas curadas da Covid-19

    TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS CHEGOU A 257 NESTA TERÇA-FEIRA

    A terça-feira (25) começou com mais uma edição do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Três Pontas confirmando mais 7 casos de covid-19 em relação ao último boletim, divulgado na última segunda-feira, 24 de agosto. O total chega a 257 confirmados, sendo que desse número 202 se recuperaram e 5 pessoas perderam a vida.

    O número de recuperados voltou a subir, contabilizando mais 7 pessoas curadas da covid-19. Os óbitos seguem somando 5 casos (todas mulheres com comorbidades). Já o número de internados confirmados com coronavírus se manteve em 2 registros. O número de internados com suspeita do vírus, que havia diminuido de 4 para 3 novamente caiu e na terça-feira registrou 2 casos.

    Houve ainda mais 29 registros de síndrome gripal, saltando de 2.168 da última segunda-feira para 2.197 desta terça-feira.

    Há, no momento, 48 pessoas em isolamento, mesmo número do boletim divulgado pela Saúde local na última sexta-feira.

    Até a publicação desta reportagem os números desta quarta-feira (26), ainda não haviam sido divulgados.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Três Pontas chega a 250 casos de Covid-19; 195 se recuperaram e 5 morreram

    Três Pontas chega a 250 casos de Covid-19; 195 se recuperaram e 5 morreram

    A semana começou com mais uma edição do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Três Pontas confirmando mais 5 casos de covid-19 em relação ao último boletim, divulgado na última sexta-feira, 21 de agosto. O total chega a 250 confirmados, sendo que desse número 195 se recuperaram e 5 pessoas perderam a vida.

    O número de recuperados, porém, freiou a tendência de alta, já que vinha subindo dia após dia e agora se manteve igual aos dados divulgados na sexta-feira. Os óbitos seguem somando 5 casos (todas mulheres com comorbidades). Já o número de internados confirmados com coronavírus se manteve em 2 registros. O número de internados com suspeita do vírus diminuiu de 4 para 3.

    Houve ainda mais 58 registros de síndrome gripal, saltando de 2.110 da última sexta-feira para 2.168 desta segunda-feira. Há, no momento, 48 pessoas em isolamento, 5 a mais que no último boletim divulgado pela Saúde local.

    Já os casos de síndrome gripal que ontem (20) somavam 2070 em 24 horas acumulou mais 40 registros, chegando a 2110.

    * Nota: em 17/08/2020 houve um decréscimo acentuado do numero de casos da Sindrome Gripal porque o governo de MG modificou a maneira de notificar estes casos. Os casos assintomáticos que realizaram exame e o resultado foi negativo, foram excluidos do sistema de notificação.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Três Pontas registra 12 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas; total é de 245

    Três Pontas registra 12 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas; total é de 245

    A semana havia começado com mais 3 casos confirmados de coronavírus em Três Pontas. E nesta sexta-feira (21) o Boletim Epidemiológico da Prefeitura Municipal de Três Pontas confirmou mais 12 casos nas últimas 24 horas. Agora são 245 pessoas quecontrairam o vírus.

    O número de recuperados segue subindo. São 8 a mais desde a última quinta-feira e agora totalizam 195 pessoas. Óbitos seguem somando 5 casos (todas mulheres com comorbidades). Já o número de internados, que na semana passada ficou zerado, registrou hoje dois casos confirmados e ainda quatro suspeitas.

    Há, no momento, 43 pessoas em isolamento.

    Já os casos de síndrome gripal que ontem (20) somavam 2070 em 24 horas acumulou mais 40 registros, chegando a 2110.

    * Nota: em 17/08/2020 houve um decréscimo acentuado do numero de casos da Sindrome Gripal porque o governo de MG modificou a maneira de notificar estes casos. Os casos assintomáticos que realizaram exame e o resultado foi negativo, foram excluidos do sistema de notificação.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Coronavírus: Três Pontas já tem mais de 210 casos de covid-19 e quase 170 pessoas curadas

    Coronavírus: Três Pontas já tem mais de 210 casos de covid-19 e quase 170 pessoas curadas

    A semana começa com mais 3 casos confirmados de coronavírus desde a última sexta-feira (14) em Três Pontas e mostra uma desaceleração em relação a semana anterior, quando chegamos a ter 13 casos computados em apenas 24 horas (entre os dias 12 e 13 de agosto).

    O número de recuperados segue subindo. São 4 a mais desde a última sexta-feira. Óbitos seguem somando 5 casos (todas mulheres com comorbidades). Já o número de internados, que na semana passada ficou zerado, registrou hoje um novo caso confirmado e ainda duas suspeitas.

    Há, no momento, 36 pessoas em isolamento.

    A boa notícia fica por conta da desaceleração de casos de síndrome gripal. Na última quinta-feira, dia 13, eram 2.015 pessoas com sintomas de gripe. Em 24 horas o número havia saltado para 2.081. Hoje o número caiu para 1.889, uma redução de 10,16%.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • BOA NOTÍCIA: Brasileiros descobrem que anticorpo de cavalos contra a Covid é até 50 vezes mais potente

    BOA NOTÍCIA: Brasileiros descobrem que anticorpo de cavalos contra a Covid é até 50 vezes mais potente

    As células geradas pela resposta imunológica dos equinos foram processadas para criação de terapia. O sangue do animal foi purificado para isolar os anticorpos, que depois foram usados para a produção de um soro que os pesquisadores pretendem testar em humanos.

    Cientistas brasileiros anunciarão nesta quinta-feira (13) em sessão da Academia Nacional de Medicina uma nova descoberta. Cavalos receberam a proteína Spike do Sars CoV-2, responsável por infecção das células humanas, e desenvolveram um anticorpo neutralizante 20 a 50 vezes mais potente contra a Covid-19.

    Jerson Lima Silva, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), e Adilson Stolet, médico e presidente do Instituto Vital Brazil (IVB), entraram com o pedido de patente da tecnologia.

    “É importante fazer esta etapa de patente. Tudo foi desenvolvido aqui no Brasil e é importante fazer essa proteção intelectual”, disse Silva.

    O pesquisador da UFRJ disse que o próximo passo será a aprovação dos estudos clínicos, os testes em humanos, para averiguar a segurança de um tratamento sorológico contra a Covid-19. Ele disse que está em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e explicou que a potência 50 vezes maior do anticorpo dos cavalos é um número conservador.

    O estudo:

    • coronavírus tem uma proteína em forma de coroa, a Spike. É por meio dela que o vírus se liga aos receptores das células humanas para se multiplicar;
    • O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) produziu uma proteína igual à do Sars CoV-2 e participou da pesquisa;
    • Os especialistas do IVB inocularam apenas a proteína nos cavalos – que gera uma resposta imunológica, mas não deixa que o vírus infecte os animais;
    • Foram feitas 6 aplicações nos animais e os pesquisadores acompanharam a produção de anticorpos semanalmente;
    • Foi retirado o sangue dos cavalos e foi purificado até isolar apenas o anticorpo, em um produto pronto para fazer soroterapia em humanos;
    • A pesquisa está em fase de pré-impressão, divulgada em uma plataforma de estudos científicos, mas ainda sem publicação por revistas e revisão dos pares.

    Este tipo de terapia com sorologia é usado há décadas em doenças como a raiva, o tétano e picadas de abelhas e cobras. De acordo com Silva, ainda é preciso responder qual é a melhor fase da infecção do coronavírus para a aplicação dos anticorpos neutralizantes em humanos, mas ele acredita que será em pacientes moderados e hospitalizados.

    O pesquisador também adianta que os testes clínicos poderão ser feitos em parceria com o Instituto D’Or, que hoje lidera as pesquisas da vacina contra o coronavírus da AstraZeneca e da Universidade de Oxford no Rio de Janeiro.

    Plasma x anticorpos isolados

    Nesta terça-feira (11), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou que o tratamento com plasma sanguíneo com anticorpos da Covid-19 não tem benefícios comprovados pela ciência. O tipo de tratamento, no entanto, é diferente (veja abaixo a explicação) do que está sendo pensado pela UFRJ, IVB e Fiocruz.

    O diretor da Opas, Sylvain Aldighieri, explicou que o tratamento com plasma sanguíneo com anticorpos de um determinado vírus é utilizado para algumas doenças, como o Ebola, na África. No caso do coronavírus, contudo, como ainda não há comprovação científica, e a Opas não recomenda.

    “[Tratamento com plasma] Não faz parte do tratamento principal para Covid-19 que estamos recomendando na Opas”, esclareceu Aldighieri, lembrando que ainda não há nenhum medicamento e tratamento comprovado contra o vírus.

    • Plasma: O plasma é a parte líquida do sangue, onde ficam os anticorpos produzidos pelo organismo para combater as doenças. Essa substância, retirada de pacientes recuperados, pode ser aplicada em alguém que tenha Covid, por exemplo. No entanto, cada amostra terá uma quantidade e uma composição diferente de anticorpos, pois depende do organismo do doador, e pode não ter eficiência.
    • Anticorpos neutralizantes: Os cientistas isolam apenas o anticorpo que consegue neutralizar o coronavírus, especificamente. O produto será um frasquinho apenas com o anticorpo contra a doença, enquanto o plasma contém todos os anticorpos, variando em composição.

    Equipe

    Também participaram da pesquisa, além de Silva e Stolet: Leda Castilho e Renata Alvim (Coppe/UFRJ); Luís Eduardo Ribeiro da Cunha e Marcelo Strauch (Instituto Vital Brazil); Amilcar Tanuri, Andrea Cheble Oliveira, Andre Gomes, Victor Pereira e Carlos Dumard (UFRJ); Thiago Moreno Lopes (Fiocruz) e Herbert Guedes (UFRJ/Fiocruz).

    O estudo foi financiado pela Faperj, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

    Fonte G1

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Provedor faz balanço sobre o trabalho contra a covid-19 no Hospital de Três Pontas

    Provedor faz balanço sobre o trabalho contra a covid-19 no Hospital de Três Pontas

    Michel Renan falou de conquistas, de união e lembrou que Três Pontas precisa ganhar sempre!

    O provedor da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, Michel Renan Simão Castro, falou com exclusividade ao Conexão Três Pontas sobre os esforços diante da pandemia de coronavirus, destacou a importante doação dos cinco respiradores e monitores que foram entregues recentemente pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, atendendo há uma solicitação do deputado estadual Mário Henrique “Caixa”, natural de Três Pontas e majoritário no município. O provedor trouxe ainda informações relevantes sobre outras situações ligadas ao combate ao vírus chinês.

    “Com a ampliação dos novos leitos muitos pacientes que acabariam tendo que ir para outras cidades poderão ser atendidos aqui.”

    Fotos Arquivo (antes da pandemia)

    OS CINCO NOVOS RESPIRADORES

    “Essa doação representa muito para nossa cidade e especialmente para o nosso hospital, para o atendimento dos nossos pacientes. Antes da chegada dos novos 5 respiradores nós contávamos com os primeiros 5 que, inclusive, em alguns momentos, chegaram a estar todos ocupados. Então, esses novos 5 leitos de UTI que serão implementados em breve nos darão melhores condições de atendimento para os trespontanos e não apenas para eles, pois Três Pontas hoje faz parte de uma macrorregião da covid-19”, revelou Michel Renan.

    “Isso será fundamental para que diminua o risco de falta de leitos em nosso hospital e que os trespontanos ou aqueles que fazem parte da nossa macrorregião tenham que ser transferidos ou levados para outras unidades”, emendou.

    SITUAÇÃO DA SANTA CASA E OS 5 NOVOS RESPIRADORES

    Nossa reportagem também perguntou ao Provedor Michel Renan que, assim como sua diretoria, conhece a atual situação da Santa Casa como ninguém, se com as doações dos novos 5 respiradores o Hospital de Três Pontas estará suprido, pelo menos pelos próximos meses, ou se na opinião dele ainda será necessária a aquisição de outros aparelhos:

    O deputado estadual Mário Henrique Caixa tem sido parceiro frequente da Santa Casa de Três Pontas. (Foto Arquivo)

    “Tudo que eu disser em termos de números ou projeções são meras especulações. O vírus é muito novo e nós, assim como todos, não temos muita experiência. O coronavirus nos surpreende a todo momento. Por isso não posso dizer que estamos em uma situação confortável. Mas felizmente nós temos diversas alternativas e traçamos muitas estratégias. Caso, em algum momento, tenhamos um crescimento muito grande de casos com complicações e que precisem de internação ainda temos uma segunda UTI que poderá ser utilizada, tornando-se referência para o tratamento da covid-19”, destacou.

    “Nós fizemos e continuamos fazendo tudo o que podemos por cada paciente. Nesses quase quatro meses de pandemia já foram utilizadas mais de 400 diárias para o tratamento desse vírus.”

    TRANQUILIDADE

    Ainda conforme o gestor do HSFA, quando os leitos de UTI passarem para 20 trarão uma grande tranquilidade para todos. “Já não é de hoje que a outra UTI, com capacidade para 10 leitos, fica quase sempre lotada no atendimento de outras enfermidades. E com a ampliação dos novos leitos muitos pacientes que acabariam tendo que ir para outras cidades poderão ser atendidos aqui”, pontuou.

    UTI ZEROU INTERNAÇÕES DE PACIENTES COM COVID-19

    Também é necessário destacar que, apesar de ser um vírus novo e de sua inegável gravidade, tanto as unidades de saúde do município, como os postos de saúde, o Pronto Atendimento Municipal e o próprio Hospital local, quanto os seus profissionais, como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, atendentes, profissionais da limpeza e os membros (voluntários) da Santa Casa, têm se mostrado altamente capacitados e preparados para o enfrentamento ao coronavirus. Tanto é verdade que, não bastasse a boa notícia da chegada de novos respiradores, a cidade de Três Pontas “respira mais aliviada” com a constatação de que o número de pacientes internados na UTI com covid-19 caiu e desde a última segunda-feira foi zerado.

    “Além da equipe estar realmente muito capacitada, quando abordamos os 5 óbitos que infelizmente ocorreram, devemos lembrar que todas as vítimas tinham comorbidades, outras doenças, podendo ser interpretada morte ‘com’ covid-19 e não tão somente ‘de’ covid-19; interpretações distintas a meu ver.

    Muito provavelmente se essas pacientes não tivessem outras enfermidades poderiam ter vencido a covid-19. Ou se não tivessem contraído o coronavírus em algum momento poderiam falecer em decorrência dessas doenças pré-existentes. Nós fizemos e continuamos fazendo tudo o que podemos por cada paciente. Nesses quase quatro meses de pandemia já foram utilizadas mais de 400 diárias para o tratamento desse vírus”, frisou Michel Renan.

    “Nossa cidade já perdeu muito pela falta de União, pelo racha. Nós precisamos é abraçar as boas iniciativas em favor da nossa cidade.”

    UNIÃO DE FORÇAS NA LUTA CONTRA O CORONAVIRUS

    “A união de forças é fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade e especificamente nesse momento muito difícil de uma pandemia sem precedentes. É claro que quando falamos de toda ajuda que vem sendo dada ao nosso Hospital não podemos esquecer do quanto a população tem vestido a camisa e também do prefeito Marcelo Chaves, da Câmara de Vereadores e principalmente dos deputados Mário Henrique ‘Caixa’ e Diego Andrade que são fundamentais na luta em prol da Santa Casa”, comentou ele.

    O deputado federal Diego Andrade é outro que tem enviado recursos frequentes ao Hospital local. (Foto Arquivo)

    Fechando a entrevista, lembrando que apesar de todo caos provocado pelo coronavírus 2020 é ano eleitoral. Haverá em novembro eleições para a escolha, inclusive, de novos prefeitos. Michel Renan Simão Castro foi claro quanto ao seu posicionamento em favor da cidade e da ajuda de políticos que aqui aportam:

    “Nós não podemos pensar em desagregar, em desunir. Nossa cidade já perdeu muito pela falta de União, pelo racha. Nós precisamos é abraçar as boas iniciativas em favor da nossa cidade. Todos aqueles que quiserem fazer algo de bom para Três Pontas precisam ser muito bem recebidos. Chega da nossa cidade perder! Três Pontas precisa ganhar!”.

    “A união de forças é fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade e especificamente nesse momento muito difícil de uma pandemia sem precedentes.”

    O sucesso da administração da Santa Casa se deve também os membros da Irmandade, aos voluntários dedicados e em especial aos médicos e demais profissionais envolvidos, dentre eles os doutores Eduardo Camargo Vasconcelos e Geovanni Barros Pereira, bem como o Dr, Lucas Erbst, que além de atuar no Hospital também é diretor do PAM.

    *Foto de capa tirada antes da Pandemia (Arquivo Conexão)

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO