Tag: Saúde

  • BOAS NOTÍCIAS – Dispara o número de CURADOS da Covid-19 em Três Pontas

    BOAS NOTÍCIAS – Dispara o número de CURADOS da Covid-19 em Três Pontas

    UTI local continua ZERADA, sem nenhum paciente com coronavírus. Mas os cuidados devem ser mantidos!

    Apesar de, nas últimas 24 horas, a cidade ter registrado mais 6 casos de coronavírus, passando de 169 para 175, os outros números contidos no Boletim Epidemiollógico da Prefeitura Municipal são animadores e continuam reforçando a informação que o Conexão trouxe ontem (09) de que, aparentemente, a curva parece ter desacelerado, com tendência a estabilização e queda nos próximos dias.

    Nas últimas 24 horas o número de CURADOS saltou de 132 para 147, ou seja 15 pessoas foram recuperadas de ontem para hoje.

    O número de óbitos não aumentou, mantendo-se em 5 casos, todos de mulheres com comorbidades.

    Outra queda considerável é a de pessoas com a doença em isolamento. Ontem eram 32 infectados. Hoje são 23.

    E a melhor notícia, tanto para a classe médica, para os profissionais na linha de frente do combate ao coronavírus, quanto para a população, é a situação da UTI da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Assim como nesta segunda-feira não há hoje NENHUM paciente na Unidade de Terapia Intensiva com covid-19.

    Reforçamos a necessidade de manutenção e reforço do distanciamento social e todos os cuidados de prevenção, como o uso de máscara e álcool gel. Evite aglomerações!

    Semana Animadora

    As notícias boas começaram na última sexta-feira (07) quando o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, atendendo a uma solicitação insistente do deputado estadual Mário Henrique “Caixa”, natural de Três Pontas, veio entregar 5 respiradores com 5 monitores para o hospital local. Além de dobrar a capacidade de recebimento de pacientes com complicações provocadas pelo coronavírus, a cidade hoje, vale frisar, não tem nenhum paciente na UTI.

    *Não perca a entrevista especial com o Provedor Michel Renan falando sobre a situação do Hospital diante da pandemia de coronavírus, logo mais no Conexão Três Pontas. 

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • BOA NOTÍCIA: Três Pontas zera internados com coronavírus na UTI

    BOA NOTÍCIA: Três Pontas zera internados com coronavírus na UTI

    A semana não poderia começar melhor para os trespontanos, pelo menos para aqueles que se preocupam e acompanham os boletins diários e o avanço do coronavírus na cidade de Três Pontas. Mais preocupante do que o crescente – e infelizmente natural – número de casos é sempre o número de ocupações dos leitos de UTI destinados aos contaminados pela covid-19. E nesta segunda-feira (10) a Prefeitura Municipal informou, através da publicação do Boletim Epidemiológico que o número de internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Francisco de Assis que, no último dia 06 somava 2 casos, no dia seguinte caiu para 1 e hoje está zerado!

    Não há ninguém na UTI com coronavírus em Três Pontas hoje! Esse dado vem trazer uma tranquilidade aos profissionais envolvidos na linha de frente do combate à pandemia e também suaviza a tensão de toda população. Porém, não se pode relaxar com o distanciamento social e todos os cuidados de prevenção.

    As notícias boas começaram na última sexta-feira (07) quando o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, atendendo a uma solicitação insistente do deputado estadual Mário Henrique “Caixa”, natural de Três Pontas, veio entregar 5 respiradores com 5 monitores para o hospital local. Além de dobrar a capacidade de recebimento de pacientes com complicações provocadas pelo coronavírus, a cidade hoje, vale frisar, não tem nenhum paciente na UTI.

    Outra informação relevante é que do dia 06 para o dia 07 de agosto o salto do número de casos confirmados, naquelas 24 horas, foi de 7 (de 160 para 167). E do dia 07 para hoje (10) apenas mais 2 casos computados em 72 horas, o que representa uma desaceleração que, tomara, possa sinalizar o início da queda constante da contaminação. O próprio Governador Zema disse, em seu discurso no Sest/Senat de Três Pontas, “que o pior em Minas Gerais já passou e que a tendência é, senão ainda de queda, pelo menos de manutenção, freando o pico de contaminações”.

    O número de pessoas curadas pelo coronavírus em Três Pontas se manteve igual, totalizando 132 pessoas.  

    O número de óbitos também se manteve em 5, todas mulheres que apresentavam comorbidades.

    *Não perca a entrevista especial com o Provedor Michel Renan falando sobre a situação do Hospital diante da pandemia de coronavírus, logo mais no Conexão Três Pontas. 

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • BOA NOTÍCIA: Caixa pede e Zema entrega 5 Respiradores em Três Pontas

    BOA NOTÍCIA: Caixa pede e Zema entrega 5 Respiradores em Três Pontas

    Governador de Minas esteve hoje na cidade atendendo a uma solicitação do deputado estadual Mário Henrique “Caixa”; aparelhos dobrarão capacidade da UTI do Hospital São Francisco de Assis.

    “Quem não chora não mama”, diz o ditado popular. E o próprio Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, falou hoje, durante coletiva à imprensa em Três Pontas, que estava entregando 5 respiradores para a Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis devido aos pedidos insistentes do deputado estadual Mário Henrique “Caixa”. “Vocês de Três Pontas estão muito bem servidos de deputados. O Caixa, que é daqui, é um excelente parlamentar e tem feito muito por Minas e especialmente por Três Pontas. Ele me soliticou os aparelhos, me cobrou várias vezes e hoje estamos aqui entregando para ajudar a população, o que me deixa muito contente”, afirmou o gestor do estado.

    “Também aproveito para cumprimentar e parabenizar o deputado federal Diego Andrade que é uma das principais vozes dos mineiros na Câmara Federal, em Brasília. Alguém que trabalha muito e que defende os interesses dos mineiros, inclusive junto ao Presidente Jair Bolsonaro. Apesar de não ter nascido em Três Pontas se considera filho daqui e faz muito pela cidade”, emendou Romeu Zema, em sua fala inicial na sede do Sest-Senat, durante a cerimônia de entrega dos respiradores para o Hospital local.

    “De fevereiro a agosto deste ano, foram abertos 1.678 leitos de UTI em Minas Gerais, o equivalente a um aumento de 81%.”, revelou Zema.

