Tag: Três Pontas

  • CARNAVAL: Sec. de Cultura desmente informações publicadas na mídia

    CARNAVAL: Sec. de Cultura desmente informações publicadas na mídia

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    A atual administração de Três Pontas tem procurado, mesmo com apenas pouco mais de 30 dias de trabalho, dar uma cara nova para a cidade e muitos elogios estão sendo notados. Ações em diversas áreas como na cultura. E nesta terça-feira (07) a secretária municipal de Cultura, Dilma Messina, entrou em contato com o Conexão Três Pontas para explicar algumas informações que saíram na mídia sem o seu conhecimento e que, segundo a mesma, muitas coisas ainda são inverídicas.

    “Eu fiquei sabendo por terceiros sobre uma reportagem feita sobre o Carnaval e confesso que fui pega de surpresa. Muitas coisas que saíram não são verdade porque ainda não aconteceram as licitações. Há informações ali que não condizem com a realidade e isso me chateou profundamente”,  disse a secretária de Cultura.

    3
    Sambódromo Jaime Abreu

    Dilma Messina falou ao Conexão que, ao contrário do que foi dito na tal reportagem, o trio elétrico não está confirmado, pois ainda passará por licitação. “Caso ninguém se interesse não haverá trio elétrico, portanto isso não está confirmado ainda”, emendou.

    A chefe de pasta cultural disse também que haverá, além, do desfile dos Blocos Caricatos, o desfile festivo de uma Escola de Samba (nos anos seguintes deverá haver mais escolas e a tradicional competição).

    Ao todo serão 12 Blocos Caricatos. Haverá ainda 3 blocos no Distrito do Pontalete e 1 no Quilombo Nossa Senhora do Rosário.

    2
    Secretária Municipal de Cultura, Dilma Messina.

    “A abertura da folia em Três Pontas será no dia 25 a partir das 20h30 e contará com as presenças do prefeito Luiz Roberto Dias, do vice Marcelo Chaves Garcia, da primeira-dama Iara Dias, além de secretários, vereadores e demais autoridades. Será um Carnaval com o intuito de trazer alegria ao povo e levar as famílias ao sambódromo. Estamos fazendo tudo com muito carinho e em breve daremos uma entrevista coletiva para informar todos os detalhes que eu ainda não tenho como revelar ou afirmar”, explicou a Secretária.

    Dilma Messina afirmou também que haverá na abertura a chegada do Rei Momo, rainha e princesas do Carnaval. E ao contrário do que se comentou nos últimos dias haverá sim a apresentação de banda que está, neste momento, sendo definida, fechada pela Secretaria Municipal de Cultura.

    “Todas as outras informações que estão circulando ainda são inverídicas. Na data certa comunicaremos a todos. Por enquanto é especulação”, concluiu.

    O som perdurará até às 3 horas da madrugada.

    O QUE DISSE O PREFEITO

    DSC_0037

    “Primeiro eu gostaria que as pessoas entendessem o que é o Carnaval e os benefícios que ele trás. Se o folião vai com o intuito de brincar, será uma grande festa, de amor, equilíbrio, tranquilidade, harmonia, etc.

    O Carnaval deixa muitos recursos na cidade. Muitas pessoas vêm de outras cidades e gastam aqui. Os comerciantes ambulantes que montarão suas barraquinhas são todos de Três Pontas. O dinheiro fica aqui e gira aqui, beneficiando hotéis, restaurantes, lojas, supermercados, etc. Assim se gera um grande valor em dinheiro. O Carnaval não é desperdício, mas sim um grande gerador de renda. Tem gente que consegue um bom dinheiro no Carnaval e sustenta sua família por até três meses. As pessoas precisam entender que não estamos gastando nada e nem tirando de áreas importantes como a Saúde para fazer o Carnaval.

    Muitas cidades estão deixando de fazer a folia e nós vamos fazer. Isso faz bem ao coração, deixa as pessoas mais felizes e assim elas rendem mais, tudo melhora. Isso também é questão de saúde”, revelou o prefeito Luiz Roberto.

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)

  • 30 DIAS: Luiz Roberto faz balanço do primeiro mês de governo

    30 DIAS: Luiz Roberto faz balanço do primeiro mês de governo

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    O médico cardiologista Dr. Luiz Roberto Dias assumiu a Prefeitura Municipal de Três Pontas no último dia 01º de janeiro de 2017. Passados pouco mais de 30 dias ele recebeu o Conexão Três Pontas com exclusividade para fazer um balanço da gestão até aqui.

    OS PRIMEIROS 30 DIAS

    “O que nós fizemos nesses primeiros 30 dias teve mais ênfase em áreas como a Saúde e Transportes e Obras. Fizemos uma grande limpeza de terrenos e praças. Isso é importante não apenas na questão visual, na parte de obras. Mas também na saúde, porque se evita acúmulo de água e o aparecimento de doenças como a Dengue, Zika, etc. Os matos estavam muito altos e precisava urgentemente de uma boa limpeza. As praças estavam abandonadas e assim nós começamos a cuidar do visual da cidade. Isso é muito importante para que a população e os turistas tomem gosto pela cidade. Se você chega na sua casa e está uma bagunça você nem quer voltar pra casa. Higiene é importante porque previne doenças.

    DSC_0043

     

    Também começamos a investir desde os primeiros dias na Cultura. O primeiro evento foi maravilhoso. O novo Encontro das Folias de Reis foi sensacional. Levamos a Missa de São Sebastião para o Pontalete juntamente com o Padre Ednaldo Barbosa. Fizemos aquela apresentação musical no Pontalete e na cidade, que se tornou uma grande festa. Com isso a população começou a enxergar Pontalete com outros olhos. Fizemos a melhoria na estrada, a limpeza do Distrito e o resultado de visitação foi altamente favorável. Limpamos as ruas e praças do Quilombo Nossa Senhora do Rosário. Enfim, também agimos no trânsito e em outras áreas onde já podemos ver muitos resultados bons.”

    TRÂNSITO

    “No trânsito nós estamos implementando uma série de mudanças, cujo objetivo principal é dar mais fluidez e implantar a mobilidade urbana de forma eficiente e segura. Por isso fizemos questão de contratar um engenheiro de trânsito, pessoa competente e com vasto conhecimento, para que isso seja feito não por questões pessoais ou curiosidade. Mas sim pelo conhecimento e pela necessidade de melhoria. O nosso engenheiro tem especialização nos Estados Unidos e realmente fará um grande trabalho.

    Nossa cidade tem ruas estreitas, mas isso não quer dizer que obrigatoriamente elas tenham que ser mão única. Se fizermos isso não andaremos na cidade. Três Pontas foi feita para se andar devagar.

    4

    A minha grande preocupação no trânsito nesse momento é a Avenida Nilson José Vilela onde as pessoas descem do trevo em altíssima velocidade. Então estamos vendo a necessidade de se colocar um Radar ali. Quebra-mola ou passagem elevada não resolverão.

    Outra coisa importante é que faremos a Municipalização do Trânsito, onde a Guarda Civil Municipal também será responsável, assim como a Polícia Militar, pelas autuações para que a lei seja cumprida com mais rigor e eficiência. Muitas pessoas reclamaram da mudança feita na gestão passada na Praça Centenário. Nós então abrimos ali de novo, porque não podemos esquecer que temos seis bairros ali para o lado da Perete. E essa população estava ficando isolada. Os bairros precisam ter vida, senão vira periferia, bairros fantasmas.

    A mentalidade precisa mudar e esse engenheiro que está fazendo um relatório completo nos apresentará os estudos para vermos tudo que realmente deveremos fazer para melhorar o trânsito em Três Pontas.”

    FINANÇAS DA PREFEITURA

    “Nós ficamos muito preocupados no começo da gestão porque os nossos computadores estavam todos apagados. Nada funcionava. Nos primeiros 15 dias nós tivemos que, literalmente, começar tudo do zero.

    Quando você tem um gerenciamento onde você dá continuidade é muito mais fácil. Eu nem quero saber o que aconteceu do dia 31 de dezembro pra lá. Pode ter dado uma pane nos computadores e não vou acusar ninguém.

    DSC_0038

    Estamos indo bem. Conseguimos pagar os funcionários sem atraso. Se tiver alguma coisa que juridicamente esteja errado, deixado pela gestão passada, o Ministério Público que responda.

    Nós estamos estudando a possibilidade, vendo a parte orçamentária, para tentar pagar o salário de fevereiro antes do carnaval para que nosso servidor goze a folia. Mas precisamos ver isso de forma legal para não nos complicarmos. Estamos fazendo tudo dentro da lei.”

    CARNAVAL

    “Primeiro eu gostaria que as pessoas entendessem o que é o Carnaval e os benefícios que ele trás. Se o folião vai com o intuito de brincar, será uma grande festa, de amor, equilíbrio, tranquilidade, harmonia, etc.

    O Carnaval deixa muitos recursos na cidade. Muitas pessoas vêm de outras cidades e gastam aqui. Os comerciantes ambulantes que montarão suas barraquinhas são todos de Três Pontas. O dinheiro fica aqui e gira aqui, beneficiando hotéis, restaurantes, lojas, supermercados, etc. Assim se gera um grande valor em dinheiro. O Carnaval não é desperdício, mas sim um grande gerador de renda. Tem gente que consegue um bom dinheiro no Carnaval e sustenta sua família por até três meses. As pessoas precisam entender que não estamos gastando nada e nem tirando de áreas importantes como a Saúde para fazer o Carnaval.

    Muitas cidades estão deixando de fazer a folia e nós vamos fazer. Isso faz bem ao coração, deixa as pessoas mais felizes e assim elas rendem mais, tudo melhora. Isso também é questão de saúde.”

    MUDANÇA DA COLETA DE LIXO

    20170105_100942

    “A mudança da coleta de lixo se deu para cuidar melhor da cidade e principalmente do trabalhador. Quando o caminhão circulava dentro da cidade na parte da manhã ele pegava muito trânsito. Havia um gasto maior de combustível. Fora isso o servidor trabalhava debaixo de sol forte e assim cansava mais e rendia menos. A mudança ajudou na fluidez do trânsito e no cuidado, na atenção com o nosso servidor que trabalha na coleta do lixo. Eu penso sempre no ser humano.

    Além disso não fica mais aquele tanto de lixo amontado em cada esquina, onde os cachorros ficavam arrastando e espalhando, fazendo uma grande bagunça. E isso contribuía para o surgimento de insetos e roedores. Também estamos cuidando da saúde, quero frisar.” 

    ATERRO SANITÁRIO e COLETA SELETIVA

    “No Aterro Sanitário nós fizemos uma reunião na semana passada e ele está entrando em colapso. Junto com as secretárias de Obras, Meio Ambiente, o Saae e outros, nós fizemos um trabalho e percebemos que iremos precisar de um topógrafo, um mecânico de máquinas pesadas, para dar mais vida ao Aterro Sanitário.

    Ele passará por uma reestruturação, uma grande mudança. Isso será imediato.

    Sobre a Coleta Seletiva quero dizer que nós colocaremos uma pessoa nova no comando desse trabalho. Faremos um programa junto da secretaria de Agricultura chamado “Barriga Cheia”. Copiado de outras cidades, onde deu certo. Esse programa diz o seguinte: a pessoa chega com seu material reciclado e ele é pesado. Após o peso a pessoa ganha um ticket onde a pessoa só poderá fazer compra de alimentos nos estabelecimentos credenciados, junto a agricultura familiar. E os estabelecimentos depois trocarão esses tickets por dinheiro.

    DSC_0041

    Com isso aumentamos a reciclagem aqui e na zona rural, mantendo a cidade mais limpa. Outras cidades fizeram e deu muito certo.”

    FILAS NA MADRUGADA NOS POSTOS DE SAÚDE

    “Realmente estamos quebrando a cabeça com isso, que é uma das minhas maiores preocupações. Nós fizemos uma reunião coma Secretaria Municipal de Saúde e acabamos recebendo duas sugestões. Uma delas me foi passada pelo Nicola Pieve e eu repassei á Secretaria.

    Das 14 às 17 horas nós temos uma redução do trabalho médico dentro dos centros de saúde. A idéia então é passar a aproveitar esse horário mais tranquilo para que um funcionário fique a disposição para a marcação, o agendamento das consultas nesse período e não mais de madrugada.

    A outra idéia seria aumentar o turno de um médico. Assim colocaríamos um novo médico no posto onde ele trabalharia das 18 às 22 horas. Quem tivesse disponibilidade usaria esse horário. Isso poderá ser feito de forma experimental num único posto e depois estendido aos demais.”

    SANTA CASA

    “O presidente Temer possibilitou o refis para as Santas Casas, ele está preocupado e vendo que a maioria está em péssima condição financeira e a Saúde não pode piorar. Então a Santa casa de Três Pontas poderá se enquadrar nisso, dilatar suas dívidas para um pagamento em maior prazo e assim conseguir a sua CND (Certidão Negativa de Débito). Ela não tem lucro e precisa ter uma saúde financeira melhor.

    {A187C5D1-B1A3-B40B-C4D4-CA3E6CA0BCCB}_550X412

    Nós precisamos que a Santa Casa esteja de posse de sua CND para que possamos colocar emendas e projetos em Brasília junto ao deputado Diego Andrade e outros deputados para que as verbas cheguem ao Hospital.

    Nós temos várias emendas conseguidas através do deputado Diego Andrade, que somam cerca de 3 milhões de reais, para áreas como a Educação, Saúde, Administração (através da Cidade Digital), a Segurança e a Agricultura. Estamos bem animados com isso.”

    EMPREGOS

    “Olha, sabemos que emprego é uma das maiores necessidades do Município. Por isso estamos também cuidando da reabertura do aeroporto para que os investimentos aportem aqui e as empresas queiram vir para nossa cidade. Espero que isso se conclua favoravelmente antes da próxima edição da Expocafé.

    5

    A Dellas, empresa do amigo Jairo, acabou de ganhar uma licitação para uma área de 50 mil metros quadrados onde será construído um baita de um prédio.

    Eles já estão fazendo novos contratos, novas parcerias e vai aumentar muito o número de empregos.

    Temos o projeto de um outro terreno que será licitado para que outras empresas de Três Pontas possam abrir e gerar mais empregos.

    Em primeira mão quero te dizer que estamos negociando com os proprietários de alguns terrenos aqui na cidade para que a empresa CP Agrícola possa abrir uma nova empresa, conforme a sua vontade, e assim gerar mais empregos. A área será de 20 mil metros quadrados.

    A empresa Makplast está querendo trazer a sua empresa de Varginha para nossa cidade e eu estou conversando com o seu proprietário para vermos a viabilidade disso e com certeza serão mais empregos para a cidade.

    Um armazém de São Paulo está querendo vir para cá para montar um armazém de café tipo exportação. São cafés finos e querem aproveitar que Três Pontas tem esse potencial.

    DSC_0036

    A única coisa que atrapalha um pouco é que na maioria dos casos precisa de mão de obra capacitada. A Artvac está trazendo a Novo Horizonte para cá, mas precisa de mão de obra especializada. Quem faz de tudo um pouquinho não tem capacitação. Peço ao povo que faça alguma capacitação na área industrial para que as oportunidades se abram e as pessoas consigam de fato se recolocar no mercado de trabalho.”

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)

  • EMPREGO: Prefeito anuncia vinda de empresas para Três Pontas

    EMPREGO: Prefeito anuncia vinda de empresas para Três Pontas

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    O desemprego no Brasil chegou a alarmantes e inéditos 12 milhões de pessoas. O reflexo da crise nacional desceu pelos Estados e pelos municípios e, da mesma forma, independentemente do porte, conseguir uma colocação no mercado de trabalho está cada vez mais difícil. Comércios fechando, empresas mudando de cidade em busca de benefícios e isenção fiscal e um número cada vez maior de desempregados ou de pessoas na informalidade. Dois grandes complicadores são a falta de especialização e a idade. Três Pontas fechou muitos comércios e empresas. A população clama por emprego. E esta semana tivemos uma boa notícia através do prefeito Luiz Roberto Dias.

    Nossa reportagem conversou com o médico cardiologista Dr. Luiz Roberto Dias. mas não foi pra saber da saúde cardíaca da população, afinal podemos garantir que há um certo descompasso nas batidas do coração devido a falta de emprego e renda. Ele falou sobre as negociações avançadas e a vinda de empresas para Três Pontas:

    “Olha, sabemos que emprego é uma das maiores necessidades do Município. Por isso estamos também cuidando da reabertura do aeroporto para que os investimentos aportem aqui e as empresas queiram vir para nossa cidade. Espero que isso se conclua favoravelmente antes da próxima edição da Expocafé.

    5

    A Dellas, empresa do amigo Jairo, acabou de ganhar uma licitação para uma área de 50 mil metros quadrados onde será construído um baita de um prédio.

    Eles já estão fazendo novos contratos, novas parcerias e vai aumentar muito o número de empregos.

    Temos o projeto de um outro terreno que será licitado para que outras empresas de Três Pontas possam abrir e gerar mais empregos.

    Em primeira mão quero te dizer que estamos negociando com os proprietários de alguns terrenos aqui na cidade para que a empresa CP Agrícola possa abrir uma nova empresa, conforme a sua vontade, e assim gerar mais empregos. A área será de 20 mil metros quadrados.

    A empresa Makplast está querendo trazer a sua empresa de Varginha para nossa cidade e eu estou conversando com o seu proprietário para vermos a viabilidade disso e com certeza serão mais empregos para a cidade.

    Um armazém de São Paulo está querendo vir para cá para montar um armazém de café tipo exportação. São cafés finos e querem aproveitar que Três Pontas tem esse potencial.

    A única coisa que atrapalha um pouco é que na maioria dos casos precisa de mão de obra capacitada. A Artvac está trazendo a Novo Horizonte para cá, mas precisa de mão de obra especializada. Quem faz de tudo um pouquinho não tem capacitação. Peço ao povo que faça alguma capacitação na área industrial para que as oportunidades se abram e as pessoas consigam de fato se recolocar no mercado de trabalho.”

     

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)

  • CONCURSO: Aprovados começarão a ser chamados diz Prefeito de TP

    CONCURSO: Aprovados começarão a ser chamados diz Prefeito de TP

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    Um dos grandes anseios da população trespontana é a geração de novos postos de emprego e renda. Três Pontas precisa urgentemente da vinda de novas indústrias. Além disso, recentemente foi feito um Concurso Público na Prefeitura Municipal de Três Pontas. E sobre o concurso, diversos e-mails e mensagens tem chegado ao Conexão pedindo informações.

    Nós conversamos em dois momentos com o prefeito Luiz Roberto Dias a esse respeito. Inicialmente, na primeira entrevista dada a um órgão de imprensa depois de sua posse, no dia 03 de janeiro, ainda buscando conhecimento sobre os fatos e a realidade da Prefeitura, Dr. Luiz Roberto nos havia dito que muito possivelmente àquelas pessoas que já haviam sido chamadas ainda durante a gestão do ex-prefeito Paulo Luís Rabello poderiam, de acordo com a lei, ter que deixar seus cargos pois não se teria respeitado o prazo legal para as nomeações. O que acabou não acontecendo.

    Mas nesta última semana, já a par de toda a situação, a realidade do Executivo Municipal, após levantamentos junto às secretarias municipais de Administração e Fazenda, Dr. Luiz Roberto Dias revelou ao Conexão Três Pontas que os aprovados no Concurso público da Prefeitura começarão a ser chamados de acordo com a disponibilidade de vagas.

    Prefeito Luiz Roberto Dias.

    “Nós fizemos um levantamento e nos primeiros dias ainda estava tudo obscuro e não tínhamos dados reais. Agora, passado um mês de gestão, já conseguimos obter a informação de que poderemos sim chamar as pessoas que passaram no Concurso Público, mas respeitando a necessidade da Prefeitura. Iremos nos próximos dias divulgar mais informações, porém já adianto ao Conexão que os aprovados podem ficar mais tranquilos porque a lista de chamada sairá em breve”, explicou o Prefeito.

    AS PRIMEIRAS CHAMADAS

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas começou a chamar em fevereiro de 2016 os aprovados no último Concurso Público, que tiveram as inscrições iniciadas em março de 2015 e que abriu 285 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, cujos vencimentos variam de R$ 726,96 a R$10.500,00.

    2
    Ex-prefeito Paulo Luis Rabello dando posse aos aprovados e nomeados.

    Na primeira chamada foram dezesseis aprovados no Concurso Público da Prefeitura que tomaram posse. Entraram no quadro de funcionários da Prefeitura de Três Pontas: um Pneumologista, um Ginecologista, uma Pediatra, uma Farmacêutica Bioquímico, um Engenheiro Civil, um Psicólogo, três Apoios a Consultório Dentário, Técnico do Executivo III – Tecnologia e Suporte, Vigilante Patrimonial, dois Auxiliares de Serviços Gerais, Carpinteiro, Motorista e Técnico em Enfermagem.

    Posteriormente mais trinta e sete aprovados no Concurso Público tomaram posse. Entraram no quadro de funcionários mais trinta e três Educadores Infantis, e quatro Serviços Gerais.

    3

    O CONCURSO PÚBLICO

    O Concurso Público teve como objetivo preencher vagas, além de formar Cadastro Reserva (CR). Os cargos a serem providos são destinados a profissionais com níveis de escolaridade Fundamental (completo e incompleto), Médio e Superior, no cargo de Agente Operacional, nas especialidades de Serviços Gerais (46 + 4 PNE); Vigilância Patrimonial (5); Manutenção de Auxiliar Geral (5); Mecânico Auxiliar (1); Jardinagem (1); Lavagem e Lubrificação (1); Pedreiro – Coveiro (2); Merenda e Cozinha (1); Manutenção e Reparos (5); Manutenção Hidráulica (2); Borracharia (1); Pintura Residencial (2); Serralheria (1); Carpintaria (1); Elétrica Veicular (1); Elétrica de Alta e Baixa (1) Mecânica Leve (2); Direção Veicular (14 + 1 PNE); Tratorista (3); Operação de Máquinas Pesadas (1); Mecânica Pesada (2); Técnico da Educação nas modalidades de Controle Escolar (5 + 1 PNE); e Controle de Documentos.

    No Plano Educação há possibilidade de inserção na carreira pública para Professor nas áreas de Educação Básica II (CR); Professor de Educação Básica III nas disciplinas de História, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências e Língua Inglesa (CR); Educação Física (1); Educador Infantil (46 + 5); Especialista da Educação (CR); Especialista da Educação III (CR); Técnico do Executivo, na área de Tecnologia e Suporte (1); Serviços Administrativos (20 + 1 PNE), Desenho e CAD (1), Fiscalização Tributária (1); Fiscalização de Posturas (2); Fiscalização e Obras (1).

    6

    Na posição de Analista do Executivo, há vagas para os segmentos de Arquitetura e Urbanismo (1); Contabilidade Pública (1) e Engenharia Civil (1). Os Técnicos em Saúde estão distribuídos entre as especialidades de Apoio Farmacêutico (1); Análises Clínicas (1); Apoio Consultório Dentário (5); Enfermagem (6); Fiscalização Sanitária (1); Nutrição (1); Terapia Ocupacional (1); Psicologia Clínica (2); Farmacêutico Bioquímico (1); Odontologia (CR); Psiquiatria (1); Anestesista (1); Angiologista (1); Cardiologista (3); Cirurgião Geral (1); Clínica Geral (9 + 1 PNE) Dermatologista (1); Infectologista (2); Ginecologista (5); Mastologista (1); Neurologista (1); Ortopedista (1); Pediatra (5); Pneumologista (1); Reumatologista (1); Urologista; e Especialista em Saúde PSF I – Clínica Médica (1 + 1 PNE). Também serão contratados por meio deste concurso profissionais para o cargo de Procurador Jurídico I – Procuradoria Geral (2).

    Os aprovados irão atuar em jornadas semanais de até 40 horas. A avaliação dos candidatos ocorreu por meio de Provas Objetiva de Múltipla Escolha, de Títulos, Prática; e Teste de Capacidade Física. O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da homologação do resultado, no entanto, há possibilidade de que este período seja prorrogado.

     

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)

  • TRÂNSITO: Estacionamento em importante rua muda para o lado direito em TP

    TRÂNSITO: Estacionamento em importante rua muda para o lado direito em TP

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    O Departamento Municipal de Trânsito, vinculado à Secretaria Municipal de Transportes e Obras da Prefeitura Municipal de Três Pontas, está realizado uma série de alterações no trânsito trespontano, principalmente na região central e em pontos de maior fluxo. Neste domingo (05) foi realizada uma importante alteração na Rua Coronel Domingos Monteiro de Resende, centro comercial da cidade.

    As vagas de estacionamento que sempre eram do lado esquerdo da Rua Coronel Domingos Monteiro de Resende a partir dessa data passaram para o lado direito. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o livro que apresenta todas as leis, decretos, resoluções e portarias que se destinam a controlar e fiscalizar o trânsito em todo País, a mão de direção no Brasil, o lado de circulação, é o lado direto.

    Dessa forma, a mudança na Rua Coronel Domingos Monteiro de Resende facilitará o balizamento, a manobra de estacionamento e com isso proporcionará mais agilidade e fluidez ao trânsito no trecho. A devida demarcação (sinalização horizontal) já está pronta e os carros já estão estacionando daquele lado.

    3

    A antiga marcação do lado esquerdo foi coberta por tinta preta, considerada cor de contraste no CTB.

    Portanto toda atenção é necessária para não se parar ou se estacionar do lado esquerdo da Rua Coronel Domingos Monteiro de Resende. Quem o fizer, além de poder provocar acidentes, estará sujeito às punições do Código de Trânsito Brasileiro.

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)

  • TEM BOLO? Câmara comemora 177 anos no próximo dia 10.

    TEM BOLO? Câmara comemora 177 anos no próximo dia 10.

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    Instalação da Primeira Câmara de Vereadores de Três Pontas.

    EM 10 DE FEVEREIRO DE 2017, RELEMBRAMOS OS 177 ANOS DE INSTALAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS PONTAS.

    Graças ao trabalho desenvolvido pelo grande líder Cel. Antônio José Rabelo (Rabelinho), em 1840, o governador da Província , Presidente Bernardo Jacinto Da Veiga, que Governou Minas Gerais, concedeu em lº de Abril de 1841, título de elevação de Três Pontas à Vila, e no dia l0 de Fevereiro de 1842, pela lei nº 202, instalou-se a primeira Câmara Municipal, sendo presidente da mesma o Sargento-Mor, Antônio Gonçalves de Mesquita e Vice-Presidente, o Sargento Mor, João Batista Ferreira de Brito.

    Ao completar l71 anos da instalação da Câmara Municipal em l0 de Fevereiro de 2013, curvamo-nos reverentes à figura de Antônio Gonçalves de Mesquita, Presidente e um dos cidadãos trespontanos mais atuantes nos cargos que ocupou neste município. No período de 1842 a 1889, há uma coincidência importante a respeito desta família. O pai, Antônio Gonçalves de Mesquita, foi o primeiro e o filho, Azarias Ferreira de Mesquita foi o último Presidente da Câmara Municipal de Três Pontas.

    No dia l5 de Novembro de l889, por um golpe militar foi implantada a República No Brasil.

    Durante a “República Velha”, passou pela Presidência Da Câmara Municipal os seguintes cidadãos: Cel. Azarias Ferreira de Brito, alferes Francisco da Silva Campos sobrinho, Major Francisco Xavier Ferreira De Brito (pela Segunda vez), Cel. Domingos Monteiro de Resende, que por diversas vezes foi substituído pelo Vice-Presidente Francisco Evangelista Araújo e pelo Professor Teodósio Bandeira Campos. No que se refere a obras públicas, tivemos a construção de diversas pontes, sarjeta, o serviço de abastecimento de água da cidade, a construção do Ramal Ferroviário pela Companhia de Viação Férrea Trespontana, ligando Três Pontas à Estação Espera.

    Graças ao trabalho do Dr. Josino de Paula Brito, criou-se a Escola Normal Municipal, que funcionou durante muitos anos, havendo Diplomado muitos Normalistas de ambos os sexos, os quais prestaram bons serviços a Três Pontas e a todo o Estado de Minas Gerais.

    Em l9l4, foram inaugurados em Três Pontas os serviços de luz e energia elétrica por uma empresa que, mais tarde, se transformou na Companhia Sul Mineira de Eletricidade. Pouco depois a cidade foi dotada de telefone urbano e em l920, construiu-se a primeira estrada para automóvel, por iniciativa dos Srs. Manoel Da Piedade Rabelo e Francisco Garcia De Miranda. Uma curiosidade histórica é a participação das mulheres no Legislativo: a primeira mulher eleita foi Maria Josefa de Brito Amaral, nossa saudosa “Maria Brito”. Ela cumpriu seu mandato de 1955 a 1958. Na atual Legislatura, a vereadora Alessandra Sudério Penha representa a 7ª mulher eleita para ocupar uma cadeira na Câmara e para nossa alegria, tivemos a 8ª representante do sexo feminino em nosso plenário quando tomou posse a vereadora Catarina do Nascimento. A 9ª vereadora da história do Legislativo é Valéria Evangelista de Oliveira, eleita em 2013 e agora, em 2017, temos como representante feminina na Câmara a vereadora Marlene Rosa de Lima Oliveira.

    Presidentes que fazem parte de nossa história

    Durante a “República Velha”, as últimas eleições municipais foram realizadas nos dias 17 de abril de 1927 e 25 de setembro do mesmo ano. Na primeira houve renovação dos vereadores com exceção do Sr. Francisco Vinhas de Oliveira, que exerceu este cargo até o ano de 1930. A partir do ano de 1936 passaram pela Presidência da Câmara Municipal de Três Pontas os cidadãos: Dr. Josino de Paula Brito, Azarias de Azevedo, Dr. Sebastião Mesquita de Carvalho, Joaquim Piedade Campos, Dr. Odilon Teodoro Leite, Noé Herculano Mesquita, Dimas De Carvalho Campos, Francisco José De Brito, Dr. Antônio Carlos Bandeira, Benito Barros Pelegrini, Abel Alves, Francisco Galvão de Paula, Domingos Alexandrino de Abreu, Oswaldo Olivotto Ardissono, João Scatolino Filho, Josino De Brito Campos, Antônio Scatolino Mendes, Jarbas de Carvalho Campos, Itamar Duarte, Paulo Costa Campos, Clóvis José Araújo Castro, Pedro Donizetti De Souza, Francisco Borges de Miranda, Dimas De Carvalho Campos , Antônio Miranda Pereira, Sebastião Edevandro Silva, Marcelo Chaves Garcia, Paulo Vitor da Silva, Mário Fernandes de Carvalho, José Henrique Portugal, Luis Carlos da Silva, José Henrique Portugal (dois mandatos), Sebastião Pacífico, Sérgio Silva, Luis Carlos da Silva e agora em 2017, preside novamente a Casa o vereador Luis Carlos da Silva. A Câmara Municipal de Três Pontas era composta em 2009/2012 por 10 parlamentares: Alessandra Vitar Sudério, Antônio Carlos de Lima, Catarina do Nascimento, Erik dos Reis Roberto, Geraldo Alves Lopes, José Darcy Pereira, José Henrique Portugal, Luis Carlos da Silva, Paulo Vitor da Silva, Sebastião Pacífico e Sérgio Eugênio Silva.

    Nas eleições de 2012, através da Lei Orgânica, o número de cadeiras da Câmara voltou a ser de 15 e com isso novos parlamentares conquistaram vagas no Legislativo. A nova composição ficou assim definida: Alessandra Suderio (Secretária), Antônio Carlos de Lima, Edson Vitor, Chico Botrel, Francisco Cougo, Professor Popó, Geraldo Messias, Itamar Diniz, José Henrique Portugal, Joy Alberto, Luis Carlos da Silva (Vice-presidente), Paulo Vitor da Silva, Sérgio Eugênio Silva (Presidente), Valéria Evangelista e Vitor Bárbara.

    Em 2016, novamente por mudança na Lei Orgânica, a Câmara reduziu o numero de vereadores, passando de 15 cadeiras para 11 no mandato seguinte (2017/2020). Hoje estamos na 18ª Legislatura e temos como vereadores: Maycon Douglas Vitor Machado (secretário), Erik dos Reis Roberto, Marlene Rosa de Lima Oliveira, Luiz Flávio Floriano, Donizetti Benício Baldansi (vice-presidente), Francisco Fabiano Diniz Júnior, Roberto Donizetti Cardoso, Luis Carlos da Silva (presidente), Sérgio Eugênio Silva, Antônio Carlos de Lima e Geraldo José Prado.

    Que fique registrado aqui o nosso reconhecimento e os nossos agradecimentos a estes homens e mulheres, que com dedicação, talento e trabalho trouxeram o barco até aqui para que nós, juntos, possamos dar continuidade às ações que engrandecem a nossa população. 177 anos da Câmara, uma grande conquista do povo trespontano.

    Legislatura 2017/2020. 

    Francisco Cândido – Assessor de Imprensa da Câmara de Três Pontas.

    Colaboração: Jornalista e Pesquisador Rafael Mesquita Rocha.

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)

  • VOLTA ÀS AULAS: Papelarias funcionarão até mais tarde nos próximos sábados

    VOLTA ÀS AULAS: Papelarias funcionarão até mais tarde nos próximos sábados

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    A Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas enviou um comunicado para a imprensa informando sobre o horário estendido de funcionamento das papelarias que quiseram ampliar o período de comercialização dos materiais escolares na proximidade da volta às aulas.

    Esse horário estendido foi acordado entre a Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas e algumas papelarias da cidade, com o intuito de fomentar, fortalecer as vendas de material escolar já que as aulas na rede particular se iniciaram na última segunda-feira e na rede pública começarão na próxima segunda-feira, dia 6.

    As papelarias Criativa, Ferreira, Auge, Universal, Voo Livre, Primeira Mão e Copycentro estão participando e ficarão abertas nos próximos sábados (4 e 11) até às 17 horas.

    Volta às Aulas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)

  • LUTO: Guerreiro Pedrinho morre e abre ferida gigante no coração de Três Pontas

    LUTO: Guerreiro Pedrinho morre e abre ferida gigante no coração de Três Pontas

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    Muita tristeza e comoção marcaram o velório e o sepultamento do jovem Pedro Augusto Sacho, conhecido popularmente como “Pedrinho Roy” nesta quinta-feira (02). O jovem de apenas 17 anos sofreu um acidente de motocicleta e ficou durante alguns dias internado lutando pela vida. Mas devido aos ferimentos Pedro Augusto não resistiu e morreu na tarde desta quarta-feira (01) na UTI do Hospital São Francisco de Assis. Centenas de amigos e familiares foram de despedir do garoto alegre e aventureiro. Poucas vezes se viu o Velório Municipal tão lotado quanto nesse triste caso.

    Pedro Augusto Sacho estava internado desde o dia 22 de janeiro, quando naquela manhã se acidentou, na garupa de uma motocicleta no bairro Francisco Vieira Campos, em Três Pontas. Na oportunidade a motocicleta era pilotada por Igor Henrique Araújo de Oliveira, de 20 anos.

    16403039_1326894150700234_1758455690465579291_o

    De acordo com testemunhas, a motocicleta descia pela Rua Luiz Antônio Ribeiro em sentido ao centro. Foi quando o condutor perdeu o controle e acabou batendo em um poste de sinalização de trânsito, nas proximidades da Avenida Conceição Queiroz Marinho. O impacto foi forte, o que além de causar graves lesões nos dois, principalmente em Pedrinho, que estava na garupa e, conforme relatos, sem capacete, partiu a motocicleta em duas.

    Desde então Pedro Augusto travou uma guerra pela vida. Amigos, colegas de escola, do futebol e familiares se revesavam na Santa Casa, nos horários de visita e nos arredores em busca de informações sobre o estado de saúde do garoto. Mas seu quadro foi se agravando e na manhã desta quarta-feira (01) dezenas de amigos se aglomeraram em frente ao Hospital onde fizeram uma vigília e orações pela recuperação do menino.

    16298727_408397362834102_7082593096213317521_n

    Mas poucas horas depois a triste notícia se confirmou. Pedro Augusto Sacho faleceu em decorrência das graves lesões causadas pelo forte impacto, principalmente na cabeça.

    Cogitou-se a doação dos seus órgãos, o que não acabou se confirmando.

    A notícia de sua morte tão prematura pegou a todos meio que de surpresa, apesar das notícias dia após dia do agravamento de sua saúde. Difícil conceber um jovem tão cheio de vida morrer nessa idade. Nas redes sociais, fotos, mensagens de adeus ou de até breve inundaram as páginas do Facebook e do WhatsApp.

    16406729_767667390055168_3629068796970052990_n

    MENSAGENS DE AMIGOS

    André Aguiar

    “Irmão lágrimas rolam ao digitar essa mensagem. Como é não te ver mais? Como acreditar que você morreu? Como reagir, como lutar, como se erguer, você é inexplicável irmão, meu ídolo um cara que eu até sonhei em ser pelo talento diferenciado e pelo fato der ser ele mesmo e não querer ser ninguém. Eu sinto que de alguma forma arrancaram todos meus sentimentos me tirando toda vontade de sorrir.

    Mais dobro meu joelho apesar de tudo agradecendo por ter te conhecido porque você nunca foi daqui. Sempre foi um anjo enviado por Deus pra nos abençoar aqui na Terra nos trazendo alegria diante de tanto sofrimento. Mas tudo tem seu tempo e chegou o seu, onde Deus precisa de você lá em cima. Ninguém explica Deus, que Ele possa nos confortar e disfarçar esse vazio, pois nunca será preenchido. Eu tô com você mano e não acredito que você se foi! Cumpriu sua missão e agora vai nos guiar. Fé e que Deus nos ajude”

    Jhonatan Ribeiro

    “Mas tenho fé que um dia a gente vai se encontrar pra terminar aquele futebol! Que Deus o tenha guerreiro!

    Maria Luiza Cardoso

    “Agora o que resta é saudade
    Ainda não acredito que é verdade
    Mas se isso foi Deus quem quis assim
    Pra sempre vou guarda dentro de mim…”

    16463006_623547631163077_7257654715883329644_o

    O Conexão Três Pontas se soma as centenas de mensagens deixadas na página pessoal de Pedrinho Roy, apaixonado por futebol, craque da bola, amigo dos amigos, moleque zika (alegre, feliz, brincalhão e divertido). Força à mãe Lucinha e aos familiares e amigos.

    Descanse em paz!!!

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)

  • HOMEM DE DEUS: Três Pontas chora a morte do Pastor Nogueira

    HOMEM DE DEUS: Três Pontas chora a morte do Pastor Nogueira

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    Independentemente de credo, de escolha ou simpatia religiosa, há homens que realmente deixam um legado, uma grande marca e que de forma indelével se perpetua nos corações e na memória de um povo. E é assim que a história de um pastor evangélico está marca em três Pontas. No último dia 31 de janeiro, Pastor Nogueira, como era popularmente conhecido, faleceu e deixou um imenso vazio na comunidade, inclusive naqueles que não professam da mesma fé.

    Nascido em Três Pontas, José de Jesus Nogueira, ou simplesmente Pastor Nogueira, tinha 64 anos de idade. Era casado com Elza Azevedo Nogueira e pai de 5 filhos. Conhecido por ser um homem de Deus, absolutamente carismático, simpático, de fino trato e educação, Pastor Nogueira colecionava amigos. Sempre tinha uma palavra afetuosa e um sorriso para oferecer aos que chegavam até ele.

    10408062_663643033721066_3660656300593917716_n
    A esposa Elza, o filho Daniel e o saudoso Pastor Nogueira.

    Pastor Nogueira faleceu no último dia 31 de janeiro, vítima de complicações renais que o levaram a ter uma parada cardíaca. Foi pastor da igreja “O Brasil para Cristo” durante longos e frutíferos 38 anos, sempre pregando o Evangelho de Jesus com amor e afinco.

    Seu corpo foi velado diante de muita comoção e agradecimentos na sede da própria Igreja.

    1508143_575284479216096_1695677179_n
    Dênis Sacho e Pastor Nogueira.

    Parabéns Pastor Nogueira pelo seu exemplo e legado. A família Conexão Três Pontas, assim, rende homenagens justas a esse grande Homem de Deus e se solidariza nesse momento de dor!

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)

     

     

     

     

  • AVIAÇÃO: Diretores da ANAC se reúnem com Vice-Prefeito para reabertura do Aeródromo Municipal

    AVIAÇÃO: Diretores da ANAC se reúnem com Vice-Prefeito para reabertura do Aeródromo Municipal

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    Aconteceu hoje, quinta-feira (02), uma importante reunião na Prefeitura entre o vice-prefeito Marcelo Chaves Garcia e diretores da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil. O motivo foi discutir a tão aguardada reabertura do aeródromo local.
     
    De acordo com as informações obtidas com exclusividade pelo Conexão, o “aeroporto” fechado há algum tempo será reaberto, o que servirá para atrair investimentos, a vinda de novas empresas e a geração de novos pontos de trabalho.
    download (1)
    O vice-prefeito Marcelo Chaves Garcia se reuniu com diretores da ANAC nesta quinta-feira para viabilizar a reabertura do aerodromo em Três Pontas.
    O Aerodromo Municipal Leda Mello Rezende foi oficialmente fechado atendendo a uma determinação através de uma portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), assinado no dia 04 de fevereiro de 2016, pelo Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Fábio Rabbani.

    Assim, o tráfego aéreo está encerrado e Três Pontas está servindo apenas de passagem. Isto seria por causa do Centro Municipal de Educação Infantil Dona Anita que foi construído em 2011, a 50 metros da cabeceira da pista de pouso e decolagem, que estaria colocado em risco crianças e funcionários da Creche. O fechamento dividiu opiniões e gerou um grande debate político, chegou na Câmara Municipal e alcançou inclusive as redes sociais.

    5 (2)
    Michel Renan, presidente da AcaiTP.

    A Associação Comercial e Agro Industrial de Três Pontas (Acai-TP), através de seu presidente Michel Renan Simão Castro, enviou um manifesto ao Poder Executivo. Integrando o Conselho Municipal do Turismo, a entidade acredita que o porte que Três Pontas tinha até o início do ano passado, um aeroporto, era fundamental para atrair grandes investimentos e empresas que queiram aportar na Capital Mundial do Café. O Município está na contramão do que vem acontecendo com as cidades. O ideal seria, na opinião do presidente Michel Renan Simão Castro, utilizar a pista que já existe, até a construção de um novo Aeroporto.

    O pensamento da Acai-TP é de que o fechamento dele provoca alguma rejeição e dificuldades dos empresários de indústrias maiores em se instalar em Três Pontas. Eles [os empresários] para se deslocarem podem nem ser de avião, mas querem ter esta condição. A cidade já tem um porte em que um Aeroporto é de fundamental importância. As pessoas as vezes questionam o local, mas a Associação Comercial, em debate com a diretoria e seus associados, entendeu que só se poderia sair dali já tendo um outro local pronto e instalado.

    images (1)

    Agora com a nova Administração Municipal e a vontade do prefeito Luiz Roberto Dias, do vice Marcelo Chaves Garcia que reforçam o coro da Associação Comercial quanto a importância do Aeroporto, em pouco tempo, se tudo caminhar como o planejado, Três Pontas terá sua pista de pouso e decolagem reaberta, atraindo novos investimentos.

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)

     

     

     

     

     

  • CÂMARA: Mais Uma vez Tonho e Eric trocam acusações e transformam Plenário em “rinha”

    CÂMARA: Mais Uma vez Tonho e Eric trocam acusações e transformam Plenário em “rinha”

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    Mais uma vez nesta atuação legislatura o público, que contrariando a tradição, compareceu em peso, se viu diante de algumas cenas deprimentes, que fogem ao propósito principal que seria ver seu vereador fiscalizando e trazendo boas notícias para a população. Trocas de acusações pesadas, tom elevado, dedo em riste e mais do mesmo, ou seja, confronto entre Erik e Tonho do Lazo.

    Foi no Pequeno Expediente que o vereador Erik Professor começou falando que não aceita mentira e, concordando ou não com seu trabalho, jamais poderão dizer que ele mentiu. O ex-vice-prefeito e ex-secretário municipal de Educação mais uma rebateu as acusações de que teria “fechado” uma escola na Zona Rural do Município.

    16387933_1276694355712168_1589529306864152375_n

    Mas o clima ficou tenso quando Erik apresentou uma revista lançada há algum tempo atrás pelo deputado federal Diego Andrade onde eram anunciadas diversas conquistas para Três Pontas através de seu trabalho parlamentar. Erik por várias vezes disse que o conteúdo, ou parte dele, era falso, mentiroso, enganador.

    Disse que as pessoas poderiam consultar o site da Caixa Econômica Federal para comprovar que ele estava dizendo a verdade enquanto Diego não. Chegou a ironizar dizendo que se as pessoas tiverem dificuldade de navegação no site era só entrar no seu facebook que ele disponibilizaria o link.

    Erik fez duras críticas ao deputado Diego Andrade. Foi quando Tonho do Lazo subiu na Tribuna e iniciou sua fala, não menos agressiva e contundente. Disse também que na Santa Casa foi feita lavagem de dinheiro.

    Tonho, munido de uma cópia do plano de governo do ex-prefeito Paulo Luís e de seu vice Erik, falou que aquilo sim era uma mentira deslavada.

    16426160_1276694205712183_8972323642499243028_n

    “Isso é uma vergonha. Quem quiser eu dou cópia. 99% de tudo que está aqui é uma mentira. Não fizeram nada. Cadê a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde? Cadê as outras coisas que anunciaram aqui. A tenha a santa paciência.

    Aí vem esse cara (Erik) arrogante e prepotente falar que sabe tudo, metido a ensinar os outros. Ah, parem de falar mentira para o povo. Vocês tomaram mais de 8 mil votos de diferença nas costas. Se fossem bons não tinham perdido dessa forma. É duro ouvir quem não sabe nada e quer de forma prepotente ensinar os outros”, esbravejou Tonho.

    O clima, pra variar ficou tenso na Câmara, dificultando ainda mais os trabalhos do inexperiente presidente em exercício Benício Baldansi.

    Devido há algumas polêmicas a reunião, durante votação de um determinado projeto, precisou ser interrompida e os vereadores se reuniram em secreto para decidir o que fazer e assim tiraram os projetos 002 e 005 da votação.

    Num outro momento o vereador Robertinho Cardoso se mostrou oposição forte ao prefeito Luiz Roberto Dias ao dizer que apesar de concordar com um projeto que estava sendo votado preferia votar contra por estar, dentre outras coisas, faltando assinatura do secretário municipal de Educação, o que soou de forma controversa para muitos ali presentes.

    Enfim, diante desse cenário de Câmara renovada e a gritante falta de experiência de alguns, o que é normal, o público presente, formado principalmente por um bloco aliado do ex-prefeito Paulo Luís Rabello, se mostrou insatisfeito e impaciente.

    Luciano Resende, um dos mais falantes na plateia, disse que “diante do circo que a Câmara virou” levará pipoca semana que vem para vender.

    Os projetos em pauta foram aprovados. Pela segunda vez consecutiva o presidente Luís Carlos da Silva se ausentou devido a problemas de saúde.

    A próxima reunião acontece na próxima segunda-feira, dia 06.

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)

     

  • PONTALETE: Bebida pode ser a causa da maioria dos acidentes deste domingo segundo ASV

    PONTALETE: Bebida pode ser a causa da maioria dos acidentes deste domingo segundo ASV

    UNIS NOVA OFERECIMENTO

    14

    O distrito do Pontalete voltou a ser um grande atrativo para os trespontanos. Com o nível da água mais elevado e as diversas atividades e opções de lazer incentivadas pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Três Pontas, centenas de pessoas voltaram a ter o local com destino de final de semana. O problema é que há décadas a estrada registra vários acidentes. O principal motivo sempre foi a imprudência, o desrespeito ás de circulação e, principalmente, o uso de bebida alcoólica no volante. Talvez por isso, esse domingo (29) tenha registrado tantos acidentes que superlotaram o Pronto Atendimento Municipal.

    10

    De acordo com informações dos Anjos Socorristas Voluntários, através de seu coordenador Frederico Ribeiro, ao todo foram cinco acidentes registrados na tarde do domingo. O primeiro envolvendo a chamada “gaiola” (veículo utilizado para subida de morros). Na sequência aconteceu outro nas proximidades da Escola Agrícola. As regiões do Deca Miranda e das Bananeiras também foram cenário de outros acidentes. Além das colisões também ocorreram capotamentos.

    As viaturas de resgate foram acionadas várias vezes e alguns casos as vítimas tiveram que esperar ao atendimento a outro acidente. O caminhão do Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e passou por Três Pontas, mas devido aos riscos da estrada e ao peso do caminhão (20 toneladas) a PM acabou abortando a solicitação.

    De acordo com Frederico Ribeiro, a bebida sempre foi o grande causador de acidentes e nesse domingo não foi diferente:

    16426583_1409498235750175_2026956293_n

    “Os acidentes apresentaram as mesmas características. Estrada de terra, muita poeira, pista escorregadia associada ao excesso de velocidade e muitas vezes o uso de bebida alcoólica acaba provocando esses acidentes. Aparentemente foi feito uso de bebida em alguns desses acidentes.

    5

    Eu penso que preciosa haver mais conscientização e blitz para coibir o uso de bebida alcoólica. A Lei Seca precisa ser respeitada. As pessoas precisam ter mais responsabilidade e amor à vida. Se quiserem beber, leve uma pessoa responsável que não bebe para que volte dirigindo o veículo. Assim se evitará muitos acidentes”, pontuou.

    12

    Nossa reportagem esteve no Pronto Atendimento Municipal e acompanhou a chegada de muitas vítimas. Populares superlotaram as dependências do PAM em busca de informações do estado de saúde dos envolvidos.

    Felizmente, segundo o médico plantonista Dr. Silvinho não houve feridos graves. Apesar do registro de fraturas em perna e braço, todos chegaram conscientes ao Pronto Atendimento, alguns com muitas escoriações e outros com dores lombares. “Em todos os casos que havia necessidade nós fizemos exames de Raio X para ter um diagnóstico mais preciso, mas felizmente ninguém em estado grave”, comentou.

    8

    De acordo com informações do PAM todos já foram liberados.

    RECLAMAÇÃO

    A leitora do portal Conexão Três Pontas, Margareth Rabello, chamou nossa reportagem para fazer uma reclamação, enquanto aguardava atendimento no Pronto Socorro:

    “Eu gostaria de reclamar que aqui no PAM nos estamos nesse momento com apenas um médico atendendo que é o Dr. Silvinho. O outro plantonista Dr. Cassiano teve que sair às pressas para ir na UTI. E começaram a chegar várias vítimas desses acidentes, muitos provocados por bagunça, bebedeira e irresponsabilidade.

    7

    Eu estou aqui precisando de um atendimento urgente porque fui mordida por cachorro e tenho que tomar a vacina e não há condições de nos atender, inclusive crianças e idosos, porque o médico está feito um louco atendendo esses feridos que não param de chegar. Essa festa do Pontalete, por conta da irresponsabilidade, foi uma tragédia total. Chegam ambulância e SAMU toda hora, com pessoas presas nas ferragens. A estrada é muito perigosa e as pessoas bebem sem parar e acaba acontecendo isso tudo.

    Eu, claro, fiquei preocupada com essas pessoas, mas nós aqui precisamos de atendimento e o PAM não tem estrutura numa ocasião dessa. Estamos a mercê de tudo. É preciso que haja fiscalização na estrada. Porque esse tumulto aqui no Pronto Socorro não pode acontecer”, desabafou.

    MELHORIAS

    O secretário municipal de Transportes e Obras, José Gileno Marinho, disse ao Conexão que algumas melhorias já haviam sido realizadas nos últimos dias na estrada entre Três Pontas e o Pontalete e que outros investimentos serão aplicados:

    15870732_1248800735168197_418793179_n

    “Nós realizamos uma série de melhorias na estrada e outras estão agendadas. Realmente essa situação nos preocupa e a nossa parte estamos procurando fazer com muita eficiência. É necessário que haja sim mais conscientização e como coordenador da Guarda Civil Municipal vamos ver o que pode ser feito no sentido da fiscalização ou orientação dos motoristas em eventos como o desse domingo”, alertou.

    POPULARES COMENTARAM

    6

    Nas redes sociais do Conexão Três Pontas várias pessoas se manifestaram a respeito do ocorrido:

    Libelia Rodrigues Alves Guilger

    “Eu estava em Pontalete e tenho certeza que a bebida foi a maior causa dos acidentes. A gaiola capotou perto de minha casa, vim embora logo prevendo que podia dar acidente na estrada pois a bebida estava exagerada e a poeira era tanta que não dava para ver nada.”

    Rose Oliveira

    “Sempre foi assim. Hoje tem repercussão porque tem jornalista pra mostrar. Hoje tá escancarado, mas sempre teve. Desculpe, sou daí e me criei aí. Perdi a conta de quantos acidentes aconteceram. Se for analisar hoje quantos têm carro? Quantos bebem? Antigamente os pais eram mais rígidos, havia menos adolescentes infratores comparando.”

    Fatima Barbara

    “A bebida sim estava super solta no Pontalete.”

    Tania Rosa Marques Valentim

    “Nossa, infelizmente eu imaginei que isso pudesse acontecer mesmo, pois a estrada é perigosa e as pessoas bebem sem noção… Meu Deus que horror ver o PAM lotado assim…”

    Gabriela Silva Ls

    “O povo não sabe se divertir. Tem que encher a cara e pegar a direção. Não sabem aproveitar o domingo!”

    Ivy Karoline Naves

    “Espero que aumentem o policiamento e resolvam colocar em prática a lei do bafômetro…”

    EVENTO FOI UM SUCESSO

    O evento em si, organizado perla Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal foi um grande sucesso. Feira de artesanato e muita música agitaram o domingo no Pontalete.

    O QUE DIZ A PM?

    Nossa reportagem entrou em contato na manhã desta segunda-feira com a Polícia Militar através do telefone 3265-7766 na sede do Quartel. Fomos atendidos pelo policial Ribeiro e procuramos pelo Tenente Bruno Neves, comandante da PM em Três Pontas.

    Fizemos dois contatos, mas não logramos êxito, haja vista que o Tenente estaria saindo em diligência. Nos colocamos à disposição da Polícia Militar e gostaríamos ter a resposta para a seguinte pergunta:

    O que a Polícia Militar de Três Pontas pode fazer em relação à fiscalização do uso de bebida alcoólica por motoristas que dirigem após festas e eventos como no Pontalete? Serão feitas blitz?

    Com a palavra a Polícia Militar…

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    (MTB 09816)