    Na cerimônia também estavam presentes, além do Governador e dos dois deputados de Três Pontas, o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o Prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Maycon Machado, e o Provedor da Santa Casa, Michel Renan Simão Castro. Os prefeitos de Santana da Vargem e de Boa Esperança também acompanharam a visita do Governador.

    *Não perca as entrevistas com as autoridades presentes no evento logo mais no Conexão Três Pontas.

    A entrega dos Respiradores e Monitores

    O governador Romeu Zema entregou cinco respiradores e cinco monitores para a Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, em Três Pontas. Os aparelhos serão utilizados no tratamento de pacientes com covid-19 no município. Durante coletiva de imprensa, Zema enfatizou que, com as entregas dos aparelhos, o sistema de Saúde de Três Pontas está mais fortalecido em relação ao início da pandemia, em março. “Quando o sistema de Saúde está organizado e as ações corretas são tomadas muitas vidas podem ser salvas. É isso que o nosso governo tem procurado fazer”, afirmou.

    O governador também enfatizou o trabalho do Governo de Minas junto às prefeituras. Segundo o Chefe do Executivo, diferentemente de outros estados que tiveram uma decisão centralizada, Minas Gerais descentralizou as decisões. “Por meio do Plano Minas Consciente auxiliamos os municípios na tomada de decisão. Aprimoramos os protocolos para enquadrar à realidade das cidades”, explicou.

    “Minas apresenta a menor taxa de óbito pela covid-19 por 100 mil habitantes no país.”.

    Legado

    Os constantes investimentos em hospitais de estruturas permanentes serão um legado que as ações de enfrentamento à pandemia deixarão para o Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. De fevereiro a agosto deste ano, foram abertos 1.678 leitos de UTI em Minas Gerais, o equivalente a um aumento de 81%.

    Do total de novos leitos de UTI viabilizados no estado, 220 estão na macrorregião de Saúde Sul. Antes da pandemia, eram 281 unidades, número que passou agora para 501, expansão de 78%.

    Como resultado, Minas apresenta a menor taxa de óbito pela covid-19 por 100 mil habitantes no país. Com relação à qualificação da rede de saúde pública do Estado, o governo adquiriu 1.047 respiradores para auxiliar os municípios no enfrentamento à pandemia.

    Outros 343 equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde, sendo 174 para uso em UTIs, além de 169 ventiladores de transporte, utilizados em ambulâncias.

    O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou que o trabalho de ampliar leitos onde já existia a terapia intensiva é mais fácil, simples e mais seguro do que criar um hospital de campanha. “Nosso objetivo era ter um colchão de leitos para que nenhuma região ficasse desassistida”, disse.

    Agenda

    As 13h30 essas entregas foram feitas em Três Pontas, no Sul de Minas. Respiradores para Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Logo depois, às 15h45, a viagem seguiu então para o Oeste de Minas, em Oliveira, e a entrega se deu no Hospital São Judas Tadeu.

    Foto Pedro Gontijo

    Histórico

    O primeiro caso da covid-19 em Minas Gerais foi confirmado em 8 de março. Mas, desde o início do ano, o Governo de Minas vem atuando preventivamente no enfrentamento à pandemia.

    Em janeiro, foi criado o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas) para monitoramento e estudo dos casos e para atuação na tomada de decisões, organizando, assim, as ações de enfrentamento. No mês seguinte, em 27 de fevereiro, a SES-MG apresentou o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública Covid-19.

    Em abril, com objetivo de garantir Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais de Saúde que trabalham na linha frente contra a covid-19 no estado, foi lançado o programa Protege Minas. No mesmo mês também teve início o plano Minas Consciente, para orientar prefeitos na retomada segura das atividades econômicas, a partir de critérios técnicos e epidemiológicos.

    A Covid hoje em Minas

    Minas Gerais tem hoje 147.323 casos confirmados de covid-19, 28.360 em acompanhamento e 115.582 em recuperação. São 3.381 óbitos confirmados, 77 a mais do que nas últimas 24 horas.

    *Com informações da Agênica Minas

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • URGENTE: Prefeitura nega “onda vermelha” para Três Pontas e revela novidades na luta contra o Covid-19

    URGENTE: Prefeitura nega “onda vermelha” para Três Pontas e revela novidades na luta contra o Covid-19

    Cidade registrou recorde no número de casos. Foram 10 em apenas 24 horas; 12 pessoas foram curadas.

    Um verdadeiro mal estar! Assim a Prefeitura Municipal de Três Pontas classificou a publicação de uma reportagem por parte do G1 Sul de Minas, postada nesta quinta-feira (06) e que coloca a cidade na chamada “onda vermelha” do Programa Minas Consciente do Governo de Minas Gerais, na luta contra o coronavírus. O teor da reportagem, que gerou preocupação em muitos trespontanos, pânico nas redes sociais e informações desencontradas entre os comerciantes, foi negada pelo Executivo Municipal. Em conversa com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura e também com o Prefeito Marcelo Chaves Garcia, na noite desta quinta-feira, nos foi passada a posição oficial do Município quanto a situação da pandemia, sobre a polêmica da tal onda vermelha e um possível fechamento do comércio. Entenda o caso:

    O que saiu na Imprensa

    Conforme o G1 Sul de Minas “o Governo de Minas Gerais sugeriu a pelo menos seis microrregiões do Sul de Minas para que possam aderir à onda vermelha no Programa Minas Consciente, que permite apenas a abertura de serviços essenciais. Para as demais microrregiões do Sul de Minas, a orientação é que sigam a onda amarela, que também permite a abertura de serviços não essenciais. As orientações divulgadas pelo programa valem entre os dias 8 e 14 de agosto. A sugestão de adesão à onda vermelha vale para os municípios das microrregiões de Poços de Caldas, Alfenas/Machado, Guaxupé, Três Pontas, Pouso Alegre e Três Corações.”.

    Na onda vermelha, os municípios só podem abrir serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, bancos, depósitos de material de construção, fábricas e indústrias, entre outros. Já na onda amarela, os municípios podem abrir lojas de artigos esportivos, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livarias, papelarias, entre outros. Há ainda a onda verde, que permite a abertura de serviços nao essenciais com alto risco de contágio, como por exemplo, academias, teatros, cinemas e clubes.

    A publicação levou muitos trespontanos ao entendimento de que a cidade estaria entrando na onde vermelha, indicando uma piora nos números do combate ao coronavírus e que, conforme sugestão do Estado, a Prefeitura deveria acatar e fechar o comércio local entre os dias 8 e 14 de agosto.

    “Três Pontas não está na onda vermelha. Estamos na onda amarela e em poucos dias vamos pleitear a entrada na onda verde. Isso porque estamos, graças a Deus, com uma taxa de ocupação da UTI da Santa Casa baixíssima, apenas 2 pacientes com covid-19 no momento.”.

    O que disse o Prefeito Marcelo Chaves

    Por telefone, o Prefeito Marcelo Chaves Garcia afirmou ao Conexão que a informação da referida reportagem não está correta e aproveitou para trazer boas notícias, tranquilizando os trespontanos:

    “Primeiramente quero aproveitar do espaço e da repercussão do Conexão Três Pontas para dizer à nossa população que Três Pontas não está na onda vermelha. Estamos na onda amarela e em poucos dias vamos pleitear a entrada na onda verde. Isso porque estamos, graças a Deus, com uma taxa de ocupação da UTI da Santa Casa baixíssima, apenas 2 pacientes com covid-19 no momento. E nesta sexta-feira o Governador Romeu Zema estará em Três Pontas na sede do Sest/Senat para nos fazer a entrega de mais 5 respiradores. Isso é fundamental para a continuidade do nosso trabalho. Infelizmente a pandemia está aí e os casos estão aumentando bastante, o que já era esperado por conta do grande aumento da testagem das pessoas. Mas o que temos realmente que ter uma atenção especial é com o número de leitos do Hospital e, principalmernte na UTI. Vou me reunir com o Governador, também com os deputados Diego Andrade e Caixa e discutiremos algumas situações em favor de nossa cidade. É uma agenda rápida e corrida do Zema, mas que vem nos trazer vida, mais 5 respiradores neste momento tão difícil”, revelou.

    A entrega contará com as presenças de poucos convidados por conta, justamente, da pandemia. Mas o Provedor Michel Renan Simão Castro é um dos confirmados para receber os aparelhos.

    Ainda na agenda da visita do Governador Zema à Três Pontas não está descartada uma chegada ao chamado Foguetinho, onde uma grande obra de acesso mais rápido à MG 167 está sendo realizada pela Prefeitura Municipal.

    “E nesta sexta-feira o Governador Romeu Zema estará em Três Pontas na sede do Sest/Senat para nos fazer a entrega de mais 5 respiradores.”.

    O que disse a Assessoria de Imprensa da Prefeitura

    Complementando as informações passadas ao Conexão Três Pontas pelo Prefeito Marcelo Chaves, a Assessoria de Imprensa disse que assim que a reportagem do G1 foi publicada e diante da repercussão, da insegurança instalada, entraram em contado com o órgão de imprensa pedindo uma retratação para que os fatos fossem esclarecidos.

    “Nós explicamos que Três Pontas não está na onda vermelha, que houve uma confusão na matéria divulgada. Três Pontas optou por fazer parte da macrorregião e não da micro. E desta forma nos enquadramos na onda amarela, podendo, daqui algumas semanas, pleitear a verde. Solicitamos a correção e eles nos passaram que isso seria feito, o que não ocorreu até agora (22h37). Além disso também enviamos uma nota oficial para que todos tomem conhecimento dos fatos reais, mas eles também não levaram ao ar.”.

    Nota Oficial da Prefeitura

    “Segundo informações repassados pelo Programa Minas Consciente do Estado de Minas Gerais, Três Pontas tem a opção de escolher entre estar na classificação da Macrorregião ou da Microrregião levando em consideração a condições que mais se enquadra na atual situação do Município devido a fatores estipulados no próprio programa. Hoje o município está na ONDA AMARELA e receberá 5 novos respiradores amanhã, 07 de agosto, podendo em breve estar na ONDA VERDE.”.

    Novos Números em Três Pontas

    Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal de Três Pontas a cidade confirmou mais 10 casos de coronavírus em apenas 24 horas, saltando de 150 para 160. Por outro lado o número de curados aumentou de 112 para 124 (mais 12 recuperados). Os casos em isolamento cairam de 31 para 29 e as internações se mantiveram estáveis com apenas 2 registros. Também não houve alteração no número de óbitos, que totaliza 5 (todas mulheres com comorbidades).

    Novas regras do programa

    Pelas novas regras, novos indicadores norteiam a tomada de decisão, como taxa de incidência Covid-19; taxa de ocupação de leitos UTI Adulto; taxa de ocupação de leitos UTI Adulto por covid-19; leitos por 100 mil habitantes; positividade atual RT-PCR; % de aumento da incidência; e % de aumento da positividade dos exames PCR.

    A análise dos dados será feita no âmbito microrregional, que vai agrupar um número menor de cidades para contemplar características mais específicas. Semanalmente, serão divulgados os índices da microrregião e da macrorregião, com ondas recomendadas para cada uma delas, conforme os indicadores.

    A tomada de decisão sobre qual critério seguir, o recomendado para a macro ou a microrregião, ficará a cargo de cada prefeito.

    Outro ponto importante é o recorte para municípios de até 30 mil habitantes. Esses locais terão a oportunidade de irem para a segunda onda amarela, independentemente da onda em que estiver a sua microrregião, desde que a taxa de incidência não esteja superior a 50 casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • URGENTE: Três Pontas confirma a 5ª morte por covid-19; todas Mulheres!

    URGENTE: Três Pontas confirma a 5ª morte por covid-19; todas Mulheres!

    Região passa de 265 mortes; casos em Minas passam dos 10 mil, aponta Estado

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta terça-feira (04) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados e de curados, mas, infelizmente, também o crescimento do número de óbitos, que agora totaliza 5 pessoas, todas mulheres. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde o Sul de Minas está vivendo o pico de contaminações do coronavírus e os casos já passam das 10 mil confirmações com 265 mortes.

    A Prefeitura de Três Pontas, através da sua Assessoria de Imprensa, publicou os novos números da pandemia no município. A publicação traz os seguintes dados:

    Número de casos confirmados: 143

    Número de pessoas curadas: 106

    Número de óbitos: 5

    Casos em isolamento: 30

    Internados: 2

    Síndrome gripal: 1.631

    Ainda conforme os números atualizados pela Prefeitura Municipal, dos 143 casos confirmados 74 são do sexo feminino. Com relação às idades, os dados revelam que o coronavírus já atingiu pessoas de todas faixas etárias, divididas por grupos pela Prefeitura de Três Pontas.

    0 a 9 anos: 4

    10 a 19 anos: 2

    20 a 39 anos: 56

    40 a 59 anos: 57

    Maior de 60 anos: 24

    Isso demonstra que os jovens não estão imunes ao vírus, como muitos acreditavam. Também revelam que, por conta do desrespeito ao distanciamento social, visto frequentemente em eventos e festas particulares, sempre frequentadas por pessoas entre 20 e 45 anos, é justamente este público quem mais tem sido vítima da covid-19. Em contrapartida, os considerados mais frágeis e que, por isso, têm ficado mais em casa ou mantido mais o distanciamento social, os idosos, não representam um volume muito elevado de casos positivados.

    De acordo com a Prefeitura Municipal as 5 vítimas fatais são mulheres e todas apresentavam comorbidades (outras doenças). As três mais recentes mortes são de uma senhora de 73 anos de idade que sofria de diabetes e hipertensão, uma moça de 44 anos que também era diabética e, o mais novo caso, é de uma mulher de 66 anos de idade, que tinha outras doenças.

    A boa notícia fica por conta do número de recuperados que já totaliza 106 pessoas. Além disso, o número de pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis está em queda. O Provedor Michel Renan Simão Castro publicou a informação nesta segunda-feira (4) num grupo do Hospital no whatsapp. “Hoje temos apenas 1 paciente na UTI. Na Enfermaria são 7 pacientes, sendo apenas 2 confirmados com covid-19. Outros seguem aguardando resultados dos testes”, revelou.

    Com a maior testagem, a avanço do coronavírus e ainda o desrespeito às normas de segurança, a tendência, infelizmente, segundo especialistas, é que os números ainda sigam avançando pelas próximas semanas. Por isso, todo cuidado é pouco.

    Mais 182 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Sul de Minas em boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta terça-feira (4). Com os novos registros, a região passa a ter 10.444 casos confirmados da doença oficialmente, com 265 mortes.

    Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

    Mantenha o distanciamento social, higienize as mãos e use máscara sempre que sair de casa!

    Fonte Prefeitura Municipal / SES

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Radialista e Vice-Presidente da Câmara de Varginha morre em decorrência da covid-19

    Radialista e Vice-Presidente da Câmara de Varginha morre em decorrência da covid-19

    FALECIMENTO DO VEREADOR CARLOS COSTA FOI CONFIRMADO PELO LEGISLATIVO VARGINHENSE

    A Câmara Municipal de Varginha confirmou o falecimento do vice-presidente da Casa Legislativa, o vereador e radialista, Carlos Ferreira da Costa Filho e decretou luto oficial de três dias. Carlos faleceu na tarde desta segunda-feira (03), aos 62 anos, no Hospital Bom Pastor, onde estava internado desde o dia 18 de julho, com problemas respiratórios, agravados pelo coronavírus.

    De acordo com informações de nota oficial emitida pelo Sistema Clube de Comunicação (gerenciado por Carlos Costa), durante o período em que esteve internado, ele passou por diversos exames que reafirmaram seu delicado estado de saúde e identificaram uma mancha no pulmão e uma infecção. Além de todos os problemas que já estava enfrentando ainda testou positivo para covid-19. O resultado positivo saiu na noite deste domingo (02).

    Carlos Costa estava em seu segundo mandato como vereador. Em 2012 foi eleito com 1.529 votos e reafirmando seu trabalho junto à população, foi reeleito em 2016 com 2.737, sendo o vereador mais votado daquela eleição. Atualmente era filiado ao MDB.

    “A Câmara de Varginha perde um vereador muito competente e amigo. Não imaginávamos passar por essa situação de ter que terminar esta Legislatura sem o Carlos Costa aqui. Principalmente eu, que o tinha como um amigo, meu vice-presidente, muito leal e justo. Sentimos muito e nos solidarizamos com a família neste momento de profundo pesar”, diz a presidente da Casa, vereadora Zilda Silva.

    Biografia

    Natural de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, Carlos Ferreira da Costa Filho nasceu em 11 de março de 1958.

    Filho de Carlos Ferreira da Costa e Warde Nasser João Ferreira da Costa, Carlos foi casado com Rosângela Maria Pereira Ferreira da Costa, com quem teve duas filhas: Maria Elisa e Virginia Helena.

    Formado em Ciências Físicas e Biológicas, Matemática e também em Técnico em Eletricidade e Eletrônica, Carlos iniciou sua carreira de radialista na Difusora Rio-Pardense. Posteriormente trabalhou em Poços de Caldas, onde gerenciou uma emissora de rádio local e depois seguiu para Pouso Alegre, onde começou a ganhar visibilidade em todo o sul de Minas pela sua eficiência como gerente e pela eloquência nos microfones.

    Mudou-se para Varginha em 1994, para gerenciar o Sistema Clube de Comunicação, onde trabalhou com muita dedicação e amor até seus últimos dias de vida.

    Por meio do seu trabalho jornalístico no noticiário “Varginha em Foco”, teve a possibilidade de conhecer as dificuldades que a população varginhense enfrentava.

    Sempre preocupado com o próximo, em 1998 decidiu adicionar seu toque particular ao noticiário e lançou o quadro “A Voz do Povo”, um espaço totalmente aberto e 100% democrático, onde todos podiam se manifestar, fazer elogios, reclamações e também pedir ajuda.

    Sucesso absoluto desde então, “A Voz do Povo” se tornou a marca do locutor que nunca mediu esforços para ajudar quem precisava, incluindo os animais.

    Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade, Carlos recebeu na década de 90, o Título de Cidadão Honorário Varginhense.

    Depois de dar voz a população, acompanhando diariamente os problemas dos varginhenses e tentar ajudar de todas as formas possíveis, em 2012 Carlos decidiu que era hora de tentar fazer ainda mais pela população carente de Varginha, quando se candidatou a vereador pela primeira vez.

    Carlos era um vereador atuante, combativo e muitas vezes reconhecido como oposição ao Governo. Mas sempre embasado em representações da população, que era o seu maior foco.

    Fonte Ascom Câmara de Varginha

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

  • BOA NOTÍCIA: Vacina BCG contra a covid-19 poderá ser alternativa de proteção em 2021

    BOA NOTÍCIA: Vacina BCG contra a covid-19 poderá ser alternativa de proteção em 2021

    Pesquisadores brasileiros estão estudando a possibilidade de usar a vacina BCG, que serve para combater a tuberculose, contra a covid-19 – o que daria proteção contra as duas doenças ao mesmo tempo. Isso seria possível graças a modificações genéticas feitas na bactéria utilizada para fabricar a vacina.

    “Existem outras iniciativas para usar a BCG no combate de outras doenças infecciosas e, com a pandemia, a gente pensou em usar contra a covid-19”, conta Sergio Costa Oliveira, coordenador da pesquisa e professor titular de imunologia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

    A vacina ainda está na fase de produção em laboratório. “Estamos colocando os genes do coronavírus na bactéria usada na vacina BCG, para produzir o que se chama de ‘bactéria recombinante’, ou seja, geneticamente modificada”, explica o pesquisador.

    De acordo com ele, a previsão é que os testes do imunizante em animais comecem até o final deste ano. Já os testes em humanos devem ter início no começo de 2021.

    O projeto é feito em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o Instituto Butantan, em São Paulo, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Doenças Tropicais (INCT-DT). Há ainda o apoio da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e do Instituto Karolinska, na Suécia.

    Como é feita a vacina

    Oliveira explica que a vacina para tuberculose é fabricada a partir de uma bactéria capaz de infectar bovinos chamada Mycobacterium bovis. A versão usada na vacina é enfraquecida e recebe o nome de bacilo Calmette-Guérin, por isso a sigla BCG.

    As mudanças genéticas feitas nessa versão mais fraca é que possibilitaria a dupla imunização contra a tuberculose e a covid-19. “A estratégia é fazer com que essa bactéria produza proteínas que estão presentes no coronavírus e são capazes de provocar uma resposta imune”, afirma o professor. “Seria um vetor para proteger contra a covid-19”, define.

    Segura e capaz de ativar diferentes respostas imunes

    Dentre as vantagens oferecidas por esta empreitada está o fato de que a BCG já é usada em vários países e, no Brasil, faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, por isso a segurança de que ela não causa efeitos colaterais já está comprovada. “A gente espera que, com isso, o processo regulatório seja acelerado”, pontua.

    Outro diferencial é que a vacina será capaz de ativar a imunidade inata – as primeiras armas do organismo, que servem para combater qualquer agente invasor – e a imunidade adaptativa – que vai fornecer uma resposta personalizada para o novo coronavírus.

    “A bactéria BCG estimula o sistema imunológico de maneira inespecífica. Ela é usada, por exemplo, na imunoterapia contra o câncer de próstata”, cita Oliveira.

    “A gente vai dar especificidade ao fazer com que ela produza proteínas [presentes no coronavírus]. Assim, ela vai estimular a fabricação de anticorpos neutralizantes e de linfócitos T [células de defesa que identificam e matam outras células infectadas]”, completa.

    Produção em larga escala e parcerias

    Uma estratégia para produzir o imunizante em larga escala ainda não foi pensada, mas a expectativa é que a parceria com o Instituto Butantan facilite esse processo. “A prioridade, neste momento, é fazer dar certo no laboratório e em animais”, destaca Oliveira,

    Contudo, o objetivo não é substituir as vacinas produzidas em outros países que já estão em fases avançadas de testes em humanos.

    “Cada vacina que está sendo testada tem suas peculiaridades e tecnologias. Pode ser que uma delas estimule uma parte do sistema imune e outra parte seja estimulada com uma vacina diferente. A gente não descarta que elas possam se complementar e ser eficazes”, pondera.

    O projeto tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), mas ainda precisa de mais subsídios financeiros.

    “São poucos recursos. A gente espera que na segunda fase de testes [quando eles avançam para humanos] seja possível atrair a parceria de empresas farmacêuticas”, afirma o coordenador.

    Fonte R7

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Saúde prepara Programa Nacional de Vacinação contra covid-19

    Saúde prepara Programa Nacional de Vacinação contra covid-19

    O Ministério da Saúde deu início ao desenvolvimento de um programa nacional de vacinação contra a covid-19 no Brasil. Com os recentes avanços do estudo clínico com a potencial vacina da Universidade de Oxford, que está na fase três de testes em seres humanos — inclusive com ensaios no País —, a pasta já conversa com gestores de estados e municípios na articulação por uma “grande campanha”.

    Eduardo Macario, diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças, afirmou, nesta quarta-feira (29), que o SUS (Sistema Único de Saúde) está se preparando, seja do ponto de vista tecnológico quanto do aperfeiçoamento do sistema existente, para viabilizar uma ação conjunta em nível nacional. “Uma campanha que vai dar, sim, essa solução para o enfrentamento à covid-19. Principalmente, protegendo toda a população brasileira”, disse o diretor durante entrevista coletiva, em Brasília.

    Em junho, o governo anunciou um acordo para produzir no Brasil a vacina desenvolvida por Oxford em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca. O potencial imunizante, que está na terceira fase de testes clínicos, é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o “mais avançado” até o momento.

    “Nós estamos atentos as vacinas que estão em desenvolvimento no mundo. E pelo óbvio, parece que a vacina de Oxford, a chamada vacina de Oxford, se mostra uma das vacinas mais promissoras. Esse ministério, de maneira célere, entrou numa encomenda tecnológica para comprarmos o quantitativo extremamente importante de vacina”, disse Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde.

    O acordo tem duas etapas. Começa com uma encomenda em que o Brasil assume também os riscos da pesquisa. Ou seja, será paga pela tecnologia mesmo não tendo os resultados dos ensaios clínicos finais. Em uma segunda fase, caso a vacina se mostre eficaz e segura, será ampliada a compra.

    Nessa fase inicial, de risco assumido, serão 30,4 milhões de doses da vacina, no valor total de U$ 127 milhões, incluídos os custos de transferência da tecnologia e do processo produtivo da Fiocruz, estimados em U$ 30 milhões. Os dois lotes a serem disponibilizados à Fiocruz, de 15,2 milhões de doses cada, deverão ser entregues em dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

    Questionado sobre a capacidade de distribuição da rede pública, o secretário de Vigilância em Saúde ressaltou que o SUS, até mesmo por conta do histórico de campanhas de imunização, está preparado para aplicar uma possível vacina até mesmo nos “lugares mais remotos” do Brasil.

    “Nós estamos falando de Brasil, de SUS, que nós temos capacidade e capilaridade já estabelecidas pelos inúmeros programas de vacinação que esse país já desenvolveu, apresentou e realizou. Hoje mesmo tivemos reuniões de planejamento em nossa secretaria para que, chegando a vacina, a gente possa distribuir aos lugares mais remotos dentro da estratégia de vacinação que está sendo montada no nosso país”, completou Medeiros.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Adesão de Três Pontas ao Plano Minas Consciente provoca mudanças nas políticas de combate ao coronavírus

    Adesão de Três Pontas ao Plano Minas Consciente provoca mudanças nas políticas de combate ao coronavírus

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas publicou nesta quinta-feira (30), em suas redes sociais, novas informações sobre a adesão da cidade de Três Pontas ao Plano Minas Consciente, do Governo do Estado de Minas Gerais, que trata das políticas de combate ao coronavírus. Conforme a Assessoria de Imprensa do Executivo Municipal, alterações estão ocorrendo no enfrentamento à pandemia, conforme texto abaixo:

    “Por força de decisão judicial os Municípios Mineiros foram obrigados a aderir ao Plano Minas Consciente, não podendo mais editar decretos municipais sobre a matéria.

    Atualmente, o Comitê Estadual é quem edita as regras a serem seguidas quanto ao funcionamento do comércio local, retirando a prerrogativa do comitê municipal. O Minas Consciente, do Governo do Estado de Minas Gerais, passou por uma reformulação anunciada nesta quarta-feira (29), dando maior autonomia aos Municípios, que podem optar pelo enquadramento nas ondas (módulos) de acordo com macrorregiões e microrregiões.

    Dentre as principais alterações estão o funcionamento de bares, restaurantes e academias e a redução do número de ondas restritivas.

    A partir de agora bares e restaurantes poderão funcionar com consumo no local desde que o município esteja integrado às ondas verde e amarela, respeitando as orientações do protocolo disponível no site do programa. Em relação às academias, o funcionamento será liberado aos municípios que estiverem na onda verde.

    O Município de Três Pontas aguarda sua nova posição de acordo com a microrregião. Dados relacionados à ocupação de leitos de UTI, número de internações e atendimentos no Pronto Atendimento Municipal relacionados ao COVID-19 estão sendo monitorados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, podendo o Munícipio adotar medidas mais restritivas no intuito de resguardar a vida e a saúde dos munícipes.”.

    Três Pontas chegou na última quarta-feira (29) a 4 óbitos em decorrência do coronavírus, todas mulheres e com comorbidades. E nesta quinta-feira foram computados mais 7 casos de covid-19, totalizando 132 positivados. Felizmente 93 pessoas se recuperaram.

    Importante, segundo as autoridades de saúde, não relaxar nas políticas de prevenção e enfrentamento ao vírus:

    _ não particpando de aglomerações

    _ mantendo o distanciamento social

    _ higienizando bem as mãos

    _ evitar de levar as mãos aos olhos, boca e nariz

    _ usar máscara e álcool em gel.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • URGENTE: TRÊS PONTAS CHEGA A 4 MORTES POR COVID-19: TODAS MULHERES

    URGENTE: TRÊS PONTAS CHEGA A 4 MORTES POR COVID-19: TODAS MULHERES

    Sul de Minas passa de 225 mortes; casos se aproximam dos 9 mil, aponta Estado

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (29) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados e de curados, mas, infelizmente, também o crescimento do número de óbitos, que agora totaliza 4 pessoas, todas mulheres. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde o Sul de Minas está vivendo o pico de contaminações do coronavírus e os casos já beiram as 9 mil confirmações com mais de 225 mortes.

    A Prefeitura de Três Pontas, através da sua Assessoria de Imprensa, publicou nesta quarta-feira os novos números da pandemia no município. A publicação foi postada às 10h09 trazendo os seguintes dados:

    Número de casos confirmados: 125

    Número de pessoas curadas: 88

    Número de óbitos: 4

    Casos em isolamento: 31

    Internados: 2

    Síndrome gripal: 1.371

    Ainda conforme os números atualizados pela Prefeitura Municipal, dos 125 casos confirmados 65 são do sexo feminino. Com relação à faixa etária, os dados revelam que o coronavírus já atingiu pessoas de todas as idades em Três Pontas.

    0 a 9 anos: 3

    10 a 19 anos: 2

    20 a 39 anos: 50

    40 a 59 anos: 47

    Maior de 60 anos: 23

    Isso demonstra que os jovens não estão imunes ao vírus, como muitos acreditavam. Também revelam que, por conta do desrespeito ao distanciamento social, visto frequentemente em eventos e festas particulares, sempre frequentadas por pessoas entre 20 e 45 anos, é justamente este público quem mais tem sido vítima da covid-19. Em contrapartida, os considerados mais frágeis e que, por isso, têm ficado mais em casa ou mantido mais o distanciamento social, os idosos, não representam um volume muito elevado de casos positivados.

    De acordo com a Prefeitura Municipal as 4 vítimas fatais são mulheres e todas apresentavam comorbidades (outras doenças). As duas mais recentes mortes são de uma senhora de 73 anos de idade que sofria de diabetes e hipertensão e uma moça de 44 anos que também era diabética.

    A boa notícia fica por conta do número de recuperados que já totaliza 88 pessoas. Além disso, o número de pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis que no início da semana totalizava 5 pessoas agora caiu para 2.

    Com a maior testagem, a avanço do coronavírus e ainda o desrespeito às normas de segurança, a tendência, infelizmente, segundo especialistas, é que os números ainda sigam avançando pelas próximas semanas. Por isso, todo cuidado é pouco.

    Conforme o balanço da SES-MG, Pouso Alegre lidera a lista de casos da região com 864 registros, sendo 15 mortes. Extrema tem 826 casos, com oito mortes. Poços de Caldas tem 403 registros, com 11 mortes e Itajubá tem 374, com quatro mortes.

    Ao todo, Minas Gerais tem 119.934 casos confirmados de coronavírus, sendo 2.608 mortes por Covid-19. Conforme a secretaria, 89.795 pessoas já estão recuperadas da doença.

    Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

    Mantenha o distanciamento social, higienize as mãos e use máscara sempre que sair de casa!

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • BOA NOTÍCIA: Anvisa aprova mais dois testes de vacinas contra covid-19 no Brasil

    BOA NOTÍCIA: Anvisa aprova mais dois testes de vacinas contra covid-19 no Brasil

    No mesmo dia em que os testes da vacina chinesa Coronavac iniciaram no estado de São Paulo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou mais um ensaio clínico para verificar a eficácia de duas vacinas contra o novo coronavírus. Com isso, quatro diferentes testes de potenciais imunizações contam com voluntários brasileiros na corrida para encontrar métodos eficazes de combate à pandemia.

    As duas novas vacinas (BNT162b1 e BNT162b2) serão testadas dentro de um mesmo estudo e elas estão sendo desenvolvidas pelas empresas BioNTech e Pfizer. Ambas são baseadas no RNA da covid-19 que, ao ser introduzido pela dose, provoca a formação proteína do vírus para que, assim, o corpo produza a resposta imunológica.

    O ensaio clínico que testará as duas vacinas no Brasil terá duas fases, a dois e a três. Na segunda, a vacina é administrada em pessoas que são a população-alvo. “Nessa fase é avaliada a segurança da vacina, imunogenicidade, posologia e modo de administração”, explica a Anvisa.

    Já na terceira fase, a vacina é administrada em uma quantidade maior de indivíduos, para que os especialistas possam avaliar se a imunização é capaz de proteger a população com a menor reação adversa possível.

    De acordo com a agência, dados das etapas anteriores, como testes em animais e estudos in vitro, foram analisados para verificar a segurança da vacina. “Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas”, disse a Anvisa em nota.

    No Brasil, serão selecionados mil voluntários em São Paulo e na Bahia para a fase 3 de testes. O ensaio, assim como o de Oxford e o da chinesa CoronaVac, será feito por estudo randomizado. Em metade do grupo será aplicada a potencial imunização e na outra, uma injeção placebo.

    Com mais este estudo, três ensaios clínicos de diferentes vacinas serão realizados no Brasil. O primeiro estudo aprovado foi o estudo da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Além dele, a vacina CoronaVac, produzida pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac, também já começou a ser testada no Brasil. Nesta terça-feira (21/7), os primeiros voluntários já receberam a dose do imunizante dando início ao estudo que será conduzido pelo Instituto Butantan.

    Fonte Correio Braziliense

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

  • Três Pontas conta agora com o trabalho de um Farmacêutico Clínico

    Três Pontas conta agora com o trabalho de um Farmacêutico Clínico

    João Chaves de Figueiredo Neto atende na Drogaria Líder

    Vindo de uma família especializada em farmácia, sendo filho do farmacêutico Cléber Márcio de Figueiredo e Lúcia. Estudioso, João Chaves também formou-se em Farmácia, já há 16 anos e atua na Drogaria Líder, empresa da família, que desde 1965 atende seus clientes com responsabilidade e carinho. Desde novembro de 2019 João Chaves de Figueiredo Neto desenvolve mais um trabalho importante da Drogaria Líder: a função de farmacêutico clínico. Você sabe o que esse profissional faz?

    A Farmácia Clínica reconectou o farmacêutico com a área da saúde, elevando esse profissional a um novo patamar e reaproximando-o da figura central, o paciente, trouxe um novo sentido para a profissão farmacêutica.

    O farmacêutico clínico é o profissional responsável por promover o uso racional de medicamentos, através da educação em saúde, dispensação segura de medicamentos, otimização da farmacoterapia, garantindo segurança e efetividade no tratamento farmacológico, além de ser o profissional responsável pela identificação e resolução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM). Dessa forma, atuando junto à equipe multidisciplinar, o farmacêutico promove, saúde e qualidade de vida para os pacientes.

    Por esses motivos, o farmacêutico clínico tem papel de grande relevância na saúde sendo necessário difundir conhecimento sobre a importância de se ter esse profissional atuante nos serviços de saúde junto à equipe multidisciplinar.

    HISTÓRIA

    A Farmácia Clínica, que teve início no âmbito hospitalar, nos Estados Unidos, a partir da década de sessenta, atualmente incorpora a filosofia do Pharmaceutical Care e, como tal, expande-se a todos os níveis de

    atenção à saúde. Esta prática pode ser desenvolvida em hospitais, ambulatórios, unidades de atenção primária à saúde, farmácias comunitárias, instituições de longa permanência e domicílios, entre outros.

    A expansão das atividades clínicas do farmacêutico ocorreu, em parte, como resposta ao fenômeno da transição demográfica e epidemiológica observado na sociedade. A crescente morbimortalidade relativa às doenças e agravos não transmissíveis e à farmacoterapia repercutiu nos sistemas de saúde e exigiu um novo perfil do farmacêutico.

    Nesse contexto, o farmacêutico contemporâneo atua no cuidado direto ao paciente, promove o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde, redefinindo sua prática a partir das necessidades dos pacientes, família, cuidadores e sociedade.

    O QUE É A FARMÁCIA CLÍNICA?

    Existem várias definições para farmácia clínica. Apesar disso, compreendem as mesmas características. A definição a seguir foi estruturada por Robert Miller, em 1968: “A Farmácia Clínica é a área do currículo farmacêutico que lida com a atenção ao paciente com ênfase na farmacoterapia. A Farmácia Clínica procura desenvolver uma atitude orientada ao paciente. A aquisição de novos conhecimentos é consequência do desenvolvimento de habilidades de comunicação interprofissional e com o paciente.”

    Segundo a Sociedade Americana de Farmacêuticos Hospitalares (ASHP), a Farmácia Clínica pode ser definida como “a ciência da saúde cuja responsabilidade é assegurar, mediante a aplicação de conhecimentos e funções relacionadas ao cuidado dos pacientes, que o uso de medicamentos seja seguro e apropriado; necessita, portanto, de educação especializada e treinamento estruturado, além da coleta e interpretação de dados, da motivação pelo paciente e de interações multiprofissionais”.

    É possível verificar que todas as definições enfatizam o caráter multiprofissional da Farmácia Clínica e colocam o paciente como objeto principal das atividades do farmacêutico clínico. O medicamento passa a ser um instrumento utilizado em benefício do paciente. A Farmácia Clínica pressupõe que o farmacêutico garanta resultados clinicamente apropriados para a farmacoterapia, estabeleça relacionamento interprofissional ativo com médicos e enfermeiros e exerça atividades em ambiente clínico, junto ao paciente.

    As atribuições do farmacêutico clínico foram definidas pela resolução nº 585 de 29 de agosto de 2013, Mas antes, é importante destacar alguns conceitos que aparecem no decorrer do texto da resolução.

    CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE

    Relação humanizada que envolve o respeito as crenças, expectativas, experiências, atitudes e preocupações do paciente ou cuidadores quanto as suas condições de saúde e ao uso de medicamentos, na qual o farmacêutico e paciente compartilham a tomada de decisão e a responsabilidade pelos resultados em saúde alcançados.

    USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

    A Organização Mundial de Saúde diz que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

    PLANO DE CUIDADO

    Planejamento documentado para a gestão clínica das doenças, de outros problemas da saúde e da terapia do paciente, delineado para atingir os objetivos do tratamento. Inclui as responsabilidades e atividades pactuadas com o farmacêutico, a definição das metas terapêuticas, as intervenções farmacêuticas, as ações a serem realizadas pelo paciente e o agendamento para retorno e acompanhamento.

    CONSULTA FARMACÊUTICA

    Atendimento realizado pelo farmacêutico ao paciente, respeitando os princípios éticos e profissionais, com a finalidade de obter os melhores resultados com a farmacoterapia e promover o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde.

    CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO

    Lugar de trabalho do farmacêutico para atendimento de pacientes, familiares e cuidadores, onde se realiza com privacidade a consulta farmacêutica. Pode funcionar de modo autônomo ou como dependência de hospitais, ambulatórios, farmácias comunitárias, unidades multiprofissionais de atenção à saúde, instituições de longa permanência e demais serviços de saúde, no âmbito público e privado.

    O papel do farmacêutico clínico foi definido nas atribuições destacadas para esse profissional na resolução. São atribuições clínicas do farmacêutico relativas ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo:

    I – Estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente;

    II – Desenvolver, em colaboração com os demais membros da equipe de saúde, ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde, e a prevenção de doenças e de outros problemas de saúde;

    III – Participar do planejamento e da avaliação da farmacoterapia, para que o paciente utilize de forma segura os medicamentos de que necessita, nas doses, frequência, horários, vias de administração e duração adequados, contribuindo para que o mesmo tenha condições de realizar o tratamento e alcançar os objetivos terapêuticos;

    IV – Analisar a prescrição de medicamentos quanto aos aspectos legais e técnicos;

    V – Realizar intervenções farmacêuticas e emitir parecer farmacêutico a outros membros da equipe de saúde, com o propósito de auxiliar na seleção, adição, substituição, ajuste ou interrupção da farmacoterapia do paciente;

    VI – Participar e promover discussões de casos clínicos de forma integrada com os demais membros da equipe de saúde;

    VII – Prover a consulta farmacêutica em consultório farmacêutico ou em outro ambiente adequado, que garanta a privacidade do atendimento;

    VIII – Fazer a anamnese farmacêutica, bem como verificar sinais e sintomas, com o propósito de prover cuidado ao paciente;

    IX – Acessar e conhecer as informações constantes no prontuário do paciente;

    X – Organizar, interpretar e, se necessário, resumir os dados do paciente, a fim de proceder à avaliação farmacêutica;

    XI – Solicitar exames laboratoriais, no âmbito de sua competência profissional, com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia;

    XII – Avaliar resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente, como instrumento para individualização da farmacoterapia;

    XIII – Monitorar níveis terapêuticos de medicamentos, por meio de dados de farmacocinética clínica;

    XIV – Determinar parâmetros bioquímicos e fisiológicos do paciente, para fins de acompanhamento da farmacoterapia e rastreamento em saúde;

    XV – Prevenir, identificar, avaliar e intervir nos incidentes relacionados aos medicamentos e a outros problemas relacionados à farmacoterapia; XVI – Identificar, avaliar e intervir nas interações medicamentosas indesejadas e clinicamente significantes;

    XVII – Elaborar o plano de cuidado farmacêutico do paciente;

    XVIII – Pactuar com o paciente e, se necessário, com outros profissionais da saúde, as ações de seu plano de cuidado;

    XIX – Realizar e registrar as intervenções farmacêuticas junto ao paciente, família, cuidadores e sociedade;

    XX – Avaliar, periodicamente, os resultados das intervenções farmacêuticas realizadas, construindo indicadores de qualidade dos serviços clínicos prestados;

    XXI – Realizar, no âmbito de sua competência profissional, administração de medicamentos ao paciente;

    XXII – Orientar e auxiliar pacientes, cuidadores e equipe de saúde quanto à administração de formas farmacêuticas, fazendo o registro destas ações, quando couber;

    XXIII – Fazer a evolução farmacêutica e registrar no prontuário do paciente;

    XXIV – Elaborar uma lista atualizada e conciliada de medicamentos em uso pelo paciente durante os processos de admissão, transferência e alta entre os serviços e níveis de atenção à saúde;

    XXV – Dar suporte ao paciente, aos cuidadores, à família e à comunidade com vistas ao processo de autocuidado, incluindo o manejo de problemas de saúde autolimitados;

    XXVI – Prescrever, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional;

    XXVII – Avaliar e acompanhar a adesão dos pacientes ao tratamento, e realizar ações para a sua promoção;

    XXVIII – Realizar ações de rastreamento em saúde, baseadas em evidências técnico científicas e em consonância com as políticas de saúde vigentes.

    Agora que você já sabe sobre o trabalho importante desenvolvido por um farmacêutico clínico, não esqueça: Três Pontas já tem um desses profissionais. João Chaves de Figueiredo Neto, que atende gratuitamente, na Drogaria Líder.

    Mais informações pelo telefone: 3265-2229

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO